sexta-feira, 12 de março de 2010

ATIVIDADES CIENTÍFICO-CULTURAIS DO CURSO DE LETRAS 2010

A atividade a seguir destina-se aos alunos de Letras da Faculdade Unida de Suzano - Unisuz - embora seja um espaço público de discussão e criação.
Leia as diferentes versões do poema Canção do Exílio, originalmente escrito pelo poeta Gonçalves Dias, coloque um comentário sobre a temática dos textos e, em seguida, proponha sua versão para o poema com base no Brasil de hoje...bom trabalho!!


CANÇÃO DO EXÍLIO

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

De Primeiros cantos (1847)
Gonçalves Dias




CANTO DE REGRESSO À PÁTRIA

Minha terra tem palmares
Onde gorjeia o mar
Os passarinhos daqui
Não cantam como os de lá
Minha terra tem mais rosas
E quase tem mais amores
Minha terra tem mais ouro
Minha terra tem mais terra
Ouro terra amor e rosas
Eu quero tudo de lá
Não permita Deus que eu morra

Sem que volte pra São Paulo
Sem que eu veja a rua 15
E o progresso de São Paulo

Oswald de Andrade



CANÇÃO DO EXÍLIO ÀS AVESSAS

Minha Dinda tem cascatas
Onde canta o curió
Não permita Deus que eu tenha
De voltar pra Maceió.
Minha Dinda tem coqueiros
Da ilha de Marajó
As aves, aqui, gorjeiam
não fazem cocoricó.
O meu céu tem mais estrelas

Minha várzea tem mais cores.
Este bosque reduzido
Deve ter custado horrores.
E depois de tanta planta,
Orquídea, fruta e cipó
Não permita Deus que eu tenha
De voltar pra Maceió.
Minha Dinda tem piscina,

Heliporto e tem jardim
Feito pelas Brasil’s Garden
Não foram pagos por mim.
Em cismar sozinho à noite
Sem gravata e paletó
Olho aquelas cachoeiras
Onde canta o curió.
No meio daquelas plantas

Eu jamais me sinto só.
Não permita Deus que eu tenha
de voltar pra Maceió.
Pois no meu jardim tem lago
Onde canta o curió
E as aves que lá gorjeiam
São tão pobres que dão dó.
Minha Dinda tem primores

de floresta tropical
Tudo ali foi transplantado
Nem parece natural
Olho a jabuticabeira
Dos tempos da minha avó.
não permita Deus que eu tenha
de voltar pra Maceió.
Até os lagos das carpas

São de água mineral.
Da janela do meu quarto
Redescubro o Pantanal
Também adoro as palmeiras
Onde canta o curió
Não permita Deus que eu tenha
De voltar pra Maceió.
Finalmente, aqui na Dinda,

Sou tratado a pão-de-ló
Só faltava envolver tudo
Numa nuvem de ouro em pó.
E depois de ser cuidado
Pelo PC com xodó,
não permita Deus que eu tenha
de voltar pra Maceió.

JÔ SOARES

AGORA É A SUA VEZ!! ESCREVA SUA VERSÃO PARA A CANÇÃO DO EXÍLIO!!

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2010

Um novo ano letivo se iniciou e nosso espaço virtual para discussões sobre Educação se abre novamente com o tema "EDUCAR EM UM MUNDO QUE SE TRANSFORMA". Leia e discuta com seus colegas essa temática. Bom retorno!
"Ano novo, vida nova, novos desafios. A cada ano letivo que começa, os professores são testados por uma realidade que não estava presente no semestre anterior, muito menos no conteúdo estudado durante a sua formação. O mundo transforma-se, a informação chega-nos de forma cada vez mais veloz, sem que tenhamos tempo de analisá-la e absorver os novos conhecimentos disponíveis. Quem trabalha com crianças e jovens que o diga!
O novo mundo que invade a escola e que dela exige posicionamentos, decisões e atitudes é um emaranhado de novas tecnologias, novas configurações familiares e sociais, novas teorias educacionais, velhas teorias com novas roupagens. Por sua vez, o professor sente-se inseguro e sobrecarregado diante das tantas cobranças e exigências. No Brasil, em especial, vivemos um momento de grandes transformações, com a introdução de mais um ano no ensino funamental, a volta do ensino de filosofia na escola e mudanças na legislação que regulamenta a formação de professores, apenas para citar algumas. Como isso afetará o dia a dia da escola? como lidar com essas novas realidades? " (Revista Pátio)

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Leia os textos abaixo e escreva um comentário estabelecendo uma relação entre eles. Não se esqueça de comentar os textos postados pelos colegas.
CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
A criança na escola
Quando a criança entra na instituição educativa, sua experiência ali, o que lhe é ensinado torna-se constitutivo de sua pessoa, modificando-a continuamente. Isto significa que todo e qualquer processo de ensino-aprendizagem se insere em um contexto mais amplo de constituição da pessoa, porque a aprendizagem na escola não se efetua como um processo paralelo e dissociado de outras vivências e de outras instâncias de apreensão e compreensão da realidade.
As vivências na escola e fora dela são constituídas por ações e interações que configuram, todas elas, o desenvolvimento da criança. Não cabe, assim, falar da experiência extra-escolar e da experiência escolar como antagônicas na formação da pessoa. É equivocada, pois, a posição que supõe que o educando - que é aluno na instituição e criança fora dela (em casa, na turma da rua ou da igreja, na família) - desenvolva processos independentes em cada uma das situações. A questão relevante que se coloca é compreender como estas experiências se organizam no desenvolvimento da personalidade e da identidade na constituição do novo conhecimento.
(Ministério da Educação/ Secretaria da Educação Básica)
A DIVERSIDADE CULTURAL: ALGUMAS REFLEXÕES
O ser humano se constitui por meio de um processo complexo: somos ao mesmo tempo semelhantes (enquanto gênero humano) e muito diferentes (enquanto forma de realização do humano ao longo da história e da cultura). Podemos dizer que o que nos torna mais semelhantes enquanto gênero humano é o fato de todos apresentarmos diferenças: de gênero, raça/etnia, idades, culturas, experiências, entre outros.
E mais: somos desafiados pela própria experiência humana a aprender a conviver com as diferenças. O nosso grande desafio está em desenvolver uma postura ética de não hierarquizar as diferenças e entender que nenhum grupo humano e social é melhor ou pior do que outro. Na realidade, somos diferentes.
Ao discutir a diversidade cultural, não podemos nos esquecer de pontuar que ela se dá lado a lado com a construção de processos identitários. Assim como a diversidade, a identidade, enquanto processo, não é inata.Ela se constrói em determinado contexto histórico, social, político e cultural.
(Ministério da Educação/ Secretaria da Educação Básica)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

6º DE LETRAS - REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A EXPERIÊNCIA DO SARAU VIRTUAL


CONFORME COMBINADO, ESTE ESPAÇO SERVIRÁ PARA REGISTRO DOS COMENTÁRIOS REFLEXIVOS SOBRE A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO SARAU VIRTUAL. COLOQUEM SEUS COMENTÁRIOS JÁ PENSANDO COMO FUTUROS PROFESSORES, AVALIANDO A ABORDAGEM DE ENSINO PRESENTE, A VISÃO DE LINGUAGEM QUE EMBASA ESTA ATIVIDADE, O PAPEL DO EDUCADOR E DO APRENDIZ NESSE CONTEXTO.

6º de Letras - SARAU DE POESIA VIRTUAL




A aula de hoje pode se caracterizar como uma atividade colaborativa e lança mão de diversos recursos disponíveis na internet. A finalidade maior desta interação entre o grupo é que vocês possam tanto realizar as tarefas propostas como, depois, possam refletir sobre ela. Para tanto, haverá divisão da atividade em duas partes, cada uma em uma postagem diferente. Divirtam-se.



SARAU DE POESIA

Sarau é uma reunião de pessoas interessadas em poesia e música. Quando essas pessoas se encontram para este fim, declamam poemas e ouvem ou tocam músicas que emocionam geralmente os ouvintes. Na escola, podemos fazer uma adaptação do sarau com as crianças, como nas seguintes sugestões:- O professor prepara uma coletânea de poemas dos mais variados, no mesmo número de alunos da sala, de modo que todos participem. As cópias dos poemas serão colocadas numa caixinha ou em algum recipiente que deixe os alunos curiosos para saber o que terão para ler.-

O professor deverá explicitar para os alunos que um sarau serve para que as pessoas compartilhem a arte, seja em forma de poesia ou de música, onde cada qual apresenta seu poema ou música favoritos. Valem tanto poemas seus, como de poetas conhecidos.- Cada aluno escolherá aleatoriamente um poema e, sentados em um grande círculo, lerão os textos.- Após o sarau, vale a pena levá-los a comparar os diversos poemas lidos, quanto a sua forma e seu conteúdo. Depois disso, exponha os poemas, de acordo com suas semelhanças, agrupados em um cartaz.-

Ao final dessa atividade, os alunos devem ser solicitados a produzir seus próprios poemas para o “próximo sarau” na escola”. COMO ESTAMOS NO MUNDO VIRTUAL, E FUTURAMENTE SEUS ALUNOS TAMBÉM, NOSSO SARAU SERÁ ON-LINE E COLABORATIVO:- cada um de vocês escolherá um poema em qualquer site da internet- escolhido o poema, vocês vão colá-lo no local destinado aos comentários- ao colar ou copiar o poema, já acrescente seu comentário sobre o motivo da escolha.- além disso, cada um deverá escolher o poema de outro colega para comentar. - ao final do nosso sarau, cada pessoa deverá ter feito uma pesquisa e dois comentários ao menos.Como dizia Galileu Galilei: " Ó manhã dos inícios!"

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Internet: novos valores e comportamentos

Este post traz pontos relevantes do artigo abaixo. Comente os conceitos e dialogue com os outros participantes do blog sobre o tema, enriquecendo nosso espaço virtual de discussão.

INTERNET: NOVOS VALORES E NOVOS COMPORTAMENTOS

SÉRGIO FERREIRA DO AMARAL

} A maioria das pessoas não está sendo educada digitalmente, ou melhor, não tem sequer a possibilidade de ser educada -> desigualdade social/digital -> exclusão social/digital.

} A alfabetização para as novas tecnologias é condição fundamental para que algo de realmente produtivo seja construído a partir de sua utilização.

} São as crianças as que melhor dominam um novo aparato tecnológico e estão na ponta de um processo transformador que atinge áreas da vida cotidiana.

} As crianças têm utilizado a internet para brincar, para aprender e principalmente para se comunicar formar relacionamentos, incluindo, nesse processo, inteligência, raciocínio, criatividade e personalidade.

} Essa nova cultura flui das experiências no ciberespaço -> formação de comunidades virtuais -> experiência social diferenciada -> ambiente interativo.

} Ao nos conectarmos com as informações por meio da Internet estão ocorrendo mudanças externas e internas -> novo ambiente cognitivo.

} Pierre Lévy (1999): “A multimídia interativa ajusta-se particularmente aos usos educativos[...]que mais ativamente uma pessoa participar da aquisição de um conhecimento, mais ela irá integrar e retomar aquilo que aprender...a multimídia interativa, graças a sua dimensão reticular ou não-linear, favorecer uma atitude exploratória, ou mesmo lúdica, face ao material a ser assimilado.”

Novo processo de aquisição de conhecimento: possibilidade de diminuir as diferenças historicamente estabelecidas entre diversão e educação.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

3º PEDAGOGIA - REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A EXPERIÊNCIA DO SARAU VIRTUAL


CONFORME COMBINADO, ESTA POSTAGEM SERVIRÁ PARA REGISTRO DOS COMENTÁRIOS REFLEXIVOS SOBRE A EXPERIÊNCIA DO SARAU VIRTUAL. COLOQUEM SEUS COMENTÁRIOS DO PONTO DE VISTA TANTO DE FUTUROS PROFESSORES COMO DE ALUNOS PARTICIPANTES DA ATIVIDADE.


3º DE PEDAGOGIA - SARAU DE POESIA

Bom dia, pessoal. A aula de hoje configura uma atividade colaborativa e lança mão de diversos recursos disponíveis na internet. A finalidade maior desta interação entre o grupo é que vocês possam tanto realizar as tarefas propostas como, depois, possam refletir sobre ela. Para tanto, haverá divisão da ativIdade em duas partes, cada uma em uma postagem diferente. Divirtam-se.


SARAU DE POESIA

Sarau é uma reunião de pessoas interessadas em poesia e música. Quando essas pessoas se encontram para este fim, declamam poemas e ouvem ou tocam músicas que emocionam geralmente os ouvintes. Na escola, podemos fazer uma adaptação do sarau com as crianças, como nas seguintes sugestões:

- O professor prepara uma coletânea de poemas dos mais variados, no mesmo número de alunos da sala, de modo que todos participem. As cópias dos poemas serão colocadas numa caixinha ou em algum recipiente que deixe os alunos curiosos para saber o que terão para ler.
- O professor deverá explicitar para os alunos que um sarau serve para que as pessoas compartilhem a arte, seja em forma de poesia ou de música, onde cada qual apresenta seu poema ou música favoritos. Valem tanto poemas seus, como de poetas conhecidos.
- Cada aluno escolherá aleatoriamente um poema e, sentados em um grande círculo, lerão os textos.
- Após o sarau, vale a pena levá-los a comparar os diversos poemas lidos, quanto a sua forma e seu conteúdo. Depois disso, exponha os poemas, de acordo com suas semelhanças, agrupados em um cartaz.
- Ao final dessa atividade, os alunos devem ser solicitados a produzir seus próprios poemas para o “próximo sarau” na escola”.



COMO ESTAMOS NO MUNDO VIRTUAL, E FUTURAMENTE SEUS ALUNOS TAMBÉM, NOSSO SARAU SERÁ ON-LINE E COLABORATIVO:

- cada um de vocês escolherá um poema em qualquer site da internet
- escolhido o poema, vocês vão colá-lo no local destinado aos comentários
- ao colar ou copiar o poema, já acrescente seu comentário sobre o motivo da escolha.
- além disso, cada um deverá escolher o poema de outro colega para comentar.
- ao final do nosso sarau, cada pessoa deverá ter feito uma pesquisa e dois comentários ao menos.

Como dizia Galileu Galilei: " Ó manhã dos inícios!"

terça-feira, 28 de abril de 2009

A tecnologia não substituirá o professor, fiquem tranquilos...

Leia o texto abaixo e comente de que maneira as tecnologias podem ser usadas a favor da educação. Além de comentar o texto, fique à vontade para comentar o que seus colegas escreveram.


Educar para o uso responsável dos meios digitais
Cristina Moraes Sleiman*

Atualmente há uma grande preocupação quanto à utilização inadequada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Os casos mais comuns são: utilização de páginas Web para difamar ou caluniar alguém, e-mails com informações falsas, plágio e outras modalidades. Sou defensora da utilização das TICs na Educação, mas também defendo que precisamos educar para isso e só conseguiremos atingir tal objetivo se nos educarmos primeiro.
Quantas pessoas que estão lendo este artigo têm o costume de bloquear sua máquina quando saem de perto do computador? Ou ainda “emprestam” sua senha para um colega acessar a Internet? Quem nunca recebeu um e-mail em nome de uma grande empresa com a frase “clique aqui”?
Os novos meios de comunicação trouxeram também novas formas de fraude às quais estamos sujeitos. Como educadores, é nosso papel contribuir para o desenvolvimento pleno do aluno. Ética e cidadania são essenciais para o convívio em sociedade. Para lidar com essas questões, que já não são mais probabilidades, mas sim realidade cada vez mais próxima de todos, é necessário desenvolver um plano de Educação Digital.
Diferentemente de outros educadores, que definem Educação Digital como Educação por meio de recursos digitais, considero Educação Digital como educar para utilizar de forma responsável os meios digitais, levando ao conhecimento do educando também os aspectos jurídicos relacionados à utilização de tais meios.
A Educação Digital pode e deve ser trabalhada em duas vertentes: educação dos empregados e colaboradores de uma empresa (Política de Segurança da Informação) e educação dos alunos dentro da própria instituição de ensino, considerando-se o processo de construção do conhecimento como base para qualquer situação.
Pensando na proteção não só dos alunos, mas também da própria instituição de ensino, o ideal é traçar um plano de ação, levando ao conhecimento de todos os aspectos jurídicos essenciais na utilização de recursos tecnológicos. Neste artigo, o meu foco será o aluno, mas vale lembrar que a questão não se limita a ele.
Discorrer sobre os aspectos legais na utilização dos recursos tecnológicos para o corpo discente não é difícil, mas sua conscientização sim. Um bom caminho é aproveitar as situações de uso das ferramentas na própria escola. Por exemplo, ao planejar uma atividade de pesquisa on-line, é importante inserir no contexto a responsabilidade de cada um ao publicar informações na Internet. Para ambos os casos, recomenda-se a elaboração de dicas de segurança da informação e responsabilidade civil e criminal (
veja aqui algumas dicas).
Não é um trabalho fácil. Será necessário conscientizar os professores antes dessa etapa, pois são questões específicas e devem ser claramente disseminadas.
É importante ressaltar que a Internet não é uma terra sem lei, como se ouve por aí. Temos uma nova forma de atuação. O que muda é o meio, e não o ato em si. Portanto, a lei é perfeitamente aplicável. Para exemplificar, pense na Lei de Direitos Autorais, que deve ser aplicada a toda obra independentemente do meio de suporte, ou seja, publicação impressa ou publicação on-line, podendo ainda ser exteriorizada apenas de forma oral.
Quanto à questão da responsabilidade, espero que não tenha assustado o caro leitor ao mencionar civil e criminal, mas o tema é de suma importância. Freqüentemente, por falta de esclarecimento, o usuário acaba enviando um e-mail indevido, contendo ameaças, calúnias ou injúrias contra outra pessoa, pensando que nunca será descoberto. “Ledo Engano”, até mesmo as Lan Houses hoje são obrigadas a manter um cadastro de usuários e horário de utilização. Lembre-se de que o endereço IP (um dos protocolos responsáveis pela identificação dos computadores na Internet) leva à máquina utilizada, e da máquina chega-se ao autor.
Outra dica importante é sobre os falsos e-mails. Como se prevenir? O que fazer quando a máquina for invadida? Como evitar que sua senha seja interceptada por um cracker? E há muitas outras questões sobre o assunto. Esse “mundo” está apenas começando, mas a responsabilidade existe e deve ser imputada a quem de direito.
Para finalizar, algumas referências sobre temas a serem abordados para o planejamento de Educação Digital: - Identidade Digital- Responsabilidade (civil e criminal)- Responsabilidade em conteúdos da Internet (todo conteúdo escrito na Internet é de responsabilidade de seu autor)- Responsabilidade na utilização de e-mails (enviar um boato eletrônico, por exemplo, pode gerar responsabilidade civil e criminal)- Comunidades Virtuais (nunca se pode falar de questões protegidas por sigilo profissional nem se pode utilizar imagens de pessoas sem autorização)- Privacidade- Direito autoral- O que é endereço IP (pode representar o local de ocorrência de uma infração ou o começo de uma investigação de crime eletrônico)
Links relacionados:Campanha contra PedofiliaCartilha Hacker Teen Centro de estudos, respostas e tratamentos de incidentes de segurança no BrasilEducação Digital (blog Cristina Sleiman)Direito, Tecnologia e Educação (blog Cristina Sleiman)Guia Serasa de Orientação – várias dicas sobre segurança da informaçãoInternet Segura – Dicas de segurançaMiúdos Seguros na.netNada de usar o nome do cachorro – PCWorld – dicas sobre senhasQuem é quem das pragas virtuais – PCWorldSafernet – Central Nacional de Denúncias
Legislação:
Código CivilCódigo PenalLei de Direitos autoraisLei de SoftwareProjeto de Lei n. 76/2000, do Senado, que regula a repressão aos crimes de informática.
Confira entrevista da autora à revista "A Rede"
* Advogada e pedagoga, atua na área de Internet, Política, Normas de Segurança da Informação e Educação Digital no Senac São Paulo. Mestranda na Escola Politécnica da USP em sistemas eletrônicos.