segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Leia os textos abaixo e escreva um comentário estabelecendo uma relação entre eles. Não se esqueça de comentar os textos postados pelos colegas.
CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
A criança na escola
Quando a criança entra na instituição educativa, sua experiência ali, o que lhe é ensinado torna-se constitutivo de sua pessoa, modificando-a continuamente. Isto significa que todo e qualquer processo de ensino-aprendizagem se insere em um contexto mais amplo de constituição da pessoa, porque a aprendizagem na escola não se efetua como um processo paralelo e dissociado de outras vivências e de outras instâncias de apreensão e compreensão da realidade.
As vivências na escola e fora dela são constituídas por ações e interações que configuram, todas elas, o desenvolvimento da criança. Não cabe, assim, falar da experiência extra-escolar e da experiência escolar como antagônicas na formação da pessoa. É equivocada, pois, a posição que supõe que o educando - que é aluno na instituição e criança fora dela (em casa, na turma da rua ou da igreja, na família) - desenvolva processos independentes em cada uma das situações. A questão relevante que se coloca é compreender como estas experiências se organizam no desenvolvimento da personalidade e da identidade na constituição do novo conhecimento.
(Ministério da Educação/ Secretaria da Educação Básica)
A DIVERSIDADE CULTURAL: ALGUMAS REFLEXÕES
O ser humano se constitui por meio de um processo complexo: somos ao mesmo tempo semelhantes (enquanto gênero humano) e muito diferentes (enquanto forma de realização do humano ao longo da história e da cultura). Podemos dizer que o que nos torna mais semelhantes enquanto gênero humano é o fato de todos apresentarmos diferenças: de gênero, raça/etnia, idades, culturas, experiências, entre outros.
E mais: somos desafiados pela própria experiência humana a aprender a conviver com as diferenças. O nosso grande desafio está em desenvolver uma postura ética de não hierarquizar as diferenças e entender que nenhum grupo humano e social é melhor ou pior do que outro. Na realidade, somos diferentes.
Ao discutir a diversidade cultural, não podemos nos esquecer de pontuar que ela se dá lado a lado com a construção de processos identitários. Assim como a diversidade, a identidade, enquanto processo, não é inata.Ela se constrói em determinado contexto histórico, social, político e cultural.
(Ministério da Educação/ Secretaria da Educação Básica)

160 comentários:

  1. Paula Barbosa Pudo9 de novembro de 2009 18:50

    Olá, alunos e alunas do curso de Pegagogia,essa postagem do blog está destinada às Atividades Complementares, não se esqueçam de colocar o nome e o RGM de vocês ao colocarem seus comentários. Aqui a conversa pedagógia é mais que bem-vinda!! Divertam-se.
    Um abraço, Profª Paula Pudo.

    ResponderExcluir
  2. A instituição escolar depende também da família e da sociedade, para juntas desenvolverem a personalidade e a identidade, constituindo um novo conhecimento. Tendo como desafio, ensinar às crianças o respeito à diversidade cultural, a aceitar o diferente. Preparando-os acima de tudo para serem humanos, solidários,que pensem no próximo.

    Elaine (RGM 3249)

    ResponderExcluir
  3. Solange 4ºPed (3178)14 de novembro de 2009 02:51

    A instituição escolar em seus diversos níveis é o alicerce e base da formação do ser humano, pois quando bem estruturada é capaz de torná-lo compreensivo à diversidade em seus variados aspectos. Acredito assim como Elaine que a instituição não depende somente do aluno e sim de todo a sociedade coletivamente para que o processo de formação do ser humano seja concretizada com sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Genizete 4º Pedagogia (3331)14 de novembro de 2009 02:58

    A aprendizagem acontece em todos os lugares, seja com a familia,na escola, igreja ou nas ruas. A nossa educação é um conjunto de todos os saberes que adquirimos ao longo da nossa vida. O conhecimento vai sendo aperfeiçoado de acordo com as nossas vivências.

    ResponderExcluir
  5. Genizete 4º Pedagogia (3331)14 de novembro de 2009 03:04

    Concordo com a Elaine um dos grandes desafios da educação hoje é ensinar valores para os nossos alunos. Portanto se houver uma união entre a família e a escola acredito que podemos formar seres humanos melhores.

    ResponderExcluir
  6. MARCO AURÉLIO DIZ:

    ACESSEM: poetamarcusaurelius.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. maria santos rgm 304815 de novembro de 2009 00:24

    Olhando o Brasil, com sua diversidade cultural, e em como esta diversidade chega as escolas e retorna para os lares e famílias realizando uma troca de culturas, podemos perceber o quanto o povo brasileiro é único, exatamente por ter acesso e apropriar-se de tantas diferenças.

    ResponderExcluir
  8. maria santos rgm 304815 de novembro de 2009 00:53

    Como disse a genizete, o conjunto de conhecimento vai sendo aperfeiçoado de acordo com as vivências e acrescento que também com as oportunidades que são apresentadas, portanto, é dever do professor fazer com que o aluno saiba o que a Lei oferece e quais são seus direitos para reclamá-los, e seus deveres para cumprí-los.

    ResponderExcluir
  9. Simone Higino RGM: 324015 de novembro de 2009 11:53

    Tendo em vista as diferenças culturais é necessário que os profissionais da Educação, juntamente com a comunidade participem do processo ensino-aprendizagem.
    Somente formaremos cidadãos sensatos quando aprendermos aceitar a pluralidade que há no Brasil.

    ResponderExcluir
  10. O que a criança aprende na escola, ela levará para o resto da vida, por isso é necessário que o educador exponha valores com clareza ,para que ela compreenda que é importante conviver com as diferenças que existe nas escola, na sua familia, na comunidade.Sendo assim a escola é o alicerce que forma a base de todo ser humano.

    ResponderExcluir
  11. Nanci rgm:3034

    Acredito que a família é a base de tudo, mas a instituição principal que forma saberes é a escola, onde ocorre a interação, o contato com as diferentes diversidades e a busca do aprendizado. O aprendizado é eterno e o professor deve ser o mediador deste pluralismo cultural. Concordo com a Genizete a escola deve reforçar o contexto de valores e respeito com o próximo.

    ResponderExcluir
  12. Sabemos que a escola não é a única estrutura para uma apredizagem, mas também a família e a sociedade que complementam o processo educacional do ser humano.
    Acredito que a família é a base de tudo, pois se ela (família) não incentivar a criança aprender a aprender, ou seja, saber pesquisar. Aquele trabalho exercido pelo o professor em sala de aula não é concretizado com mesma intensidade daquela família que acompanha seu filho.

    ResponderExcluir
  13. Com base no comentário da Deise a instituição escolar é uma das bases do aprendizado, mesmo porque temos diversidades culturais, para assim fazer uma junção te todos os conhecimentos que a sociedade nos proporcionam. Concordo com a Deise quando ela diz que a principal base é a família, pois a educação vem da criação e de costumes familiares.

    ResponderExcluir
  14. Fazendo essa junção de valores e conhecimentos culturais.O professor educador deve ensinar que todos deverão conviver com as diferenças de povos e raças, formando assim um cidadão compreensivo em suas diversidades.

    ResponderExcluir
  15. Concordo plenamente com a Deise, pois estamos em 2009 e temos que viver com o pluralismo cultural.
    Estamos em constante processo de aprendizagem e não será somente a escola que irá suprir as necessidades educacionais, existindo tanta riqueza de culturais.

    ResponderExcluir
  16. Acredito que o Brasil é o País das diversidades, e ensinar o ser humano a lhe dar com isso não cabe somente a instituição escolar mas acredito que a família tem um peso maior sobre essa formação nas crianças.creio que somente uma educação igualitária para todos poderá tornar menor toda essa diferença que existe em nosso pais.

    ResponderExcluir
  17. keli brazuti 2° pedagogia 347317 de novembro de 2009 05:57

    Concordo com a Sandra, a educação tem que ser igualitária, só assim serão diminuidas as diferenças existentes.

    ResponderExcluir
  18. GRaziela 3882
    Acredito que nosso pais contrua nas escolas seres pensantes e com isso faça o aluno contruir uma personalidade e uma identidade por si so, respeitando qualquer pessoa independente de raça ou condição.

    ResponderExcluir
  19. Assim como a Rosangela, também acredito muito na força que o educador tem como mediador para mudar a realidade social , pois todos nós em algum momento da nossa vida, tivemos um professor que conseguiu mostrar o mundo de uma maneira diferente da que até então conhecíamos.

    ResponderExcluir
  20. Maria Macri – RGM: 2848 – 6º Pedagogia

    Os textos lembraram-me o que diz Adorno e Morin sobre a existência de uma espécie de teia de conexões, na qual tudo está ligado a tudo. A vida, sob todos os seus aspectos: a humana, a animal, a vegetal e quem sabe até haja vida no reino mineral, enfim, ela constitui-se e mantém-se por inter-relações, interconexões. Tudo depende de tudo. A educação, entretanto, ainda insiste em dissociar os saberes escolares da vida cotidiana. Penso que muito em breve esta situação não poderá mais se sustentar, porque as novas gerações não têm mais aceitado viver esta dissociação. Morin com seu livro “Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro”, dá todas as pistas para o entendimento da condição humana, da identidade terrena, da compreensão e da ética do gênero humano. O mundo não irá melhorar se estes saberes não forem internalizados e vividos na prática pela comunidade planetária de hoje e de amanhã.
    Grandes desafios e grandes embates se apresentarão para os educadores neste princípio de novo milênio. Os esotéricos dizem que estamos vivendo a era das águas, pois que elas venham então, e lavem tudo de confuso e de errado que ainda persiste em existir na nossa pátria-mãe, a Terra, principalmente na educação.

    ResponderExcluir
  21. Com certeza a escola é o espaço em que lidamos com todos os tipo de situações, não se pode deixar que o aluno entre e saia da mesma forma, tem que investir nesta criança e perceverar. O apoio da familia é fundamental, sem eles o papel da escola é muito limitado, mas não podemos deixar que essa falta de participação dos pais atualmente, nos limite na busca de algo melhor para nossos alunos.

    ResponderExcluir
  22. Concordo com a Nanci, ao afirmar que a familia tem um papel se não mais, é tão importante quanto o trabalho do professor e da escola. A familia é realmente a base de tudo. E se é possivel notar essa ausencia ou presença na vida da criança.

    ResponderExcluir
  23. A Educação do nosso País tem muito a melhorar, como dizia a nossa amiga maria" o mundo não irá mudar se nós não viver e praticar os "sete saberes (Morin Edgar), falar só não basta, é preciso prática e atitudes.
    A muitos desafios a serem conquistados, melhorado e discutido para uma Educação de qualidade e diferenciado, ainda mais vendo como este mundo se encontra, é necessário mudança, e essa mudança tem que partir de nós, que estamos vendo esta precariedade de ensino, mas só isso não basta é preciso fazer acontecer, o papel do Educador é esse fazer mudar, fazer acontecer, para não termos mais analfabetos, pobreza,violência , desemprego, e por aí vai, é difícil , mas não é impossível, mudança tem que partir de nós primeiramente, se quisermos mudar, e esse é o nosso papel, vale a pena tentar pessoal, e não desistam o mundo está precisando de Educdores assim, que façam a diferença.

    ResponderExcluir
  24. como dizia a nossa amiga maria" o mundo não irá mudar se nós não viver e praticar os "sete saberes (Morin Edgar), falar só não basta, é preciso prática e atitudes.
    A muitos desafios a serem conquistados, melhorado e discutido para uma Educação de qualidade e diferenciado, ainda mais vendo como este mundo se encontra, é necessário mudança, e essa mudança tem que partir de nós, que estamos vendo esta precariedade de ensino, mas só isso não basta é preciso fazer acontecer, o papel do Educador é esse fazer mudar, fazer acontecer, para não termos mais analfabetos, pobreza,violência , desemprego, e por aí vai, é difícil , mas não é impossível, mudança tem que partir de nós primeiramente, se quisermos mudar, e esse é o nosso papel, vale a pena tentar pessoal, e não desistam o mundo está precisando de Educdores assim, que façam a diferença. Paula cristina 6ºPedagogia.

    ResponderExcluir
  25. Nós educadores temos que fazer a diferença, como a nossa amiga Paula disse, para que se construa uma educação de qualidade. Porém, para que isso aconteça necessitamos também da ajuda da família e da sociedade, onde todos juntos possamos olhar o futuro e dizer juntos construirmos um mundo melhor.

    Regina Ramos RGM: 4106

    ResponderExcluir
  26. As educações formais e informais são interligadas e interdependentes. As diversidades estão presentes em todos os momentos e de todas as formas. Portanto, é necessário ensinar a criança a respeitar e enxergar o próximo como a si, e esta tarefa é, sem dúvida, papel de todos que particapam do desenvolvimento dela.

    ResponderExcluir
  27. Terezinha D. K. Watanabe RGM 363122 de novembro de 2009 13:18

    Concordo com a Vailza, cabe a escola ampliar e sistematizar esses conhecimentos, valores que a criança traz consigo: como a cultura, a convivência familiar são ricos em valores. O ambiente escolar é um ambiente coletivo:de convivência, discussão, confronto, competição e colaboração; tornando, tudo isto, um processo de construção de conhecimento que vai ajudar a criança a descobrir valores como: ética, honestidade, disciplina, companheirismo,solidariedade, persistência e respeito.

    ResponderExcluir
  28. Geane RGM:953 2ºped23 de novembro de 2009 02:39

    Concordo com a Vailza a escola é uma instituição formal, ou seja, essa deve contribuir para a formação do individuo nas sua diferentes dimensões, valorizando seu conhecimento prévio, suas experiências anteriores, sua bagagem cultural, pois nós sers humanos estamos em uma construção continua.

    ResponderExcluir
  29. geane moreira rgm:953 2 ped23 de novembro de 2009 02:51

    A educação acontece em vários setores da nossa sociedade tais como: parque, praças, igrejas, clubes, mas é na escola que o conhecimento é estruturado e sistematizado de acordo com as necessidades de nossos alunos, cabe a nós educadores a principal função de construir o conhecimento não somente das habilidades leitoras e escritoras, mas desenvolver as competências que é o que vai nos ajudar a enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

    ResponderExcluir
  30. Embora a escola não seja o único meio de educar e ensinar uma criança, talvez seja o mais importante.É nesse sentido,que nos são pertinentes as palavras de Paulo Freire,principalmente enquanto profissionais da educação "respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os da classes populares, chegam a ela saberes socialmente construídos na prática comunitária..."

    ResponderExcluir
  31. Como disse a Elaine, a instituição escolar também depende da família e da sociedade,pois, uma escola democrática, com a participação de todos constituirá um espaço livre para exercemos a cidadania e respeitar a diversidade cultural.

    ResponderExcluir
  32. Carla Andrade Petrecone RGM:186323 de novembro de 2009 08:33

    A educação está inserida no conxtexto socio-cultural. Como diz a amiga Elaine, a familia tem um papel fundamental para a construçao da educacao da criança, para que assim essa se excaixe na diversidade cultural, respeitando a diferença do outro e sendo um cidadão cosmopolitano.

    ResponderExcluir
  33. Elizângela Neves rgm: 333823 de novembro de 2009 10:59

    Assim como a família é a base para o aluno desenvolver sua formação, a escola também ajuda nesse processo mais que qualquer outra instituição. Somos seres que precisamos da educação escolar com qualidade para incluir todas as culturas.

    ResponderExcluir
  34. Educadores devem ter uma boa formação para promover uma educação que mostre aos alunos a importância e os valores de cada indivíduo na sociedade, principalmente, às diferenças sócio-culturais.

    ResponderExcluir
  35. CILENE - RGM 2517 - 6º PEDAGOGIA24 de novembro de 2009 11:15

    Hoje em dia as pessoas estão invertendo os papéis em relação a educação da criança, ou seja, muitas famílias transferem o papel de educar como responsabilidade da escola. Concordo com a Deise quando menciona que a escola não é a única estrutura para aprendizagem, nesse contexto é preciso convir que a base para educação é a família, no qual a criança formará seus princípios, a escola é apenas um complemento que prepara a criança para ser um cidadão pleno.

    ResponderExcluir
  36. Elizângela Neves rgm: 333824 de novembro de 2009 11:51

    Concordo com as palavras da Genizete sobre a aprendizagem que acontece em todos os lugares, não importa em que lugar o aluno esteja, pra bem ou pra mal ele sempre aprende. Só assim ele cresce e amplia sua formação.

    ResponderExcluir
  37. Concordo com a Gisélia, a educação não é o único meio de educar mas com certeza é o mais importante deles. a educação é vista em todo lugar, mas é na escola que a mesma deve ser organizada para formar cidadãos conscientes de seus atos.

    ResponderExcluir
  38. Janaina Santos 393225 de novembro de 2009 03:42

    A educação é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação, uma vez que, através da produção de conhecimentos um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas.
    O método de educação e as escolas são uns dos principais elementos no processo de aprendizagem e formação das pessoas. Mas também não são os únicos, a família assim como toda a sociedade tem um papel fundamental no
    processo de formação da personalidade, identidade, valores éticos e moral de um individuo.

    ResponderExcluir
  39. Maria Marin RGM 309025 de novembro de 2009 04:19

    Maria Marin RGM 3090
    O Precesso de construção do ser humano se dá por conta da aprendizagem. Quando entramos na escola passamos por experiências que constrõem o nosso carater e nos ensinam a respeitar as diferentes raças, culturas e etc. Porém não podemos deixar de pensar que para isso acontecer tem que haver participação da familia do educador e da sociedade.

    ResponderExcluir
  40. Maria Marin RGM 309025 de novembro de 2009 04:24

    Maria Marin RGM
    Concordo com a Elaine, pois a instituição escolar precisa da ajuda da sociedade para formar bons cidadãos.

    ResponderExcluir
  41. Maria Marin RGM 309025 de novembro de 2009 04:46

    Concordo com a Sandra, a familia tem um peso maior sobre a formação das crianças, afinal o alicerce de um bom ser humano é uma boa educação, pois quando temos isso aprendemos a respeitar as diferenças.

    ResponderExcluir
  42. Marcus 6º Pedagogia25 de novembro de 2009 05:21

    A escola constitui um dos principais ingredientes na formação da personalidade da criança. Acredito que a Família, muitas vezes, não está tão presente na vida de uma criança, mas mesmo assim imprime nela vários conceitos que vão ser reproduzidos por ela. Nem sempre tais valores não são tão adequados para a criança, desfavorecendo seu desenvolvimento global. Devemos então enquanto escola, transmitir a esses pequenos, os valores necessários para formarmos uma sociedade ética, cidadãos plenos, não importa o que ele já traga de casa ou da rua, afinal, conduzir o aluno a um desenvolvimento é uma forma de respeita-lo, porém, não deve-se minimizar a influencia da família, mas propiciar através do aluno que ela também adquira novos conceitos que favoreçam a vida em comunidade e o exercício da cidadania.

    ResponderExcluir
  43. Carla Andrade Petrecone RGM:186325 de novembro de 2009 07:39

    A educação é complexa... portanto é necessário que os professores sejam bem capacitados e que os mesmos tenham uma boa formaçao, pois educar na diversidade não é uma tarefa fácil, mas não é impossivel!!!!!

    ResponderExcluir
  44. vanessa C. Cury Ribeiro RGM: 382626 de novembro de 2009 04:46

    A escoala nos ajuda a tornarmos seres humanos mais capacitados e nos orienta de como conviver na sociedade respeitando a cultura de cada cidadão. Mas ela não é a única estrtura educacional. Acredito que a família é a base de tudo durante a formação da criança, e que está relacionada à uma educação não formal onde se predomina os seus valores, costumes, e conhecimentos adquiridos durante sua formação em tudo que a vida lhe oferece pois estamos constantemente em um processo de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  45. Míriam das Graças do Nascimento26 de novembro de 2009 06:47

    Com certeza a familia é o nosso principal alicerce como disse a Vanessa, a educação possui um papel primordial na vida de qualquer ser, ela é indispensavél por isso devemos preserva- lás e lutarmos para conseguir o melhor de si.

    ResponderExcluir
  46. Marluci Juliana 2949 6º Pedagogia26 de novembro de 2009 17:12

    A Instituição Escolar tem contribuição significativa na formação do cidadão, mas a família é o alicerce da formação da personalidade, a família é a base é a estrutura, o mais importante seria se intituição familiar e a instituição escolar tivessem o mesmo propósito, afinal, ambos constroem conceitos.

    ResponderExcluir
  47. Marinêz 2721 6º Pedagogia26 de novembro de 2009 17:28

    Concordo com a Vailza que a escola é uma instituição formal, ou seja, essa deve contribuir para a formação do individuo nas sua diferentes dimensões, valorizando seu conhecimentos prévios, suas experiências anteriores, sua bagagem cultural, pois nós seres humanos estamos em uma construção continua.Mais sem que se esqueça que a família é o alicerce...e é a primeira referência de qualquer ser humano.

    ResponderExcluir
  48. laís anselmo rgm: 3626 2º pedagogia27 de novembro de 2009 06:00

    Diante deste texto podemos afirmar que o tempo é outro, as gerações são outras e os pensamentos são outros mais ainda. Tudo o que esta acontecendo agora, ano ou século já não será mais o do vindouro. O que as crianças tem dominado neste momento no auge da tecnologia, não será mais o de futuramente, porque ninguém sabe o que está porvir. Tudo tem mudado muito rápido e constantemente. O que dominamos no passado (diríamos também os mais idosos) estacionaram em seus conhecimentos. Outros foram mais ousados porém, grande parte dos adultos não se importou em se conformar. Isto é fato. Mas, o que foi dominado no passado, já não é mais atualmente.
    Portanto, que todas as crianças e até mesmo os bebês (assim citado pela professora Paula), saibam usufruir da melhor maneira possível a Internet, a tecnologia e a mídia. Porque muitos têm deixado de viver a própria vida para estarem 24h a frente de um ser frio e não pensante. E muitas vezes deixam de fazer pesquisas riquíssimas num clicar do mouse. Que essas realmente possam se interagir entre si de um modo enriquecedor .

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Cintia Rgm 2728 6ºpedagogia28 de novembro de 2009 08:45

    Condordo com a Marluci quando a mesma relata que a Instituição Escolar tem um papel significativo na vida dos educandos. Mas vale lembrar que o papel da família é determinante e de grande valia, pois em primeiro lugar o educar vem de casa. Infelizmente hoje em dia os papeis estão sendo invertidos a família está deixando a responsabilidade de educar para escola, sendo que a mesma exerce o papel de formar um cidadão convicto de seus direitos e deveres. Portanto para que os alunos venham usufruir de uma aprendizagem significativa e de qualidade é preciso que a instituição escolar e família estejam juntos para garantir um futuro promissor para nossas crianças e jovens.

    ResponderExcluir
  51. izabela nogueira rgm: 3627 2º pedagogia28 de novembro de 2009 09:30

    Realmente como a Laís mencionou vivemos em novos tempos, e isso tem contribuído para que a escola não seja mais o único espaço em que o ensino-aprendizagem aconteça.
    Quando as crianças nascem elas já estão inseridas no seio familiar, um campo muito importante em que ela vai começar adquirir valores, a formação de sua identidade e como muitos já citaram, a família é o apoio essencial para que a criança alcance todos os objetivos da escola. E é lamentável como o Marcus expôs, em que muitas crianças não são acompanhadas pela família, assim cabe a escola e aos educadores mediar os valores necessários da sociedade para eles.
    Em fim, o saber, o conhecimento não está necessariamente na escola, porém é nessa instituição que o aluno vai viver e aprender a conviver com as diferenças, independente da diversidade cultural tão presente em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  52. A diversidade cultural é uma fonte de dinamismo social que pode enriquecer a vida humana nos dias de hoje. A instituição de ensino tem como objetivo principal construir progressivamente um posicionamento no educando, contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais de sexo, etnia ou crenças.

    ResponderExcluir
  53. MARLI RGM 2618

    Ao iniciar a vida escolar a criança se depara com vários aspectos podendo assim mudar a personalidade que ela exercia fora da escola. Portanto o professor tem o papel importante no desenvolvimento da personalidade do aluno mas para isso o professor deverá se basear na criança tanto no contexto escolar como fora dele.

    ResponderExcluir
  54. A criança está em constante aprendizagem, desde pequenas elas estão já aprendendo seja em casa ou na creche,o qe elas aprendem no inicio de sua formação, é o que dará base para a sua formação cmo cidadão.

    ResponderExcluir
  55. Concordo com que a Rosangela disse, a familia é o alicerce de qualquer pessoa principalmente da criança.

    ResponderExcluir
  56. Concordo com a Maria Santos, principalmente quando ela afirma que as diferentes culturas realizam uma troca de experiência. Se pararmos para pensar nas diferentes culturas espalhadas pelo mundo, bem como no interior de uma mesma sociedade e, que a diversidade cultural vista de uma forma inteligente nos remete a respeitar aquilo que para nós nos parece estranho ou diferente.

    ResponderExcluir
  57. Cristine Campos RGM 286929 de novembro de 2009 08:06

    Todos nós aprendemos e nos desenvolmemos por meio das interações com o meio, independente do tempo, espaço e das pessoas inseridas neste meio. Na escola a criança também aprende valores, também forma a sua personalidade e, como Delors nos explica, a educação tem como finalidade o desenvolvimento total do ser, e não de seres fragmentados que possuem atitudes e condutas diversas conforme o contexto. A criança é o que é, reflexo de sua realidade, de seu contexto, de suas vivencias do que aprende ao interagir com as pessoas de seu convívio. Então nós como futuros educadores devemos respeitar a forma de ser de cada aluno, respeitando a autonomia de cada um, as diferenças entre cada educando, a rica diversidade encontrada em sala de aula. O professor deve ser tolerante, compreendendo e respeitando o outro, sendo solidário, e favorecendo o desenvolvimento dessa postura nos alunos, para que eles também sejam solidários, que se respeitam e que compartilham conhecimentos.

    ResponderExcluir
  58. FRANCISLENE - 6º PEDAGOGIA - RGM: 2717...

    De acordo com a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, entendo que o texto deixa muito clara a grande importância do professor não deixar de lado as experiências e "visões de mundo" que a criança já trás consigo qdo entra no Universo Escolar.
    Assim como somos todos diferentes uns dos outros (ainda bem), temos muito o que ensinar e o que aprender.
    Faz parte da nossa natureza tb, infelizmente, rejeitarmos e até mesmo termos receio em relação àquilo que não conhecemos, portanto, nós, como educadores conscientes de nosso papel de mediadores e facilitadores, temos que estabelecer este vínculo na sala de aula, um vínculo entre o novo, entre o que ensina e entre o que aprende, e jamais nos esquecermos de que tb é nossa função, aprender com os alunos.

    ResponderExcluir
  59. Concordo com a fabiane, mas, além do ambiente escolar é essencial a partipação da família para o desenvolvimento da criança.

    Regina Ramos 4106

    ResponderExcluir
  60. Juliana Manni - 6º Pedagogia - RGM: 2588


    Nós, seres humanos, somos todos iguais, porém, diferentes. Cada ser humano possui usas influências, e portanto, suas individualidades.
    Quando a criança passa a frequentar a escola, ela recebe diversas informações e influências de todos os que estão ao seu redor.
    A aprendizagem que a criança tem dentro da escola é inseparável da sua vida fora da instituição.
    A portura que a escola e os profissionais da Educação devem ter, deve ser com muito respeito à diversidade cultural de cada educando. Além do que, esta é uma questão maravilhosa que deve ser trabalhada em sala de aula, pois faz com que os educandos agreguem novos conhecimentos sobre cada cultura, bem como novos conceitos.

    ResponderExcluir
  61. Quando falamos em formar cidadãos fica claro que a criança se forma na escola e tambem no mundo fora dela,agora o espaço é aberto para que no futura ela escolha o que quer fazer, a postura da escola é essencial para o aluno e a cultura se torna sempre presente.Vamos trabalhar com eles odos os conhecimentos que existe para que saibam o respeito da diversidade.Jaqueline Carvalho RGM:3482

    ResponderExcluir
  62. Claro que os tempos são outro mas muitos ainda acredita em que á mudança fica mais no construtivista no que no tradicional, mas aprendizagem é muito complexa e é essencial ter a família por perto.Jaqueline Carvalho 3482 2ºPedagogia

    ResponderExcluir
  63. Letícia Lima - RGM: 2491 - 6º pedagogia29 de novembro de 2009 13:33

    Quando a criança chega à escola, ela já passou por um processo de aprendizagem pela família, pela televisão. Então, escola deve compreender isso, pois a instituição verá uma grande diversidade social e/ou cultura. Por esse motivo, como citou a Juliana Manni, é necessário que o professor respeite essa diversidade cultural, para que assim cada aluno possa aprender de forma significativa, como a Farncislene acima. e para que a aprendizagem seja significativa é preciso que se fale sobre assuntos do cotidiano do aluno, então como será possível explicar a diversidade cultural se o professor não explicar essa diversidade.

    ResponderExcluir
  64. concordo com a Leticia que a escola é um processo de continuação pois a familia tem como objetivo acompanhar a criança entao a escola torna-se um complemento porem é necessario o professor perceber suas necessidades.jaqueline 3482

    ResponderExcluir
  65. Fernanda Franco - RGM 255629 de novembro de 2009 15:41

    Todos as pessoas têm diversas semelhanças e ainda mais diferenças entre elas. O maior desafio é saber lidar respeitosamente com essas diferenças, fazendo com que as interações sejam proveitosas e benéficas em nossas vivências. Quando a criança chega a escola se depara com toda essa diversidade e traz consigo suas experiências culturas. Com isso, há um choque cultural entre os alunos. Não se pode negar a vida que o aluno tem fora da escola e nem as vivências escolares. Elas são indissociaveis. É fundamental que a escola, bem como o professor mantenham uma postura ética e profissional, buscando mostrar para os alunos que as diferenças nos ensinam, fazem de nós pessoas melhores. É a partir da aceitação dessas diferenças e da interação com o meio e com o outro que o indíviduo cria sua personalidade, tornando-se então realmente um cidadão.

    ResponderExcluir
  66. Priscila de miranda rgm 253429 de novembro de 2009 15:47

    A escola em seus diversos níveis é a base da formação do ser humano, pois quando bem estruturada é capaz de torná-lo compreensivo à diversidade em seus variados aspectos. Acredito que a escola não depende somente do aluno e sim de todo sociedade para que o processo de formação do ser humano seja formada com um objetivo.

    ResponderExcluir
  67. Letícia Ferreira 6º pedagogia30 de novembro de 2009 06:22

    Somos todos diferentes até mesmo das pessoas que tem uma vida semelhante á nossa, e a partir da convivência com pessoas diferentes é que aprendemos e questionamos á nossa portura, opiniões, comportamentos etc.
    E a escola é um lugar diversificado mas precisa ser melhor explorado, respeitado pelos educadores a fim de formar pessoas capazes de entender que são as diferenças que movem tudo no mundo o tempo todo e que não existe melhores ou piores e sim diferentes

    ResponderExcluir
  68. leidijane 6ºpedagogia rgm: 2482

    Acredito que atualmente a familia esta transferindo a sua responsabilidade de educar a criança para a escola como se o papel da mesma fosse "criar" os filhos alheios e não o de direcionar a criança e fazer com que se torne um cidadão de direitos e deveres. Sendo assim acredito que os pais deveriam se responsabilizar por seus filhos, pois o alicerce da familia é uma carga primordial para a criança porque envolve a questão da cultura familiar, coisa que a escola não tem como proporcionar.

    ResponderExcluir
  69. Fatima Kato Gardinalli 286730 de novembro de 2009 07:43

    A escola infelizmente reproduz as mazelas de nossa sociedade injusta e hierarquizada, cabe a nós educadores fazermos nossa parte, servindo de referência e parâmetro de respeito e tolerância para com as diferenças sociais e culturais.

    ResponderExcluir
  70. Renata Espanguer de Carvalho 105830 de novembro de 2009 07:52

    Acredito que a escola deveria sim, respeitar as bagagens trazidas pelas crianças. As crianças aprendem a partir de seu nascimento, ela não espera chegar na escola e ter um professor. Sua vida é uma constante aprendizagem.
    A importância de bons profissionais se torna necessária na área da Educação para que haja um ensino que inclua o aluno em seu ambiente e não o exclua. Desprezando o que se aprendeu fora da escola, a escola está sendo excludente.

    ResponderExcluir
  71. Geni 6º ped. RGM 267330 de novembro de 2009 10:29

    Ao analisarmos os textos acima,podemos perceber que tanto a instituição familiar,quanto a educacional influenciam e conjuntamente contribuem para formação do indivíduo. É necessário que a escola respeite e leve em consideração os conhecimentos prévios que seus alunos trazem consigo.
    Precisamos compreender que é necessário que haja um tabalho conjunto entre essas instituições para formação de indivíduo pleno e capaz de viver e conviver com as diferenças de forma respeitosa, menos individualista, colaborando para uma sociedade mais justa, feliz e harmônica.

    ResponderExcluir
  72. Nós educadores devemos falar com os nossos educandos a respeito das diferenças culturais socias, e fazer com que eles respeitem as diferenças.
    Acredito que as crianças aceitam isso de forma natural, no entanto convivendo com pessoas adultas acabam adquirindo costumes e preconceitos.

    ResponderExcluir
  73. Keli Brazuti 3473 2° Pedagogia30 de novembro de 2009 13:03

    Concordo com a Elenice, as crianças por si só não são preconceituosas, é a convivência com os adultos que os tornam assim. O respeito com as diferenças tem que ser ensinado desde de cedo pelos pais, e a escola da continuidade a esse ensinamento.

    ResponderExcluir
  74. cinara taciane, rgm: 2661, 6° pedagogia30 de novembro de 2009 15:47

    a criança já chega na escola com a sua bagagem, ou seja, sua aprendizagem familiar,a escola só vai forma a sua personalidade e a sua capacidade para ser comportar perante a sociedade. Então o professor precisa ser bem capacitado, pois a criança se espelha nele.
    O professor deve sim mostra que todos nós somos diferentes, temos modo de pensar diferentes, que vivemos no mundo de diversas raças e que devemos respeitar a outra pessoa.

    ResponderExcluir
  75. Andreza Costa, rgm: 2924, 6º Pedagogia30 de novembro de 2009 15:59

    Andreza 2924 6º de pedagogia


    Estamos sempre diante de situações diversas,o papel do educador é poder ajudar a criança pequena a criar novas concepçoes, Souza afirma que as dificuldades de aprendizagem aparecem quando a prática pedagógica diverge das necessidades dos alunos. Neste aspecto, sendo a aprendizagem significativa para o aluno, este tornar-se-á menos rígido, mais flexível, menos bloqueado, Contudo o aluno sempre terá dificuldades se o professor não ensinar de uma forma significariva.

    ResponderExcluir
  76. Claudia Maria Galdino Bitencourt, RGM 2746 - 6º Pedagogia disse...

    Cabe a escola sanar as dificuldades dos alunos, desenvolvendo as habilidades leitora e escritora para que possam enfrentar os desafios que o mundo apresenta.
    Acredito que se a escola e a família tiverem o mesmo objetivo de educar para a vida certamente muita coisa pode melhorar.

    ResponderExcluir
  77. Claudia Maria Galdino Bitencourt, RGM 2746 - 6º Pedagogia disse...

    Cabe a escola sanar as dificuldades dos alunos, desenvolvendo as habilidades leitora e escritora para que possam enfrentar os desafios que o mundo apresenta.
    Acredito que se a escola e a família tiverem o mesmo objetivo de educar para a vida certamente muita coisa pode melhorar.

    ResponderExcluir
  78. As diferenças, somam na vida do ser humano desde a infancia. Cabe a escola e a familia orientar e direcionar a criança; sem deixar que as condições de vivência faça dela inferior ou superior devido sua formação financeira e cultural.
    DANIELLE V. ROMASKO
    RGM3534

    ResponderExcluir
  79. Concordo com a Vanessa C. Cury; quando diz que a escola nos ajuda a tornarmos pessoas para conviver na sociedade.
    Porém a familia tem sim sua grande participação mas para isso acontecer é preciso que ela se dedique a criança sedendo o seu tempo, acompanhando seu desenvolvimento, para atingir toda a base que já citado por você em seu comentário no dia 25/11
    DANIELLE VANESSA ROMASKO
    RGM3534

    ResponderExcluir
  80. Jacqueline Alvarenga Fernandes Bissaco RGM:37421 de dezembro de 2009 07:07

    A escola serve para auxiliar no desenvolvimento da criança, ele constroi o seu carater com a ajudar de um instrutor pedagogico, todo momento a criança está em aprendizagem,e tambem temos que saber que a escola ajuda o crescimento do psicologico dos pais, pois se os pais não forem estruturados psicologicamente para a crianção de uma criança,ñão tem como ter uma criança bem estruturada.

    ResponderExcluir
  81. Jacqueline Alvarenga RGM:37421 de dezembro de 2009 07:09

    concordo com a Jacqueline Carvavalho a escola tem o complemento na vida da criança.

    ResponderExcluir
  82. O desenvolvimento da criança é algo que deve ser evoluido em conjunto. A familia fazendo sua parte, e a escola auxiliando no conhecimento, cultura e até em algumas questões fora do contexto de aprendisagem; como respeito, auxilio psicólogico, independente de sua religião,e classe social.
    TELISANGELA FELICIANO
    RGM:3837

    ResponderExcluir
  83. O comentário de Geni, do dia 30/11, foi muito bem colocado realmente a necessidade da escola quanto o da familia para trabalhar em conjunto na formação da criança. Para que no futuro sejam capazes de discernir suas opniões sem alimentar o preconceito que a própria sociedade cria.
    TELISANGELA FELICIANO
    RGM:3837

    ResponderExcluir
  84. Genizete RGM 3331 4º Pedagogia1 de dezembro de 2009 08:33

    Concordo com a Sandra, o dever de educar não é só da escola, mas, tem que ser em parceria com a familia. Acredito que a participação efetiva dos pais, junto à scola, trazem grandes benefícios para as crianças. Tanto na sua aprendizagem quanto no aspecto emocional que é de grande relevância no desempenho da criança.

    ResponderExcluir
  85. Gisele RGM 2729
    Nós somos iguais (fisiologicamente), mas ao mesmo tempo somos diferentes (culturalmente). Sabendo que é difícil compreender as diferenças dos outros, devemos respeitar e trocar nossa vivência e experiência com o próximo. Pois quando uma criança chega à escola, ela encontra diversas crianças que são diferentes dela, no qual cada uma traz consigo experiência e conhecimento cultural diferente da dela. O papel da escola, com auxílio do professor, é fundamental para mostrar aos alunos que as diferenças existem e com ela devemos apreender, a partir desse ensinamento mútuo, aprendemos com nós mesmos criando assim nossa personalidade.

    ResponderExcluir
  86. wendel rgm 2816
    o papel da escola além de fornecer cultura para as crianças é insinar as crianças respeitar a cultura do outro, para serem adultos que saibam conviver com o diferente; talvez isto que faltou para os nazistas.

    ResponderExcluir
  87. Jéssica Gomes 2601

    A escola é uma instituição que deve proporcionar o desenvolvimento global de uma criança, mas é importante que não só espaço escolar proporcione esse desenvolvimento, assim como o ambiente em que a criança está inserida fora da escola também deve ter essas condições

    ResponderExcluir
  88. Concordo com a jéssica da importancia da escola na vida do aluno porém a família tem que ser mais participativa para o seu desenvolvimento jaqueline carvalho rgm: 3482

    ResponderExcluir
  89. Talita Pereira RGM 33722 de dezembro de 2009 08:53

    a escola como formadora da criança tem o dever de mostrar ao aluno as diferenças e ensinar como ele pode lidar com isso. É importante que o aluno respeite as diferenças pois só assim o mundo pode melhorar, quando cada um se colocar no lugar do outro.

    ResponderExcluir
  90. Talita Ramos Sgarioni 3489

    Eu concordo plenamente com as minhas colegas,
    a escola e muito importante para vida de qualquer pessoa, mas ai tb entra a quetão da familia que tem que estar sempre perto do aluno para dar todo o apoio.

    ResponderExcluir
  91. Eu concordo com a Keli a educação tem que começar a ser igualitaria para todos,não importa cor, raça, classe socila a educação não tem que ter esse tipo de preconceito e sim ser iguaritaria para todos.

    ResponderExcluir
  92. Jaqueline Alves RGM: 21502 de dezembro de 2009 12:35

    A formação de qualquer indivíduo é fruto de um conjunto de influências, a família e a escola são as bases desse processo mas devem respeitar em primeiro lugar as individualidades para garantir uma aprendizagem sem limites à criança.

    ResponderExcluir
  93. A instituição escolar é muito impotante para a formação do alunos enquanto cidadadões capazes de alterar o rumo de seus destinos.
    A familia e a sociedade em geral está envolvida diretamente, pois juntas ajudam a desenvolver a identidade do aluno, constituindo juntos um novo conhecimento.
    É um desafio, ensinar às crianças o respeito à diversidade cultural e a aceitar o diferente, mas não é impossivel, já que hoje em dia medidas de inclusão já estão sendo desenvolvidas principalmente no ambiente escolar para preparar os alunos para serem humanos, solidários e que pensem no próximo!

    Ana Claudia 4º pedagogia 3421

    ResponderExcluir
  94. Concordo com a Elaine quando ela diz que "A instituição escolar depende também da família e da sociedade", pois ambas devem trabalhar em conjunto visando o desenvolvimento e sucesso educacional do aluno, mas sabemos que nem sempre na prática é assim...
    Ana Claudia 4º pedagogia 3421

    ResponderExcluir
  95. Vanessa C. Cury Ribeiro RGM 38262 de dezembro de 2009 19:03

    Concordo com a Miriam das Graças quando ela fala que a educação tem um papel primordial em nossas vidas. Realmente, sem uma boa educação, fica difícil acreditarmos em um mundo melhor.
    A educação é a base do ser humano para que possa ir à luta e conquistar o seu objetivo.

    ResponderExcluir
  96. Keli Brazuti 3473 2° Pedagogia2 de dezembro de 2009 21:23

    A familia tem que trabalhar em conjunto com a escola, para nós termos uma melhor educação.

    ResponderExcluir
  97. Cada vez mas os pais tem deixado toda a responsabilidade de educar para as instituiçoes escolares devemos sempre lembrar que o verdadeiro sucesso deve ser contruido em equipe.
    Juliana 2573

    ResponderExcluir
  98. A educação escolar nao tem estado muito bem e os pais por sua vez estao deixado o ato de educar para as escolas e essa por sua vez se encontra perdia, o suceeso escolar depende de todos, e isso é uma obrigação tanto dos pais quanto das familias envolvidas...
    Cassia 2572

    ResponderExcluir
  99. Jaqueline Alves RGM: 21503 de dezembro de 2009 16:08

    De fato o que a Juliana disse está acontecendo cada vez mais, o que é de obrigação dos pais eles estão empurrando para a escola. É por isso que o nosso papel de professor tem que ser cumprido com tanto esforço e determinação, afinal, as crianças ficam sem suas referências familiares e acabam se agarrando em nós...

    ResponderExcluir
  100. carla petrecone 18633 de dezembro de 2009 16:16

    Concordo com a Jaqueline Alves no aspecto do professor estar comprometido realmente com a educacao no sentido do esforço e da determinaçao. Acredito que uma educação de qualidade é aquela que tanto o professor quanto os alunos e a familia estejam unidos em prol do alunado.

    ResponderExcluir
  101. Maria da Conceiçao 3530 2° Pedagogia3 de dezembro de 2009 16:25

    A Educação Formal é muito importante para a formação do aluno, mas, a primeira formação que recebemos é de nossos familiares,para depois aprendermos com nossos Educadores.

    ResponderExcluir
  102. concordo com a Maria a educação formal é muito importante para o aluno pois ele adquire melhor as informaçôes fornecidas a ele e aprendemos muito mais com os nossos educadores jaqueline carvalho rgm: 3482

    ResponderExcluir
  103. Nosso Brasil é repleto de diversidades, porém passamos o tempo todo defendendo a tese de que somos todos iguais, somos diferentes no que diz respeito a nossa historia e cultura. E com todas as diferenças culturais é necessario que escola e familia participem do processo ensino aprendizagem.Concordo com que a Elaine somente com a união dessas duas instituições conseguiremos enfrentar os desafios de ensinar as crianças o respeito à diversidade cultural de cada um.
    leila rgm 3171

    ResponderExcluir
  104. A família tem um papel fundamental na educação e formação da criança, seus príncipios sua ídole, a base é a família. E as demais instituições é o completo para a educação daquela criança, pois ela irá se deparar com as diversidades em vários aspectos. Concordo com a Maria os dois fatores é fundamental, para o desenvolvimento da criança. Nilza 3786

    ResponderExcluir
  105. Jaqueline Alves RGM: 21507 de dezembro de 2009 12:29

    A posição da família na vida da criança é imprescindível, e quando essa aproximação não ocorre resulta nos problemas que hoje enfrentamos dentro das escolas. Portanto, a educação de base familiar interfere diretamente na educação formal.

    ResponderExcluir
  106. Eu acho que deve haver a participação dos pais na educação das crianças que somente a educação na escola não é suficiente para a educação formal.

    ResponderExcluir
  107. Eu concordo com a Ivonete, os pais tem um papel fundamental na formação das crianças.Temos muitas diversidades pelo Brasil a fora todos somos diferentes, e a família junto com a escola podem realizar um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  108. KAREN - 2º PED - 35268 de dezembro de 2009 07:59

    OS textos, dizem que as instituições familiar e educacional, são responsáveis pela formação do indíviduo, e acredito que devem conjuntamente trabalhar, para que ele, tenha interesse de conhecer culturas diferentes da que possui, pois o ambiente escolar torna-se rico com tanta diversidade cultural, e trabalhando isto desde cedo, teremos cidadãos menos preconceituosos,que não aceitam o que é diferente..

    ResponderExcluir
  109. Vanessa C. Cury Ribeiro RGM 38269 de dezembro de 2009 03:43

    Concordo com a Karem,quando fala que a escola instrui o cidadão a ser menos preconceituoso e os ensinam a aceitar as diferenças e a cultura de cada povo.

    ResponderExcluir
  110. Vanessa C. Cury Ribeiro RGM 38269 de dezembro de 2009 03:58

    Concordo plenamente com a Daniella V. Romako. Quando diz que as diferenças já começam desde a infância e nos acompanham durante toda vida. Cabe a escola e a família fazer a diferença na vida dessa criança e saber orientá-la de como viver com as igualdades e desigualdades sociais.

    ResponderExcluir
  111. Maria da conceição 2° Pedagogia 35309 de dezembro de 2009 08:52

    Eu concordo com a Ivonete o papel dos pais e familiares é fundamental na educação e formação do aluno,mas infelizmente hoje em dia cada vez mais os pais estão distantes dos filhos, devido a compromissos trabalhisticos e estão atribuindo esta responsabilidade aos educadores e as instituições escolares,quando esta responsabilidade é de todos nós.

    ResponderExcluir
  112. Sabendo que somos seres culturais, entendemos que o conhecimento não se adquire apenas na escola, o aluno trás consigo costumes e vivencias de influencias externas,desse modo a administração dos conhecimentos propostos pela escola acaba sendo mais complexo, pensando sobretudo em uma educação significativa em valores pessoal,social, cultural, familiar e profissional.

    ResponderExcluir
  113. Concordo com as colegas, sobre o papel do Estado e da família em atribuir uma educação de qualidade, entretando acredito que estamos enfrentando uma crise de identidade global, pois,perdemos o valor familiar, a educação formal também sofre com o discaso do Estado, muitos dos nossos líderes políticos, deixaram a muito tempo de representar a população e seguem interesses pessoais.Em suma,nossas crianças não possuem modelos de caráter e dignidade, enquanto isso estamos discutindo de quem é o papel. Penso que o papel é de todos nós, professores, diretores, políticos ou apenas simples cidadãos.

    ResponderExcluir
  114. Kelly Patrícia Rgm:3666

    Concordo com a Gisélia, que a escola não é o único meio para se educar e ensinar uma criança.
    Como Eliane disse:Pois a instituição não depende somente do aluno e sim de toda a sociedade.

    ResponderExcluir
  115. Kelly Patricia Rgm:3666

    Concordo com a Keli Brazuti, a família precisa trabalhar em conjunto com a escola para termos uma melhor educação.

    ResponderExcluir
  116. Patricia França RGM: 3726
    Eu acredito que a educação informal é importante como a formal, para isso estamos nos preparando para ser educadores. E tão logo os pais e toda a sociedade tem que participar dessa educação.

    ResponderExcluir
  117. Patricia França de Lima RGM: 3726
    Concordo com a Kelly Patricia, keli Brazuti em que a escola não é o único meio de para educar e ensinar uma criança. Isso acontece em casa, na igreja, na roda de conversa com os amigos enfim em todos os lugares existe a educação.

    ResponderExcluir
  118. Juliana Francisco RGM 3262 5º pedagogia
    O comentario de patricia França é excelente pois a educação pode ser feita em todos os lugares. A dificuldade de ensinar só esta nas pessoas que as tornam dificeis. O ensino é completo não pelas materias ou pelo conteudo mas, tambem pela forma e desenvolvimento do educando e do professor para torna-lo proveitoso. As aulas devem ser diversificadas e estimulantes, sem ter um limitamento, deixando o educando sem querer aprender.

    ResponderExcluir
  119. Adriana M.Assunção - RGM 3274 4º Pedagogia

    A Instituição escolar é fundamental para que o individuo construa sua formação, mas depende também da família para desenvolver sua personalidade e identidade por meio dos valores e cultura regional.
    Concordo com a Genizete o conhecimento é adquirido a todo momento é um processo constante e infinito.

    ResponderExcluir
  120. A institução escolar é de grande importancia para a formação do individuo, porem não ésomente na escola que aadquirimos conhecimentos , em sim bnasociedade e uqe vivemos ,com a familia, com a nossa cultura, portanto e educação deve ser desenvolvida em conjunto, entre a instituiçãoe scola, a familia e a sociedade.

    ResponderExcluir
  121. Nanci 3034
    Não existe só uma educação e sim várias como afirma o (autor Carlos Brandão) a educação é diversificada numa totalidade de aprendizado na igreja, na familia em todo ambiente em que ocorre a interação com o outro, como cita todos os colegas.

    ResponderExcluir
  122. Luciana Maria RGM 3121 - 4º Pedagogia
    A escola como um todo capacita nos, mas cabe a todos ter consciência da diversidade,dos meios em que muitas pessoas são educadas, não é só a escola que educa.

    ResponderExcluir
  123. Genizete RGM 3331 5º Pedagogia3 de maio de 2010 09:31

    A educação não acontece apenas no ambiente escolar, acontece em todos os lugares seja entre os familiares, nas conversas com os amigos, na Igreja etc.Nós aprendemos em todos os momentos da nossa vida.
    Algumas pessoas precisam aprender a conviver com as diferenças.Nós não somos totalmente iguais o que nos diferencia são as nossas origens.Portanto a aceitação do outro é de grande importância para a paz mundial.

    ResponderExcluir
  124. Káren de Oliveira28 de maio de 2010 11:18

    O comportamento de cada pessoa se da de acordo com a criação e a educação que recebe por isso é importante que o professor preste muita atenção em cada aluno de forma especial e unica, pois cada um tem seu modo de agir,pensar e de se comportar quando esta em contato com outras pessoas.Toda pessoa tem que saber fazer uma reflexão sobre seu modo de se relacionar so assim,consiguirá entender como cada pessoa se sente

    ResponderExcluir
  125. Sueli de fátima rodrigues ferreira28 de maio de 2010 14:21

    visto que toda educação parte em primeiro lugar de casa e a família é uma extenção da escola muitas chegam na escola trazendo seus proprios preconceitos vivenciados em suas casa.Parte de nós educadores mudar certos conceitos.

    ResponderExcluir
  126. Ana Lucia dos Santos31 de maio de 2010 18:47

    Concordo com a Sueli, a participação da escola na educação da criança e tão ou mais importante que a da família, principalmente tendo como tarefa acabar com os preconceitos trazido de casa e ensinando as crianças a viver com a diversidade que existe em nossa sociedade atual.

    ResponderExcluir
  127. Ana Lucia dos Santos 1º A31 de maio de 2010 18:49

    Concordo com a Sueli, a participação da escola na educação da criança e tão ou mais importante que a da família, principalmente tendo como tarefa acabar com os preconceitos trazido de casa e ensinando as crianças a viver com a diversidade que existe em nossa sociedade atual.

    ResponderExcluir
  128. Karen de Oliveira2 de junho de 2010 12:11

    Concordo coma Luciana cada pessoa temque fazer sua parte,a educação de cada pessoa começa em casa.

    ResponderExcluir
  129. Monica 5° Pedagogia12 de junho de 2010 07:37

    A Educação não ocorre somente nas Instituições escolares, mas também em casa ou até mesmo nas ruas,é essencial que a criança tenha uma boa formação humana e socialização,para que isso ocorra com sucesso deve ser levado em conta uma boa estrutura da família.

    ResponderExcluir
  130. Monica 5° Pedagogia18 de junho de 2010 12:23

    Concordo com a Luciana a educação também começa em casa com a família.

    ResponderExcluir
  131. Camila Gomes rgm: 3822 2ºPed24 de junho de 2010 17:51

    A Educação tem que ser iniciada em casa e não só nas instituições,hoje em dia e possivel ver que muitas crianças nao tem uma boa estrutura familiar.

    ResponderExcluir
  132. Camila Gomes 2º Ped RGM 382224 de junho de 2010 18:12

    Eu concordo com a Maria da Conceição
    Que a educação formal é fundamental para as crianças devido ser a primeira educação que elas recebem de seus pais.

    ResponderExcluir
  133. Juliane Liberati 2° ped RGM:3859
    A escola depende da familia, ambas tem que trabalhar juntas para que desenvolverem a identidade da criança, para formarem um cidadãode carater.

    ResponderExcluir
  134. Juliane Liberati RGM:38595 de agosto de 2010 06:57

    Concordo com a Ivonete os pais tem que participar da educação sim dos seus filhos, por que a educação da escola não é tudo, algumas vezes os pais tem que complementar algo que falta.

    ResponderExcluir
  135. Acredito que o Brasil é o País das diversidades, e ensinar o ser humano a lhe dar com isso não cabe somente a escola, porque acredito que a família tem um peso maior na educação e na formação desss crianças.A familia tem um papel se não mais, é tão importante quanto o trabalho do professor e da escola. A familia é realmente a base de tudo. E se é possivel notar essa ausencia ou presença na vida da criança.Tatiane rgm:3916

    ResponderExcluir
  136. Concordo com a Nanci, nâo existe só uma educação e sim várias, em todo ambiente que ocorra interação com outras pessoas.o conhecimento é adquirido a todo momento é um processo constante e infinito. (Tatiane rgm:3916)

    ResponderExcluir
  137. sueli de fatima rodrigues ferreira 430712 de outubro de 2010 11:24

    concordo com a tatiane a cada momento é um processo de aprendizagem gerando educação

    ResponderExcluir
  138. a familia é a base da educaçao de uma criança, contudo a escola é uma instituaçao nque possui um papel relevante nesse processo.dessa forma acredito que as duas nao podem ser dissociadas.
    a educaçao escolar e familiar tem a funçao de tornar cidadaos mais criticos e exigente, que aceitem as diferenças sem nenhum tipo de preconceito.

    ResponderExcluir
  139. concordo com a juliane liberati, a familia\ e a escola tem que se unir para que a criança seja beneficiada

    ResponderExcluir
  140. CONCORDO COM A JULIANE LIBERATI, POIS A ESCOLA E FAMILIA TEM UM PAPEL IMPORTANTE NA EDUCAÇÃO, POIS É A BASE DE TUDO.
    POIS O EDUCADOR QUE É PREOCUPADO COM A FORMAÇÃO DO CIDADÃO ESTA BUSCA DE RESULTADOS SATISFATÓRIOS

    PRISCILA 3257 PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  141. A familia é a base da educaçao de uma criança, pois a escola é uma instituaçao que possui um papel importante na vida da criança.Sendo forma acredito que as duas nao podem ser dissociadas.

    PRISCILA 3257 PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  142. MARIA AMÉLIA(2709) 4°LETRAS -Tudo parece tão bonito, no papel é lógico! Não entendam como negativo esse comentário, por favor! Frequentemente questiono-me: Se a escola deve ser tudo isso, se o professor tem tamanha responsabilidade, se da escola espera-se tanta coisa, por que ainda não conseguimos torná-la um local prazeroso? Sim, pois o último lugar em que uma criança ou jovem gostaria de estar é na escola. Lembro-me de uma cena do filme "O adorável professor" em que ele afirmava que quando aluno, não gostava da escola e, agora como professor, o último lugar em que gostaria de estar é na escola. Penso que o mais difícil é torná-la atraente e linda. Para conquistar um novo usuário de droga, o fornecedor, torna-a a coisa mais importante, essencial, encantadora, "a passagem para a realização de um sonho de paz" e, o jovem, seduzido por um sonho, experimenta-a. Como professor, temos tornado o ensino atraente e sedutor? Sim, temos que pensar nisso, pois ainda perdemos muitos jovens para o mundo da marginalização, basta olharmos nas estatísticas. Recentemente, presenciei em um SEBO, um adolescente tentando vender alguns livros, noviiinhos,noviiinhos... esses que o governo estadual e municipal tem "presenteado" os estudantes, então fiquei pensando: Onde estamos errando?

    ResponderExcluir
  143. Rafaela Brandão 31292 de dezembro de 2010 15:26

    Não é possível separar a criança que está na sala de aula e a criança que está fora dela. Pois, as duas formam uma só pessoa. Dessa forma, sua aprendizagem deve ser interligada ao mundo exterior ao da sala de aula. Só assim é possível conquistar o desenvolvimento integral da criança.

    ResponderExcluir
  144. Rafaela Brandão 31292 de dezembro de 2010 15:31

    Concordo com Maria Amélia, está cada vez mais difícil tornar a escola mais atraente do que "as tantas coisas novas" que os jovens encontram na rua. A escola está encharcada de coisas que não utlizamos no dia-a-dia, ensinos descartáveis. Nossos jovens já compreenderam isso e não querem perder o seu tempo no local descartável.
    Não é só nós professores que estamos errando, o erro vem mais de cima... vem de um lugar difícl de se alcançar. Mas, devemos lutar contra isso. Como?

    ResponderExcluir
  145. ASSIM QUE CRIANÇA INICIA A SUA VIDA ESCOLAR, ELA JÁ ESTÁ SE MODIFICANDO NÃO SÓ COM A ESCOLA, E TUDO, QUE ESTÁ INTERLIGADOS COM A VIDA DA CRIANÇA, FAZENDO COM QUE FIQUE CADA VEZ MAIS DIFÍCIL TORNAR A ESCOLA TRAENTE, COM TANTAS DIVULGAÇÕES EM TVS, DVDS, COMPUTADORES, MP3 E OUTROS.
    A ESCOLA NÃO É O PRIMEIRO LUGAR QUE A CRIANÇA VAI QUERER PASSAR A METADE DO SEU DIA SENTADO , FAZENDO CÓPIAS DE LIVROS, SENDO QUE PODE FAZER OUTRAS ATIVIDADES, POR ISSO NÓS PROFESSORES DEVEMOS TRONAR A ESCOLA UM AMBIENTE AGRADÁVEL E ATRAENTE COM VÁRIAS OPÇÕES DE ESTUDO E PESQUISA.

    ResponderExcluir
  146. A instituição escolar e a família é a fonte principal para a formação de cada individuo, construindo um processo de aprendizagem pedagógico, social e cultural.

    ResponderExcluir
  147. O aluno já vem para a escola com uma educação informal tão necessária quanto a educação formal ambas são importantes para o desenvolvimento do cidadão.

    ResponderExcluir
  148. Concordo com a Irislene, realmente a escola e a família é a fonte principal para a formação de futuros cidadãos.

    ResponderExcluir
  149. Concordo com Neiva, o aluno já vem para a escola com uma educação informal tão necessária para o seu desenvolvimento intelectual.

    ResponderExcluir
  150. Concordo com a Neiva e a com Iris, penso que a criança quando chega à escola traz com sigo uma bagagem de conhecimentos imprescindíveis à sua formação, é a partir deste conhecimentos de mundo que a criança possui que começaremos todo o processo educacional.
    Mas dentro de toda esta nova roupagem e atribuições da escola, tenho uma dúvida, até que ponto a escola que agora assume papéis importantes, que antes eram responsáblidade da família, tem o direito de interferir na cultura de um indivíduo?
    Andrea Dias Barbosa RGM 4763

    ResponderExcluir
  151. Bruna 3648 pedagogia
    A criança quando vem à escola ela não é uma folha em branco, trás com elas experiências, costumes, etc. A família é a base da educação da criança, hoje podemos perceber o qaunto a famíla esta sendo falha na educação das nossas crianças, pois perdemos muito tempo chamando a atenção e colocando limites nos alunos, coisa que antes vinha de casa. Fica difícil tornar a aula atrativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina Célia RGM 4340

      Eu concordo com aluna Bruna, pois quando a criança chega a escola com estes costumes, os professores sofrem bastante na educação destas crianças.

      Excluir
    2. Cada criança tem sua maneira de viver, sua cultura, tem uma Educação. Cabe ao Educador perceber a tempo e juntamente com a família pontuar aquilo que é certo e errado, impondo limites. Se a família não ajudar de nada adiantará o esforço e dedicação do professor.
      Elzineide Inácio 4372 Pedagogia turma A

      Excluir
    3. Concordo com a Bruna quando diz que a família é a base de tudo, é necessário que os pais coloquem limites para elas. Para que o professor possa ter uma aula produtiva.

      Excluir
  152. Joyce 3953 pedagogia
    Concordo com a maioria das meninas que dizem que as crianças tazem uma bagagem quando iniciam a sua vida escolar, nós professores precisamos fazer dessa bagagem algo positivo, partir do que elas conhecem para aprofundar nos conteúdos.

    ResponderExcluir
  153. Regina Célia Rgm 4340

    Eu acredito que a bagagem que os alunos possuem antes de entrar na escola seja algo fundamental para que os professores escolham a técnica correta a ser aplicada, proporcionando crescimento no aprendizado deste aluno.

    ResponderExcluir
  154. Regina Célia RGM 4340

    Sim quando os alunos entram na escola devem estar cientes das diferenças que irão enfrentar, e saber conviver com essa experiência sem criar situações constrangedoras.

    ResponderExcluir
  155. Regina Celia RGM 4340

    Concordo com a aluna Irislene, a instituição escolar e a família devem estar interligados para que o processo de aprendizagem flua.

    ResponderExcluir
  156. VANESSA BATISTA RGM: 4438 - CURSO DE LETRAS

    A escola tem sim um papel fundamental para formar cidadãos dignos e participativos, que saibam expor suas ideias de forma objetiva, porem os seus responsáveis precisam entender que a educação de casa também é muito importante para que o individuo saiba conciliar e agir diante toda e qualquer situação que lhes aparecer.

    ResponderExcluir
  157. edilene 5182 pedagogia25 de julho de 2014 14:24

    Nós educadores encontramos vários tipos de situações, tanto dos familiares de alunos, os próprios alunos e a gestão escolar na qual estamos! trabalhando em grupo todos com os mesmo objetivos, chegaremos ao sucesso da educação e na formação do cidadão.

    ResponderExcluir