terça-feira, 6 de outubro de 2009

6º DE LETRAS - REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A EXPERIÊNCIA DO SARAU VIRTUAL


CONFORME COMBINADO, ESTE ESPAÇO SERVIRÁ PARA REGISTRO DOS COMENTÁRIOS REFLEXIVOS SOBRE A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO SARAU VIRTUAL. COLOQUEM SEUS COMENTÁRIOS JÁ PENSANDO COMO FUTUROS PROFESSORES, AVALIANDO A ABORDAGEM DE ENSINO PRESENTE, A VISÃO DE LINGUAGEM QUE EMBASA ESTA ATIVIDADE, O PAPEL DO EDUCADOR E DO APRENDIZ NESSE CONTEXTO.

8 comentários:

  1. A experiência pedagógica do Sarau Virtual é uma atividade muito interessante que futuramente poderíamos adaptar para a sala de aula, infelizmente ainda nossos alunos não estão “informatizados”, mas quem sabe futuramente isto não acontece.

    O que vale a pena lembrar é que professores educadores já utilizam em suas aulas o Sarau, durante o estágio do Ensino Médio foi possível assistir uma aula dessas, a professora de Língua Portuguesa do 2º ano ao trabalhar o Romantismo preparou uma aula na qual os alunos iriam recitar os poemas do Romantismo que eram encontrados no caderno do aluno e professor. A professora propôs que os alunos fizessem um circulo debaixo de uma árvore, e assim todos os alunos recitariam poemas do Romantismo. Foi uma aula muito gostosa de assistir, pois por meio dela foi possível ver a interação dos alunos com a professora, a cada poema lido os alunos tiravam suas dúvidas, mostravam seus pontos de vista e discutiam os poemas com a professora e os demais alunos da sala. Na minha opinião, a aula da professora em questão valeria nota 10, e talvez não tivesse o mesmo resultado se fosse virtual.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da atividade Sarau Virtual. Achei muito interessante cada aluno postar um poema e ter a oportunidade de comentá-los. Além de promover a interação com os nossos coleguinhas de classe também nos dá a oportunidade de conhecermos outros poemas belíssimos.
    O professor que tem a oportunidade de trabalhar com seus alunos utilizando a tecnologia informatizada, como por exemplo a internet, promove resultados satisfatórios de interação e conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a atividade do sarau virtual, pois acresceta - nos conhecimento e é muito divertido :). Acredito que o uso da internet para esse compartilhamento de poesias também foi de grande utilidade para aqueles que não possuem tanta intimidade com a internet, pois é a chance tirarem dúvidas e avançarem mais alguns passos no mundo virtual.
    Essa atividade é de grande valia para o professor, pois é inovadora e é uma ótima maneira de adquirir conhecimento. Com certeza os alunos se interessarão!

    ResponderExcluir
  4. Oieeee. Nossa... excelente a ideia do sarau virtual. Realmente a arte deve estar presente em todas os meios de comunucação, facilitando a intimidade dos indivíduos com este mundo tão mágico. Proposta muito inovadora e válida para o docente, já que ele poderá utilizar deste mecanismo para despertar nos educandos maior interesse pela língua portuguesa. Parabéns!!!!! Marcela 6º semestre - Letras

    ResponderExcluir
  5. A maioria dos jovens acessam a internet e gostam muito, logo a ideia de aproximá-los da poesia (Literatura)utilizando uma ferramenta de comunicação apreciada por eles é fascinante.
    Amei a atividade.

    ResponderExcluir
  6. A atividade fortaleceu ainda mais minha vontade: montar um blog sobre literatura quando for professora.

    amei

    ResponderExcluir
  7. Ana Lúcia RGM 410510 de dezembro de 2009 15:10

    Foi muito gratificante realizar essa atividade, pois os alunos interagem muito bem através da Internet. Esse meio de comunicação professor/aluno facilita a aproximação e o despertar interesse do aluno para o estudo de Literatura.

    ResponderExcluir