terça-feira, 6 de outubro de 2009

6º DE LETRAS - REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A EXPERIÊNCIA DO SARAU VIRTUAL


CONFORME COMBINADO, ESTE ESPAÇO SERVIRÁ PARA REGISTRO DOS COMENTÁRIOS REFLEXIVOS SOBRE A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO SARAU VIRTUAL. COLOQUEM SEUS COMENTÁRIOS JÁ PENSANDO COMO FUTUROS PROFESSORES, AVALIANDO A ABORDAGEM DE ENSINO PRESENTE, A VISÃO DE LINGUAGEM QUE EMBASA ESTA ATIVIDADE, O PAPEL DO EDUCADOR E DO APRENDIZ NESSE CONTEXTO.

7 comentários:

  1. A experiência pedagógica do Sarau Virtual é uma atividade muito interessante que futuramente poderíamos adaptar para a sala de aula, infelizmente ainda nossos alunos não estão “informatizados”, mas quem sabe futuramente isto não acontece.

    O que vale a pena lembrar é que professores educadores já utilizam em suas aulas o Sarau, durante o estágio do Ensino Médio foi possível assistir uma aula dessas, a professora de Língua Portuguesa do 2º ano ao trabalhar o Romantismo preparou uma aula na qual os alunos iriam recitar os poemas do Romantismo que eram encontrados no caderno do aluno e professor. A professora propôs que os alunos fizessem um circulo debaixo de uma árvore, e assim todos os alunos recitariam poemas do Romantismo. Foi uma aula muito gostosa de assistir, pois por meio dela foi possível ver a interação dos alunos com a professora, a cada poema lido os alunos tiravam suas dúvidas, mostravam seus pontos de vista e discutiam os poemas com a professora e os demais alunos da sala. Na minha opinião, a aula da professora em questão valeria nota 10, e talvez não tivesse o mesmo resultado se fosse virtual.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da atividade Sarau Virtual. Achei muito interessante cada aluno postar um poema e ter a oportunidade de comentá-los. Além de promover a interação com os nossos coleguinhas de classe também nos dá a oportunidade de conhecermos outros poemas belíssimos.
    O professor que tem a oportunidade de trabalhar com seus alunos utilizando a tecnologia informatizada, como por exemplo a internet, promove resultados satisfatórios de interação e conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a atividade do sarau virtual, pois acresceta - nos conhecimento e é muito divertido :). Acredito que o uso da internet para esse compartilhamento de poesias também foi de grande utilidade para aqueles que não possuem tanta intimidade com a internet, pois é a chance tirarem dúvidas e avançarem mais alguns passos no mundo virtual.
    Essa atividade é de grande valia para o professor, pois é inovadora e é uma ótima maneira de adquirir conhecimento. Com certeza os alunos se interessarão!

    ResponderExcluir
  4. Oieeee. Nossa... excelente a ideia do sarau virtual. Realmente a arte deve estar presente em todas os meios de comunucação, facilitando a intimidade dos indivíduos com este mundo tão mágico. Proposta muito inovadora e válida para o docente, já que ele poderá utilizar deste mecanismo para despertar nos educandos maior interesse pela língua portuguesa. Parabéns!!!!! Marcela 6º semestre - Letras

    ResponderExcluir
  5. A maioria dos jovens acessam a internet e gostam muito, logo a ideia de aproximá-los da poesia (Literatura)utilizando uma ferramenta de comunicação apreciada por eles é fascinante.
    Amei a atividade.

    ResponderExcluir
  6. A atividade fortaleceu ainda mais minha vontade: montar um blog sobre literatura quando for professora.

    amei

    ResponderExcluir
  7. Foi muito gratificante realizar essa atividade, pois os alunos interagem muito bem através da Internet. Esse meio de comunicação professor/aluno facilita a aproximação e o despertar interesse do aluno para o estudo de Literatura.

    ResponderExcluir