terça-feira, 28 de abril de 2009

A tecnologia não substituirá o professor, fiquem tranquilos...

Leia o texto abaixo e comente de que maneira as tecnologias podem ser usadas a favor da educação. Além de comentar o texto, fique à vontade para comentar o que seus colegas escreveram.


Educar para o uso responsável dos meios digitais
Cristina Moraes Sleiman*

Atualmente há uma grande preocupação quanto à utilização inadequada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Os casos mais comuns são: utilização de páginas Web para difamar ou caluniar alguém, e-mails com informações falsas, plágio e outras modalidades. Sou defensora da utilização das TICs na Educação, mas também defendo que precisamos educar para isso e só conseguiremos atingir tal objetivo se nos educarmos primeiro.
Quantas pessoas que estão lendo este artigo têm o costume de bloquear sua máquina quando saem de perto do computador? Ou ainda “emprestam” sua senha para um colega acessar a Internet? Quem nunca recebeu um e-mail em nome de uma grande empresa com a frase “clique aqui”?
Os novos meios de comunicação trouxeram também novas formas de fraude às quais estamos sujeitos. Como educadores, é nosso papel contribuir para o desenvolvimento pleno do aluno. Ética e cidadania são essenciais para o convívio em sociedade. Para lidar com essas questões, que já não são mais probabilidades, mas sim realidade cada vez mais próxima de todos, é necessário desenvolver um plano de Educação Digital.
Diferentemente de outros educadores, que definem Educação Digital como Educação por meio de recursos digitais, considero Educação Digital como educar para utilizar de forma responsável os meios digitais, levando ao conhecimento do educando também os aspectos jurídicos relacionados à utilização de tais meios.
A Educação Digital pode e deve ser trabalhada em duas vertentes: educação dos empregados e colaboradores de uma empresa (Política de Segurança da Informação) e educação dos alunos dentro da própria instituição de ensino, considerando-se o processo de construção do conhecimento como base para qualquer situação.
Pensando na proteção não só dos alunos, mas também da própria instituição de ensino, o ideal é traçar um plano de ação, levando ao conhecimento de todos os aspectos jurídicos essenciais na utilização de recursos tecnológicos. Neste artigo, o meu foco será o aluno, mas vale lembrar que a questão não se limita a ele.
Discorrer sobre os aspectos legais na utilização dos recursos tecnológicos para o corpo discente não é difícil, mas sua conscientização sim. Um bom caminho é aproveitar as situações de uso das ferramentas na própria escola. Por exemplo, ao planejar uma atividade de pesquisa on-line, é importante inserir no contexto a responsabilidade de cada um ao publicar informações na Internet. Para ambos os casos, recomenda-se a elaboração de dicas de segurança da informação e responsabilidade civil e criminal (
veja aqui algumas dicas).
Não é um trabalho fácil. Será necessário conscientizar os professores antes dessa etapa, pois são questões específicas e devem ser claramente disseminadas.
É importante ressaltar que a Internet não é uma terra sem lei, como se ouve por aí. Temos uma nova forma de atuação. O que muda é o meio, e não o ato em si. Portanto, a lei é perfeitamente aplicável. Para exemplificar, pense na Lei de Direitos Autorais, que deve ser aplicada a toda obra independentemente do meio de suporte, ou seja, publicação impressa ou publicação on-line, podendo ainda ser exteriorizada apenas de forma oral.
Quanto à questão da responsabilidade, espero que não tenha assustado o caro leitor ao mencionar civil e criminal, mas o tema é de suma importância. Freqüentemente, por falta de esclarecimento, o usuário acaba enviando um e-mail indevido, contendo ameaças, calúnias ou injúrias contra outra pessoa, pensando que nunca será descoberto. “Ledo Engano”, até mesmo as Lan Houses hoje são obrigadas a manter um cadastro de usuários e horário de utilização. Lembre-se de que o endereço IP (um dos protocolos responsáveis pela identificação dos computadores na Internet) leva à máquina utilizada, e da máquina chega-se ao autor.
Outra dica importante é sobre os falsos e-mails. Como se prevenir? O que fazer quando a máquina for invadida? Como evitar que sua senha seja interceptada por um cracker? E há muitas outras questões sobre o assunto. Esse “mundo” está apenas começando, mas a responsabilidade existe e deve ser imputada a quem de direito.
Para finalizar, algumas referências sobre temas a serem abordados para o planejamento de Educação Digital: - Identidade Digital- Responsabilidade (civil e criminal)- Responsabilidade em conteúdos da Internet (todo conteúdo escrito na Internet é de responsabilidade de seu autor)- Responsabilidade na utilização de e-mails (enviar um boato eletrônico, por exemplo, pode gerar responsabilidade civil e criminal)- Comunidades Virtuais (nunca se pode falar de questões protegidas por sigilo profissional nem se pode utilizar imagens de pessoas sem autorização)- Privacidade- Direito autoral- O que é endereço IP (pode representar o local de ocorrência de uma infração ou o começo de uma investigação de crime eletrônico)
Links relacionados:Campanha contra PedofiliaCartilha Hacker Teen Centro de estudos, respostas e tratamentos de incidentes de segurança no BrasilEducação Digital (blog Cristina Sleiman)Direito, Tecnologia e Educação (blog Cristina Sleiman)Guia Serasa de Orientação – várias dicas sobre segurança da informaçãoInternet Segura – Dicas de segurançaMiúdos Seguros na.netNada de usar o nome do cachorro – PCWorld – dicas sobre senhasQuem é quem das pragas virtuais – PCWorldSafernet – Central Nacional de Denúncias
Legislação:
Código CivilCódigo PenalLei de Direitos autoraisLei de SoftwareProjeto de Lei n. 76/2000, do Senado, que regula a repressão aos crimes de informática.
Confira entrevista da autora à revista "A Rede"
* Advogada e pedagoga, atua na área de Internet, Política, Normas de Segurança da Informação e Educação Digital no Senac São Paulo. Mestranda na Escola Politécnica da USP em sistemas eletrônicos.

195 comentários:

  1. Este texto esclarece muitas coisas que assustam os professores e os impedem de se arriscar no mundo virtual com seus alunos, principalmente quando se afligem devido aos inúmeros casos de violência e pedofilia, no entanto, a autora deixa claro que depende do adulto a facilidade de acesso de menores de idade a internet. Ela também esclarece que da mesma forma que existem coisas boas e ruins no mundo real, será assim também no mundo virtual

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula, tudo bem?
    Meu nome é Dayana Gabriella, graduanda do curso de Letras Inglês, na Universidade Católica de Brasília.
    Estou lendo sua tese de mestrado (Inclusão social e digitial: O uso da internet como complemento da aula presencial de língua estrangeira), e gostaria de uma ajuda. Para finalizar o meu TCC (Ensino de lingua inglesa via internet), gostaria de saber onde encontrou os materiais de Warschauer.
    No aguardo,
    Dayana Gabriella (dagaby@gmail.com)

    ResponderExcluir
  3. O mundo virtual é extremamente extenso para o conhecimento do aluno, mas vale lembrar que precisamos de alguem para orientar o aprendizado.
    O educador não pode se privar da tecnologia e sempre se atualizar.

    Priscila - rgm 3257 3 º pedagogia

    ResponderExcluir
  4. Você tem razão Priscila, o professor tem que estar sempre se atualizando. Como vimos no artigo da revista Maxi de Ensino na aula de Didática: Pior do que o descuido com o visual do professor, é o descuido com a tecnologia. Porque ainda existem professores que dizem com muita naturalidade: "Sou analfabeto virtual", como se fosse normal.... É preciso acordar e se atualizar para entender o mundo e a realidade dos alunos.

    ResponderExcluir
  5. solange RGM 3178 3ºPedagogia9 de maio de 2009 05:15

    Realmente esse "mundo virtual" está apenas começando, mas já vem com tanta coisa errada que só serve para fazer o mal. Infelizmente muita gente não tem a consciência de que a internet pode ser ao nosso favor, para abrir caminhos, pensamentos e discussões construtiva.
    Portanto o mundo virtual é construtivo se sobermos usá-lo devidamente, pois realmente a profissão professor não desaparecerá, no qual esse mundo virtual é apenas um complemento para o aperfeiçoamento dessa profissão "PROFESSOR".

    ResponderExcluir
  6. Gisélia Rgm 33659 de maio de 2009 05:16

    Direcionar os alunos quanto aos conteúdos da internet é papel importante do professor,porém,cabe também a escola e aos professores orientar aos pais quanto a conteúdos suspeitos e das suas implicações quanto ao seu uso.

    ResponderExcluir
  7. solange Rgm 31789 de maio de 2009 05:18

    Concordo com a priscila o educador deve estar atento ao que ensinar e como ensinar, pois o aluno pode cair em site errado.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Gisélia Rgm 33659 de maio de 2009 05:19

    Realmente Priscila, atualização é tudo para o professor, principalmente no quesito informática/internet, onde tudo se atualiza dia a dia.

    ResponderExcluir
  10. O comentario da Gisélia é muito importante também, pois cabe a toda a equipe pedagógica ficar atenta a esse mundo virtual, orientando o aluno a exist|ência dessa mídia.

    ResponderExcluir
  11. Ana Claudia 34219 de maio de 2009 05:20

    Realmente há uma preocupação em relação a sites estranhos, as vezes sem querer clicamos em um link desconhecido e ja ficamos preocupados. Enquando educadores devemos promover o aluno virtualmente, porem orientando-o sempre dos riscos que podem ocorrer. Hoje em dia até nas lan hauses são obrigatórios os cadastros das pessoas que utilizam seus seviços logo, quando houver o uso idevido o sujeito sera identificado. É necessario ficar atento pois existem os dois lados desse mundo virtual, devemos prevenir nossos alunos do lado ruim e orienta-los ao lado bom que utiliza o mundo virtual para informações e conhecimento.

    ResponderExcluir
  12. Precisamos ter a consciência dos males da do mundo virtual, não esquecermos nunca que trabalhar com ele é ótimo, e faz parte hoje dos meios da educação mas como nos mostra o texto da professora Paula as responsabilidades são grandes, e isso devemos deixar claro para os nossos alunos.

    ResponderExcluir
  13. Achei todos que escreveram sobre a tecnologia e "PROFESSOR" estão atento a informação e tem consciência que o educador precisa se informatizar e atualizar...beijos para todas do 3º de pedagogia.

    Priscila 3257

    ResponderExcluir
  14. O mundo virtual é a melhor opção para trabalharmos com os alunos, porém receio que futuramente possamos ser substituidos pelos mesmos...

    ResponderExcluir
  15. O uso da tecnologia é essencial para interagirmos como o mundo virtual, é muito importante para a educação. Mas não devemos esquecer como disse a Gisélia, do cuidado que os pais devem ter, procurando sempre saber o que seus filhos estão acessando e se o uso da Internet está sendo para aperfeiçoar seus estudos ou para prejudica-los. Pois a tecnologia tem os dois lados, o bom que aprimora nossos conhecimentos, e o ruim como a pedofilia, emails falsos etc...

    ResponderExcluir
  16. Gisélia Rgm 33659 de maio de 2009 05:27

    Solange, você tem toda razão, muita gente só se utiliza da internet para fazer o mal,embora cabe a nós educadores orientar pais e alunos quanto ao acesso indevido da internet.

    ResponderExcluir
  17. Simone 3240 3º Pedagogia

    ResponderExcluir
  18. Gisélia Rgm :33659 de maio de 2009 05:30

    Verdade Elaine,a tecnologia é fundamental para a educação,principalmente nesse mundo globalizado em que vivemos.

    ResponderExcluir
  19. Ana Claudia 34219 de maio de 2009 05:30

    Concordo com a Solange o mundo virtual está apenas começando e infelizmente tem pessoas que usam para fazer coisas que não convém, a internet deve ser usada ao nosso favor para torna-la construtiva.

    ResponderExcluir
  20. Sandra RGM 3334 3º pedagogia9 de maio de 2009 05:32

    Nossa Elaine muito bem lembrado, temos que lembrar que um educador não deve dizer nunca que não sabe nada sobre o mundo virtul, vale lembrar que aqueles que não sabem nada sobre isso tem que se atualizar, pois hoje ja não tem como educar sem usar a internet,porque isso ja faz parte do mundo das crinças, ou seja, desta geração.

    ResponderExcluir
  21. Sandra RGm 3334 3º pedagogia9 de maio de 2009 05:34

    Acho que não Simone, varios textos nos dizem que não vamos ser substituidos por maquinas....

    ResponderExcluir
  22. Com tantos avanços da tecnologia é fundamental que os Educadores orientem os pais alunos sobre o uso adequado da internet e busquem se atualizar cada vez mais, pois atualmente o uso da internet é um complemento facilitador para o ensino de qualquer disciplina.

    ResponderExcluir
  23. Elizangela rgm 33389 de maio de 2009 05:37

    Saber usar a tecnologia com sabedoria valerá a pena, pois devemos levar a tecnologia para a sala da aula, para que o aluno saiba interagir com o mundo, sempre orientando o mau uso.

    ResponderExcluir
  24. Simone, não acredito que o professor será substituído pela máquina, e sim por um outro professor mais atualizado para o mercado de trabalho. Porém nada substitui a presença humana, pois a vida não é só máquina, é emoção, participação, contato, enfim, tudo que uma máquina não faz!!!!

    ResponderExcluir
  25. Elizangela rgm 33389 de maio de 2009 05:41

    Concordo com a Ana Cláudia ao falar que existe o lado bom o lado mau da internet, devendo sempre procurar se livrar das coisas que não valem a pena de ver.

    ResponderExcluir
  26. Verdade Elaine os educadores sempre devem estar atualizados, no mundo virtual também, lembro de uma professora da escola que trabalhei, ela me disse uma vez que não sabia nem ligar um computador e nem lhe interessava aprender.

    ResponderExcluir
  27. Elizangela rgm 33389 de maio de 2009 05:46

    Nossa Priscila, sua reflexão é a mais pura verdade, pois quem não sabe usar a tecnologia deve se especializar, principalmente o educador.

    ResponderExcluir
  28. Concordando com Paula, acrescento que no daia-a-dia nossa preocupação com segurança, qualidade de vida e tudo o mais no mundo real, atualmente essas preocupaões são remetidas para o mundo virtual, mas existe a lei das compensações e como no real , no virtual encontramos nosso lugar ao sol.

    ResponderExcluir
  29. Gisélia tem toda razão, o direcionamento que os professores oferecem aos alunos precisa receber uma continuidade em suas casas,para que o trabalho do educador não se perca.

    ResponderExcluir
  30. Devemos encarar a tecnologia como uma aliada, nunca como inimiga, pois com ela as pessoas de todas as idades em toda parte do mundo; se tiver interesse poderá iniciar, aprimorar e enriquecer seus conhecimentos, se tiver bom senso ao utilizá-la.

    ResponderExcluir
  31. Toda criança tem que ter acesso à tecnologia, basta uma supervisão de um adulto.A internet é muito perigosa, porém, é um meio muito prático de fazer as coisas, uma mensagem para alguém, po exemplo, antes demorava dias até chegar a seu destino, agora com e-mail e msn torna-se instantaneo, a tecnologia veio pra facilitar nossas vidas, é só saber usar de maneira correta.

    ResponderExcluir
  32. Maria você tem toda razão, a tecnologia é uma aliada, veio facilitar nossas vidas. Temos que absorver o melhor dela.

    ResponderExcluir
  33. Janaina Santos Gonçalves - 393213 de maio de 2009 08:13

    A tecnologia tem avançado de forma estrondosa. A Internet hoje é um dos meios de comunicação mais utilizado em todo o mundo por pessoas de diversas idades, tanto para se comunicar como para obter conhecimentos, então é fundamental que o educador se atualize e faça uso dessa tecnologia para ensinar e aprender.
    Como já foi dito a Internet tem seu lado bom e ruim, mas basta utilizar de forma correta que obteremos resultados excelentes, tanto para ensinar como para o próprio aprendizado

    ResponderExcluir
  34. neiva Belan-386314 de maio de 2009 06:55

    Neiva Belan-3863
    Realmente nós futuras pedagogas necessitamos constantemente nos atualizarmos,a tecnologia se faz necessária, mas corremos esse sério risco,o da invasão, são pessoas que usa a internet para prejudicar outras pessoas e não para o bem.
    devemos sim estar sempre alerta quanto a isso.
    ....Como já disse o que seria de nós sem essa tecnologia

    ResponderExcluir
  35. Izabela Nogueira - 362715 de maio de 2009 08:34

    Concerteza a internet é uma ótima ferramenta para conhecimentos e pesquisas, mas além de todas estas facillidades ela é uma grande ameaça nas mãos de anônimos, que usam de maneira inadequada a internet, como diz Cristina Moraes Sleiman: "o usuário acaba enviando um e-mail indevido contendo ameaças, calúnias ou injúrias contra outra pessoa". Esse indivíduo pode achar que não poderá ser descoberto, porém pelo IP de seu computador ele pode ser reconhecido.
    Concordo com a Neiva, nós que seremos futuras pedagogas temos sempre que modernizar nossos conhecimentos, não só da tecnologia mas de tudo que se faz presente em nosso meio. E não deixar esses perigos da internet, paralisar nosso desejo de inovar.

    ResponderExcluir
  36. Sim,é essencial estarmos informados com os grandes acontecimentos que ocorre no mundo principalmente precisamos estar atento aos perigos que nos cercam.

    ResponderExcluir
  37. Neiva Belan-386315 de maio de 2009 09:00

    Sim, concordo com a Izabela Nogueira,realmente a internet é uma ótima ferramenta para nossos conhecimento e pesquisa, mas é lamentável que pessoas sem escrúpulos usem a internet de uma maneira errada, prejudicando outras pessoas.

    ResponderExcluir
  38. Izabela Nogueira - 362715 de maio de 2009 11:54

    É lamentável, Neiva! Pena que nem todos saibam usar ela de forma correta. Mesmo com todos esses risco da internet, creio que o uso dela seja uma forma descontraida de ensinar, saindo da rotina de giz e lousa.

    ResponderExcluir
  39. Tatiane Tomaz RGM 391617 de maio de 2009 07:27

    Concordo com a Neiva e a Izabela, pois no mesmo tempo que ajuda uma pessoa pode prejudicar,realmente é lamentável, pois a internet é um grande objeto para encontrarmos conhecimento, com o uso dela podemos proporcionar uma forma eficaz e descontraida para ensinar, como a Izabela diz: Saindo da rotina do giz e louza.

    ResponderExcluir
  40. Camila Gomes 3822...
    A internet nasceu para facilitar a comunicação entre os povos,e ao mesmo tempo ter conhecimentos do mundo sem sair do lugar,mas hoje em dia a internet e utiliza, mais para fraudes e e-mails duvidosos.
    Deveria ser feito uma reestruturação de alguns conteudos da internet.

    ResponderExcluir
  41. Rosângela Ferreira17 de maio de 2009 14:35

    rosangela 3479
    Acredito que,com o crescimento rápido da tecnologia precisamos sempre estarmos atualizados para podermos usar esse conhecimento voltado para a educação.A internet é uma maneira fantástica de se comunicar,é uma pena que pessoas façam uso indevido prejudicando outras pessoas.

    ResponderExcluir
  42. Maria da Conceição R. Leandro Rgm 353017 de maio de 2009 19:13

    È fundamental estarmos interados desse novo mundo encantador e perigoso que nos cerca,para que como futuras Pedagogas possamos passar de maneira correta e consciênte para nossos alunos,permitindo assim que eles possam usufruir do que é melhor nente mundo virtual correndo menos riscos.

    ResponderExcluir
  43. Maria da Conceição R. Leandro17 de maio de 2009 19:26

    Concordo com a Camila Gomes,a internet existe para facilitar nossas vidas,para que possamos nos comunicar com o mundo inteiro sem a necessidade de sairmos de casa,pena que exista pessoas que não saibam usufruir dessa técnologia sem prejudicar ao próximo, espero que possamos transmitir para nossos alunos o que há de melhor nesse mundo virtual,de maneira consciênte e segura,afim de tornarmos não apenas o mundo virtual melhor,mas o mundo de maneira geral,havendo mais respeito e amor entre todos.

    ResponderExcluir
  44. jacqueline alvarenga fernandes bissaco17 de maio de 2009 20:21

    tenho certeza que a tecnologia tem crescido a cada dia mais,nós professores devemos agradecer o previlegio de termos um meio fora os livros que podemos fazer pesquisa para ajudar a cada dia mais nossos alunos,mais não devemos deixar que a internet tome conta de nossas vidas e temos que escolher coisas certa para ver e não nos deixar levar por coisas ruins.

    ResponderExcluir
  45. jacqueline alvarenga fernandes bissaco17 de maio de 2009 20:24

    eu conrcordo plenamente com a Neiva ela disse uma verdade ,que nós futuras pedagogas precisamos da internet .

    ResponderExcluir
  46. jaqueline carvalho18 de maio de 2009 14:55

    bom tudo isso vem acontecendo com frequencia e um otimo meio de comunicação porem temos que tomar muito cuidado com as pessoas que estão do outro lado vamos melhorar isto

    ResponderExcluir
  47. Concordo com a Jaqueline Carvalho, cuidado é pouco por tantas coisas que está havendo pela internet, sendo lamentável a caso de pedofilia.

    ResponderExcluir
  48. jacqueline alvarenga fernandes19 de maio de 2009 09:17

    bem nos professoras sabemos que a internet é muito importante para nos, mais podemos colocar o lado positivo e o lado negativo, positivo é que podemos encontrar qualquer coisa que quisermos pela internet , negativo é que exite tanta violencia pela internet que ficamos um pouco com o pé atraz se ela veio para ajudar o prejudicar , por isso que temos que ficar de olhos abertos para o que esta rolando.

    ResponderExcluir
  49. carla andrade petrecone rgm:186319 de maio de 2009 11:43

    Na minha opiniao, a tecnologia( interneT) só veio para melhorar as nossas vidas!!! sabendo usa-la ,"ela "só nos trara beneficios!!
    Por isso que é importante que tanto os professores quanto os alunos tenham bastante informaçoes e conhecimentos para poder usufruir da melhor maneira possivel!!!

    ResponderExcluir
  50. carla petrecone rgm: 186319 de maio de 2009 11:48

    concordo com a Neiva, no aspecto do perigo que corremos em usar a internet, pois hoje em dia tem muitos hackers, que roubam as senhas, e invadem paginas da internet...por isso que ressalto a importancia do prof procurar conhecimentos tanto para a sua segurança como tambem para passar esses conhecimentos aos seus alunos, dessa maneira todos nós podemos fazer pesquisas na internet, estudar, ficar inclusos da globalizaçao

    ResponderExcluir
  51. Jaqueline Fernandes Alves RGM: 215019 de maio de 2009 14:28

    Hoje em dia é indispensável o uso da informatização para pesquisas e tudo o mais, mas temos também que nos atentar ao perigo que ela oferece à nós e principalmente às crianças.

    ResponderExcluir
  52. Patricia França RGM:3726
    Acredito que a internet tem seu lado bom e ruim, porque não sabemos muitas vezes com quem estamos lidando do outro lado. Se é verdadeiro o que nos postam ou não, então precisamos estarmos atentas para a evolução da tecnologia. Portanto não podemos futuras pedagogas parar no tempo por causa de alguns obstáculos temos que observar e acompanhar juntos os alunos na hora em que estiverem navegando!!!

    ResponderExcluir
  53. Patricia RGM:3726
    Concordo com a Jaque Fernandes no que diz:"informática é indispensável", tanto para os alunos como para os professores. Refletindo sobre os comentários percebi o quanto eu estudante necessitava de internet na minha casa para que eu pudesse pesquisar e estar incluinda nesse mundo digitalizado em que nos encontramos!

    ResponderExcluir
  54. É lamentável saber que os grandes meios de comunicação tecnológicos, também trouxeram novas formas de fraude, colocando em risco a reputação das pessoas, uma vez que a tecnologia veio para beneficiar.
    Neste sentido, a presença dos pais é essencial. Acompanhando seus filhos e indicando também o caminho melhor para a utilização dessa ferramenta que pode tanto educar, como deseducar.
    Portanto, cada um deve utilizar a tecnologia de uma forma consciente, absorvendo conteúdos educativos para seu próprio conhecimento.

    ResponderExcluir
  55. Concordo, os pais tem uma grande responsabilidade para com seus filhos, uma vez que se torna frequente o uso da tecnologia entre crianças e adolescentes.

    ResponderExcluir
  56. Concordo com a Maria. Temos que ver a tecnologia como uma aliada, pois a internet é uma ferramenta muito importante para nós estarmos atualizados, além de ser ideal para um professor pesquisador.

    ResponderExcluir
  57. Concordo com a Jaqueline. Realmente é indispensável o uso da internet,lembrando que se existem benefícios, também existem maleficios, por isso temos que estar atentos ao perigo que "ela" pode oferecer.

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Todos nós concordamos em dizer que a internet é a principal das novas tecnologias de comunicação e informação JÁ inventadas no mundo. Mas também concordamos que está sendo usada ilegalmente devemos tomar sempre cuidado ao acessar um site, pois estamos correndo riscos...

    ResponderExcluir
  60. Carla A. Petrecone20 de maio de 2009 13:07

    A Raquel tem razão em dizer "os pais tem uma grande responsabilidade para com seus filhos, uma vez que se torna frequente o uso da tecnologia entre crianças e adolescentes", pois hoje em dia a pedofilia pela internet esta muito frequente, portanto é necessario que os pais saibam que tipo de site, conteudos, os seus filhos estao navegando na internet.

    ResponderExcluir
  61. Carla Petrecone Rgm:186320 de maio de 2009 13:09

    A Raquel tem razão em dizer "os pais tem uma grande responsabilidade para com seus filhos, uma vez que se torna frequente o uso da tecnologia entre crianças e adolescentes", pois hoje em dia a pedofilia pela internet esta muito frequente, portanto é necessario que os pais saibam que tipo de site, conteudos, os seus filhos estao navegando na internet.

    ResponderExcluir
  62. jaqueline fernandes alves rgm: 215020 de maio de 2009 14:31

    A Raquel falou algo muito importante, que é a responsabilidade que os pais tem sobre seus filhos e por isso eles devem fiscalizar sim o que os jovens e crianças vasculham na frente dos computadores...

    ResponderExcluir
  63. Realmente como muitas disseram a responsabilidade são dos pais, que muitas vezes nem se preocupam com que os filhos fazem em frente o computador e os perigos que eles possam estar passando.

    ResponderExcluir
  64. Ah não podemos negar que podemos obter vários conhecimentos também, apesar dos riscos e perigos,tem também muitas coisas importantes que podem ser absorvidas, com o avanço da tecnologia temos que estar por dentro pois o futuro só mostra o quanto vamos precisar dos computadores.

    ResponderExcluir
  65. Como é bom usufruirmos da tecnologia, ja imaginaram com seria as nossas vidas, sem o avanço das tecnologias. Mas para usufruirmos dela com segurança, devemos tomar alguns cuidados. Jamais deixar menores as sós nos computadores, sem a supervisão de um adulto é muito perigoso. Mas por outro lado, o uso da tecnologia na Educação de nossos alunos, é maravilhoso, a aprendizagem se tornará muito mais atrativa, interessante, para os nossos pequenos.

    ResponderExcluir
  66. Nilza S. Latini RGM 378620 de maio de 2009 18:39

    concordo com a Maria, nós futuras pedagogas temos que evoluir, juntos com a tecnologia, para que possamos desenvolver melhor o nosso papel como educadoras.Com segurança e eficiência.

    ResponderExcluir
  67. keli brazuti 347320 de maio de 2009 20:40

    a Nilza razão, não seriamos nada sem a tecnologia...

    ResponderExcluir
  68. Janaina S. Gonçalves - 393221 de maio de 2009 05:21

    É muito triste mesmo Deise saber que uma ferramenta tão importante para nosso aprendizado, possa ser utilizado por pessoas de má fé para prejudicar alguém,quando na verdade deveria ser utilizado por todos com conciência e responsabilidade.

    ResponderExcluir
  69. Janaina S. Çonçalves - 393221 de maio de 2009 05:40

    A tecnologia na educacao é um elemento a mais que contribui para o crescimento da escola e também do aluno na superacão de seus limites
    Conhecer algumas possibilidades de uso da internet como: acessar programas, selecionar informacões, e como explorar para fins de planejamentos educacionais é de grande importância para todo o grupo, aluno professor e Instituição.

    ResponderExcluir
  70. Joyce F Miranda Rgm 395321 de maio de 2009 11:10

    concordo plenamente com a Deise, é realmente muito triste que o uso da internet tenha tomado esse rumo, onde tem sido utilizada com muita frequencia por alunos para difamar e caluniar colegas de sala, ao inves de ser uzada como meio de pesquisas escolares. Essas manifestacoes ganharam uma repercusao muito grande e foram nomeadas como cyberbullying, e os professores tem um participação importante na formação de internautas mais conscientes, pois podem aletar seus alunos que essas ações jah são consideradas crime.

    ResponderExcluir
  71. juliane liberati21 de maio de 2009 11:28

    Com a internet nos podemos ir pra varios lugares do mundo ser sair de casa podemos conhecer diferentes culturas, mas tem usar com consciencia e saber aonde esta entrando.
    A CAmila Gomes falou tudo que a internt nasceu para facilitar a nossa comunicação.
    Como futuros pedagogos nos temos que ser sempre bem informados nos temos que ir sempre atras de coisas novas

    ResponderExcluir
  72. jaqueline fernandes alves rgm: 215021 de maio de 2009 14:56

    Como disse a Joyce "os professores tem uma participação importante na formação de internautas",seja qual for a idade de nossos alunos nós temos o dever de concientizá-los de tudo o que a internet oferece, fazendo o papel que muitas vezes os pais não fazem,limitar e instruir o acesso a certos sites!

    ResponderExcluir
  73. Maria Da Conceição Ribeiro Leandro 353021 de maio de 2009 20:26

    Que bom saber, tenho aliadas tão especiais como vocês,Nilza,Deise,Camila,que pensam da mesma maneira,que possuem os mesmos objetivos e ideais, juntas conseguiremos melhorar a Educação não podemos deixar que nada nem ninguém destrua nossos sonhos,não podemos ficar inerte a esta situação, a qual estamos todos envolvidos,o mal está em toda parte,seja no mundo virtual ou no real,não somos super heroina,mas vamos lutar com perceverança,por um mundo melhor,mais justo e com mais oportunidades para todos, não podemos privar nossos alunos de viverem no mundo virtual,porém podemos ensinar o caminho mais seguro a ser seguido,para que com confiança e respeito,vivam intensamente, aproveitando o que há de melhor no mundo,na verdade eu concordo com todas as minhas amigas Pedagogas, todas são muito sábias e com certeza,revolucionaram,como educadoras que amam e se dedicam ao que fazem.

    ResponderExcluir
  74. Janaina S. Gonçalves - 393222 de maio de 2009 05:52

    Concordo plenamente com você Elaine, não acredito que o ser humano possa ser substituído pelas máquinas, pois qualquer tecnologia precisa de uma forma ou de outra da presença do homem para funcionar.
    Nada substitui o contato físico o carinho o amor à atenção do professor. Mais não podemos esquecer que o mundo está em constantes mudanças e temos que nos adaptar a elas, pois o mercado de trabalho exige uma atualização constante. Como você mesma disse, o professor como qualquer outro profissional pode ser substituído por outro que seja mais capacitado que ele.

    ResponderExcluir
  75. Luciana -3121
    É realmente verdade o que a autora disse, não é só a internet que nós temos que nos proteger, os riscos estão em todos os lugares.Mas que devemos tomar cuidados, cuidar, orientar,fiscalizar nossos filhos, alunos etc!!
    Em geral nos proteger-mos,não entrar em qualquer emails, ser desconfiados na verdade.
    Tenho dois sobrinhos, que estão sempre conectados, não os deixos sozinhos, verificos todos seus acessos, além do mais de conselhar-los, as vezes acho que estou invadindo suas privacidades, mas preciso cuida-los, assim como atravessar a rua, buscar na escola, não deixar que saiam sozinhos...

    ResponderExcluir
  76. A internet é um meio maravilhoso de se comunicar com as pessoas de todo o mundo, e um meio de fazer tambem com que outras pessoas abuse disso...
    E devemos observar outra coisa, que o a internet não é o unico lugar que corremos riscos. E por causa de tudo isso devemos fazer de tudo para que o mundo mude, e nós futuros professores devemos ensinar o caminho certo a ser seguido... OK.

    RGM 3982

    ResponderExcluir
  77. eu concordo com a deise,a internet não divia ter tomado esse rumo, a internet é muito usada para mostrar coisas ilegais e tambem para defamar as pessoas. Em vez das pessoas usar a internet como meio de pesquisa, fica usando para manifestacoes desagradaveis. devemos sempre aletar os nossos alunos, para que fiquem muito esperto com as pessoas, que faz da internet um crime.

    BRUNA BIO RGM 3982

    ResponderExcluir
  78. Nanci disse:
    è preciso ensinar com responsabilidade, mostrando os benefícios que o mundo virtual pode nos oferecer, alertando os alunos das implicações decorrentes na sociedade.

    ResponderExcluir
  79. Nancy disse: Concordo com Jaqueline pois muitas das vezes assumimos papéis que os pais esquecem de realizar. Nós professores temos que direcionar, intruir nosso aluno em toda a sua capacidade, cognitiva,emocional, psicológica, etc.

    ResponderExcluir
  80. Telisangela 383723 de maio de 2009 14:54

    Tenho plena consciência que a educação digital tem um fator muito importante para os alunos, portanto deve ser implantada dentro da instituição de ensino. Hoje o mundo evolui com rapidez, por isso não podemos parar no tempo, tenho certeza que a educação digital não substituirá os professores e sim servira como um grande auxiliar durante as atividades, também não se pode ficar dependente desse meio, é interessante que os professores sempre estejam se aprimorando para acompanhar o desenvolvimento e evolução do método de ensino.
    Quanto a segurança e as fraudes temos alguns problemas, em primeiro lugar temos que conscientizar a todos da importância de se fazer um trabalho sério, deixar bem claro que existem leis e punições para as fraudes na internet, e assim fazer valer nossas leis.

    ResponderExcluir
  81. Concordo com a Nilza o que seria da nossas vidas sem o avanço da tecnologia. Pois está cada vez mais presente na vida de todos.
    Mas devemos ficar atentos,pois muitos usam para querer fazer o mal.
    Kelly Patrícia da Costa Dantas 3666

    ResponderExcluir
  82. rosangela ferreira,a Mírian tem razão quando diz que muitas vezes a internet é usada de forma ilegal por pessoas sem escrúpulos.Rosangela 3479

    ResponderExcluir
  83. Nos dias atuais em que a educação anda lado a lado com a tecnologia é preciso muito cuidado com a acessibilidade que crianças e adolescentes têm em relação a internet. Devemos concientizá-los desde pequenos sobre atos criminosos via internet, pois muitas pessoas ainda acreditam que crimes cometidos pela rede não serão investigados e julgados.
    Quando a família e a escola andam juntas na educação todos ganham.

    ResponderExcluir
  84. Keli Brazuti 347324 de maio de 2009 15:41

    Concordo com a Vailza, a escola e a familia da criança tem que se unir e trabalharem em comum acordo.

    ResponderExcluir
  85. Telisangela 3837
    internet, terra das oportunidades em todos os aspectos, tanto para aprender quanto, para ensinar
    o que não podemos fazer é nos tornarmos escravos desta tecnologia.

    ResponderExcluir
  86. Marcus 900
    Com certeza, a internet é uma ferramenta que pode ser muito útil na vida acadêmica, atinge de diferentes formas a todos os grupos de estudantes, mas deve ser utilizada com consciência e cuidado, afinal, nem tudo na rede mundial é confiável e útil para o enriquecimento cultural e acadêmico de nós alunos e professores, e da sociedade em geral.

    ResponderExcluir
  87. Talita RGM:4005

    O texto mostra que a internet pode ser uma otima compania se bem usada, mais fala tambem de pessoas que usam dela para abusar, enganar e ate mesmo atrai-las para um caminho sem volta; o ideal é que nós professores em conjunto com a sociedade e principalmente com a familia de cada aluno para auxilia-los e ensina-los a lidar com as situações que possam acontecer dentro da rede dos computadores.

    ResponderExcluir
  88. A Internet colaborou muito para o desenvolvimento da sociedade. Ela traz muitos beneficios para nós.
    Nem tudo na rede mundial é confiavel e util para o enriquecimento cultural e academico para os nossos alunos.
    O que nós futuros professores devemos fazer é alertar os alunos para que tomem cuidado com paginas na internet não autorizados,e pricipalmente salas de bate-papo...

    FABIOLA CALAZANS
    RGM:3983

    ResponderExcluir
  89. eu concordo com Bruna, a internet é um meio maravilhoso de nós comunicarmos com as pessoas, mas lá não é o unico lugar em que nós corremos risco.
    devemos tomar cuidado e alertar os nossos alunos. para que não ocorra algum tipo de risco na vida deles...

    FABIOLA CALAZANS
    RGM: 3983

    ResponderExcluir
  90. É muito bom podermos usar a tecnologia, não conseguiria me imagir como seria a nossa vidas, sem o avanço das tecnologias. só que devemos usufruirmos dela com segurança, devemos tomar alguns cuidados. Nunca devemos deixar menores sozinho no computador. Mas o uso da tecnologia na Educação de nossos alunos, é maravilhoso, a aprendizagem se tornará muito mais atrativa.
    Nós não temos que nos proteger só da internet, os ricos estão em todos os lugares.
    a autora diz que nós devemos tomar cuidado, cuidar e orientar, fiscalizar nossos filhos, alunos etc...

    TALITA RAMOS SGARIONI
    RGM: 3489

    ResponderExcluir
  91. Jaqueline Carvalho 348225 de maio de 2009 14:41

    concordo com a tatiane pois ja é um otimo meio de comunicação entre amigos e famílias distantes, claro eé com a maior cautela que não esquecendo que estamos em uma rede em que as pessoas podem vê o que quer e saber tambem

    ResponderExcluir
  92. Jaqueline Carvalho 348225 de maio de 2009 14:44

    É mesmo Keli o que seriamos de nos sem a tecnologia voçê pode imaginar como será daqui há 10 anos com certeza será essencial para nós e futuros filhos e netos

    ResponderExcluir
  93. leidijane 2482 5°pedagogia
    Acredito que a internet veio para agregar no nosso cotidiano e facilitar muitas coisas,porém devemos saber usá-la de forma construtiva para com nossos alunos, visando sempre o lado positivo e orientando-os sobre seus perigos. O que não existe é o professor querer privar-se de entender essa "tal" de tecnologia que esta cada vez mais inserida em nosso meio e pior ainda é querer privar nossos alunos de tal conhecimento.

    ResponderExcluir
  94. MARLUCI JULIANA RGM: 2949

    Estamos na era digital, que veio para nos auxiliar, mais devemos ter cuidado com o mal
    que a cerca, e nós como educadores temos que usar em nosso beneficio, a tecnologia é essencial e crucial para os dias hoje.
    O professor não deve temer, mais sim buscar cada dia mais estar antenado, e usar esse meio maravilhoso de forma benéfica, e jamais privar os seus alunos.

    ResponderExcluir
  95. O computador não substituirá o professor, pois a máquina precisa de quem a manuseie e saiba passar ou ensinar suas funções. No campo da pedagogia sempre haverá necessidade de um profissional capacitado para o ensino aprendizagem de qualquer que seja o método aplicado.

    ResponderExcluir
  96. Concordo com a Vailza e a Marluci, a internet, bem como as novas tecnologias que a cada dia nos surpreendem devem estar inseridas no processo ensino aprendizagem. O proessor não deve temer sa substituição, tampouco se eximir desta responsabilidade de estar se atualizando, para oferecer aos seus alunos sempre o que há de melhor. É claro que as limitações das escolas públicas brasileiras ainda é uma realidade ruim, mas não podemos nos apoiar nisso para justificar o nosso comodismo e nos tornarmos pessoas metódicas quanto às formas de abordagem de conteúdos que priorizam métodos antigos e até mesmo antiquados perante a era à qual estamos diante - A Era Digital. O Professor não deve se esquecer que é seu dever estar em processo de formação continuada, e que como exigimos de nossos alunos novas habilidades todos os dias, devemos nos capacitar para tambémoferecer etas novidades à eles, promovendo a democratização digital à toda a comunidade que atendemos.

    ResponderExcluir
  97. A tecnologia esta crescendo a cada dia, e seu conteudo vem se aprimorando com tanto crescimento, sobre o texto acredito que a ela influencie sim na nossa vida e que não nos hoje sem ela de certo forma. A uma visão negativa sobre a internet se tratando da invasão de privacidade , existem pessoas que clonan contas de bancos e-mais roubam fotos e a usam de ma fe isso já conteceu comigo o que me privou de usar uma pouco a internet.
    Esse txto relata bem o nosso cotidiano e meio de vida relatando historias que vivemos hoje e vamos viver por muito tempo por que ela só tente crescer , vamos torcer para que as leis contrar esses, seja feita.

    Graziele rgm 3882

    ResponderExcluir
  98. ERICA GOGONE RGM:398126 de maio de 2009 11:17

    A frase: "tecnologia a favor da educação" está deixando a desejar pois,pessoas sem o mínimo de caráter desfrutam deste meio para fazerem coisas sem o mínimo de aproveitamento!
    É uma pena,termos meios que facilitem nossa vida,como dito pela Neiva e pela Isabela,serem corrompidos por pessoas sem classe, sem brio,sem responsabilidade social é,...Acho que é isso o que falta!!!

    ResponderExcluir
  99. GRAZIELE RGM 3882

    Tambem acho assim como a erica que a tecnologia esta deixando a desejar, mas vivemos cercado dela e não temos como negar que ela nos tras beneficios como trabalhos e entretenimento existem é claro pessoas que a usam de modo indeviduo e não sabem se quer o ato de responsabilidade que carregam, a tecnologia é uma facade dois gumes, tem dois lados um muito importante e util e outro que pode desrespeitar e afetar muitas pessoas e até mesmo coisas.
    Nos como futuros docentes vamos lidar com ela a todo momento e dia ,provavelmente e certamente vamos nos cercar dela daqui a uns anos e tenho certeza que saberemos guiar nossos alunos para um caminho que tenha respeito positivo a parte sabemos que sera dificia e as vezes não teremos resultados mas p importante é saber usar a internet de forma correta e justa.

    ResponderExcluir
  100. Sabrina do Prado PaixãoRGM:364026 de maio de 2009 14:52

    Muito bem,concordo plenamente com o comentário da Erica e da Grazi e acredito que a tecnologia jamais substituirá o professor pois,mesmo tendo a tecnologia como apoio, é fundamental a orientação do professor e o conhecimento em multiplas áreas visto que não há tecnologia sem energia.

    ResponderExcluir
  101. concordo com voce Monica, realmente é necessario que os professores busquem ese atualizem, pois a tecnologia é algo que esta presente em nosso dia-a-dia.e os alunos precisam aprender a utiliza-la.

    ResponderExcluir
  102. Elaine concordo com voce, tambem acho que o professor nao sera substituido pela maquina, pois como voce disse nada substitui o trabalho humano.

    ResponderExcluir
  103. ivonete rgm 349026 de maio de 2009 18:26

    hoje acordamos e dormimos tecnologia e por tras de tanta, existe um ser muito mais inteligente que somos nós e é ai que mora o perigo,pois existem pessoas com mentes tão maldosas que usam meios ilicítos para que essa tecnologia se transfome em armadilhas para nossas vidas e por isso nós futuros professores devemos nos atualisar na informatização e espero que nunca sejamos substituidos, e sim aprendermos a conviver com ela e somente nos beneficiar a cada dia com sua evolução

    ResponderExcluir
  104. Keite Santos Gonçalves RGM 356026 de maio de 2009 18:27

    concordo com o comentario da Sabrina a A tecnologia jamais vai subistituir o professor poque dependendo da sua disiplina ele é o unico que trabalha sério com seus alunos, a internet pode ser a diversão de muitas pessoas,mas nada subistituira o que é realmemente ser um bom professor.
    dia 26 de maio de 2009 10:20

    ResponderExcluir
  105. IRISLENE DODRIGUES SANTOS SILVA 392426 de maio de 2009 18:28

    A TÉCNOLOGIA NÓS TRAZ INFORMAÇÃES,PORÉM E UMA AMEAÇA PARA AS CRIANÇAS,QUE NÃO TEM CONHECIMENTOS DO QUE VÊR OU DO QUE LER E NECESSÁRIO QUE UM ADULTO ESTEJA SEMPRE MONITORANDO ESSAS CRIANÇAS.
    26 MAIO DE 2009 22:22

    ResponderExcluir
  106. ERICA GOGONE RGM:398127 de maio de 2009 08:03

    Irislene,descordo da sua opinião ao falar que a tecnologia é uma ameaça para a criança.Se houver pessoas que incultem na mente das criaças a importância e, junto a seriedade da tecnologia,ela , com certeza, desempenhara o seu real papel,que é justamente de auxiliar na aprendizagem!!!
    Para mim,mais do que auxiliar no manuseio,é necessário impantar responsabilidade,trabalhar a mente da criaça!

    ResponderExcluir
  107. elisiane 3º pedagogia27 de maio de 2009 08:59

    O texto é muito interesante, pois ela fala sobre a improtancia da preparação primeiramente do professor, sobre as qualidades e problemas que o mundo virtual pode trazer em sala de aula, por sso concordo com o texto, é importante antes da utilização dessa tecnologia prepara o aluno, mostrando claramente os ricos e responsabilidades que els assumen a aprtir do momento que utilizam principalmente a internet.

    ResponderExcluir
  108. elsiaine 3° pedagogia27 de maio de 2009 09:03

    Concordo com a Elaine, o mundo vbirtual tem o lado bom e o ruim, por isso é importante não somente a preocupação do professor em sala de aula, mas também dos pais, em casa, quando seu filho estiver na nternet.

    ResponderExcluir
  109. Graziele rgm: 3882

    O que a Telisangela disse é uma grande verdade a internet nõa ira tomar o lugar dos professores e sim almentar e somar com o conhecimento de ambos maquina e pessoa.
    Taambem acho que a Elisiane colocou bem o fato nde ficarmos atento do que as crianças fazem na internet, tenho subrinhos pequenos e eles amam a interneto mais novo de 6 anos pelos jogos já o mais velho de 10 pelos atrativos de orkut, msn e outras afinidades, mas nos não deixamos eles sozinhos com o computador, nesta idade tudo que eles querem copiar tudo e nem sempre é a melhor coisa . Por esse e por tantos outros motivos devemos ficar muito atentos com os baixinhos diante a internet

    ResponderExcluir
  110. juliane liberati rgm 385927 de maio de 2009 11:34

    concordo com Vailza que o computdor não substiturá o professor pois precisa de algem que o manoseie .
    o mundo pode estar avançado mas quem vai tar ensinando ainda é o prof, porque pode passar anos e seculos mas a sala de aula ainda vai tar la esperando o aluno com ou sem a tecnologia.

    ResponderExcluir
  111. Concordo com a Erica pois o computado não substítuirá o professor, e sim o professor terá que usufruir dos acessos permito através do uso do computador

    ResponderExcluir
  112. Concordo que a tecnologia da informação é uma forte arma para a educação. Através de tantos recursos pode ser benéfico para ambas as partes;tanto para o educando quanto para com o educador.
    Porém a educação digital não fica isenta de falsos emails ou interrompidas por rackers.
    A tecnologia traz um mundo vasto a ser explorado, porém deve ter os seus limites e respaudos em relação a segurança.

    ResponderExcluir
  113. Cintia Siqueira de Lucena RGM: 272827 de maio de 2009 18:48

    O texto é muito interessante, pois nos faz refletir sobre o papel do professor na era digital das tecnologias, pois o mesmo precisa se atualizar e buscar novos conhecimentos para poder transmitir para seus alunos conteúdos significativos que auxiliem no processo do ensino aprendizagem. Enfim, o professor jamais será substituído pelo computador, mas precisa estar atualizado e comprometido em buscar novas tecnologias para auxiliar no processo da aprendizagem, além de poder consciêntizar seus alunos que o mundo virtual deverá ser utilizado com precisão, isto é, um instrumento de aprendizagem, porque de forma inadequada poderá ser instrumento perigoso nas mãos dos alunos.

    ResponderExcluir
  114. O texto escrito é muito importante, pois no mundo em que vivemos, a tecnologia vem se expandido cada vez mais.
    Só que nós futuras pedagogas não podemos ser trocadas pela tecnologia Avançada, pois ela é apenas um atalho a mais para o aprendizado.

    ResponderExcluir
  115. Isso Fabi,o professor também é beneficiado com a tecnologia, pois com o micro e com a internet, ele poderá preparar aulas diferenciadas, e com isso os alunos também irão mais a fundo nas suas pesquisas, para assim apresentar um belo trabalho bem pesquisado.

    ResponderExcluir
  116. Elenice de Oliveira Basilio27 de maio de 2009 21:17

    Elenice RGM 2804 5º Pedagogia
    Que a internet invadiu todo mundo e facilitou a vida de muitos é fato, portanto é imprescíndivel o educador orientar os seus alunos, quanto a sua utilização.
    Hoje necessitamos da internet até em nosso ambiente de trabalho, e se não soubermos usar estaremos em apuros.
    Precisamos educar os nossos alunos para que eles não venham a ser um analfabeto digital.

    ResponderExcluir
  117. CILENE FERREIRA RGM 251728 de maio de 2009 06:19

    Atualmente estamos vivendo a era da tecnologia com mais intensidade, no qual praticamente a maioria da população mundial tem acesso à internet. Contudo tambem cresce o número de pessoas que acessam a internet indevidamente, e na maioria das vezes são as crianças que correm mais riscos. Portanto, concordo com a Giselia, quando menciona que o professor deve direcionar seus alunos quanto aos conteúdos presentes na internet, porém acredito que o professor deve contar com o apoio não só da família do aluno, como tambem de toda a sociedade, para que juntos possam evitar que as crianças e adolescentes caiam em armadilhas, e que a internet seja usada apenas para enriquecer o aprendizado.

    ResponderExcluir
  118. Talita RGM: 4005

    Concordo com a Graziele, atecnologia ajuda na educação mais tambem pode trapalhar em alguns pontos... devemos ter cuidado com o que ensinamos aos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  119. Talita Sgarioni RGM:3489

    Concordo a a Talita Santos pois nem tudo deve ser baseado na tecnologia algumas das coisas que nosssos pais aprenderam na infancia ainda é importante para o ensino de hoje.

    ResponderExcluir
  120. wendel rgm 2816

    O Professor corre sim o risco de ser trocado por progamas educativos ou computadores, logo o educador jamais poderá ser substituido pois o eduacador ele não informa as crianças como os computadores e professores o Educador ele forma as crianças em cidadãos!

    ResponderExcluir
  121. Kelly Patricia da Costa Dantas RGM 3666

    Concordo com a Irislene pois a tecnologia nós traz informações, porem é uma ameaça para a criança, precisamos ficar atentos.

    ResponderExcluir
  122. concordo com a talita santos, acho que nem tudo deve ser pesquisa pela internet, temosa outros meios de pesquisas, na epoca em que os nossos pais estudavam nao tinha internet e eles estudavam com livros. a tecnologia é meio maravilhoso de pesquisa, mas ainda temos outros metodos..

    Bruna Bonetto Calazans Bio RGM 3982

    ResponderExcluir
  123. eu concordo com a Bruna, acho que na época de nossos as coisas eram bem mais dificies, nós ainda temos muitas bibliotecas para fazermos pesquisas não só a internet...

    FABIOLA C. CALAZANS BARBOSA
    RGM 3983

    ResponderExcluir
  124. Eu concordo muito com a ideia de cada uma das meninas, são palavras diferentes, mas com o mesmo sentido...
    temos que tomar cuidado e saber utilizar a tecnologia e fazer disso um meio de pesquisas que facilita o nosso estudo , não abusar disso para fazer armadilhas....

    Francine Calazans Barbosa RGM 3849

    ResponderExcluir
  125. acho que a erica esta certa,a tecnologia esta deixando a desejar,só que a nosso vida esta cercada por ela, e não temos como negar que ela nos é um dos meios que nós mas usamos pra fazer trabalhos. é claro pessoas que a usam de modo indeviduo. a tecnologia tem dois lados um muito importante e util e outro que pode desrespeitar e afetar muitas pessoas e até mesmo coisas.
    O texto tras a importancia da preparação primeiramente do professor, sobre as qualidades e problemas que o mundo virtual pode trazer em sala de aula,é importante antes da utilização dessa tecnologia prepara o aluno, mostrando claramente os ricos e responsabilidades que els assumen a aprtir do momento que utilizam principalmente a internet.

    Francine Calazans Barbosa
    RGM 3849

    ResponderExcluir
  126. Concordo com a Elenice. Praticamente é impossivél que possamos viver, trabalhar sem a tecnologia mais além da educação que os nossos alunos recebem em casa, deve existir em primeiro lugar a educação que nós, professores proporcionamos aos nossos alunos para que como ela disse, não caiam nessas armadilhas e sim saibam utilizar tudo o que a tecnologia pode oferecer mais de maneira proveitosa e condizente.

    ResponderExcluir
  127. Karen - 3526
    A tecnologia hoje, já faz parte de nosso dia-a-dia, e infelizmente pessoas de caráter duvidoso invadem espaços e prejudicam pessoas, por vingança ou por puro prazer..

    ResponderExcluir
  128. cont..
    Karen - 3526
    e a tecnologia para a educação faz com que o aluno se interesse pela matéria ao realizar pesquisas na internet, e quando eles tem esse acesso dentro da escola, a responsabilidade de acessar coisas fúteis é dele, vai depender de sua própria consciência....

    ResponderExcluir
  129. é muito importante ressaltar para todos que o processo de tecnologia,ter sucesso nós vamos precisar nos educar corretamente, para que as crianças~em sala de aula não nos pegue despreparados.

    ResponderExcluir
  130. É isso ai Rebeca nós não vamos perder onosso lugar de professora e sim usufruir dessas tecnologias que vem para nos auxiliar e melhorar as nossa aulas cada vez mais

    ResponderExcluir
  131. concordo com a Rosângela que a internet é fantástica, mas é uma penaque existem pessoas que fazem mal uso dessa tecnologia

    ResponderExcluir
  132. Keli Brazuti 347330 de maio de 2009 16:51

    Os pais, principalmente, tem que ficar atento no que o filho anda fazendo na internet, a criança tem que ser instruida já em casa sobre os perigos da rede.

    ResponderExcluir
  133. Telisangela Feliciano da Silva 383731 de maio de 2009 10:27

    Eu concordo com a Daniele Vanessa Romasko porque a tecnologia ainda é precaria no sistema de sua privacidade, porem é de suma importancia pois em qualquer lugar e em qualquer tempo, podemos adiquirir informções sobre livros e temas didáticos e até mesmo solucionar duvidas com um professor ou com uma universidade.

    ResponderExcluir
  134. Daielle Vanessa Romasko 353431 de maio de 2009 10:38

    complementando o que disse a Karen, pessoas de caráter duvidoso invadem espaços e prejudicam outras, por vingança ou por puro prazer, mais nao faz sentido deixar de utilizar esse meio. Cabe a nós concientizar a todos da importancia desse trabalho e assim tentar evitar fraudes.

    ResponderExcluir
  135. Maria Macri
    O mundo mudou e, é preciso reconhecer e aceitar que certos avanços tecnológicos vieram para ficar, entretanto, também é preciso que nós, enquanto educadores, façamos a parte que nos compete dentro do universo destas mudanças, que é orientar nossos educandos no sentido de empregar o melhor uso das novas possibilidades tecnológicas, haja visto que, parece que hoje há uma inversão de valores tentando dominar as pessoas em todos os aspectos e, para que uma pessoa seja aceita nos grupos aos quais pertence, é preciso que ela apresente um comportamento antiético, dizendo e fazendo coisas erradas e feias, pois, fica sempre a impressão de que ao tentar ser ético, honesto e correto a pessoa fica desmoralizada, é tida como “trouxa”, como “e. t.”, ela sim, parece não saber o que diz nem o que faz. Como fomos chegar a tal ponto? Não nos consideramos tão avançados, tão civilizados? Como podemos usar um instrumento tão maravilhoso como a Internet para destruir pessoas, coisas ou instituições, se com ela poderíamos construir maravilhas em benefício de todos.
    Ah... Que pena saber que o ser humano ainda vai levar muito tempo para aprender a ser: HUMANO de verdade!

    ResponderExcluir
  136. Camila Gomes RGM 3822
    Concordo com a Juliane Liberati
    Que como futuro professor nos temos que sempre ser atualizados com a internet,e tambem podemos costruir um mundo com diversas cultura com ajuda da tecnologia.

    ResponderExcluir
  137. Camila Gomes 3822
    Concordo com a Maria da Conceição
    Que nos futuros pedagogos temos que ensinar o certo pois a internet alem de ensina ela pode ser uma arma perigosa para o futuro dos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  138. neiva belan- 38631 de junho de 2009 08:10

    concordo com a Irislene, realmente a internet é uma tecnologia indispensável, nos trás muitas informações, mas, devemos ficar sempre atentas quanto ao uso que as crianças fazem, por não terem conhecimento acabam entrando em sites e e-mails duvidosos e perigosos. É necessário monitoramento constante.

    ResponderExcluir
  139. Cristine Campos - RGM: 2869

    Realmente a tecnologia não substituirá o professor, porém este deve manter-se atualizado em relação aos avanços do mundo tecnológico, pois é obrigação do professor saber usar esses recursos para ensinar seus alunos a utilizarem estes da melhor forma.
    A autora nos dá uma dica muito interessante, nos atualizarmos frente aos meios de se utilizar a internet de forma segura e nos incentiva a abordarmos este tema com os alunos, lembrando que a internet não é "terra de ninguém" e que deve ser usada com responsabilidade, como também se deve ter cuidado com os perigos que, assim como no mundo real, também cercam o mundo virtual.

    ResponderExcluir
  140. GENI 5°DAGOGIA 2673
    é inconcebível acreditar que a tecnologia substituirá o professor, entretando é imprescindivel que o mesmo esteja sempre bem informado e atento aos avanços tecnológicos, para que possa orientar de forma adequada seus alunos.

    ResponderExcluir
  141. geane moreira rgm 9531 de junho de 2009 17:33

    é importante o profesor utilizar a tecnologia como ferramenta no ensino aprendizagem dos alunos, mas não podemos trocar toda forma de estudo e pesquisa para esse meio.

    ResponderExcluir
  142. Letícia F. 2494 5 pedagogia1 de junho de 2009 17:44

    A tecnologia não vai substituir o professor, ela veio para facilitar a vida das pessoas, assim como os cursos a distância que são um bom exemplo. A tecnologia não toma o lugar do professor, porém o professor precisa estar atualizado e saber usalá-la a seu favor, todas as pessoas atualmente utilizam dela nem que seja nos bancos. Mas, falando diretamente em internet e seus recursos os alunos estão envolvidos e interessado. Por isso, o professor deve trazer para suas aulas o uso da mesma, assim como a participação de alunos num blog para discutir um assunto interessante e polêmico entre outros. Lembrando sempre de orientar os aluno sobre um uso inteligente e consciente, o mau uso da internet, ou um direcionamente indevido pode ocasionar muitos problemas, esse instrumento tão rico pode se transformar em uma arma.

    ResponderExcluir
  143. Marli Caires 5ºpedagogia

    A tecnologia não substituirá o professor, mas o mesmo não pode exaltar nem diabolizar a tecnologia ele têm que encontrar meios em que de uma forma ou de outra ela possa ser útil e a favor dos professores.E para que isso aconteça o professor deve se manter atualizado pois nesse mundo em que vivemos hoje praticamente dominado pela tecnologia seria díficil não saber lidar com ela.

    ResponderExcluir
  144. Fernanda R. Franco - 5º Pedagogia1 de junho de 2009 19:32

    A tecnologia é um instrumento que veio para auxiliar os educadores e educandos. Ela jamais substituirá os bons profissionais da educação, porém deve ser usada por eles para complementar suas aulas, como meio de reciclagem de conhecimentos, etc. Muito impotante as dicas da autora sobre o uso responsável da tecnologia, e cabe aos educadores, juntamente com a família, monitorar as crianças constantemente e ensiná-las meios de utilizar com segurança a internet por exemplo, devido ao mal uso que alguns fazem dela e, desse modo, a tornam ambiente perigoso.
    Importante salientar que proibir as crianças de utilizar a tecnologia não é certo, pois sendo bem utilizada, ela se torna benéfica em suas vidas, inclusive nos processos educacionais. Deve apenas haver sempre supervisão e informação para que os alunos utilizem de forma adequada a tecnologia.

    ResponderExcluir
  145. Vanessa Cassimmiro Cury Ribeiro 38261 de junho de 2009 20:20

    Concordo plenamente com a Rosangela quando diz que, a internet é uma maneira fantastica de se comunicar, e realmente é uma pena ver pessoas fazendo uso idevido.

    ResponderExcluir
  146. Vanessa Cassimiro Cury Ribeiro 38261 de junho de 2009 20:46

    A técnologia veio para nos ajudar, seja no trabalho, na educação ou em nosso dia a dia, mas principalmente na educação ela tem um papel fundamental, pois nos ajuda a desenvolver trabalhos mais concretos e pesquisas mais profunda e complexas em um espaço de tempo surpreendente.Não podemos esquecer que ela veio apenas como auxílio na educação. É uma pena ver pessoas usando este meio ilegalmente.

    ResponderExcluir
  147. MARINÊZ JESUS DA SILVA - RGM: 27212 de junho de 2009 06:20

    A tecnologia chegou para ficar e com ela tudo ficou mais fácil e rápido, é tempo de mudanças.
    Porém, cuidado!!! saiba fazer o uso correto dessas facilidades que nos foi dada.
    Como já foi muito bem comentado, o uso da tecnologia pode ser bom ou ruim, depende só de voce.

    ResponderExcluir
  148. Laís Anselmo 36262 de junho de 2009 06:51

    A internet já se tornou um meio de comunicação muito comum em nossos dias. Ela está disponível a qualquer adulto e até mesmo para as crianças. Mas como a internet é usado por qualquer pessoa, as fraudes contra usuários vem crescendo de uma forma assustadora, são e-mails que roubam suas senhas e sites enganosos.
    Contudo, esta tecnologia veio para nos ajudar a realizar pesquisas mais a fundo, interagir com outras pessoas atrevés de Blogs, descutindo e aprendendo ao mesmo tempo com diferentes ideologias. E como já foi falado por várias vezes, aquele professor que não estiver atualizado em relação a esta tecnologia poderá ser substituido por um outro mais atualizado e que está mais ligado com este mundo virtual.

    ResponderExcluir
  149. izabela nogueira 36272 de junho de 2009 07:24

    Realmente Laís, está tecnologia só veio para facilitar nossas vidas, pois com ela podemos fazer pesquisas mais completas, o que em uma biblioteca não acharia, interagir com outras pessoas buscando conhecimentos diferentes, enfim uma porção de benefícios. Pena que nem todos os educadores tenham acesso a esta tecnologia e nem estejam "ligados com este mundo virtual" pois podem ser substituidos por outros mais atualizados, como a Laís citou.

    ResponderExcluir
  150. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  151. É isso mesmo rosangela não podemos fingir que nada está acontecendo,mas também não a nada que possamos fazer para revertermos a situação !!!

    ResponderExcluir
  152. fatima kato gardinalli2 de junho de 2009 12:26

    Realmente é imprescindível que se faça uso consciente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e obviamente, o professor não pode se eximir da responsabilidade de orientar a seus alunos sobre os aspectos legais implicados nos uso da internet, lembrando que a mesma não é terra sem lei.

    ResponderExcluir
  153. Bruna Cristina Taboada Soares 36482 de junho de 2009 12:31

    O internet hoje em dia é o meio mais usado para pesquisas, uma ótima ferramenta para o professor, concordo que o professor deve explorar esse meio, mas não pode se esquecer dos livros, jornais e bibliotecas, é muito importante que as crianças conheçam esses meios também, que não podem entrar no esquecimento.

    Bruna 3648

    ResponderExcluir
  154. PAULA CRISTINA DE MORAES SILVA RGM:28012 de junho de 2009 16:57

    PAULA acredito que nem tudo deve ser pesquisa pela internet, temos outros meios de pesquisas, na epoca em que os nossos pais estudavam nao tinha internet e eles estudavam com livros. A tecnologia é um meio maravilhoso de pesquisa,encontramos tudo que queremos, mas o livro jamais pode ser esquecido lembre-se disso.RGM:2801

    ResponderExcluir
  155. Rosangela Ferreira2 de junho de 2009 18:49

    Concordo com a Vanessa,realmente é uma pena que muitas pessoas usem a internet para prejudicar outras pessoas.A internet é o lugar que podemos nos comunicar com o mundo.Rosangela 3479

    ResponderExcluir
  156. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  157. Terezinha Domingues Kirstein Watanabe rgm 36312 de junho de 2009 19:06

    O mundo virtual fascína a todas as crianças, jovens e adultos. É difícil prever as armadilhas, porque o que sabemos já aconteceu e deixou suas vítimas. O mundo dos aproveitadores caminham juntos ou a frente da tecnologia. Precisamos encontrar a melhor forma de caminharmos juntos a tecnologia e aos avanços em geral, caso contrário, o nosso antagônico levará vantagens sempre.

    ResponderExcluir
  158. Rosangela Ferreira RGM 34792 de junho de 2009 19:16

    Concordo com a Terezinha, quando diz que o mundo virtual fascina todas as criança,mas é preciso que os país fiquem atentos no que as crianças estão acessando na internet, pois ao mesmo tempo que é uma ferramenta importante pode ser tambem uma armadilha usada por pessoas sem escrúpulos.

    ResponderExcluir
  159. Geane Moreira Rgm:9533 de junho de 2009 04:40

    Concordo com a Terezinha, o mundo virtual desperta o interesse das crianças, mas pais e professores devem estar atentos a quais sites eles visitam para protege-los de pessoas problemáticas que utilizam da internet para cometer crimes.
    A internet traz muitas informacoes relevantes, mas nem todas por isso devemos selecionar tudo.

    ResponderExcluir
  160. Geane Moreira Rgm:9533 de junho de 2009 04:46

    Concordo com a Tatiane a internet é uma ótima forma de comunicação, pois ela quebra a barreira da distância, tempo e é uma forte aliada para manter contato com amigos e parentes mesmo estando em continetes distintos.

    ResponderExcluir
  161. beatrizimaculada da costa ferreira4 de junho de 2009 08:39

    A tecnologia é importantíssima para nossas vidas atualmente, não conseguimos mais viver sem ela, porém nenhuma pessoa poder ser substituída por completo por uma maquina, Por que quem controla a maquina é o homem? Certo??
    Não podemos ter medo do futuro que criamos, temos que lutar para que ele nos beneficie e não prejudique.

    ResponderExcluir
  162. Bruna Cristina Taboada Soares 36484 de junho de 2009 10:18

    A Beatriz tem toda razão em suas palavras, temos que tomar cuidado com os prejuizos em que a internet pode causar, já pudemos ver alguns casos de crimes que acontecem atraves da internet, temos que estar sempre alerta e ensinar as crianças a usá-la como uma coisa para o bem.

    ResponderExcluir
  163. O uso de tecnologia é de extrema importância para que haja uma interação entre professores e alunos. Hoje em dia o mundo virtual faz parte da vida das crianças, portanto os professores precisam acompanhar o ritmo deles para que estejamos sempre falando a mesma língua.

    Genizete 3331 3º Pedagogia

    ResponderExcluir
  164. Concordo com a Nanci, a utilização da internet deve se orientada para as crianças compreendam que no mundo virtual também existem regras que devem ser respeitadas, assim como no mundo real e que existem punições para quem desrespeita.

    Genizete 3331 3º Pedagogia

    ResponderExcluir
  165. FRANCINE CALAZANS4 de junho de 2009 10:36

    FRANCINE CALAZANS - 3849
    Acho muito importante essa tecnologia que os rodeia atualmente usada para fins legais, mas confesso que ainda me assusta e muito.
    Tenho certeza que devemos ser educados corretamente para que possamos utilizar esse meio tecnológico de forma que nos ajude a integrar-nos nesse novo "mundo" e transmitir informações realmente necessárias a serem seguidas.

    ResponderExcluir
  166. FRANCINE CALAZANS4 de junho de 2009 10:44

    FRANCINE CALAZANS - 3849
    Concordo com a Erica, a tecnologia deixa a desejar, só que a nossa vida está cercada por ela e não temos como negar,pois atualmente a internet é um dos meios de comunicação que mais utilizamos.
    É claro que existem pessoas que utilizam de forma errônea, mas não podemos esquecer que a tecnologia é muito mportante e útil. Por isso, professores e futuros professores, é extremamete importante a preparação e o conhecimeto sobre as qualidades e os problemas que o mundo virtual pode trazer em sala de aula.
    Devemos mostrar claramente os riscos e responsabilidades que eles assumem a partir do momentoque utilizam a internet.

    ResponderExcluir
  167. Infelismente há pessoas que usam a teconologia, para fazer muitas fraudes.É necessário que se tenha o conhecimento e o real objetivo do uso do mesmo, usando de uma maneira saudável sem prejudicar os outros.

    ResponderExcluir
  168. Concordo com a Deise, é preciso utilizar está ferramenta para nosso conhecimento e um suporte profissional. Basta saber usá-la para nosso próprio benefício.

    ResponderExcluir
  169. Rosangela Ferreira5 de junho de 2009 16:58

    Concordo com a Ivonete que não existe nada que substituirá o professor,que existe pessoas maldosas que usam a internet para prejudicar as pessoas.Rosangela 3479

    ResponderExcluir
  170. Na sociedade atual, é praticamente impossível entrar na sala de aula sem ter o mínimo de conhecimento do mundo digital, o professor tem que estar preparado para inserir as novas tecnologias na sua prática docente. Esse texto é de muita importancia para a nossa vida.

    ResponderExcluir
  171. O uso da tecnologia na educação é de suma importância, mas todos os usuarios precisam de um a orietação, ou seja um direcionamento para a utilização correta.

    ResponderExcluir
  172. O acesso a internet, infelismente não é para todos, existe uma grande maioria de analfabetos virtual. que merecem uma oportunidade do contrario estarão na periferia da modernidade.

    ResponderExcluir
  173. Concordo com a Fabiane, o professor não pode ficar alheio ao que acontece no mundo virtual, porque os alunos ainda que pouco conhecem tecnologias e professor precisa estar preparado para responder dúvidas que com certeza surgirão em sala de aula.

    Genizete 3331 3º Pedagogia

    ResponderExcluir
  174. FRANCISLENE - 5º PED - 271

    De fato, é ilusão acharmos que o professor pode ser substituído pro computadores, o que ressaltamos desde o começo, inclusive nas aulas de Tecnologias, etc, é que não podemos nos acomodar, pois é algo que não retrocederá.
    A tecnologia avançará cada vez mais, e se o professor não estiver compatível com essas tecnologias dominadas pelos alunos, ele perderá muito e poderá sim, tornar-se obsoleto.
    Cabe aos professores, enquanto as crianças estão na escola, e nas que possuem sala de informática, instruí-los sobre sites educativos e formas de se protegerem. E aos pais, não deixarem que seus filhos "saibam mais que eles", a internet deve ser monitorada, e controlada pelos pais, pois é uma "porta aberta" para tudo o que se possa imaginar, coisas boas e didáticas, e coisas ruins e nocivas.

    ResponderExcluir
  175. Priscila 5° semenstre de pedagogia

    Hoje a tecnologia é muito importante para o mundo que estamos vivendo,mas nunca substituirá um professor,o professor deve entender que sua capacidade vem alguém de uma máquina.
    Mas também deve entender que tem deve estar atualizado de forma que compreenda a tecnologia.

    ResponderExcluir
  176. Renata Espanguer 105810 de junho de 2009 09:47

    A tecnologia jamais substuirá o bom profissional, ela serve para dar suporte aos educandos e aos educadores.
    O educador deve sempre monitorar as crianças ensinando-as a utilizar esses recursos com segurança.

    ResponderExcluir
  177. Juliana Manni Lima rgm 258810 de junho de 2009 09:53

    Essa mensagem nos mostra o quanto é importante estarmos esclarecidos sobre diversos assuntos.
    A tecnologia veio para auxiliar o ser humano, inclusive o professor.
    É importante que todos os que fazem uso de tecnologias, como o computador e a internet, tenham ética e eduquem seu alunos para o mesmo caminho, sabendo sempre fazer bom uso e aproveitar essa tecnologia da melhor maneira possível.

    ResponderExcluir
  178. cinra rgm:2661 Agora com o mundo virtual o professor deve está atento com as grandes mundanças, pois o mundo virtual e extenso para ampliar o conhecimento dos alunos é por isso que devemos conhecer essas tecnologias para não ficamos para trás.

    ResponderExcluir
  179. Cinara, RGM: 2661
    Agora com o mundo virtual o professor deve está atento com as grandes mundanças, pois o mundo virtual e extenso para ampliar o conhecimento dos alunos é por isso que devemos conhecer essas tecnologias para não ficamos para trás.

    ResponderExcluir
  180. Elisabete Ribeiro Macedo, RGM 2913
    o mundo vitual é construtivo se for usado de forma inteligente, pois o mundo virtual é um complemento para o conhecimento tanto positivo como negativo.

    ResponderExcluir
  181. Vandi Aparecida da Silva, RGM 2784
    A tecnologia veio para auxiliar tanto o professor, como o aluno e toda a sociedade, mas como tudo tem um ponto positivo e negativo, o mesmo ocorre com o uso da internet, várias pessoas usam de forma errada, sendo assim cabe ao professor mostrar ao aluno o ladopositivo e fazer com que o mesmo tenha uma visão correta do uso da internet.

    ResponderExcluir
  182. Simone da Silva Santos, RGM 2898
    Nos dias atuais a técnologia está muito avançada, principalmente quando se fala em internet,algo que nos ofereçe grandes facilidades que de certa forma são mais utilizadas pelos estudantes, portanto o professor tem que estar preparado para orientar seus alunos do que é proveitoso para seu aprendizado.

    ResponderExcluir
  183. com certeza a internet é um grande instrumento que o professor pode utlizar tanto para diversificar sua forma de pesquisa quanto para incentivar os alunos a realizar varias atividades.

    ResponderExcluir
  184. concordo com a Priscila, o professor tem que se preocupar em se atualizar sim, mas jamais sera substituido por uma maquina.

    ResponderExcluir
  185. O que a Fabiane disse é muito importante, o professor independentemente de quanto tempo esta atuando não pode pensar que não é prerciso se atualizar, ou se rotular como um analfabeto da informatica. O professor tem que sempre querer aprender, para tambem poder ensinar.

    ResponderExcluir
  186. Gisélia concordo com vc, o professor também tem que ter o papel de alertar o aluno dos riscos q tem a internet e direciona-lo e orienta-lo a atividades que venham acrescentar a seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  187. O professor tem sempre que buscar uma melhoria para ensinar, se atualizar e buscar novos conhecimentos é um meio de conseguir prender a atenção de alunos que não se interessam pelo modo convencional, que é lousa e caderno, incrementar as aulas usando o computador pode ajudar a despertar o interesse nesses alunos.
    Já em casa os pais tem que tomar cuidado aos conteúdos que as crianças acessam pois o perigo esta no mundo real e no virtual.

    ResponderExcluir
  188. Andreza C. dos Santos - 2924 -Pedagogia

    A tecnologia se tornou fundamental, é um instrumento, que serve para varias coisas, tanto para o bem quanto para o mal, cabe nós direcioná-los para o uso certo. temos que entrar neste mundo novo para orientar nossos alunos, se ficaremos pra trás.

    ResponderExcluir
  189. Adriana M. Assunção - RGM 3274 3ºPedagogia

    Concordo com a Nanci é necessário ensinar com responsabilidade, direcionar os alunos quanto aos conteúdos da internet é papel do professor, Porém cabe a escola e também os professores orientar os pais quanto aos sites suspeitos e das suas implicações que podem causar.

    ResponderExcluir
  190. Adriana M.Assunção - RGM 3274 3ºPedagogia

    É muito importante a utilização da tecnologia para contribuição no desenvolvimento do aluno. Deixar de utilizar estes recursos não vai resolver os problemas, No entanto o professor deve estar sempre atualizado para orientar os alunos em como acessar de maneira correta sem prejudica-los e não esquecer de informar aos pais que a participação deles é fundamental.

    ResponderExcluir
  191. Maria Marin 3090
    A tecnologia está ao nosso redor devemos incentivar os alunos para utiliza-la para o bem da sociedade.
    Gostei muito do comentário da Adriana que enfatizou a importância dos pais neste processo.

    ResponderExcluir
  192. nada substituira o contato humano, a criança precisa de conhecimento sim mais tambem precisa de carinho e afeto, e isso so o professor pode dar

    ResponderExcluir
  193. Juliana Francisco de Oliveira 3262

    a tecnologia esta ao alcance de todos os alunos, ate mesmo aquelas crianças que não tenham condições financeiras adequadas, mesmo essas crianças conseguem entrar no mundo da tecnologia. E nós professores devemos introduzir em nossos planos de aula atividades que envolva a tecnologia.

    ResponderExcluir
  194. Juliana Francisco de Oliveira 3262

    Concordo com a Andreza C. postado no dia 10 de setembro. Ela ressalta que a tecnologia pode ser utilizada tanto para o bem quanto para o mau, por este motivo o professor e a familia devem estar atentos quando as crianças estão utilizando o mundo virtual, pois podem estar entrando em sites perigosos ou de ma índole.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Tecnologia realmente não pode substituir o professor,mas sim uma grande aliada para melhorar a educação no mundo, o papel dos pais e professores neste caso, seria ensinar os alunos a usar a tecnologia com responsabilidade.

      Excluir