quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

AULA DE 19/02 - 3º DE PEDAGOGIA - ENFRENTANDO AS INCERTEZAS - EDGAR MORIN



Leia abaixo trechos do livro "OS SETE SABERES NECESSÁRIOS PARA A EDUCAÇÃO DO FUTURO", de Edgar Morin, em que são discutidos pontos fundamentais sobre a consciência planetária como ponto de partida para um novo momento histórico.
Após a leitura, discuta com seus colegas as semelhanças entre os pressupostos do autor e o uso das tecnologias na educação.

A fim melhor ilustrar seus argumentos, faça uma busca na Internet por um site com fotos e  informações que representem um dos momentos históricos citados pelo autor e que você considerou mais marcante. Sugira a seus colegas colocando o link após sua postagem. 


"Ainda não incorporamos a mensagem de Eurípedes, que é a de estarmos prontos para o inesperado. O fim do século XX foi propício, entretanto, para compreender a incerteza irremediável da história humana.
Os séculos precedentes sempre acreditaram em um futuro, fosse ele repetitivo ou progressivo. O século XX descobriu a perda do futuro, ou seja, sua imprevisibilidade. Esta tomada de consciência deve ser acompanhada por outra, retroativa e correlativa: a de que a história humana foi e continua a ser uma aventura desconhecida. Grande conquista da inteligência seria poder enfim se libertar de ilusão de prever o destino humano. O futuro permanece aberto e imprevisível. Com certeza, existem determinantes econômicas, sociológicas e outras ao longo da história, mas estas encontram-se em relação instável e incerta com acidentes e imprevistos numerosos, que fazem bifurcar ou desviar seu curso.
As civilizações tradicionais viviam na certeza de um tempo cíclico cujo funcionamento devia ser assegurado por sacrifícios às vezes humanos. A civilização moderna viveu com a certeza do progresso histórico. A tomada de consciência da incerteza histórica acontece hoje com a destruição do mito do progresso. O progresso é certamente possível, mas é incerto. [...]


A INCERTEZA HISTÓRICA

Quem teria pensado, na primavera de 1914, que um atentado cometido em Sarajevo desencadearia a guerra mundial que duraria quatro anos e que faria milhões de vítimas?
Quem teria pensado, em 1916, que o exército russo se desagregaria e que um pequeno partido marxista, marginal, provocaria, contrariamente à própria doutrina, a revolução comunista em outubro de 1917?
Quem teria pensado, em 1918, que o tratado de paz assinado trazia em si os germes da Segunda Guerra Mundial, que arrebentaria em 1939?
Quem teria pensado, na prosperidade de 1927, que uma catástrofe econômica, iniciada em 1929, em Wall Street, se abateria sobre o planeta?
Quem teria pensado, em 1930, que Hitler chegaria legalmente ao poder em 1933?
Quem teria pensado, em 1940-41, afora alguns irrealistas, que o formidável domínio nazista sobre a Europa, após os impressionantes progressos da Wehrmacht na URSS até as portas de Leningrado e Moscou, seria acompanhado em 1942 pela reviravolta total da situação?
Quem teria pensado, em 1943, durante plena aliança entre soviéticos e ocidentais, que a guerra fria se manifestaria três anos mais tarde entre estes mesmos aliados?
Quem teria pensado, em 1980, afora alguns iluminados, que o Império Soviético implodiria em 1989?
Quem teria imaginado, em 1989, a Guerra do Golfo e a guerra que esfacelaria a Iugoslávia?
Quem, em janeiro de 1999, teria sonhado com os ataques aéreos sobre a Sérvia, em março de 1999, e no momento em que estas linhas são escritas, pode medir suas consequências?
Ninguém pode responder a estas questões no momento da escrita destas linhas, que , talvez, ficarão ainda sem resposta durante o século XXI. Como dizia Patocka: 'O devenir é doravante problematizado e o será para sempre.' O futuro chama-se incerteza."

49 comentários:

  1. Quando Edgar Morin discorre sobre o medo frequente que temos em relação a tudo que é novo, torna-se inevitável comparar alguns acontecimentos históricos, típicos de momentos de transição e crise paradigmática, ao advento do uso das tecnologias em nosso cotidiano, inclusive como parte fundamental do processo educativo. Dentre os fatos históricos mencionados pelo filósofo, o que mais me marcou, sem sombra de dúvida, foi a derrubada do muro de Berlim. Eu era adolescente, cresci em um mundo dividido pela guerra fria entre "comunistas e capitalistas". Éramos todos influenciados por filmes norte-americanos que tentavam nos doutrinar sobre seus inimigos políticos como o lado "do mal". Lembro-me até hoje de sentir uma imensa agonia quando aos, 13 anos assisti ao filme "Sol da meia-noite", com o mestre do balé Mikail Barishnikov. O desespero dele ao tentar fugir da Alemanha comunista, transpondo o muro de Berlim. Portanto, ao enfrentar as incertezas que nosso futuro nos reserva, desejo que tenhamos a mesma postura crítica e constestadora das pessoas que derrubaram aquele muro amaldiçoado. Fica o link de uma página com algumas informações complementares e outro com fotos que retratam esse momento histórico.

    http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u30.jhtm


    http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/236_berlim/page9.shtml

    ResponderExcluir
  2. Morin elenca a problemática das "incertezas", derrubando o significado da palavra "futuro". Assim, reformulando, teríamos PASSADO, PRESENTE E INCERTEZAS. Em nossa vida, aprendemos desde cedo a lidar com o novo. Um belo exemplo é quando nascemos, saímos de um estado acomodado e seguro para um mundo totalmente diferente. É nosso primeiro desafio. Nascer.

    De todos os fatos históricos mencionados por Morin, separo a chegada de Hitler ao poder da Alemanha em 1933 como o evento mais marcante, pois desencadeou futuramente a morte de milhões de pessoas. Aprendemos desde pequenos a história do nazismo e do governo sanguinário de Adolf Hitler, e, por meio dos filmes e documentários, podemos acompanhar todo o enredo da 2° Guerra Mundial.

    Talvez não houvesse guerra se Hitler não tivesse assumido o governo alemão, com isso, os EUA não teriam viajado à lua (o foguete foi tecnologia da Guerra Fria), os satélites não existiriam (pelo menos por um bom tempo), as roupas anti-chamas dos pilotos de formula 1 poderiam demorar décadas para serem inventadas... Enfim, isso prova que tudo é incerto.

    Acredito que não podemos temer nossas escolhas, devemos encarar o novo com muita coragem, assim como fez a Alemanha em 1933 e 1990 (queda do Muro de Berlim) e assim como o mundo viveu a 2° Guerra Mundial, encarando a incerteza do dia seguinte.

    Abaixo segue links que abordam de forma detalhada esse momento histórico.

    http://www.enciclopedia.com.pt/new/news.php?readmore=117

    http://www.comciencia.br/reportagens/guerra/guerra07.htm

    http://www.dw-world.de/dw/article/0,,3095383,00.html

    ResponderExcluir
  3. Telisangela rgm 3837

    Concordo com o Tiago quando ele diz que não devemos temer nossas escolhas, não podemos ter medo de encarar nossas dificuldades com medo de nossas incertezas no mundo que vivemos hoje devemos estar preparado para tudo.

    ResponderExcluir
  4. Kely M Kobayashi RGM:412619 de fevereiro de 2011 às 02:57

    SIM ACREDITO QUE DEVEMOS TEMER NOSSAS ESCOLHAS,EU NA ÉPOCA DA QUEDA DO MURO DE BERLIN FIQUEI MARAVILHADA,MAS SEM SOMBRA DE DUVIDA A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ME MARCOU A BOMBA DE HIROSHIMA,QUE TIVE O PRIVILEGIO DE CONHECER O MUSEO QUE RETRATA EXATAMENTE O QUE ACONTECEU NA ÉPOCA,É UMA VIAGEM AO PASSADO MUITO DOLOROSA,NAO TEM COMO SAIR DE LA SEM UMA NOVA VISAO DE MUNDO,AO SAIR TEM UM MARAVILHOSO JARDIM PARA NOS LEMBRAR QUE A VIDA CONTINUA...http://www.jwave.com.br/2009/07/japao-museu-e-memorial-da-paz-de.html

    ResponderExcluir
  5. Danielle Queiroz RGM 465319 de fevereiro de 2011 às 03:10

    "O que mais me marcou foi a Segunda Guerra Mundial. O Holocausto onde milhões de inocentes foram mortos nos campos de concentração.Um filme muito bom que relata de uma forma mais branda os efeitos do Holocausto que eu assisti foi "Avida é bela"....muito bom recomendo!!!!

    pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial

    www.adorocinema.com/filmes/vida-e-bela/

    /www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=hitler&um=1&ie=UTF-8&source=univ&sa=X&ei=tKRfTZKUCsegtgfr3ICODA&ved=0CEkQsAQ&biw=986&bih=560

    ResponderExcluir
  6. RODRIGO SANCHES 4496

    Acredito que os processos evolutivos da história são precedentes de novos fatos sociais, de nada me valeria fazer novas escolhas se o contexto histórico não me permita segui-las.
    Para tanto vivemos as incertezas dos fatos que nos trarão novas incertezas, pois o que move o mundo não são as resposta, mas sim novos questinamentos.......
    É gente é assim mesmo "PENSAR INCOMODA TANTO QUANTO ANDAR NA CHUVA"


    http://www.culturabrasil.pro.br/manifestocomunista.htm

    ResponderExcluir
  7. Andrea Barbosa rgm 4763, Rita de Cássia rgm 456519 de fevereiro de 2011 às 03:12

    Andrea Barbosa rgm 4763, Rita de Cássia rgm 4565

    Escolhemos a guerra do vietna, pois mesmo que nao tenhamos vivenciado o conflito, foi um marco que deixou feridas mundiais, entendemos que como a guerra no vietna , as guerras em si nao tem logica, significado ou finalidades construtivas.
    Acreditamos que em um planeta com tantas diversidades o ideal é que os problemas sejam resolvidos diplomaticamente.

    Andrea Barbosa rgm 4763, Rita de Cássia rgm 4565


    http://www.adorocinema.com/filmes/nascido-em-4-de-julho/
    http://www.youtube.com/watch?v=C05hQ_Natwc
    http://4.bp.blogspot.com/_clR9xxXexYQ/TSzTz2KaHDI/AAAAAAAAAzk/9qvusZ1RVFQ/s1600/Garota+Vitenamita.jpg
    http://www.suapesquisa.com/historia/guerra_do_vietna.htm

    ResponderExcluir
  8. Larissa Tuani e Silva RGM: 475719 de fevereiro de 2011 às 03:16

    Eu acabarei dando uma opinião meio "leiga no assunto", pois vou falar de uma coisa que não vivi, mas que foi muito presente em minha infancia, pois foi o que mais me foi ensinado no ensino fundamental, é o bombardeamento em Hiroshima e Nagasaki, cresci ouvindo opiniões diversas sobre esse bombardemanto, ouvi pessoas que acharam e certo e pessoas que acharam totalmente cruel e brutal, em minha humilde opinião, acho que foi como um basta na 2ª guerra mundial, mas infelizmente foi um basta dado de forma de forma errada.

    Seguem alguns links:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardeamentos_de_Hiroshima_e_Nagasaki

    http://www.if.ufrj.br/teaching/radioatividade/fnebomba.html

    http://culturajaponesa.com.br/htm/bombaatomica.html

    ResponderExcluir
  9. Márcia de Jesus 3ºPED B 448119 de fevereiro de 2011 às 03:16

    Pra mim o que mais marcou foi a 2ª Guerra Mundial.Um avanço tecnológico foi descoberto através de radares e sistemas da micro-ondas, que hoje facilita o cotidiano de muitos brasileiros,como eu!

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial

    ResponderExcluir
  10. CRISTIANE FERNANDA DE JESUS GOMES RGM:441919 de fevereiro de 2011 às 03:20

    O QUE ME MARCOU COM CERTEZA FOI A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL AONDE MUITAS PESSOAS MORRERAM INOCENTEMENTE,ONDE ATÉ HOJE CHOCA O MUNDO COM SUAS ATROCIDADES.

    http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_493.html

    http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&q=hitler%20E%20OS%20MORTOS&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=vi&biw=986&bih=560

    ResponderExcluir
  11. REALMENTE VIVEMOS EM CONSTANTES INCERTEZAS, MESMO INCONCIENTEMENTE... AO COMEÇAR ALGO NÃO TEMOS A CERTEZA DE CONCLUI-LAS, MAS ISSO NÃO NOS IMPEDE DE SONHARMOS E CORRERMOS ATRÁS DO NOSSO SONHOS E IDEAIS, A QUEDA DO MURO DE BELIM, É A PROVA DE QUE TUDO É POSSÍVEL NO QUE SE CRÊ, MESMO DEPOIS DE TANTOS MANIFESTOS, FOI ABERTO E DADO O DIREITO DE IR E VIR

    http://members.fortunecity.com/rui_nuno_carvalho/queda.html

    ResponderExcluir
  12. Angela RGM 4643 , Cássia RGM 446219 de fevereiro de 2011 às 03:25

    Concordo com a professora Paula Pudo quando ela relata sobre o pensamento de Edgar Morin o medo frequente que temos em relação tudo que é novo.Dentro dos fatos históricos o que nós marcou foi de 11 de Setembro de 2001 com o ataque dos 2 aviões contra as torres gêmeas do World Trade Center em Novo York, onde morreram mais de duas mil pessoas.O EUA percebeu que ele é tão vunerável que qualquer outro país.
    Esse fato nós chocou por termos acompanhado de perto todo aquele sofrimento.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ataques_de_11_de_setembro_de_2001

    ResponderExcluir
  13. Segundo Edgar Morin os avanços se dão sempre pós uma tragédia, uma guerra, uma queda de alguem ou de algo, no entanto apesar de acreditar que a historia se faz com grandes acontecimentos, me dou o direito de acreditar que nem tudo é a sim, ou seja no caminho da incerteza os caminhos terão sim uma bifurcação e isso não quer dizer que o caminho da direita é o correto (o bom) ou o que da esquerda é ruim (o mal). Devemos criar e pensar em novos caminhos transformando a bifurcação em um trevo de quatro opções. Continuando a descordar de Morin vejo que se não houvesse a guerra os resultados poderiam acontecer de outra forma, com outros caminhos.Enfim não acredito que sempre seja assim: tem que acontecer algo ruim para que algo bom aconteça.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_humana

    ResponderExcluir
  14. Alexandra RGM 4448 Eliene RGM 450319 de fevereiro de 2011 às 03:33

    O que mais me marcou foi o atentados as torres gemeas nos Estados Unidos em 2001, foi uma atitude desumana, falta de respeito e amor ao proximo.Muitas pessoas inocentes morreram por ato inconsequente dos terroristas. .http://www.youtube.com/watch?v=qlokyhp8rxM

    ResponderExcluir
  15. Renata e Andreia 3° Ped B19 de fevereiro de 2011 às 03:37

    Acreditamos que Edgar Morin se expressou muito bem quando cita os vários fatos históricos que abalaram o mundo.Pessoas morreram sem causa ou motivo algum. Lembraremos do ataque de 11 de setembro de 2001-Wordl Trade Center.
    Um terrorismo marcado mundialmente, esta catastrofe onde foi transmitido pela televisão ao vivo e assistido por pessoas de todos os países.
    Não há razão alguma que justifique esse atentado e infelismente ainda hoje fica em nossas mentes a imagem das torres gêmeas queimando após o ataque, a questão é uma só
    até onde a maldade do ser humano é capaz de chegar em busca de seus próprios interesses?

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ataques_de_11_de_setembro_de_2001

    ResponderExcluir
  16. Os interesses da época levou a guerras, mortes e destruições...Será que não havia outros meios de atingir os objetivos, pois muitos inocentes pagaram com a vida pra que eles obtivessem exito...
    Muitos lutaram por aquilo que achavam que seria melhor na época, mas hoje vivemos em um mundo pior do que a do passado e a das guerras...Fizeram muito para que tivessemos o melhor, mas hoje temos as drogas a cada esquina, os pedofilos, filhos matando os pais, roubo, sequestros,insegurança, fome, a falta de respeito é muito grande...É dificil dizer qual tempo é pior...
    Alguns exemplos no link abaixo
    http://www.portalimpacto.com.br/docs/01AdersonCosta1ANOF2Aula10.pdf

    ResponderExcluir
  17. Juliana rgm:4851

    Posso me julgar privilegiada pois quando nasci o mundo já era mais calmo....nasci na década de 80, não passei pela ditadura militar que meus pais e avós passaram, pois minha mãe nasceu em 41 e meu pai em 44 os dois nasceram em um mundo de ditadura e guerra,eu não passei por nada disso,nem pelas guerras muindiais que mudaram o mundo de certa forma nem pela ditadura militar.Mas ainda muito pequena lembro da morte de Tranquedo Neves,as diretas,a queda do murro de Berlim, o desastroso Collor, a guerra do Golfo e mais recente a morte de Sadan e o atentado de 11 de setembro. Todos esses acontecimentos não foram previstos, ou pelo menos as intenções eram outras mas mudaram de certa forma a vida da humanidade.Com esses acontecimentos sentimos a força de um povo por liberdade, tanto no Brasil quanto em outros paises, não ficamos apenas vendo pela TV, hoje se sentimos ofendidos e a quem não incomoda esses fatos e luta por algo melhor? fica apatico, a merce de um pais que hoje ainda luta por justiça e igualdade mundial.Tudo nos afeta e de algum modo muda o percurso de nossas vidas.Estamos em uma era global.......


    http://www.historiadomundo.com.br/imagens/idadecontemporanea_segundaguerra3.jpg

    http://2.bp.blogspot.com/_y2PKh8mV0f8/S-HM2EHq_SI/AAAAAAAAAQ8/wvTiyDHMWX4/s1600/Ditadura+Militar+(1964-1985).+Do+Blog+Esquerdopata.jpg

    http://user.img.todaoferta.uol.com.br/Z/L/MS/BJNTPG/hugePhoto_5.jpg

    http://4.bp.blogspot.com/_3M9tbPtQdrE/R_FKccvvTDI/AAAAAAAAABk/UcLZyCHQ-WM/s320/Diretas.bmp

    http://4.bp.blogspot.com/_QTCoKatw6KY/S69EkbgZKFI/AAAAAAAAB_0/oH1OjHZKbzw/s1600/collor.gif

    http://desertocriativo.files.wordpress.com/2010/07/muro-de-berlim-queda.jpg

    http://1.bp.blogspot.com/_JS6dOxiJkS8/Ravm-z9UHjI/AAAAAAAAACU/9uXbY3Pqro0/s320/saddam.jpg

    http://4.bp.blogspot.com/_yj1PedCYPZE/TIwLwLaXOMI/AAAAAAAAFTU/7zlBrR6cGrY/s1600/11septb.jpg

    ResponderExcluir
  18. Jacqueline 4532 e Michele 214819 de fevereiro de 2011 às 03:44

    A incerteza faz parte de nossas vidas e de nossas metas, pois acreditamos que o futuro e a realização das mesmas somente a Deus pertence, embora não tenhamos certeza de nada necessitamos buscar nossos objetivos mesmo que nem sempre os mesmos são realizados ou concretizados da maneira que esperamos.
    Às vezes o incerto passa a deixar-nos incapazes de agir pela insegurança, embora tenhamos que ter visões otimistas quanto às tentativas e escolhas que fazemos.
    Quem teria pensado, em 1918, que o tratado de paz assinado trazia em si os germes da Segunda Guerra Mundial, que arrebentaria em 1939?
    Neste trecho é realmente relatada a questão da incerteza em que o tratado da paz deveria ter sido assinado de forma a trazer somente a paz e a união das partes, mas não foi bem isto que ocorreu, pois o mesmo trazia junto a si os germes da Segunda Guerra Mundial, ou seja, a paz não foi concretizada por completa.

    http://www.guerras.brasilescola.com/seculo-xx/a-segunda-guerra-mundial.htm

    ResponderExcluir
  19. não posso deixar de comentar sobre a tirania de Hitler ,sempre fico impressionada com tamanha carneficina ,apesar de ter assistido a filmes e lido muito a respeito não consigo entender ,e sim agradecer por viver em um pais ate certo ponto livre .......
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Adolf_Hitler
    http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=hitler&um=1&ie=UTF-8&source=univ&sa=X&ei=ELtfTZnlFMjZgQ

    ResponderExcluir
  20. ...uma coisa muito marcante para mim foi o ataque as torres gêmeas eu estudava inglês tinha 9 anos...estava na aula qdo os ataques ocorreram ...todas as salas pararam a aula para assistir a tv e eu não entendia nada....quando cheguei em casa meu pai me explicou sobre o ocorrido algum tempo depois vi alguns documentários e o filme "Fahrenheit 11 de setembro" que ajudou a esclarecer os motivos do atentado.

    artigo sobre o filme:
    http://www.infoescola.com/jornalismo/fahrenheit-11-de-setembro/

    ResponderExcluir
  21. a verdade sobre as torres gémeas
    3 min - 6 set. 2008
    Vídeo enviado por bdaboy69
    youtube.com

    ResponderExcluir
  22. Um fato terrorista e historico que me chamou atenção foi o atentado do Word Trade Center, a violencincia que o ser humano consegue ter contra sua propia especie e as marcas e incertezas que esse atendado deixou em varias famílias e na historia da humanidade.

    http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=hitler&um=1&ie=UTF-8&source=univ&sa=X&ei=ELtfTZnlFMjZgQ

    http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1024&bih=578&q=world+trade+center&um=1&ie=UTF-8&source=univ&sa=X&ei=3b1fTbSNE473gAfJosijAg&ved=0CDMQsAQ

    ResponderExcluir
  23. ANA CAROLINA GOMES DA SILVA19 de fevereiro de 2011 às 05:08

    E O TEXTO É REALMENTE MUITO FORTE POIS EDGAR MORIN CONTA VARIOS MOMEMNTOS IMPORTANTES E CHOCANTES DA HISTORIA QUE ABALARAM O MUNDO E QUE AINDA HOJE FAZEM MUITAS PESSOAS SOFREM,DE UMA CERTA FORMA VIVEMOS EM UMA VERADEIRA GUERRA TODOS OS DIAS,E DEVEMOS SER FORTES ACREDIATANDO QUE DIAS MELHORES VIRÃO...

    ANA CAROLINA GOMES DA SILVA RGM:4188

    ResponderExcluir
  24. Aline Ribeiro RGM:430619 de fevereiro de 2011 às 05:08

    O que mas me marcou foi o atentado ocorrido no dia 11 de setembro de 2001 contra os predios Wordl Trade Center. nos Estados Unidos,onde muitas pessoas inocentes morreram e muitas outras perderam entes queridos,algo que nem mesmo as autoridas imaginavam que poderia ocorrer.Foi uma castatrofe que ate nos dias de hoje e visto com um ato extremamente desulmano.
    http://www.youtube.com/watch?v=qlokyhp8rxM
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ataques_de_11_de_setembro_de_2001

    ResponderExcluir
  25. Maria Nilma 4399 e Lilian Kelly 428019 de fevereiro de 2011 às 05:08

    Atualmente o homem esta arcando com as consequências de suas ações, no que se refere à mudanças climaticas, terremotos, deslizamentos, enchentes e muito mais.Podemos destacar por exemplo as catastrofes da Indonésia O número de vítimas do tsunami, que arrasou várias ilhas indonésias na segunda-feira, voltou a subir e já chegou aos 343 mortos, enquanto a ajuda começa a chegar às áreas afectadas. O país também foi afectado na terça-feira pela erupção do vulcão Merapi, na ilha de Java, que fez 32 mortos.
    Afinal, a pergunta em questão é, até quando o homem continuara construindo o caminho para sua própria destruição?

    http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1102408.html

    ResponderExcluir
  26. Concordo com o Autor em relação ao medo do que é novo,ha situações em que é dificil se ter confiança e coragem para enfrentar os problemas,para tomar decisões,tudo as vezes parece incerto.. mas como disse a professora Paula na aula de hoje nós fazemos o nosso caminho, a nossa vida é feita de escolhas sejam ela boas ou não, todos os dias decidimos o caminho que queremos seguir.

    E no decorrer dos anos atual e anos atras todos tiveram que tomar decisões, algumas boas e outras ruins com consequencias piores ainda, como todas essas guerras,realmente como disse nosso professor Thiago se Hitler não tivesse existido talvez a historia tivesse tomado um rumo melhor,ou talvez não mas seria bom imaginar que seria melhor!

    Um dos acontecimentos que marcou foi a queda das torres gemeas, um dia comum, as pessoas acordaram felizes,algumas cheias de esperança e alegria para viver mais um dia da melhor forma possivel, fizeram seus planos,renovaram seus sonhos,etc.E quando menos esperavam sofreram um atentado terrorista,aviões se chocaram contra as torres causando terror em todos que moravam la,e aqui no Brasil também, quem iria imaginar, poderia ter sido aqui.
    Isso retrata realmente o futuro é incerto,basta um unico suspiro e voce não vive mais,uma "ingenua","simples","dificil" decisão e mudar toda história de um país ou de uma vida.a nossa vida!!

    http://pt.wikipedia.org/wiki/World_Trade_Center

    http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.capsaicina.com.br/wp-content/uploads/2008/10/282415-005.jpg&imgrefurl=http://www.capsaicina.com.br/fotos-impressionantes-das-torres-gemeas&h=720&w=611&sz=174&tbnid=iwcshDS46z95BM:&tbnh=244&tbnw=207&prev=/images%3Fq%3Datentado%2Bas%2Btorres%2Bgemeas&zoom=1&q=atentado+as+torres+gemeas&hl=pt-BR&usg=__Q2w1vE_puTPQUwlBNBC_MbugS_Q=&sa=X&ei=OL5fTa7rPMKB8gaAl4GfDA&ved=0CBsQ9QEwAQ

    ResponderExcluir
  27. Thieli Cristina - 437119 de fevereiro de 2011 às 05:13

    Que o nosso futuro é uma incerteza isso não temos duvida e é uma coisa que não podemos nem mudar, pois são momentos que nos acompanha, temos é que saber lidar com tudo que é inesperado, (tudo o que não planejamos é inesperado), para que assim as escolhas a serem feitas sejam de acordo com o nosso beneficio sem cometermos erros, (não que seja impossível cometer, mas...)
    O link que vou comentar não foi mensionado no texto de Morin, mas para mim e para muitos acredito que foi muito marcante que é o tão famoso 11 de setembro, eu estava na escola e foi um dia frio de setembro, e até então normal, até que cheguei em casa e me vieram com "as" notícias, que por sinal foram duas, uma boa e uma ruim, quando foi as 8h mais ou menos a minha tia foi para o hospital ganhar nenê, a minha prima linda Isadora, que tanto estavamos esperando, mas depois veio a outra notícia que era de todos os jornais, sobre o ataque tão horrível que estava acontecendo nos EUA, parei um instante para pensar no que levaria uma pessoa que estava disposta a se matar e matar outras, eu tão contente com o nascimento da Isa e ao mesmo tempo triste com tudo que estava acontecendo, na minha concepção isso não existia eu tinha 14 anos, e seila foi muito apavorante ver do que o ser humano é capaz de fazer, é ai que pensamos nas grandes incertezas de que vivemos, aquelas pessoas que sofreram o ataque, sairam de casa com a intenção de ir trabalhar, passear, fazer compras, e nunca em momento algum pensaram que aquele dia poderia acontecr um atentado que ficaria marcado para o resto de suas vidas. Esse é o nosso mundo de incertezas não podemos ter medo dele, mesmo ele nos pregando várias surpresas.

    segue o link
    http://www.mundoportugues.org/content/1/5604/setembro-atentado-terrorista-que-mudou-mundo

    Thieli Cristina

    ResponderExcluir
  28. ...me marcou muito o filme "O menino de pijama listrado", porque fala sobre o nazismo e relata a realidade dos Judeus naquela época, pois sabe-se que os eles sofreram muito... Fica a dica para vocês assistirem , pois o filme é muito emocionante e nos faz refletir sobre a desumanização que até hoje é frequente ainda que camuflada.

    http://veja.abril.com.br/livros_mais_vendidos/trechos/o-menino-do-pijama-listrado.shtml

    ResponderExcluir
  29. sueli rgm 4890
    o que achei de interessante no texto de morin,é que o futuro é sempre uma incerteza,o que me fez ler o comentario do Thiago e concorda com ele,de que apesar do futuro ser uma incerteza não devemos temer as evoluções a que o mundo vem passando constantemente.
    Assim,como ocorreu na primeira guerra mundial onde homens morreram para defender seu país sem temer.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial

    ResponderExcluir
  30. LIDAR COM O NOVO É COMPLICADO,QUANDO PENSAMOS QUE ESTÁ TUDO BEM,ACOMODADO SURGE ALGUM ACONTECIMENTO QUE POR MUITAS VEZES FICAMOS PERPLEXOS.O ACONTECIMENTO QUE CHOCOU O MUNDO FOI O ATENTADO DE 11 DE SETEMBRO,ACOMPANHAMOS PELA MIDIA TODA A TRAJETÓRIA DOS EUA EM MEIO AOS DESTROÇOS.PORTANTO FOI UM FATO HISTÓRICO QUE EU ACOMPANHEI,POR ISSO FOI O ATENTADO QUE FOI MARCANTE.

    http://www.conteudoglobal.com/cultura/ataques_de_11_de_setembro/

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/galeria/album/p_20030911_11setembro-01.shtml

    ResponderExcluir
  31. não da para esquecer do ataque as torres gêmeas que é fato histórico em que todos da minha geração acompanharam os fatos por todos os meios de comunicação, e acredito que nos marcou mais por vivermos na época dos fatos,existem várias hipóteses para o que aconteceu,qual será de fato a verdade?
    pt.wikipedia.org/wiki/World_Trade_Center - Em cache

    ResponderExcluir
  32. Gisele 4286 Raysa 4291 - Pedagogia 3°A19 de fevereiro de 2011 às 05:16

    Diante desses varios acontecimentos nao podemos deixar de comentar o dia de 11 de setembro. Quem imaginaria que naquele dia aconteceria algo que chocaria o mundo. Uma desumanidade com pessoas inocentes,acredito que é um fato marcante.Atraves de filmes conseguimos imaginar como aconteceu e o que se passa na cabeça de uma pessoa assim.
    http://www.youtube.com/watch?v=WhYmGnpn1RU

    ResponderExcluir
  33. Karla Karolina 4454/ Regina Célia 434019 de fevereiro de 2011 às 05:20

    Nunca imaginariamos que no ano de 1934, um ano tão comum como os outros, poderia ter acontecido tremenda catastrofe, que foi a chegada de Hitler ao poder da Alemanhã, que desencadeou milhares de mortes. Essa historia ficou marcada pela tristeza de um povo que sofreu pelo nazismo e que até hoje o assunto é abordado, mostrando o preconceito étnico, a xenofobia, patriotismo e a exploração do povo.

    http://www.brasilescola.com/historiag/nazismo.htm

    http://www.2guerra.com.br/sgm/index.php?option=com_content&task=view&id=725&Itemid=32.

    ResponderExcluir
  34. Michelle e Bianca Botelho RGM;4239 e 424019 de fevereiro de 2011 às 05:24

    O que mas me marcou foi no dia 11 de Setembro de 2001,sobre o acontecimento da famosa Torre Gemeas,o poderoso ataque terrorista,contra o maior conjunto comercial do mundo,o world trade center,em Nova Iorque.Foi um inpacto muito grande,veio a baixo após ter sido atingida por duas aeronaves comercial Boeing 767,com total de 157 passageiros a bordo,eles viam de Boston.Logo em seguida vinha uma de Dulles em Washington,que tambem era uma Boeing 757,com 64 ocupantes.
    Atingindo o pentágono da torre,e acabando com parte do conjunto e matando muitas pessoas,funcionarios do Governo Federal Americanos.Tendo tambem outra Nave saindo do Newark em nova Iorque,com destino a São Francisco,foi sequestrada e destruida,com 38 passageiros.Enfim no total foram 4 sequestro,simultâneos e bem organizados por terroristas árabes,isso é,uma forma de se revoltar e concerteza tentar mudar o mundo para melhor,tentando tirar essa imagem terrivel se marcou muitas pessoas acredito eu!


    http://www.conteudoglobal.com/cultura/ataques_de_11_de_setembro/

    ResponderExcluir
  35. Um fato que marcou bastante foi o dia 11 de setembro eu tinha 10 anos e estava me arrumando para ir para escola quando vi a cena das torres desmoronando nao entendi nada so depois fui entender foi algo bem marcante.
    11 de Setembro: Nove Anos Depois - Zoom - Fotos marcantes do ...

    ResponderExcluir
  36. Vimos que a incerteza constetualiza pelas as idéias dos economistas e dos filósofos, além de suas contribuições com a evolução. Eles dão origem à idéias e ações que vem passando nestes ultimos anos.
    E em muitos países por muito tempo, toda a economia era uma economia agricula . Com a Revolução industrial o mundo mudou
    completamente.
    A Era da incerteza conta histórias das vidas dos mais influentes economistas, como Adam sua obra mostra por completo o processo econômico dentro do tratamento teórico, o revolucionári que foi o fundador do comunismo.Vimos que a incerteza fais parte das nossas vidas pois temos que deixar que deus mostra cada vez mais os nossos caminhos.
    www.suapesquisa.com/industrial/

    ResponderExcluir
  37. Priscila Monteiro Rgm 427919 de fevereiro de 2011 às 05:26

    Realmente vivemos em um mundo de incertezas pelo qual é necessário estarmos atentos, já que em instantes tudo pode mudar. Como o dia 11 de setembro que ficou marcado na história pelo ataque terrorista nos Estados unidos. Me lembro que estava na antiga 4° série e me mantive chocada, assim como meus amigos. Comentamos em sala de aula o que havia ocorrido e sobre as pessoas que acabaram perdendo a vida em instantes, além de percebermos o desrespeito em relação a vida do outro.
    pt.wikipedia.org/.../Ataques_de_11_de_setembro_de_2001
    www.historiamais.com/atentado11setembro.htm

    ResponderExcluir
  38. ainda não entendo tamanha monstruosidade como a do holocausto nazista crueldade sem explicação.
    as fotos falam mais que mil palavras.
    pt.wikipedia.org/wiki/World_Trade_Center - Em cache

    ResponderExcluir
  39. Káren 4317 Kelly 4235 Cristina 4351 Joana 436919 de fevereiro de 2011 às 05:27

    O que mais marcou dentro do texto de Edgar Morin, foi a queda do Muro de Berlin, quando uma barreira foi construída pela República Democrática Alemã durante a Guerra Fria separando Alemanha Oriental da Alemanha Ocidental que ambas fronteiras passaram a simbolizar a chamada "cortina de ferro", vindo a ser destruida na noite de 9 de Novembro de 1989 depois de 28 anos de existência.

    Fica alguns links:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Muro_de_Berlim

    http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/muro.htm

    ResponderExcluir
  40. Acredito que o capitalismo tinha na epoca capacidade de crecer muito.Porém nenhuma crise terminaria. A crise econômica iniciada em 1929, nos Estados Unidos, e que se propagou por vários outros países, desarticulando a economia internacional no seu conjunto, representou a negação dos princípios do liberalismo econômico que se encontravam fortemente enraizados na sociedade norte-americana. Sobre a depressão econômica de 1929 O socialismo seria implantado pelo aumento da consciência.Desde então a catastrofe economica foi vista por muitos como uma transposição para ao campo da economia.

    http://www.mundovestibular.com.br/articles/545/1/A-CRISE-ECONOMICA-DE-1929/Paacutegina1.html

    ResponderExcluir
  41. Um fato histórico que marcou minha vida foi o Furacão Catarina, o primeiro furacão do Brasil.
    O furacão ocorreu em março de 2004, um ano após a visita que minha familia e eu fizemos a Santa Catarina.
    Sempre vimos em filmes e em outros paises os casos de furacões, tsunamis, devastações provocadas pela natureza. Mas quando iriamos imaginar que isso aconteceria aqui no Brasil?
    Antes o Brasil era visto como um porto seguro para seus habitantes diante dos outros países, hoje em dia tudo é incerto.
    Furacão, enchentes, até um terremoto que deu para sentir dentro da minha própria casa.
    Quem sabe esses fenomenos sirvam como um alerta de que não devemos nos acomodar só porque com a gente nada acontece. Agora, pelo menos acontece sim. Especialistas disseram que o aquecimento global teria consequencias.
    Tem coisas que são realmente imprevisiveis, outras podem ser evitadas, ou ao menos, amenizadas!

    ResponderExcluir
  42. Thieli Cristina - 437119 de fevereiro de 2011 às 05:30

    Bom pelo que eu percebi e pelos comentarios que o pessoal esta comentando muitos destacam o ataque do dia 11 de setembro, mas acho que não podemos esquecer do que aconteceu esse ano mesmo, aqui no nosso país, não foi ataque de ser humano e sim um ataque da natureza contra o mal cuidado que nós cidadãos fazemos com as nossas terras, foi em janeiro/ deslizamento do Rio de Janeiro, dados feitos pela ONU destaca que esta entre os 10 piores do mundo, esse também ninguém estava esperando.

    Thieli Cristina.

    ResponderExcluir
  43. http://pt.wikipedia.org/wiki/Furac%C3%A3o_Catarina

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u92017.shtml

    ResponderExcluir
  44. Após ler os riquíssimos comentários registrados com muita profundidade, seriedade e maturidade por todos os participantes dessa postagem, torna-se inevitável fazer esse comentário, para concluir o debate da semana. Gostaria de parabenizar a todos pelas contribuições ao indicar sites relevantes, nos quais os colegas poderão aprofundar seu conhecimento e obter informações sobre os fatos históricos que mexeram com a vida de todos no planeta.
    Quanto ao enfrentamento das incertezas, proposta do filósofo Edgar Morin, vejo que todos, a seu modo, conseguem ver pontos positivos e negativos em tudo que ocorre. Percebe-se também que todos ainda têm uma esperança contagiante com relação ao futuro, desde que possam fazer suas escolhas e possam realmente vivê-las. Agradeço imensamente a todos por essa aula, na qual todos aprenderam e todos ensinaram.

    ResponderExcluir
  45. Não posso deixar de postar aqui minhas considerações finais sobre mais um trabalho no blog de Educação mais badalado do Ciberespaço rs :)

    Primeiramente, gostaria de parabenizar a todos aqueles que participaram desta atividade, eu li todos os comentários e gostei muito do resultado. O texto de Morin foi enriquecido com os post's de todos nós, isso sem dúvidas. Gostaria de destacar os links que foi postado aqui, e os complementos dos pontos históricos que o autor não abordou. Eu li sobre 11 de setembro, tsunami na Tailândia, guerra do Golfo, ou seja, fatos que não foi abordado no texto de Morin foi incluído por vocês como complemento textual, tudo veio para somar com o que o autor já havia abordado em seu texto.

    Por fim, acredito que todo o texto está constantemente em processo de construção, e os comentários explicitam e registram essa "eterna construção", cada comentário é um ponto de vista e uma leitura diferenciada do texto, e acho que isso foi feito de forma magnífica aqui.

    Parabéns! E obrigado a todos.

    :)

    ResponderExcluir
  46. Ana 4194 Loeli 4193 3º Ped A24 de fevereiro de 2011 às 06:17

    Oi chegamos atrasadas porém queremos deixar aqui nosso comentário.
    O texto só nos arremete a uma verdade absoluta, que o futuro a Deus pertence e nós seres humanos somos inconstantes.Refletindo sobre a capacidade humana de agir para o bem ou o mal, o quê dizer por exemplo de tamanha crueldade que habitava o coração de Hitler?
    http://amigosisraelpiquete.tripod.com/id5.html

    ResponderExcluir
  47. O futuro a Deus pertence! pois somos apenas seres humanos, mortais, que vivemos em constantes mudanças. Somos limitados no tempo, podemos até imaginar e fazer hipóteses de como será o fururo, mais nunca teremos o poder de saber exatamente com será o futuro.

    Bruna 4991 - 1°pedagogia A

    ResponderExcluir
  48. francinalva 3a ped RGM427024 de março de 2011 às 09:23

    A nossa vida é cheia de incertezas, afinal se pudessemos saber quais seriam as consequências de nossos atos seria tudo mais fácil, mas nem por isso devemos ter medo de buscar o que queremos e o que é novo, é claro sempre com cautela e saber que sempre temos algum retorno pela nossa acão. O futuro realmente a Deus pertence, mas temos nossa responssabilidade diante de nossos atos.
    Estou muito atrasada com relacão aos meus colegas, mas gostaria de comentar dois fatos históricos que para mim são marcantes, um eu apenas sei pelo que é contado e o que já assiti em filmes, a segunda guerra mundial,pois nunca imaginei que existise pessoas de tão grande era a crueldade com próximo, imaginar que se achavam seres superiores ao ponto de exterminar principalmente criancas como se não fossem nada. Outromomento foi o que muitos citaram,o atentado de 11 de setembro, pude ver no filme voo 93,onde relata o desespero das pessoas que estavam no avião e ligaram para suas familias para se despedirem antesa do avião cair é desespersdor, foi o quarto aviào que caiu.
    Hoje, mais do que nunca penso o quanto é importante o respeito e o amor ao próximo e importante para que o mundo seja melhor para os que já aqui estão e para aqueles que ainda virão a ele. E acredito que nos futuros educadores podemos contribuir muito para o amanhã que nos aguarda.

    ResponderExcluir
  49. Nosso Planeta, ao longo de sua existência foi marcado, e ainda continua sendo, por ditadores impiedosos, sanguinários acostumados ao poder. Mas infelizmente vimos pelos noticiários, e demos conta, que a incerteza do futuro não é so pela forma abominável da política, mas, a natureza tem trazido a insegurança, mostrando ser imprevicível, num mundo que acreditava poder ser possível controla-lá. Para aqueles que acreditam deixo esse pequeno poema cuja autoria é desconhecida:
    " Um sonho se perde e vai tão longe
    que não dá para seguir.
    Apesar da realidade dura e crua que existe...
    Estamos num tempo em que as pessoas estão distantes sem existir distância...
    Sei que estamos bem perto do encontro final,
    mas ficaremos à espera da manhã seguinte.


    Eunice RGM: 4828 3°Período Letras
    29/03/2011

    ResponderExcluir