quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


MANIFESTO DOS PLANETÁRIOS


AUTO-RETRATO DOS PLANETÁRIOS

Aqui estamos. Nós. Os planetários. Conduzimos os mesmos veículos, tomamos os mesmos aviões, utilizamos os mesmos hotéis, temos as mesmas casas, as mesmas televisões, os mesmos telefones, os mesmos computadores, os mesmos cartões de crédito. Informamo-nos na câmara de eco dos meios de comunicação mundializados. Navegamos na Internet. Temos o nosso site. Participamos na silenciosa explosão do hipercórtex infinitamente reticulado do World Wide Web. ouvimos músicas de todos os cantos do mundo: raï, rap, reggae, samba, jazz, pop, sons da África e da Índia, do Brasil ou das Antilhas, música céltica e música árabe, estúdios de Nashville ou de Bristol...Dançamos como loucos ao ritmo da techno mundial em rave parties sob a luz zebrada de idênticos raios estroboscópicos. Lemos os nossos livros e os nossos jornais na grande biblioteca mundial unificada de Babel. Misturados com turistas, visitamos museus cujas coleções cruzam as culturas. As grandes exposições de que gostamos giram em torno do planeta como se a arte fosse um novo satélite da Terra. Estamos todos interessados nas mesmas coisas: todas as coisas. Nada do que é humano nos é estranho.

Nós, os planetários, consumimos no mercado mundial. Comemos à mesa universal, baunilha e kiwi, coentros e chocolate, cozinha chinesa e cozinha indiana. Quando alguns rabugentos querem polarizar o nosso olhar sobre a distribuição de hamburguers de má qualidade ou de bebidas gasosas com açúcar, preferimos apreciar o alargamento do leque de possibilidades: poderíamos provar tantos frutos diferentes, tantas especiarias, tantos vinhos e licores há cinquenta anos, há cem anos?

Assistimos (e organizamos) colóquios internacionais, uma instituição rara e reservada a uns poucos há ainda cinquenta anos, mas que se torna hoje um desporto massificado. Acontece que a nossa reputação ultrapassa as fronteiras do país em que nascemos. Somos traduzidos em várias línguas, ou então não temos necessidade de ser traduzidos porque trabalhamos nas artes visuais, na música, na moda, no desporto. O nosso talento é reconhecido por toda a parte. E pouco importa que este talento seja acolhido num país ou noutro. Queremos simplesmente que ele desabroche.

Pouco a pouco, sem que nós nos tenhamos dado conta disso de imediato, o mundo chegou à nossa mão e fizemos dele o nosso campo de ação. A envergadura dos nossos atos aumentou até atingir as margens diante de nós. Temos clientes, parceiros e amigos por todos o lado. De súbito, aprendemos progressivamente a maneira de nos dirigirmos a toda a gente, a todo o mundo. Os nossos compatriotas estão por toda a Terra. Começamos a constituir a sociedade civil mundial.

Somos cada vez mais numerosos. Trabalhamos numa empresa multinacional ou transnacional, na diplomacia, na tecnologia de ponta, na investigação científica, nos meios de comunicação, na publicidade. Somos artistas, escritores, cineastas, músicos, professores, funcionários, internacionais, futebolistas, alpinistas, navegadores solitários, comerciantes, hospedeiras do ar, consultores, acionistas, militantes de associações internacionais. Cotidianamente, para o melhor e para o pior, para compreender ou para sobreviver, para os amores ou para os negócios, em número cada vez maior, temos de olhar, comunicar e talvez agir para lá das fronteiras. Somos a primeira geração de pessoas que existe à escala do globo. Homens e mulheres políticos, drogados, manequins, gente de negócios, prostitutos, terroristas, vítimas de catástrofes televisivas, cozinheiros, consumidores, telespectadores, internautas, imigrados, turistas: somos a primeira geração global.

Nenhuma geração alguma vez viajou tanto como a nossa, tanto para o trabalho como para o prazer. O turismo tornou-se a maior indústria mundial. Nunca emigramos tanto como hoje, quer sejamos pobres atraídos pelo trabalho, quer sejamos ricos em busca de melhores condições fiscais ou de uma remuneração mais justa da nossa competência. Inversamente, nunca alimentamos, acolhemos, integramos, assimilamos e educamos tantos estrangeiros.

Já não somos sedentários, somos móveis. Também não somos nômades, porque os nômades não tinham campos nem cidades. Móveis: que passam de uma cidade para outra, de um bairro para outro da megalópole mundial. Vivemos em cidades ou metrópoles em relação umas com as outras, que serão (que já são) as nossas verdadeiras unidades de vida, muito mais que são como navios no alto mar, conectados a todas as redes.

Somos budistas americanos, informáticos indianos, ecologistas árabes, pianistas japoneses, médicos sem fronteiras. Como estudantes, para aprender por toda a parte, circulamos cada vez mais em torno do globo. Vamos onde podemos ser úteis. Graças a Internet, damos a conhecer o que temos a oferecer à escala do planeta. Como produtores de vinho ou de queijo, instalamos um sistema de venda popr correspondência na Web. A nossa geração está a inventar o mundo, o primeiro mundo verdadeiramente mundial.

Já não nos agarramos a um ofício, a uma nação ou a qualquer identidade. Mudamos de regime alimentar, de profissão, de religião. Saltamos de uma existência para outra, inventamos continuamente a nossa atividade e a nossa vida. Somos instáveis, tanto na nossa vida familiar como na nossa vida profissional. Casamo-nos com pessoas de outras culturas e de outros cultos. Não somos infiéis, somos móveis.

A nossa identidade é cada vez mais problemática. Empregado? Patrão? Trabalhador autônomo? Pai? Filho? Amigo? Amante? Marido? Mulher? Homem? Nada é simples. Cada vez mais, tudo tem de ser inventado. Não temos modelos. Somos os primeiros a entrar num espaço completamente novo. Entramos no futuro que inventamos calcorreando o planeta.

PIERRE LÈVY



Agora discuta com seus colegas sobre as afirmações do filósofo quanto ao uso das tecnologias na vida moderna. Comente sobre as diferenças entre o passado, o presente e o futuro com tecnologias. Considere os pontos positivos e negativos da revolução tecnológica que vivenciamos.

Lembre-se: o que há de mais importante em um blog é sua característica democrática de abrir espaço para os diferentes pontos de vista de seus usuários. Trave conversas edificantes com seus colegas, assim todos nós construiremos nosso conhecimento de forma colaborativa!! 

Comente quantas vezes quiser. Bom trabalho!!

116 comentários:

  1. Olá caros alunos.

    Primeiramente é uma grande honra estar comentando nesse estimadíssimo blog o qual por inúmeras vezes estive.. Meu nome é Tiago de Moura, fui professor auxiliar da estimadíssima Paula Barbosa, estou morando temporariamente na Inglaterra e desde já gostaria de agradecer ao convite da Professora Mestra Paula Barbosa Pudo, pessoa que me apresentou esse mundo fascinate que é o ciberespaço.. Anyway, vamos à Cibercultura com os cumprimentos de Pierry Lèvy.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Tiago !

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o texto, pois cada vez mais podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo em apenas um clic,mas por outro lado estamos esquecendo de que nós somos e nos distanciando de laços de amizade,dando somente prioridade para web

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica.

      Pois é, belo análise, por exemplo, estamos falando de lugares diferentes em tempo real, isso é o máximo... Acho muito interessante quando Pierry Lèvy aborda em suas teorias a questão do "filtro".. Aí que entra a sua análise de que não devemos esquecer as diferenças entre os dois, digamos, "mundos".. Acho que tudo na vida está nas escolhas...

      Excluir
  4. SUSY RGM 5674 E NILZA RGM 566621 de fevereiro de 2013 às 15:00

    BOA NOITE SOMOS NILZA RGM 5666 E SUSY RGM 5674 SOMOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA ESTAMOS NO 3°SEMESTRE É UMA HONRRA FALAR COM VOCÊ DE TÃO LONGE.FALE MAIS SOBRE ESSE MUNDO FASCINANTE E CHEIO DE MARAVILHAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Susy

      Pois então, a honra é toda minha.. Realmente é um prazer estar interagindo com vocês em tempo real, falando desse novo e interessantíssimo tema que é o que estão vendo agora com a Professora Paula Pudo. Acho que estamos fazendo aqui a prática do que a Paula deve ter já falado no 1° módulo.. Sobre o mundo aqui, é outra cultura, tudo diferente, pessoas têm outros costumes, enfim.. Muito frio agora, mas estou vivendo hehe.. Bem vindo à Arca (pergunte à Paula sobre a nossa Arca)

      Excluir
  5. Natalia Renzi Siciliano RGM 594221 de fevereiro de 2013 às 15:01

    Acho que algumas coisas é legal e imortante de publicar, mais as vezes é bom ter seu momento de privacidade, e é bom ter alguma noção de tecnologia, porque antigamente eles não tinham essas oportunidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Natália.

      Grande honra falar com você pelo nosso novo MUNDO hehe... Então, muito pertinente seu comentário, gostaria de acrescentar uma nota (futuramente a nossa mestra Paula acrescentará sobre isso).. O homem sempre teve tecnologias, quando falamos no mundo moderno podemos comparar que o moderno é uma questão de visão, os homens da caverna, por exemplo, foram descobrindo TECNOLOGIAS que ajudaram-os em tarefas cotidianas, creio que tecnologia, basicamente, é técnicas e conhecimentos que ajudam a resolver problemas ou que venha a nos ajudar..

      Excluir
  6. A tecnologia pode ser um beneficio, pois temos a oportunidade de conhecer pessoas novas e reencontrar velhos amigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriana.

      Legal né? As vezes nem observamos o quão fascinante esse mundo é né? estamos conversando de lugares diferentes, horários diferentes, mas estamos no mesmo lugar aqui.. sei lá, se pararmos para pensar dá nó no cérebro hehe

      Excluir
  7. JESSICA MARTINS RGM 610621 de fevereiro de 2013 às 15:03

    Com o ciberespaço temos o mundo na tela do nosso computador. A oportunidade de estar perto mas longe ao mesmo tempo de outras pessoas, conhecendo varias culturas e tendo novas experiências no mundo virtual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Jéssica.

      Pois é, estamos fazendo isso agora mesmo, demais né? é muita informação ao nosso alcance que às vezes esquecemos que temos um mundo com apenas alguns cliques.

      Excluir
  8. Boa noite a todos. Uma experiencia completamente virtual como essas, um professor na Inglaterra e outra no Brasil torna-se a forma mais eficiente de compreender o que vem a ser o fenomeno da virtualizacao. Os fenomenos da cibercultura, do ciberespaco devem ser nao somente estudados, mas acima de tudo, vivenciados. Espero que todos contribuam com ideias durante os proximos dias, para que possamos conviver colaborativamente, aprendendo muito uns com os outros. Bem-vindo a mais um semestre entre nos, Tiago!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello My dear Paula Pudo.

      Acho que é uma grande oportunidade para nós pesquisadores. Estamos tendo uma experiência incrível hoje, da teoria à prática, mostrando aos alunos estes fenômenos que na verdade já conhecem (usam o tempo todo). O que ocorre aqui é uma análise aprofundada desses fenômenos, e com a orientação da Professora Paula, verão na prática tais fenômenos. Isso será muito importante para vocês - futuras (os) professoras (es)- pois terão uma excelente ferramenta em suas mãos.. Compreenderem a questão da Cibercultura é impressindível para o exercício da Educação, afinal, seus futuros (ou atuais) estão inseridos, não há como ignorarmos isso, antes sim, usávamos o quadro negro, imprimíamos algumas xerox (lembram do mimeógrafo?), na época era uma tecnologia avançada, quando digo época me refiro há pelo menos algumas boas décadas, pois ele foi inventado em 1880 (como sei esse dado? Estou no ciberespaço, fiz garimpada agora a pouco na wikipédia hehe).. Mas voltando ao Mimeógrado - que por sinal é um excelente exemplo - algumas escolas ainda usam essa tecnologia, mas pararam no tempo, como diz Pierry Lèvy, temos que somar as tecnologias, incluindo as novas... Sírio Possenti - um grande linguísta brasileiro - citou isso em um de seus periódicos.. Agora, para finalizar essa meada, sei que a professora Paula tem uma relíquia dessas (Mimeógrafo) em casa.. hehehe

      Obrigado caríssima amiga Paula, é muito bom estar entre vocês, e digo com propriedade, estou ENTRE vocês, pelo instrumento do Ciberespaço.

      Excluir
    2. Ah! Sei que introduzi outros assuntos que não seriam tão pertinentes a esse post, mas achei interessante comentar algo que tangisse a importância dessa disciplina.

      Excluir
  9. O desenvolvimento da tecnologia veio á favorecer pessoas,empresas e o mundo em geral podendo facilitar o conhecimento,comunicação e a cultura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Onilia.

      Legal seu post, me faz pensar em bancos, delivery, tudo que emglobe a facilidade de movimentação de dinheiro e mercadorias.. A professora Paula costumava comprar um excelente café pela internet hehe.. Interessante tudo isso.

      Excluir
  10. Jenifer Roberta Batista RGM: 567521 de fevereiro de 2013 às 15:05

    Boa noite.

    Podemos perceber no dia a dia a evolução da internet, a alguns anos estavamos sentados apenas ouvindo professores e copiando materias que eram passadas na lousa, hoje estamos tendo o prazer de ter uma aula expositiva de tecnologia, sendo possivel conversar com um professor que se encontra fora do Brasil. A algum tempo assisti uma reportagem sobre os notbooks e tablets em sala de aula para substituir os cadernos, possou também um meio em que alunos se comunicaram com pessoas de outros países. Ao mesmo tempo em que acho formidável esta mudança, fica o receio de como criaram crianças que terão muita dificuldade na escrita, nos dias atuias, devido ao uso abusido da internet por crianças, professores já reclamam pelas abreviações e o mal uso do portugues nas escritas dos cadernos e dos trabalhos... Será uma dificuldade a mais para nós, futuros professores a saber lidar com a dispulta com a internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello, Jenifer.

      Seja bem vinda a essa disciplina. O seu comentário é muito interessante, cheguei a ver algumas matérias jornalísticas a respeito disso (da influência negativa da tecnologia nas escolas)... Mas gostaria de abordar aqui algumas ideias que tenho com relação à escrita. Existe sempre o lado negativo, tudo em demasia faz mal, mas não seria o caso de se pensar lá na frente? Eu por exemplo defendo um mundo sem papel hehe, eu raramente uso papel e caneta, e creio que os alunos também não use essa tecnologia em suas casas, raramente escrevem cartas, (aqui na Inglaterra é incrível, o costume de se mandar cartas escritas à punho ainda é mantido, e de se dar cartões feitos à mão também não é novidade), mas no nosso país vemos que esse costume está se perdendo (de se usar papel e lápis fora das escolas).. Se me perguntarem se sou contra o ensino da escrita digo que NÃO, isto é, estamos ainda em um mundo que usamos e precisamos da escrita como ela é ensinada, mas creio que vai mudar, quem sabe não presenciamos essa transsição.

      Agora, só finalizando a questão do mal uso da internet pelos alunos, realmente é um problema, mas temos explicações para isso. Os alunos quando estão nos chats usam uma linguagem informal, a lingua falada, abreviam para economizar tempo, e realmente isso pega muito rápido, podemos ver nas redações.. Mas eu adoro o internetês, digo com propriedade que o uso sempre, mas tem hora certa para tudo né... Tá aí um grande desafio para vocês, futuros professores..

      Excluir
    2. Jenifer Roberta Batista 3 pedagogia Noturno RGM: 56757 de março de 2013 às 14:41

      Boa Noite Thiago...
      A maior questão é esta, ensinar as crianças que existe a hora certa para tudo. Sou educadora e trabalho com berçário, ainda não tenho mto problema com isso... Ensinar quando devemos abreviar ou não, quando podemos escrever mais informal, será um grande desafio, mas bem vindo!

      Excluir
  11. Patricia Milani RGM: 5613 2ºA Pedagogia21 de fevereiro de 2013 às 15:05

    Olá Tiago boa noite, prazer em "conhece-lo" rs..
    Muito bacana sua tragetória, continue assim, sucesso!
    Realmente o avanço da tecnologia esta surpreendente, hoje podemos fazer coisas a partir de um CLICK. Embora toda essa facilidade tenha seus pontos positivos, existem também os negativos, sendo assim, é essencial ter um certo cuidado antes de conectar-se a tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Patricia.

      Prazer em conhecê-la também..

      Obrigado! Estou tentando chegar lá hehe..

      Olhe, vocês assistirão ao filme Wall-e, preste muita atenção na parte em que ele separa coisas utilizáveis do lixo.. isso define seu comentário acima.. Temos que fazer uma filtragem do que é positivo, já fazemos isso com tudo em nossa volta, estamos mergulhados em uma chuva de informações já dizia Pierry Lèvy...

      Excluir
  12. Amanda Morais RGM 585621 de fevereiro de 2013 às 15:06

    O uso da tecnologia nos dias atuais pode-se considerar um instrumento importante pra a vida moderna, pois podemos estar em varios lugares, e assim conhecer culturas diferentes, porem tambem pode ser um problema pois algumas pessoas acabam se tornando vitimas dessa revolução tecnológica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Amanda.

      Novamente me faz lembrar WALL-E .. Não é um simples filme para criancinhas hehe.. Ele aborda exatamente esse fato (e muitos outros fatores interessantes).. Tecnologia pode sim fazer vítimas, mas acredito que sempre teremos escolhas.. Quando você assistir ao filme entenderá mais claramente essa complexidade.

      Excluir
    2. Amanda Morais RGM 585622 de fevereiro de 2013 às 05:39

      Obrigado pela dica Tiago , com certeza assitirei o filme por sinal a prof Paula já havia o colocado em nosso plano de aula rs...Concordo plenamente com o poder de escolha de cada um , mais infelismente com a facilidade que esse mundo da WEB nos trás algumas pessoas ainda não sabem difereciar o que é bom e o que não é, por isso acabam se tornando 'vitimas' em meu ponto de vista!!!

      Excluir
  13. Antes da tecnologia as pessoas conviviam mais entre si,atualmente as pessoas não tem tanto contato á não ser virtualmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Joeli.

      Realmente, temos os prós e contras, mas eu sou um usuário assíduo (assim como minha amiga Paula) e tenho meus amigos fora da internet.. Prefiro olhar para o lado positivo, os prós.. todas as semanas falo com minha família pelo skype, em tempo real sem pagar 1 cent por isso.. Como disse em um dos post's anteriores.. Tudo é uma questão de escolhas..

      Excluir
    2. adriana 3º M Rgm 611711 de março de 2013 às 17:24

      Concordo com você Tiago, a tecnologia é amiga de quem está longe dos amigos e da família e importantíssima para a nossa evolução, pois a vida está cada vez mais corrida e acredito que o certo a fazer é tentar acompanhar e o mais importante, usar corretamente e com sabedoria, sempre para o bem.

      Excluir
  14. Vanessa T Slupko RGM 570221 de fevereiro de 2013 às 15:07

    A tecnologia evolui tão extraordinariamente que mal consiguimos acompanhar,é tantas mudanças,novidades e informações que mais parece uma grande avalanche que despenca em nossas vidas,pareceque dormimos com algo atualizado quando acordamos já está tudo ultrapassado.
    Isso em certa parte é bom, pois sempre estamos conectado com as ultimas informações do mundo, mas contrapartida não temos tempo de filtrar o que realmente é util.
    através da internet podemos alcançar o mundo, o sistema solar,e todas as galaxias...
    mas por outro lado nos mantemos alienados das coisas simples e bela do nosso dia a dia, passamos despercebidos de coisas banais mas simplesmente encantadora como uma flor que nasceu em nosso jardim, alguém que nos da um sorriso de bom dia, uma brisa que nos alcançou.....
    A tecnologia é útil mas as vezes nos tornam insensíveis.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Vanessa.

      No Ciberespaço temos necessidade de informação rápida e precisa. Tudo é veloz e a vida útil é tão fugaz.. Mas como Pierry Lèvy disse quando fez uma comparação entre sua teoria do Dilúvio de Informações com a Arca de Noé, temos que pegar o que realmente nos interessa e fazer aquela filtragem, concordo com você que muitas vezes não temos tempo de fazer isso devido à velocidade das informações, mas acredito que a solução está no olhar.. Por exemplo, estamos numa festa com vários grupos de pessoas conversando, se olharmos tudo ao mesmo tempo, como um todo, não somos capazes de captar profundamente uma conversa importante, mas se olharmos especificamente para um grupo teremos a capacidade de filtrar tais informações com propriedade.. Por outro lado perderemos alguma conversa importante.. Acredito na minha humilde opinião que a chave está no olhar.. O olhar o todo e o olhar específico faz toda a diferença na hora de filtrar.

      Excluir
  15. BOA NOITE GALERA!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Tiago!
    Vemos que o avanço da tecnologia vem crescendo a cada instante. Acredito que a tecnologia veio para facilitar e para deixar tudo o que fizermos rápido e pratico.
    Atualmente esse veicúlo de comunicação se tornou essencial na vida de todo ser humano e indispensável em nossas praticas cotidianas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Aghata.

      Eu considero importantíssimo todo esse avanço tecnológico, tudo está em torna da tecnologia hoje, se pensarmos, até para o nosso sustento há necessidade de tecnologia.. Da bolsa de valores à água que chega em nossas torneiras.. Sem ela não dá para viver.. Somos dependentes.

      Excluir
  17. NILZA RGM 5666 E SUSY RGM 567421 de fevereiro de 2013 às 15:08

    CONCORDAMOS COM O TEXTO,A TECNOLOGIA HOJE É ALTAMENTE NECESSÁRIA, PODEMOS VIAJAR PARA TODOS OS PAÍSES QUE QUISERMOS EM UMA SÓ CLICADA,ASSIM FICA MAIS FÁCIL DO ALUNO ENTENDER SOBRE DIVERSOS ASSUNTOS,CULTURAS,COSTUMES,COMIDAS,LÍNGUAS,ARTES,HISTÓRIAS DOS REIS E RAINHAS DA IDADE MÉDIA E MUITO MAIS.PORÉM VALE LEMBRAR SEMPRE QUE A TECNOLOGIA NÃO DEVE SER USADA PARA PREJUDICAR PESSOAS,FAMÍLAS E MUITO MENOS TRANSFORMAR PESSOAS EM ROBÔS, QUE NÃO CONSEGUEM SAIR DE FRENTE DO COMPUTADOR,DEIXAM SUA VIDA REAL PARA VIVER UM MUNDO VIRTUAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Nilza.

      Você vai adorar quando chegar a hora de criar os Blogs.. criar algo para usar em salas de aulas, modelando à sua forma e vontade... Isso é fantástico. Sobre usarem a tecnologia para o mal, já vimos isso desde os filmes de Guerra nas Estrelas hehe.. O homem sempre fará coisas ruins, com tecnologia moderna ou sem ela.. Sobre ficar na frente do computador (o famoso zumbi), creio que é uma questão do "olhar", é subjetivo.. na Inglaterra as pessoas levam a leitura muito a sério, algumas crianças são viciadas em leitura, antigamente as crianças eram viciadas em desenhos animados, algumas pessoas são viciadas em novelas, filmes... Ponto de vista. Se pararmos para olhar em volta veremos que não é apenas o computador que cria zumbis hehe.

      Excluir
  18. Boa noite Tiago! É um prazer poder falar com vc e saber q mesmo taão longe pode mos nos comunicar com tanta facilidade.a atecnologiaé mesmo fascinantenão é mesmo? ABRAÇOS....!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Fabíola.

      O Prazer é recíproco minha amiga. Um brinde à tecnologia hehe.

      Excluir
  19. Desirée Denser RGM 599221 de fevereiro de 2013 às 15:11

    A tecnologia é muito eficaz no nosso dia-a-dia porém aqueles que fazem mal uso dela, pode sofrer vários constrangimentos futuros.Tem pessoas que passam o dia inteiro na internet e esquece da própria família, esquece de estudar, praticar atividades físicas e etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Desirée.

      Seu nome é francês, Paula Pudo vai adorar fazer sua chamada nas aulas hehe.

      Isso é loucura, pessoas desse tipo não tem vida social minha amiga, quem tem uma vida normal, com verdadeiros amigos e família não passa o tempo inteiro no mundo virtual.

      Excluir
  20. Dulcenéia 5952 Fabiani 583821 de fevereiro de 2013 às 15:13

    oi Tiago, Boa noite!
    Somos a Dulce rgm. 5952 e a Fabi rgm. 5838 sobre o texto concordamos que a tecnologia esta cada vez mais avançada nos surpriendendo, podendo nos comunicar com as pessoas de cada canto do mundo assim como vc que esta ai na Inglaterra,ficamos felizes de ter esta oportunidade pois sabemos que muitos gostaria de ter, para nos foi mais um aprendizado gratificante agradecemos a professora Paula e a você por nos permitir ir tão longe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Dulcenéia

      Foi muito gratificante participar desse debate, como disse antes, esse é um exemplo verdadeiro dos fenômenos que irão estudar com a professora Paula. A desterritorialização expressada por Lèvy é claramente praticada aqui hoje hehe,..

      Excluir
  21. Rosimeire - R.G.M. 5980 - 3º Ped. A21 de fevereiro de 2013 às 15:14

    Visto por este ponto de vista a denominação PLANETÁRIOS é muito bem colocado, amplo e principalmente neste texto nos coloca como um todo em um Mundo (lugares, pessoas e idéias), que queremos conhecer e com o Ciberespaço nos aproxima e nos coloca juntos para uma reflexão em comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hello Rosimeire..

      Pois é, achei o máximo esse texto quando o li pela primeira vez há uns três anos atrás.. Sem fronteiras, sem bandeiras.. tudo é tão próximo...

      Excluir
  22. Nilzete Santos Pegoretti RGM:565121 de fevereiro de 2013 às 15:16

    Realmente todo este mundo virtual é fascinante e com toda esta tecnologia com que vivermos hoje nos faz refletir o quanto a tecnologia nos ajuda a aumentar nosso leque de conhecimentos, pois acredito que estas misturas de culturas comtribuem para o desenvolvimento do homem.

    ResponderExcluir
  23. É extremamente fascinante o avanço da tecnologia ao longo do tempo. Temos a disponibilidade de utilizar de tecnologias cada vez mais avançadas, que facilitam e auxiliam o nosso dia a dia.
    No mundo virtual existe a quebra de territórios, estamos sempre em contato com outros lugares, pessoas, países ou regiões... os lugares e tempo se misturam, tudo esta interligado.
    Só devemos cuidar para não expor muito a vida pessoal nos vários meios de comunicação virtual existente, pois muitas vezes é forma de controlar ou se aproveitarem de algumas informações.

    ResponderExcluir
  24. Galerinha.

    Estou profundamente honrado em comentar... Falar desse tema é muito prazeroso, mas é fácil dizer isso, aliás, sou suspeito para dizer hehe... Mas a prova viva disse é que estamos conversando agora, em tempo real, eu estou em um país diferente, com 3 horas de diferentça (fuso) e mesmo assim estamos no mesmo lugar, realmente quando paramos para analisar todos esse fenômenos cibernéticos não compreendemos a dimensão do que é isso tudo, aliás, um GRANDE CÓRTEX que está além de nossa compreensão.. Não temos fronteiras, estamos entra a superpopulação que abrange o globo..

    ResponderExcluir
  25. Jaqueline de Paula Ortega RGM 566421 de fevereiro de 2013 às 18:31

    Essa nova realidade em que estamos vivendo é fantástica, pois conhecemos o mundo sem sair do lugar, cultivamos amizades que estão a quilômetros de distancia de nós. A tendência é só aumentar, assim cabe a nós futuros professores, estar sempre atentos a essas mudanças tecnológicas(pois as crianças estão sempre há anos luz na nossa frente) e fazer delas ferramentas de trabalho, para tentar fugir do convencional e assim motiva-los sempre a pesquisar e aplicar o conhecimento em qualquer lugar do planeta, pois como diz Pierre Lévy somos “móveis”.

    ResponderExcluir
  26. A tecnologia é algo fantastico que vem nos surpreendendo a cada instante,podemos viajar para outros lugares ,conhecer outros costumes,outras culturas e isso é maravilhoso.Mas não podemos esquecer que do mesmo jeito que é bom ,o mal uso dessa ferramenta pode nos trazer problemas.Então galera curtem esse mundo fantástico da tecnologia com consciência..
    CINTIA LUCIA RGM:5872

    ResponderExcluir
  27. A tecnologia é algo fantástico que vem nos surpeendendo a cada instante,podemos conhecer outros lugares , outras culturas num só clic isso é maravilhoso.Mas não podemos esqucer que do mesmo jeito que é bom,o mal uso dessa ferramenta pode nos trazer problemas .Então galera curtem esse mundo da tecnologia com cosciência.
    CINTIA LUCIA RGM:5872 3º pedagogia

    ResponderExcluir
  28. Camila Wieck RGM:5831 3°Pedagogia Matutino26 de fevereiro de 2013 às 09:55

    Realmente a técnologia esta avançando muito rápido e nós futuros professores somos praticamente obrigados a aprender a usar a técnologia, se não acompanhar-mos ficaremos para trás. Pois a nova geração que esta por vir já esta totalmente por dentro das inovações tecnológicas. Concerteza essas inovações é muito útil para nós e para as crianças, mas, fico triste em saber que a maior parte da infância das crianças esta sendo pulado por conta disso.E muitos adultos deixam de ler um livro, porque pesquisar na internet é muito mais rápido e prático. Acho um absurdo menores de idade que conseguem ter acesso as redes de relacionamentos, que "são para maiores de dezoito anos",sites proibidos, e outros. Enfim, eu acredito que seja ótimo, mais também muito ruim.

    ResponderExcluir
  29. Laís Passarelli RGM: 5779 3º Pedagogia-Matutino26 de fevereiro de 2013 às 12:52

    Hoje em dia profissionais da educação precisam ser cada vez mais flexíveis em relação às tecnologias do cotidiano, para poder de uma melhor maneira progredir com o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de seus educandos.
    Portanto acredito que a tecnologia é umas das ferramentas fundamentais para novos conteúdos e performance de um professor.

    ResponderExcluir
  30. Janaina Moura RGM: 5716 3-Pedagogia Matutino26 de fevereiro de 2013 às 14:35

    A tecnologia esta avançando, e a cada dia precisamos nos atentar a essas novas práticas. É fantastico esse novo mundo, e como as crianças aprendem, da maneira que elas mais gostam, a tal tecnologia.
    Sou muito fã de toda essa inovação, portanto futuros educadores se acham que a maneira unica de ensinar for o modo tradicional, com o famoso quadro negro e giz..voces estão enganados, pois o mundo é dos alunos e sua tecnologia

    ResponderExcluir
  31. Boa noite, realmente a tecnologia é algo extraordinário, pois com ela podemos conhecer outro lugares,reencontrar amigos, é uma ferramenta muito importante para qualquer pesquisa,assim facilitando a vida das pessoas, principalmente dos estudantes.

    ResponderExcluir
  32. Com a chegada da internet nos tornamos altamente dependentes da mesma, a cerca que os anos se passaram ela tem feito cada vez mais parte do nosso dia a dia, e esta acessível em todos os lugares, no brasil já existe um programa do governo que da internet como um preço mais acessível para pessoas de baixa renda, dando a oportunidade de acessibilidade a todos, a internet nos da possibilidades que antes não se imaginava como por exemplo de conhecer novos paisses ou lugares sem sair de casa apenas pela tela do computador,ou de fazer um curso superior a distancia... e um mundo novo pronto para ser usado dando a nos planetários oportunidades de viver essa nova era da tecnologia.

    ResponderExcluir
  33. Diane Bertula _ rgm 597927 de fevereiro de 2013 às 08:46

    Os avanços tecnológicos neste século XXI com mais impacto no dia a dia das
    pessoas estão relacionados à tecnologia da informação (celulares e computadores ultra
    rápidos e multimídias); à biotecnologia, sobretudo na área médica
    (instrumentos/máquinas de diagnósticos e tratamentos sofisticados); e às tecnologias
    industriais, com grandes mudanças nas relações de trabalho (nos setores de serviço, na
    indústria e na agricultura). De se notar que os avanços tecnológicos implicam ou
    alteram as relações sociais as pessoas estão cada vez mais ligada essas novas tecnologia em toda as partes do mundo.

    ResponderExcluir
  34. Nayara de Melo RGM 499927 de fevereiro de 2013 às 19:00

    O texto realmente nos mostra como a tecnologia tem sido capaz de nos beneficiar em muitos aspectos, assim como acaba por influenciar em vários outros; que nos tornam cada vez mais dependentes dessas funcionalidades. Porém, também vale lembrar que vai da consciência de cada um saber usar a tecnologia a seu favor, sem que ela nos impeça de continuarmos agindo como "humanos", pois há, ainda, quem se "transforme em robô".

    ResponderExcluir
  35. KAREN SILVA LIMA RGM 595628 de fevereiro de 2013 às 07:03

    A Todos Boa Tarde!!

    O Conteúdo do texto trás a tecnologia e internet como um dos maiores meios de comunicação e as facilitações da vida de seus usuários.
    É possível interagir com inúmeras pessoas, fazer compras, estudar, se divertir, aprender novas coisas, explorar lugares, etc.
    Com a internet, é possível fazer até cursar um ensino superior a distancia (EAD).
    A tecnologia trouxe a oportunidade de fazer aquilo que antigamente seria mais difícil de fazer, com tantas vantagens é praticamente impossível viver sem ela, pois os recursos que ela oferece são vantajosos, a tecnologia pode salvar vidas, ser preciso em diagnósticos, melhorar a qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Patricia Almeida RGM 232

    Boa tarde.
    Confesso que não li todos os comentários aqui postados, pois são "já" realmente muitos!! E isso em uma semana.
    O mundo avança muito rápido, prova disso é esse texto de PIERRE LÈVY. Tudo muito rápido diante de nossos olhos. Se para nos adultos já é difícil conseguir acompanhar, tantos avanços e tecnologias, imagine com nossos pequenos (crianças). Precisamos estar muito atentos, e cabe a nos futuros educadores e pais esse grande privilégio ajudar e orientar da melhor forma possível as futuras gerações desse nosso mundo.

    ResponderExcluir
  38. Lidiane Stefani S. Couto - 565028 de fevereiro de 2013 às 14:04

    os avanços que encontramos na tecnologia de hoje é muio importante para o desenvolvimento do homem em varios aspectos da vida, porem é preciso incentivar os usuarios a usar essa ferramenta corretamente,para coisas que sao realmente necessarias nao fazendo dessa ferramena algo que substitua o relacionamento interpessoal que tambem é imporatnte para o desenvolvimento humano quanto o relacionamento virtual

    ResponderExcluir
  39. Melissa A. Monteiro RGM: 601228 de fevereiro de 2013 às 14:38

    A tecnologia com certeza foi um grande avanço em todos os sentidos.Na internet hoje em dia encontramos qualquer coisa.Qualquer.Ferramentas que nos auxiliam bastante mas,que ao mesmo tempo pode se tornar grandes zonas de perigo,como alguns sites de relacionamentos,que também é utilizados por pessoas mal intencionadas.
    Um outro ponto é em relação as crianças que entram nesse mundo,é claro que através deste,elas adquirem bons conhecimentos.Entretanto,a dependência desse meio de comunicação pode acarretar prejuízos na escola, perda de contato com amigos e familiares, entre outros problemas.Bom,cabe a nós futuros educadores,pais e responsáveis conscientizar as crianças que nem tudo que se lê na internet é verdadeiro.Devemos impor regras e limites para que esse meio de comunicação seja utilizado de forma saudável.

    ResponderExcluir
  40. Ioná Cocenzo RGM ; 5625 3° PED28 de fevereiro de 2013 às 14:40

    Realmemte a tecnologia tem avançado e isso é muito bom pois por esse meio de comunicação temos varias informações importantes ,sabendo utilizar adquirimos conhecimentos que podem ser muito uteis para aprimorar nossos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  41. Valéria de Jesus RGM:5668 3º ped matutino.1 de março de 2013 às 13:16

    A tecnologia sem dúvidas realmente é uma ferramenta fantástica,nós levando a vários lugares sem nem mesmo sair do espaço onde estamos.Algumas vezes quando paro para analisar todos esses fenômenos cibernéticos,me perco na compeensão do que é tudo isso.Sabemos também que o mal uso dessa tecnologia tão importante e presente em nossas vidas pode nós trazer problemas,portanto devemos usar de forma conciênte ao nosso favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Valéria, o uso consciente é importantíssimo, afinal seremos nós os mediadores desta utilização em sala de aula. Sonho o dia em que poderemos realizar uma comunicação virtual uns com os outros através de um ambiente virtual e poder contar como é positivo o uso em sala de aula.

      Excluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla Andressa Martins 3° Padagogia Matutina
      RGM: 5794
      A tecnologia é algo impressionante como descreve o autor e confusa também, é uma ferramenta útil que deve ser utilizada com sabedoria, podemos estreitar os laços com uma cultura antes distinta. No passado isso seria algo inacessível então é um progresso, mas parece que a maioria dos adeptos desse novo mundo, se interessam pelo o que a de mais trivial, digo isso baseado no nivel mental que não parece ter aumentado significativamente, as referencia continuam sendo as mesmas Sócrates, Aristóteles, Pascal, Voltaire. Espero que num futuro esse novo mundo seja melhor explorado, talvez estejamos ainda nos habituando nesse fenômeno recente que é a tecnologia.

      Excluir
  43. Deise Santana 3º PED (Matutino) RGM 57382 de março de 2013 às 17:30

    Concordo com o parecer da Carla Andressa , pois além de ser impressionante,hoje é uma ferramenta essencial em nosso dia-a-dia da qual se utilizarmos com sabedoria servirá de auxilio tanto em nossa vida pessoal .como na nossa carreira de futuras pedagogas, é algo fantastico.ao imaginar que antes era tudo privado é somente pessoas bem instruidas e com o poder aquisitivo alto tinham acesso, é hoje vemos que é algo livre aberto para quem estiver disposto a saber e enteder mais, um bom exemplo disso é as tecnologias qua a midia nos proporciona mostrando o avanço de novas tecnologias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E futuros Pedagogos...afinal também faço parte desta turma que acredita que as tecnologias devem ser agregadas a nossa pratica docente. Concordo com você Deise.

      Excluir
  44. Mediante ao texto do Filosofo Pierre Lèvy podemos entender que vivemos hoje sobre uma nova era, ao que considero a Era Virtual. Percebemos a necessidade de comunicação, esta por meios eletrônicos. A evolução é significativa em termos de praticidade e comodidade. Se hoje conseguimos nos comunicar com pessoas de outras cidades, estados ou mesmo países é graças a esta evolução. Tudo esta a um clique do mouse, o que antes levava um tempo enorme para que fosse possível hoje em segundos nos conectamos a outras pessoas ou lugares.
    Acredito ser este o momento de revermos nossas praticas de ensino e incluir a tecnologia como recurso de nossas aulas, e claro refletirmos sobre a utilização destes recursos a ponto de sabermos a objetividade que é a sua utilização.

    Marcelo Cavalcante, 3º Ped. (Matutino)

    ResponderExcluir
  45. Tamiris Mª L. Ardachnikoff de Morais rgm 5727 3° Ped Mat4 de março de 2013 às 09:14

    Estamos numa era tecnológica que quem não sabe utilizá-la fica para trás.
    Porém, não podemos ser submissos a ela. A internet já faz parte da vida de muita gente, nos ajuda a ir além daquilo que podemos, a ir para outros lugares, fazer pesquisas, ler livros, conversar com outras pessoas no mundo e etc.
    Mas as crianças de hoje estão utilizando esses meios e esquecem que existem livros maravilhosos para serem lidos. Elas não sabem pesquisar nos livros como fazíamos antes da internet.
    Temos sim que estar atualizados, mas não podemos deixar isso tomar conta de nossas vidas. Devemos usá-la com utilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Tami, a boa Enciclopédia nos ajuda muito nos estudos e essa nova geração só conhece o Google.

      Excluir
  46. Mairi A. Carvalho Santos rgm :5875 pedagogia4 de março de 2013 às 09:29

    A tecnologia sem dúvida nos liberta das fronteiras" enquadradas" da sala de aula e nos abre janelas para o conhecimento além delas ,mas fico preocupada com quem ainda não usufrui desta nova era do saber,pois existem milhares de analfabetos digitais.Gostaria de ver as instituições de ensino terem por obrigação o prazo para implantar estas novas tecnologias em todos os níveis da educação,talvez assim o aprendizado seria estimulante para todos os estudantes.

    ResponderExcluir
  47. Juliana Pires Assis rgm:56524 de março de 2013 às 12:14

    estamos na era digital, hoje em dia para tudo se usa a tecnologia e assim a vida fica cada vez mais fácil , mas concordo com a aluna mairi acredito que as vezes não que as pessoas não gostam da tecnologia é que não sabem como usar e acabam se perdendo e não dando o valor necessário a isso. penso que hoje em dia as crianças já nascem sabendo usar as novas tecnologias e teremos que crescer muito para acompanha-las pois se isso não acontecer ficaremos estagnados.

    ResponderExcluir
  48. Francine Calazans Esguerre, RGM: 3849, Ped. Mat.4 de março de 2013 às 13:08

    Atualmente o avanço tecnológico é claramente a preocupação de algumas pessoas, pois estamos rodeados de novidades tecnológicas, em que precisamos nos adaptar e avançar junto com ela. Muito se pergunta se a tecnologia tomaria o lugar do professor, em meu ponto de vista o professor deve caminhar junto com essa mudança se ajustando a realidade atual, deve estar em contínua transformação.
    Enfim, a tecnologia utilizada de forma correta nos ajuda, e muito, e uma vez integrada nas atividades pedagógicas possibilita aos alunos novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  49. Alessandra Guedes Da Silva RGM: 6105 Matutino Pedagogia 3º Semestre4 de março de 2013 às 13:20

    Vivemos num tempo em que não podemos mais viver sem a tecnologia, ela está em todo o lugar e de diversas formas e a medida que se passa, vem tomando conta de todos os setores. E sem dúvida a velocidade que ela cresce não é igual a velocidade que a aprendemos, muitas pessoas ainda não se preocupam em conhecer as tecnologias e aprender, e com o tempo existirá um índice maior de analfabetos digitais.

    ResponderExcluir
  50. Renata Siqueira RGM 6121 Pedagogia Matutino4 de março de 2013 às 13:56

    Sou fascinada por essas tecnologias, acredito que contribuem muito no processo de ensino aprendizagem das crianças, até porque essa "era digital" já faz parte de suas vidas. Concordo plenamente com a nossa amiga Mairi, acredito muito no sucesso que seria as instituições preparar melhor o aluno para essa "nova onda". Estamos no melhor dos tempos e devemos nos preparar para as novidades futuras, portanto defendo e ao mesmo tempo agradeço a contribuição que esta disciplina nos oferece em nossa formação. Considero essencial para a nossa formação em busca de um melhor entendimento para essa nova geração Z.
    "Tecnologia a flor da pele".

    Ass: Planetários

    ResponderExcluir
  51. Katia mendes de Oliveira - RGM 5985 - 3º Pedagogia Matutino4 de março de 2013 às 14:41


    Concordo com Pierre Levy quando diz que somos os primeiros a entrar num espaço completamente novo.
    A tecnologia esta presente em todos os setores e cresce em uma velocidade que não conseguimos alcança-la. Nos conecta com o mundo em questão de segundos facilitando e acrescentando novos conhecimentos.
    É fascinante estamos em lugares diferentes em tempo real, interagindo, fazendo pesquisas acadêmicas...
    Precisamos nos policiar para não perdermos o contato físico e os bons momentos em roda de conversa com os amigos.

    ResponderExcluir
  52. Márcia Schiavinati Rgm: 57064 de março de 2013 às 15:14

    Concordo com tudo isso, a tecnologia esta cada vez mais presente em nosso dia-a-dia, acho normal a cada dia novas tecnologias e novos avanços, que hoje são cada vez mais necessários para a humanidade, mas muitas vezes esse novo mundo tecnológico é tão prático, funcional, instantâneo, evoluído que os sentimentos também acompanharam todo esse avanço tecnológico e se tornam momentâneo, efêmero, insignificante, sem raízes, alicerces e sinceridade.

    ResponderExcluir
  53. A tecnologia hoje em dia ja não podemos mais viver sem, é atravez dela que realizamos grande partes das nossas atividades, seja pesquisas, trabalho, hobby, fazer amizades, ou até mesmo pra ganhar dinheiro, então é importante estarmos preparados.

    ResponderExcluir
  54. Bruna Cordeiro - 56984 de março de 2013 às 15:31

    Vivemos em um mundo onde a tecnologia é cada vez mais avançad, mas viajar atravez de maquins é ilusório, a tecnologia pode e deve ser utilizada para o crescimento das pessoas e não as pessoas crescerem dependendo da tecnologia.

    ResponderExcluir
  55. Luciana Costa , 3º pedagogia matutino.
    Bom dia!
    Realmente este mundo virtual é fascinante, nos poupa tempo e até salva vidas com um simples telefonema,ou um click,mas precisamos remediar e usar essa tecnologia para unirmos e não separamos como tem acontecido muito, deixamos o contato de lado, assuntos que muitas vezes podemos resolver conversando para enviar um email ,que pode ser interpretado de uma outra maneira;Deixamos de dar um bom dia ,para enviar uma msn do celular, sendo assim no meu entendimento, é necessário saber a usar a tecnologia e ter cautela.

    ResponderExcluir
  56. Bruna Caline 5815 3º Pedagogia matutino5 de março de 2013 às 05:19

    Hoje podemos observar que a tecnologia faz parte do nosso cotidiano, sendo assim praticamente será inevitavel ficar sem a sua utilização nas praticas pedagogicas,podendo sim nos auxiliar a chamar a atenção do aluno, cativar mais a sua atenção com metodos de ensino voltado a utilização das novas tecnologias, sendo um grande aliado e motivador para a aplicação do conteudo na sala de aula.

    ResponderExcluir
  57. Lilian Pedagogia mat 3] sem5 de março de 2013 às 05:24

    A tecnologia realmente faz parte da nossa rotina, porém, devemos ter consciência e usa-lá quando necessário.Incluir a tecnologia em nosso curso está sendo muito gratificante, porque podemos ficar ligados nas atualizações do mundo e acompanhar os avanços que nos possibilita cada vez mais a ter praticidade.

    ResponderExcluir
  58. Selma F. A. Maida RGM 56655 de março de 2013 às 05:37

    Bom dia.
    Uma das minhas preocupação é se realmente estamos preparados para essas novas tecnologia. É muito interessante podermos nos cominucar com pessoas que estão em outros estados e paises, porém me preocupa o distaciamento que isso provoca nas pessoas, ex: Tem pessoas que não te comprimenta porém no mundo virtual são suas amigas, então como pode? Será que a distacia pode aumentar a frieza das pessoas?

    ResponderExcluir
  59. Thaíse Vergílio RGM:5931 3°Pedagogia Matutino

    Acredito que a internet é um grande suporte para o ensino aprendizagem, mas precisamos caminhar juntamente com a aprendizagem abstrata, pois em alguns casos as crianças se entregam a essa "nova era" e se esquecem que é necessário conciliar um com o outro.

    ResponderExcluir
  60. Tayza Rhetugya RGM;5728 3°Pedagogia Matutino5 de março de 2013 às 06:23

    O mundo está na era da tecnologia se não nos adaptarmos aos meios de tecnologia ficaremos parados no tempo, essa nova era nos exige que devemos estar sempre nos reciclando.

    ResponderExcluir
  61. Hoje é muito importante fazer uso da tecnologia , pois ela fornece informações que são muito úteis a nossa realidade profissional. Principalmente artigos e reportagens relacionados aos conteúdos que trabalhamos em nosso cotidiano.A internet é fantástica falar com uma pessoa que está longe, é ver sua imagem no computador e ouvi lá é fascinante.

    ResponderExcluir
  62. A tecnologia é uma exelente ferramenta, criada para a facilitar o nosso trabalho. Muitas vezes utilizada de forma errada, sem consciência, pode prejudicar o outro ou até nós mesmos.

    ResponderExcluir
  63. Jessica de Souza 56887 de março de 2013 às 14:39

    O uso da tecnologia é um meio de trabalho muito eficiente tanto para o professor, quanto para o aluno, pois abrange de forma bem diversificada as inumeras fontes de pesquisas e acessos.

    ResponderExcluir
  64. Erika Petri RGM: 5904 3 Pedagogia7 de março de 2013 às 14:44

    A Tecnologia hoje em dia é um aliado na educação, pois
    ajuda em obter um conhecimento rápido. Isso se torna estimulante para aluno e ajuda nas práticas pedagógicas.

    ResponderExcluir
  65. JOELI PACECKA (5694)7 de março de 2013 às 14:46

    O ser humano esta atraz de tecnologia e conforto, por isso a grande mudanças na vida das pessoas, mas as vezes nao e da forma que cada um espera, por isso é um mundo incerto.

    ResponderExcluir
  66. rayane lopes RGM:58067 de março de 2013 às 14:49

    A Internet vem tomando conta do nosso dia-a-dia , pois antigamente não era muito divulgada e tinha o acesso restrito à pessoas de alto poder aquisitivo, hoje em dia com a grande repercussão a diminuição do custo e o aparecimento de lan house, as pessoas estão cada vez mais inseridas nesse universo virtual chegando até ao vício. Enfim a Internet tem várias vantagens e desvantagens, só necessita saber utiliza-la da melhor forma possível.

    ResponderExcluir
  67. Débora Evelyn 3ºPed Noturno
    Boa noite a todos!!!

    Tecnologia essa que facilita nossas vidas, refltindo cheguei a conclusão que sem a tecnologia estaria de mãos atadas, ela nos fez dependentes mais em troca tem nos dado muitas informações, conhecemos inumeros lugares sem ao menos sair de casa, pagamos nossas contas sem pegar filas entre outras coisas que ela tem facilitado, matar a saudade de quem esta longe de nos não tem preço mesmo que seja a distancia.
    5808 Pedagogia 3º semestre

    ResponderExcluir
  68. Viviane Vaculik 59327 de março de 2013 às 14:52

    Acredito que a tecnologia seja fundamental na vida do ser humano, hoje podemos controlar diversas coisas através de apenas um CLICK , e conheçer mundos imensos onde jamais pensamos ir , por outros lado o fato de não precisarmos mais sair de casa para termos certas coisas nos afasta cada vez mais das pessoas fazendo com que elas se distânciem de suas famílias e amigos.

    ResponderExcluir
  69. Fabiani Vital Caires 58387 de março de 2013 às 14:54

    O conhecimento contribui para nossa mudança, que é incerta pois as circunstâncias podem se modificar, mas o que não podemos nem prever pode acontecer tanto para o bem ou para o mal,por isso é preciso ter sempre humildade e pensar no outro.

    ResponderExcluir
  70. Vanessa Novais RGM:6097 pedagogia 3°noturno
    A tecnologia pode mesmo estar lado a lado com as pessoas ligadas a modificações para o bem de todos principalmente na educação, desde que, seja uma ferramenta utilizada para conhecer novas culturas e pessoas.

    ResponderExcluir
  71. Rayane lopes RGM: 58067 de março de 2013 às 14:57

    A Internet vem tomando conta do nosso dia-a-dia , pois antigamente não era muito divulgada e tinha o acesso restrito à pessoas de alto poder aquisitivo, hoje em dia com a grande repercussão a diminuição do custo e o aparecimento de lan house, as pessoas estão cada vez mais inseridas nesse universo virtual chegando até ao vício. Enfim a Internet tem várias vantagens e desvantagens, só necessita saber utiliza-la da melhor forma possível.

    ResponderExcluir
  72. Maria do Socorro 57857 de março de 2013 às 14:58

    Maria do Socorro Freire de Oliveira RGM 5785 Pedagogia 3º Noturno
    A tecnologia e melhor coisa que inventaram com ela podemos ir alem ,conhecer pessoas do mundo inteiro ,viajar ,fazer compras enfim resolver tudo e se divertir.

    ResponderExcluir
  73. A partir das novas tecnologias o homem intera-se cada vez mais como mundo a sua volta numa velocidade cada vez maior e isto é uma ferramenta de muitas possibilidades...

    JasonJr. RGM: 5676

    ResponderExcluir
  74. Cleide Ribas RGM: 5822 3°A pedagogia7 de março de 2013 às 15:04

    É impressionante a extenção da tecnologia virtual, computadores que mudam nossa vida num simples toque. Mas por outro lado pode ser conciderada uma arma, se não soubermos usar da forma correta.

    ResponderExcluir
  75. O futuro é incerto, mas se soubermos fazermos
    nossas escolhas é possível alcançar o que almejamos e até mais, mesmo que no caminho de nossas vidas aconteçam mudanças que não esperamos.

    ResponderExcluir
  76. adriana 3º M Rgm 611711 de março de 2013 às 17:47

    Hoje em dia até os bebês já estão em contato com a tecnologia, e não temos muito o que fazer pois é assim mesmo que o mundo se encontra, não se faz mais nada sem usar o computador, que está entre os brinquedos e livros de muitas crianças, se essa é a realidade, nós futuros educadores teremos que correr contra o tempo, para não ficarmos para trás.

    ResponderExcluir
  77. Josi Helen - RGM: 5725 - 3º ped manhã12 de março de 2013 às 07:08

    A tecnologia sendo desconhecida nos trazem medos, porém decifrada, nos trazem possibilidades antes jamais imaginadas.

    ResponderExcluir
  78. Amanda Girotti matutino 613912 de março de 2013 às 07:10

    Nos dias atuais a tecnologia esta em quase tudo,e cada vez mais indispensavel,os educadores tem que se reciclar cada vez mais para poder usar corretamente essa ferramenta em sala de aula!

    ResponderExcluir
  79. Shirlei T. C. de Oliveira RGM 5655
    Conforme o exposto por Levy e alguns colegas, a tecnologia facilita nossa vida, nos aproxima daqueles que estão fisicamente longe e nos remete a uma cultura universal.Precisamos lembrar que a mesma ética praticada no mundo físico precisamos ter muito mais no virtual.Afinal o mundo inteiro está olhando.

    ResponderExcluir
  80. Atualmente ,a tecnologia tem dominado a vida das pessoas. Elas ocupam a maior parte do seu tempo com isso. Sim ,a tecnologia facilita muito,mas precisamos usá-la com consciência e usufruir os seus benefícios em prol da prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  81. A Tecnologia e muito importante, para o nosso crescimento e desenvolvimento, o que devemos e usar com responsabilidade.

    ResponderExcluir
  82. Glória Maria RGM 5462 Pedagogia 3°B
    O texto de Pierre Levy nos orienta para a necessidade de uma postura flexível, pois somos e agimos como muitos, e ainda na maior parte do tempo somos e agimos simultaneamente, pois somos filho, pais, amigos, estudantes, trabalhadores, vizinhos, motoristas, entre outros, tudo simultaneamente. Contudo podemos sim, ser e fazer tudo isso, dentro de uma legalidade, pois mesmo com tanta flexibilidade ainda somos regido por algo maior, para uns a religião para outros a constituição...contudo somos irônicos também, pois quase que sempre deixamos de respeitar aquilo que escolhemos como maior e ferimos certos conceitos impostos por nós mesmos.... Será que tudo isso é devido a flexibilidade? será que já estamos nos moldando de acordo com a situação? Como menciona Humberto Gessinger "somos todos iguais, uns mais iguais que os outros"?

    ResponderExcluir
  83. maria neandra - 596025 de junho de 2013 às 07:30

    nome:maria neandra dos santos de melo rgm:5960 O uso das tecnologias na vida moderna,no passado os objetos eram diferentes nos dias de hoje,por ex:televisao,radio e outros aparelhos.Hoje as revolucao tecnologica em que vivemos,é tudo mais pratico e evoluido.A tecnologia nos dias atuais esta em quase tudo e cada vez mais indispensaveis.poriso a tecnologia é muito importantes para nos e em nosso desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  84. Marcia Schiavinati, 5706
    3° pedagogia matutino

    Com toda essa tecnologia estamos em um novo mundo, onde podemos nos mover sem ao menos sair do lugar. Toda essa tecnologia se tornou essencial para a vida das pessoas é de extrema importancia hoje em dia, apenas por uma tela de computador podemos se comunicar com pessoas de todo o mundo, trabalhar e até mesmo estar em outros lugares.
    Esse novo mundo cheio de novidades é surpreendent epara nós educadores, é uma grande mudança, as louzas perdem espaço em salças de aulas e as telas ganham cada vez mais espaço, os alunos já chegam práticamente sabenmdo e nos ensinando.
    Eu particularmente acho excelente essas novidades e tecnologias, pois nos fascilita a vida em vários sentidos.

    ResponderExcluir
  85. Elisabete Cristiane RGM:64845 de março de 2014 às 14:25

    Pierre deixa claro que num mundo tão moderno é necessário preparar as novas gerações para utilizar a tecnologia para a sua formação,diz ainda que é preciso mostra o lado positivo do uso dessa ferramenta virtual para o aprendizado, evitando o sedentarismo.

    ResponderExcluir
  86. Aline Evangelista Dias19 de março de 2014 às 18:47

    Com toda tecnologia que foi criada e as que estão por vim, vivemos num mundo que podemos fazer a maioria das coisas sem ao menos sair de casa; isso facilita muito, as crianças chegam na escola sabendo coisas que os educadores ainda não sabe; Essas tecnologias é bem importante para nos educadores, pois ajudam a nós e as crianças, mais o nosso dever é ensinar a ela usar a tecnologia como um aprendizado e não sempre como uma diversão.

    ResponderExcluir
  87. Paola Sabrina Batista de Amorim RGM:662122 de março de 2014 às 10:19

    O avanço tecnológico trouxe vantagens e desvantagens para todos. A facilidade de como as pessoas tem de absorver conhecimentos através da internet é uma das vantagens, mas também as pessoa estão se acomodando muito com tanta tecnologia, nao é preciso sair de casa para fazer compras, pagar contas e principalmente para se comunicar com outras pessoas, mas com isso as pessoas estão se esquecendo de como é viver o mundo la fora, as pessoas estão se viciando tanto nas tecnologias que o índice de obesidade está aumentando cada vez mais. É ter limites para que a vida tecnológica nao afete a vida social, a internet é um ótimo meio de aprendizagem desde que aprendam positivamente.

    ResponderExcluir