sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ATIVIDADE DO 6º SEM. LETRAS



MANIFESTO DOS PLANETÁRIOS

AUTO-RETRATO DOS PLANETÁRIOS

Aqui estamos. Nós. Os planetários. Conduzimos os mesmos veículos, tomamos os mesmos aviões, utilizamos os mesmos hotéis, temos as mesmas casas, as mesmas televisões, os mesmos telefones, os mesmos computadores, os mesmos cartões de crédito. Informamo-nos na câmara de eco dos meios de comunicação mundializados. Navegamos na Internet. Temos o nosso site. Participamos na silenciosa explosão do hipercórtex infinitamente reticulado do World Wide Web. ouvimos músicas de todos os cantos do mundo: raï, rap, reggae, samba, jazz, pop, sons da África e da Índia, do Brasil ou das Antilhas, música céltica e música árabe, estúdios de Nashville ou de Bristol...Dançamos como loucos ao ritmo da techno mundial em rave parties sob a luz zebrada de idênticos raios estroboscópicos. Lemos os nossos livros e os nossos jornais na grande biblioteca mundial unificada de Babel. Misturados com turistas, visitamos museus cujas coleções cruzam as culturas. As grandes exposições de que gostamos giram em torno do planeta como se a arte fosse um novo satélite da Terra. Estamos todos interessados nas mesmas coisas: todas as coisas. Nada do que é humano nos é estranho.

Nós, os planetários, consumimos no mercado mundial. Comemos à mesa universal, baunilha e kiwi, coentros e chocolate, cozinha chinesa e cozinha indiana. Quando alguns rabugentos querem polarizar o nosso olhar sobre a distribuição de hamburguers de má qualidade ou de bebidas gasosas com açúcar, preferimos apreciar o alargamento do leque de possibilidades: poderíamos provar tantos frutos diferentes, tantas especiarias, tantos vinhos e licores há cinquenta anos, há cem anos?

Assistimos (e organizamos) colóquios internacionais, uma instituição rara e reservada a uns poucos há ainda cinquenta anos, mas que se torna hoje um desporto massificado. Acontece que a nossa reputação ultrapassa as fronteiras do país em que nascemos. Somos traduzidos em várias línguas, ou então não temos necessidade de ser traduzidos porque trabalhamos nas artes visuais, na música, na moda, no desporto. O nosso talento é reconhecido por toda a parte. E pouco importa que este talento seja acolhido num país ou noutro. Queremos simplesmente que ele desabroche.

Pouco a pouco, sem que nós nos tenhamos dado conta disso de imediato, o mundo chegou à nossa mão e fizemos dele o nosso campo de ação. A envergadura dos nossos atos aumentou até atingir as margens diante de nós. Temos clientes, parceiros e amigos por todos o lado. De súbito, aprendemos progressivamente a maneira de nos dirigirmos a toda a gente, a todo o mundo. Os nossos compatriotas estão por toda a Terra. Começamos a constituir a sociedade civil mundial.

Somos cada vez mais numerosos. Trabalhamos numa empresa multinacional ou transnacional, na diplomacia, na tecnologia de ponta, na investigação científica, nos meios de comunicação, na publicidade. Somos artistas, escritores, cineastas, músicos, professores, funcionários, internacionais, futebolistas, alpinistas, navegadores solitários, comerciantes, hospedeiras do ar, consultores, acionistas, militantes de associações internacionais. Cotidianamente, para o melhor e para o pior, para compreender ou para sobreviver, para os amores ou para os negócios, em número cada vez maior, temos de olhar, comunicar e talvez agir para lá das fronteiras. Somos a primeira geração de pessoas que existe à escala do globo. Homens e mulheres políticos, drogados, manequins, gente de negócios, prostitutos, terroristas, vítimas de catástrofes televisivas, cozinheiros, consumidores, telespectadores, internautas, imigrados, turistas: somos a primeira geração global.

Nenhuma geração alguma vez viajou tanto como a nossa, tanto para o trabalho como para o prazer. O turismo tornou-se a maior indústria mundial. Nunca emigramos tanto como hoje, quer sejamos pobres atraídos pelo trabalho, quer sejamos ricos em busca de melhores condições fiscais ou de uma remuneração mais justa da nossa competência. Inversamente, nunca alimentamos, acolhemos, integramos, assimilamos e educamos tantos estrangeiros.

Já não somos sedentários, somos móveis. Também não somos nômades, porque os nômades não tinham campos nem cidades. Móveis: que passam de uma cidade para outra, de um bairro para outro da megalópole mundial. Vivemos em cidades ou metrópoles em relação umas com as outras, que serão (que já são) as nossas verdadeiras unidades de vida, muito mais que são como navios no alto mar, conectados a todas as redes.

Somos budistas americanos, informáticos indianos, ecologistas árabes, pianistas japoneses, médicos sem fronteiras. Como estudantes, para aprender por toda a parte, circulamos cada vez mais em torno do globo. Vamos onde podemos ser úteis. Graças a Internet, damos a conhecer o que temos a oferecer à escala do planeta. Como produtores de vinho ou de queijo, instalamos um sistema de venda popr correspondência na Web. A nossa geração está a inventar o mundo, o primeiro mundo verdadeiramente mundial.

Já não nos agarramos a um ofício, a uma nação ou a qualquer identidade. Mudamos de regime alimentar, de profissão, de religião. Saltamos de uma existência para outra, inventamos continuamente a nossa atividade e a nossa vida. Somos instáveis, tanto na nossa vida familiar como na nossa vida profissional. Casamo-nos com pessoas de outras culturas e de outros cultos. Não somos infiéis, somos móveis.

A nossa identidade é cada vez mais problemática. Empregado? Patrão? Trabalhador autônomo? Pai? Filho? Amigo? Amante? Marido? Mulher? Homem? Nada é simples. Cada vez mais, tudo tem de ser inventado. Não temos modelos. Somos os primeiros a entrar num espaço completamente novo. Entramos no futuro que inventamos calcorreando o planeta.

PIERRE LÈVY


Agora discuta com seus colegas sobre as afirmações do filósofo quanto ao uso das tecnologias na vida moderna. Considere os pontos positivos e negativos da revolução tecnológica que vivenciamos.

Lembre-se: o que há de mais importante em um blog é sua característica democrática Lde abrir espaço para os diferentes pontos de vista de seus usuários. Trave conversas edificantes com seus colegas, assim todos nós construiremos nosso conhecimento de forma colaborativa!! Comente quantas vezes quiser. Bom trabalho!!

33 comentários:

  1. Cleide ferreira RGM:4592

    Estamos em uma era digitalizada, com grandes recursos tecnológicos, fazer exames hoje, esta bem mais simples, podemos contar com os grandes avanços da tecnologia na área medica.
    E basta um clique para conhecermos diversos países, cidades e etc. O conhecimento cabe na palma da mão, nos relacionamos com o mundo por meio da internet, conhecendo pessoas de diferentes culturas, religiões e etc., mas devemos ter cuidado, pois o mau uso desta ferramenta poderá ser prejudicial acarretando danos irreparáveis na vida de muitos... Pois grandes nações foram quase dizimadas pelo mau uso da tecnologia.
    Crianças correm perigos constantes diante do gigantesco mundo virtual.
    A vida de uma pessoa pode ser transformada em questão de segundos, poderá ser bom ou ruim, dependerá de quem estiver fazendo uso desta ferramenta.
    Viver em um mundo totalmente tecnológico, contar com os avanços em diversas áreas, obter diversos conhecimentos, é sem duvida muito prazeroso, mas será que estamos sabendo utilizar essa tecnologia á favor do conhecimento ou estamos apenas vegetando diante desse mundo virtual tão magnifico.

    ResponderExcluir
  2. A tecnologia veio para facilitar a vida das pessoas, porém, existem aquelas pessoas que não sabem utilizar essa ferramenta. Como exemplo Santos Dumont que inventou o avião para melhorar o transporte, não sabia que posteriormente os homens usaria sua invenção para disseminar a guerra. LILIAN MESQUITA RGM 4649

    ResponderExcluir
  3. A tecnologia tem sido a cada dia indispensável, a qual tem facilitado muito a vida das pessoas, diversos recursos a sociedade tem tido acesso, principalmente na área da saúde e outros. E o que dizer então da internet, pois, basta um clique para termos todas as informações que precisamos em minutos ou melhor ainda podemos conhecer o mundo sem sair de casa. Mas, como a tecnologia tem o seu lado bom, também tem o seu lado ruim, assim, depende para a qual finalidade está sendo utilizado. Portanto, precisamos estar atentos e tomar todo tipo de cuidado.
    ELISÂNGELA REGINA FINK NAKAJIMA RGM 4556

    ResponderExcluir
  4. Cristiane Alice dos Santos RGM: 4708

    O avanço da tecnologia trouxe para nós seres humanos, a facilidade, comodidade e a rapidez que algum tempo atrás seria uma utopia pensar nisso tudo. Porém somos tão capazes de desenvolver uma tecnologia avançada, mas, não somos capazes de sermos tolerantes o bastante em olhar o próximo como nós mesmos.
    Temos tudo em nossas mãos, mas não fazemos o melhor para todos e para o meio ambiente.
    As mudanças são necessárias, todavia há alguns modelos que deveriam ser seguidos pelo resto das nossas vidas. Um deles é o respeito pelos nossos pais e pelos professores.
    Que todo o avanço seja uma benção para os seres humanos e a para o planeta Terra.

    ResponderExcluir
  5. EUNICE 6°LETRAS 4828

    Havia um tempo sem celulares, sem ipods, sem computadores, sem videogames. Uma época em que o trabalho era feito, as pessoas voltavam para casa, assistiam televisão e iam ler, conversar, enfim, viver.

    Hoje, vivemos uma época em que estar fora da tecnologia é estar fora do mundo.

    A tecnologia deixou de ser um simples diferencial no trabalho, transformou-se em obrigatoriedade. Sem tecnologia básica de um computador e internet, ter emprego hoje é quase impossível.
    No entanto, existe uma vontade vibrante dentro de nós que faz que nos pegamos nosso carro finais de semanas e procurarmos aquele lugar simples afastado de tudo, sem nenhuma tecnologia por perto; esse desejo é que não nos deixa esquecer que somos apenas seres humanos.

    ResponderExcluir
  6. Vivemos uma vida moderna aonde tudo é digitalizado, não podemos lutar contra isso a não ser aceitar e aproveitar dessa modernidade.

    Ana Maria RGM 4264

    ResponderExcluir
  7. Raquel Eliza 6º letras 41397 de novembro de 2012 às 13:45

    A transformação é uma obrigatoriedade,o tempo cada vez acaba sendo menor. A tecnologia nos trouxe juntamente com a internet um tempo do já, do agora, a necessidade de ser rápido, do acontecer agora, tudo que acontece já é visto em tempo real, um bom exemplo, as eleições dos EUA, que reelegeu seu presidente,e no mesmo instante o mundo inteiro já sabia do acontecido. O professor tem de estar preparado para esse aluno do "agora" do "já", imediato. As tecnologias existem o mundo oferece e nós devemos estar sempre nivelados com o que acontece.

    ResponderExcluir
  8. HÉRICA MEDEIROS RGM 4302 LETRAS

    Acredito que a tecnologia trouxe um grande benefício para a sociedade, mas como a maioria das coisas, existem pontos negativos, o desenvolvimento chegou, caminha a passos largos, mas acredito que nós indivíduos integrantes da sociedade não evoluimos com a mesma velocidade, nossas crianças, nossos idosos, animais e meio ambiente estão sendo desrespeitados diariamente,já dizia Rubem Alves, que a qualidade da sociedade pode ser medida conforme são tratadas as crianças, idosos e animais, entao poderíamos utilizar os meios de comunicação para que nossa sociedade seja mais fraterna, que as famílias se unam, e que todos nós consigamos sentir e viver sensações como contar histórias de terror quando acaba a energia, e não ir dormir, pensando que sem energia não temos nada a fazer.

    ResponderExcluir
  9. Aureni Caldeira da Silva7 de novembro de 2012 às 13:58

    Aureni C. Silva RGM:4844 6º Letras

    Com os avanços da tecnologia muitas pessoas acabam esquecendo de sair da frente do computador, vivendo apenas no mundo virtual, tanto o professor como alunos precisam arender a viver e conviver com esse novo universo.

    ResponderExcluir
  10. Silvana Camargo Neves7 de novembro de 2012 às 14:11

    Pensando pelo lado possitivo, a tecnologia é de grande ajuda em nosso meio, pois não precisamos sair de casa para falar com os amigos, ir ao correio para mandar uma mensagem, fora que por meio da tecnologia muitas doenças estão sendo descobertas e curadas, pessoas impossibilitadas de andar pode por meio da tecnologia viajar por por varios paises sem sair de casa. Vendo por este lado a tecnologia é ótima, porem como tudo que usado de forma errada pode ser prejudicial.
    Temos que olhar sempre pelo lado bom da coisa, parar de criticar e aceitar a tecnologia como parte do nosso mundo e transformá-la em um bem para a humanidade.

    ResponderExcluir
  11. Gisele pereira da silva rgm 4638 6º Letras

    Com avanço da tecnologia trouxe para nós,o que á de melhor não precisamos mais nem sair de casa para fazer pagamentos,compras,etc.Essa transformação foi muito importante esta ligadas ao mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aureni caldeira rgm 4844 6º Letras
      Concordo com você Gisele realmente a tecnologia nos trouxe uma melhoria e tanto de modo que podemos fazer compras sem sair de casa,mas temos que estar atrelados a essa era do hoje e do agora..

      Excluir
    2. GISELE, LIGA PARA MIM
      EU PROCURO UMA AMIGA QUE TEM O SEU NOME
      PRECISO SABER SE E ELA - MIRIA TEL.981534704

      Excluir
  12. Cleudes Rocha D'vanaide 6º letras 48188 de novembro de 2012 às 08:13

    A tecnologia nos traz grandes desafios, um deles é o de estar diante de de milhares de pessoas sem ao menos as conhecer, temos de saber medir o que é real do que é virtual, o grande momento é o agora, estar conectado, atualizado é o que faz do ser humano de hoje a grande diferença, fala-se tanto em exclusão mas a maior de todas no dia de hoje é a exclusão digital que "tira" de circulação os seres que não aceitam esse novo mundo, o digitalizado, um mundo com divisões, onde existe a vida real e a vida virtual. O professor tem de estar preparado para isso pois seus alunos são e estão preparados para esse novo pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicole Cristina da Costa 6º letras RGM 477523 de novembro de 2012 às 13:13

      Exatamente. Hoje em dia não é incomum vermos professores "desatualizados", ou seja, que não procuraram se informar sobre as novas tecnologias, que como você disse Cleudes, é muito importante para o seu relacionamento com os alunos e com a própria sociedade.

      Nicole Cristina da Costa 6º Letras 4775

      Excluir
  13. Miguel Henrique rgm:4855 6ºLETRAS
    A tecnologia criou uma cultura a qual inserimos em um novo mundo em que a internet facilita na busca dos nossos conhecimentos. Graças a tecnologia, não temos mais uma divisão étnica e nossa geração está criando uma nação mundial.

    ResponderExcluir
  14. A tecnologia na contemporaneidade valoriza as competências individuais. E no ciberespaço, o conjunto de saberes individuais contribui para a transformação da rede em um espaço de saber coletivo.
    Isso é positivo na medida em que propicia que o indivíduo deixe de estar em posição passiva diante do mundo e passa a ser “móvel” (Pierre Levy), em busca de conhecimento por meio das redes que se entrecruzam e levam a novos saberes, pois as “novas tecnologias de informação e comunicação encurtam distâncias geográficas e concorrem para um processo de desterritorialização do conhecimento e descentralização do saber” (Gilles Deleuze e Felix Guattari).
    Acredito que diante da rapidez hodierna da informação, valorizar o ciberespaço é estar diante de uma postura moderna de educação que deve ter como premissa a liberdade e respeito no processo de aprendizagem coletiva.
    Denise - RGM 4863

    ResponderExcluir
  15. O primeiro aspecto a ser abordado e relativamente absorvido pela cultura de um país, envolve principalmente a inserção de novas formas de se experimentar algo diferente, como por exemplo, as músicas, a culinária, a dança que acrescentam ou sofrem influências de outros povos. Isto só foi possível a partir da expansão migratória do homem, que explorou cada vez mais seu ambiente, para não chamar isto de habitat natural.
    Em relação aos comentários realizados pelos meus colegas, concordo com a maioria, só que quando nos referimos ao bom ou mau uso dos meios de comunicação e transporte, acredito que é um reflexo de um grupo a desejar fazer determinada ação. Falta mais comunicação nesta sociedade do imediatismo!, não é mesmo Raquel.

    ResponderExcluir
  16. Vanessa Batista - RGM: 4438 6º Letras

    Vivemos hoje, num mundo tecnologico, digitalizado. Isso facilitou bastante a vida do ser humano, tanto na hora de fazer uma compra, procurar um amigo ou um parente que não vemos a tempos, mandar um email então...
    Você lembra? Demoravamos dias para saber como se passava aquela pessoa adorada.
    Agora estamos aqui prisioneiros da modernidade, prisioneiros da tecnologia, não conseguimos dar um passo sem que que alguem olhe para você, escute você...
    Que mundo louco.
    Não sei, as pessoas estão cada vez mais distantes, sem um manual de instrução para dizer o o uso certo ou errado. Lembra do Walle? será que vamos perceber a tempo de como usufruir dos aparelhos que foram criados para melhorar nossa vida?
    É a hora da reflexão, tudo tem seus pós e contra.

    ResponderExcluir
  17. ANA ROSA 6°letras rgm 4477


    Vivemos tempos bons devido á tantas modificações, porém devemos saber utilizar esse meios de comunicações com sabedoria.Da mesma forma que pode nos ajudar, pode também nos prejudicar.porém quem não gosta de novidades e praticidade, e o que vivemos hoje com a tecnologia o surgindo cada vez mais com os recursos facilitando nossa vida.

    ResponderExcluir
  18. Camila da Silva Bispo RGM 532529 de novembro de 2012 às 05:36

    Vivemos em um mundo que esta evoluindo,a tecnologia facilita a comunicação e ganhamos tempo.
    mas devido tanta tecnologia, temos que saber utilizar para que não venha prejudicar o proximo.

    ResponderExcluir
  19. Ivanete da S . A. Pedroso 420029 de novembro de 2012 às 07:34

    O reconhecimento da existência de muitas normas linguísticas diferentes é fundamental, para que o ensino em nossas escolas seja consequente com o fato comparado de que a nossa linguística ensinada em sala de aula é em muitas situações. A variedade de língua estrangeira para o aluno que chega a escola, provavelmente, a norma linguística empregada no cotidiano é uma variedade de português não padrão.

    ResponderExcluir
  20. Ivanete da S . A. Pedroso 420029 de novembro de 2012 às 07:59

    A tecnologia é um marco fote nos dias atuais. O computador é uma ferramenta muito utilizado,como fonte de pesquisa.
    Não podemos esquecer que as invenções tecnologicas vem aumentando cada vez mais no mundo.

    ResponderExcluir
  21. Ivanete vieira Lobo rgm 4441 6º Letras.
    A tecnologia realmente veio para nos ajudar e de alguma maneira contribui em sala de aula para nossos alunos.Nos dias de hoje não precisamos nem sair de casa para fazer compras e até mesmo pagar algumas contas é uma ferramenta essencial em nossas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian Mesquita rgm 4649 6º Letras.

      Realmente eu concordo com você Ivanete,a tecnologia veio nos ajudar e muito nem precisamos sai de casa,tenho usado para auxiliar meus alunos que no entanto eles adoram essa ferramenta.

      Excluir
  22. Paula Margarete Alves RGM 4172
    Na atualidade é impossível viver sem tecnologia, pois ela nos une no trabalho, na escola, enfim, conseguimos ter contato com todos, porém a humanidade perde em calor humano, porque as relações ficam distantes.

    ResponderExcluir
  23. Andressa da Silva Coelho, 4759 - 6º Letras.

    Concordo com a reflexão feita pela Paula, pois as pessoas de hoje não conseguem ficar sem recursos tecnológicos para viver.
    no entanto, discordo quando ela se refere ao distanciamento das pessoas, visto que a tecnologia ao meu ver, poderá unir as pessoas que estão distante, pois como conseguiríamos falar com alguém do outro lado do mundo e ver essa pessoa em tempo real?

    ResponderExcluir
  24. Débora Evelyn 3ºPed Noturno
    Boa noite a todos!!!

    Tecnologia essa que facilita nossas vidas, refltindo cheguei a conclusão que sem a tecnologia estaria de mãos atadas, ela nos fez dependentes mais em troca tem nos dado muitas informações, conhecemos inumeros lugares sem ao menos sair de casa, pagamos nossas contas sem pegar filas entre outras coisas que ela tem facilitado, matar a saudade de quem esta longe de nos não tem preço mesmo que seja a distancia.

    ResponderExcluir
  25. Vanessa Novais RGM:6097 pedagogia 3°noturno
    A tecnologia pode mesmo estar lado a lado com as pessoas ligadas a modificações para o bem de todos principalmente na educação, desde que, seja uma ferramenta utilizada para conhecer novas culturas e pessoas.

    ResponderExcluir
  26. Maria do Socorro Freire de Oliveira RGM 5785 Pedagogia 3º Noturno
    A tecnologia e melhor coisa que inventaram com ela podemos ir alem ,conhecer pessoas do mundo inteiro ,viajar ,fazer compras enfim resolver tudo e se divertir.

    ResponderExcluir
  27. Selma F.M. Maida RGM 5665 3º pedagogia matutino4 de março de 2013 às 08:25

    Boa tarde.
    Diante desta tecnologia, hoje não podemos mais disser que não sabemos o que esta acontecendo ao nosso redor e nem com o nosso mundo, tudo esta posto,desde o mais interessante ao menos interessante. A cada dia tem uma novidade no mundo tecnológico, é incrível como tudo esta disponível ao conhecimento, tanto de relacionamento, como a compra de determinados objetos. Mas me preocupa o comodismo que isso pode causar nas pessoas e influenciando na sua saúde.

    ResponderExcluir
  28. Aurea Bela do Nascimento RGM 506928 de novembro de 2013 às 20:29

    As tecnologias são grandes aliadas nos dias atuais, não há como abrir mão delas. O professor deve estar buscando a atualização a cada dia pois os alunos tem acesso a elas cada vez mais cedo, deixando os professores para trás nesse universo tecnológico.

    ResponderExcluir