quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ATIVIDADE INICIAL DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA - 3o DE PEDAGOGIA


MANIFESTO DOS PLANETÁRIOS

AUTO-RETRATO DOS PLANETÁRIOS

Aqui estamos. Nós. Os planetários. Conduzimos os mesmos veículos, tomamos os mesmos aviões, utilizamos os mesmos hotéis, temos as mesmas casas, as mesmas televisões, os mesmos telefones, os mesmos computadores, os mesmos cartões de crédito. Informamo-nos na câmara de eco dos meios de comunicação mundializados. Navegamos na Internet. Temos o nosso site. Participamos na silenciosa explosão do hipercórtex infinitamente reticulado do World Wide Web. ouvimos músicas de todos os cantos do mundo: raï, rap, reggae, samba, jazz, pop, sons da África e da Índia, do Brasil ou das Antilhas, música céltica e música árabe, estúdios de Nashville ou de Bristol...Dançamos como loucos ao ritmo da techno mundial em rave parties sob a luz zebrada de idênticos raios estroboscópicos. Lemos os nossos livros e os nossos jornais na grande biblioteca mundial unificada de Babel. Misturados com turistas, visitamos museus cujas coleções cruzam as culturas. As grandes exposições de que gostamos giram em torno do planeta como se a arte fosse um novo satélite da Terra. Estamos todos interessados nas mesmas coisas: todas as coisas. Nada do que é humano nos é estranho.

Nós, os planetários, consumimos no mercado mundial. Comemos à mesa universal, baunilha e kiwi, coentros e chocolate, cozinha chinesa e cozinha indiana. Quando alguns rabugentos querem polarizar o nosso olhar sobre a distribuição de hamburguers de má qualidade ou de bebidas gasosas com açúcar, preferimos apreciar o alargamento do leque de possibilidades: poderíamos provar tantos frutos diferentes, tantas especiarias, tantos vinhos e licores há cinquenta anos, há cem anos?

Assistimos (e organizamos) colóquios internacionais, uma instituição rara e reservada a uns poucos há ainda cinquenta anos, mas que se torna hoje um desporto massificado. Acontece que a nossa reputação ultrapassa as fronteiras do país em que nascemos. Somos traduzidos em várias línguas, ou então não temos necessidade de ser traduzidos porque trabalhamos nas artes visuais, na música, na moda, no desporto. O nosso talento é reconhecido por toda a parte. E pouco importa que este talento seja acolhido num país ou noutro. Queremos simplesmente que ele desabroche.

Pouco a pouco, sem que nós nos tenhamos dado conta disso de imediato, o mundo chegou à nossa mão e fizemos dele o nosso campo de ação. A envergadura dos nossos atos aumentou até atingir as margens diante de nós. Temos clientes, parceiros e amigos por todos o lado. De súbito, aprendemos progressivamente a maneira de nos dirigirmos a toda a gente, a todo o mundo. Os nossos compatriotas estão por toda a Terra. Começamos a constituir a sociedade civil mundial.

Somos cada vez mais numerosos. Trabalhamos numa empresa multinacional ou transnacional, na diplomacia, na tecnologia de ponta, na investigação científica, nos meios de comunicação, na publicidade. Somos artistas, escritores, cineastas, músicos, professores, funcionários, internacionais, futebolistas, alpinistas, navegadores solitários, comerciantes, hospedeiras do ar, consultores, acionistas, militantes de associações internacionais. Cotidianamente, para o melhor e para o pior, para compreender ou para sobreviver, para os amores ou para os negócios, em número cada vez maior, temos de olhar, comunicar e talvez agir para lá das fronteiras. Somos a primeira geração de pessoas que existe à escala do globo. Homens e mulheres políticos, drogados, manequins, gente de negócios, prostitutos, terroristas, vítimas de catástrofes televisivas, cozinheiros, consumidores, telespectadores, internautas, imigrados, turistas: somos a primeira geração global.

Nenhuma geração alguma vez viajou tanto como a nossa, tanto para o trabalho como para o prazer. O turismo tornou-se a maior indústria mundial. Nunca emigramos tanto como hoje, quer sejamos pobres atraídos pelo trabalho, quer sejamos ricos em busca de melhores condições fiscais ou de uma remuneração mais justa da nossa competência. Inversamente, nunca alimentamos, acolhemos, integramos, assimilamos e educamos tantos estrangeiros.

Já não somos sedentários, somos móveis. Também não somos nômades, porque os nômades não tinham campos nem cidades. Móveis: que passam de uma cidade para outra, de um bairro para outro da megalópole mundial. Vivemos em cidades ou metrópoles em relação umas com as outras, que serão (que já são) as nossas verdadeiras unidades de vida, muito mais que são como navios no alto mar, conectados a todas as redes.

Somos budistas americanos, informáticos indianos, ecologistas árabes, pianistas japoneses, médicos sem fronteiras. Como estudantes, para aprender por toda a parte, circulamos cada vez mais em torno do globo. Vamos onde podemos ser úteis. Graças a Internet, damos a conhecer o que temos a oferecer à escala do planeta. Como produtores de vinho ou de queijo, instalamos um sistema de venda popr correspondência na Web. A nossa geração está a inventar o mundo, o primeiro mundo verdadeiramente mundial.

Já não nos agarramos a um ofício, a uma nação ou a qualquer identidade. Mudamos de regime alimentar, de profissão, de religião. Saltamos de uma existência para outra, inventamos continuamente a nossa atividade e a nossa vida. Somos instáveis, tanto na nossa vida familiar como na nossa vida profissional. Casamo-nos com pessoas de outras culturas e de outros cultos. Não somos infiéis, somos móveis.

A nossa identidade é cada vez mais problemática. Empregado? Patrão? Trabalhador autônomo? Pai? Filho? Amigo? Amante? Marido? Mulher? Homem? Nada é simples. Cada vez mais, tudo tem de ser inventado. Não temos modelos. Somos os primeiros a entrar num espaço completamente novo. Entramos no futuro que inventamos calcorreando o planeta.

PIERRE LÈVY


Agora discuta com seus colegas sobre as afirmações do filósofo quanto ao uso das tecnologias na vida moderna. Considere os pontos positivos e negativos da revolução tecnológica que vivenciamos.

Lembre-se: o que há de mais importante em um blog é sua característica democrática Lde abrir espaço para os diferentes pontos de vista de seus usuários. Trave conversas edificantes com seus colegas, assim todos nós construiremos nosso conhecimento de forma colaborativa!! Comente quantas vezes quiser. Bom trabalho!!

68 comentários:

  1. A tecnologia não é criada para transformar o ser humano, mas sim para moldá-lo sincronicamente. O texto de Levy apresenta uma proposta de "desterritorializar" o planeta, deixá-lo sem fronteiras.

    De acorod com o autor, estamos sujeitos a um dilúvio de informações e não é possível abraçar todas essas ideias em constante mudança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Texto de Levy monstra que agora os mundo de rede sociais agora faz parte do mundo de todos,a tecnologia faz parte do nosso cotidiano,com esse "novo mundo" podemos fazer o que quizer,conversar com pessoas de outros paises,fazer compras internacionais,até se relacionar com pessoas,um site pessoal por exemplo até aquelas pessoas que são timidas podem expor o que sentem sem se importar o que os outros irão pensar,penso que são poucas pessoas que não querem entrar "nesse mundo" talvez com medo de se expor,ou vergonha de não aprender mas a tecnologia sempre nos ajudara em tudo,pois enquanto nós pensamos a tecnologia faz.

      Excluir
    2. Flavia Coutinho Honorio 518010 de fevereiro de 2012 às 09:56

      Pois é Tiago não podemos mesmo abraçar inúmeras informações ao mesmo tempo e por isso somos cidadãos pensantes para que façamos uso de nosso discernimento em prol de nossa sociedade.
      3° Ped. A

      Excluir
  2. É importante o fato das tecnologias avançarem,pois por meio delas também vem o progresso. No entanto, não podemos nos deixar sermos robotizados,a ponto de ficarmos 24 horas por dia vidrado falando num celular ou navegando na internet, é muito bom sim estarmos em contato com diversas pessoas do mundo inteiro no momento que quisermos,para conhecer a diversidade que nos rodeia, porém isso não deve se tornar uma fixação, pois a vida não se baseia apenas numa tela de computador ou em qualquer outro aparelho tecnológico.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a internet como a tecnologia um pouco explorado por mim, tenho pouco conhecimento nessa aréa, mas creio com um pouco de esforço vou fazer o maxímo para ter mais conhecimento nessa area.

    ResponderExcluir
  4. Luciana RGM 5285 e Talita RGM 52589 de fevereiro de 2012 às 14:38

    Hoje em dia o mundo está totalmente interligado ao computador, usamos para quase tudo, seja na vida pessoal, profissional,é uma ferramenta que auxilia e aproxima as pessoas cada vez mais, é uma facilidade de vida, amplia nossa visão de mundo, porém, não precisamos e não podemos nos escravizar nesse recurso, e sim utiliza-los para nos proporcionar novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  5. Jéssica Pereira de Aguiar 52599 de fevereiro de 2012 às 14:41

    Com a tecnologia presente nos dias atuais a informação é rápida, não é preciso sair de um país para conhecer uma cultura estrangeira, podemos conhecer e observar diversas culturas mundiais, e o diálogo entre os países acontece na política, na alimentação, no lazer, nos estudos, em diversas vertentes de um modo geral...no cotidiano de grande parte da população mundial esta é a realidade, a qual Levy comenta em seu texto.

    ResponderExcluir
  6. Michele Cristina Trindade RGM: 25879 de fevereiro de 2012 às 14:41

    Acredito que a tecnologia, com o seu desenvolvimento e com as mudanças que acontecem a cada dia são de extrema importância para as nossas vidas, se forem bem utilizadas. Essas técnologias, aqui no Brasil são ótimas pois vivemos em um país democrático, "livre".
    O texto tráz uma idéia do aumento da democracia no mundo. Isso é muito interessante. Percebemos que as pessoas estão tendo mais voz ativa, podem expressar suas idéias e opniões sobre temas e assuntos diversos.
    Porém em alguns países as pessoas não são "móveis", como diz Lévy, por conta da cultura e política de cada país. Porém acredito que num futuro não muito distante essa liberdade será de acesso de todos no nosso planeta. Enfim seremos todos Planetários, literalmente!

    ResponderExcluir
  7. Bruna Danielle RGM: 5446

    A tecnologia está cada vez mais avançando e surpreendendo a todos nós. O auxilio da mesma facilita bastante a vida de quem pode utilizá-la, sem contar o conhecimento que ela nos proporciona.

    ResponderExcluir
  8. Alessandra Ribeiro 3º B9 de fevereiro de 2012 às 14:45

    A tecnologia tem nos proporcionado conhecer muitas coisas, entre elas o mundo e sua diversidade cultural, sem sair casa. O bom disso tudo é poder viajar pelo mundo e ter um conhecimento prévio sobre o lugar desejado, o que nos desperta interesse e curiosidade sobre a riqueza que há e que se não fosse por meio da tecnologia, pouco conheceríamos sobre ele. O legal de tudo isso também é resgatar os contatos de familiares e amigos presentes em vários lugares do mundo por meio das redes sociais, entre outros pontos positivos. Em contra partida há seus pontos negativos como os malefícios que as tecnologias podem trazer, assim como os vídeos-games, celulares, sites de relacionamentos, onde cada vez mais pessoas são prejudicadas, tornando-se pessoas anti-sociais.

    ResponderExcluir
  9. O mundo está em constantes mudanças e temos que acompahar essas mudanças para não ficarmos para trás. A tecnologia veio para melhorar a forma de pensar e de viver, a tecnologia faz parte do nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  10. Hoje sem tecnologia não viemos, toda a tecnologia vem para nos ajudar e estamos em constante mudança, para isso temos que nos atualizarmos.

    ResponderExcluir
  11. Todos nós temos desejos, sonhos, prazeres, objetivos, metas, seja o que for, em muitas coisas acaba se igualando aos dos outros seres humanos ao redor do mundo.
    Com as facilidades da Tecnologia de hoje conhecemos diversas pessoas em qualquer parte do mundo, podemos manter contato por toda parte e descobrir coisas em comum. E cada vez o número é maior!
    No entanto a nossa identidade por exemplo é cada vez mais problemática como diz Pierre Lévy, quem somos? Estamos tão expostos ao mundo que nem mesmo percebemos o quanto.

    ResponderExcluir
  12. Madalena Adriana RGM: 53379 de fevereiro de 2012 às 14:50

    o autor no texto diz que todos estamos longe, mas de certa forma com tantas tecnologias podemos estar próximo por meio das redes sociais ,e em contato com outras culturas, porém não podemos ficar toda nossa vida em frente do computador deixando de viver coisas reais.

    ResponderExcluir
  13. Acredito que nos dias de hoje é praticamente impossivel viver sem a tecnologia. O mundo está conectado.
    Hoje não precisamos sair de nossas casas para comprar algo;É só entrar em um site e escolher, e o produto chega na sua casa.
    Podemos conhecer outras culturas sem sair de casa, amigos "desconhecidos" de outros paises na sua rede social, e você acaba descobrindo como é o dia-a-dia em outro pais. Mas é claro que a internet tem seus perigos. Quem não sabe dominar a internet pode acabar se prejudicando. Comprar algo em um site desconhecido, seu produto pode não chegar. Conversar com uma pessoa e no primeiro dia contar toda sua vida para ela pode ser perigoso, nós nunca sabemos quem está do outro lado, e qual é a intenção.
    Devemos aproveitar o máximo toda essa tecnologia, mas com responsábilidade.

    THAYANA SILVA MASO RGM: 5455 3°B PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  14. Aliani Teixeira Costa RGM: 52509 de fevereiro de 2012 às 15:02

    A tecnologia chegou para revolucionar, com ela é possível ter conhecimento do mundo, pessoas de culturas diversificadas, que nos leva ao conhecimento amplo.
    Sendo assim cresce o número de pessoas que utiliza essa tecnologia.
    Não podendo também ficar a mercê dela, pois a realidade acontece no mundo aqui fora com outras realidades.

    ResponderExcluir
  15. Acredito que com a tecnologia e através da internet temos acesso a um mundo que antigamente não poderíamos conhecer isso é muito bom, pois temos acesso também a muitos conteúdos acadêmicos facilitando assim nossas vidas. Porem não pode esquecer-nos de nossas vidas fora das redes.

    ResponderExcluir
  16. Não podemos negar que essa tecnologia é bastante importante para nossa vida, imagina poder comprar, conhecer outros países e pessoas só com um clique.
    Particularmente não concordo muito com a maneira de me relacionar com pessoas através de computador. Hoje vivemos a era da comunicação e as pessoas estão cada vez mais distantes umas das outras.

    ResponderExcluir
  17. Selma Soares 3º PED A 50839 de fevereiro de 2012 às 15:29

    A tecnologia como qualquer outra coisa em nossa vida, tem seu lado positivo e negativo.
    A tecnologia nos auxilia muito, em todas as áreas de nossa vida, conseguimos por exemplo; procurar emprego, fazer trabalhos acadêmicos, encontrar pessoas que a muito tempo não viamos, receitas, ver notícias e etc.
    O problema é que com o passar do tempo as pessoas vem se tornando "cyber robôs" e esquecendo de como o contato humano, a ligação ou uma visita é importante, hoje em dia é muito mais simples você deixar um recado no facebook do que ligar para alguém.

    ResponderExcluir
  18. Veronica Ap. S. Spuza - 3° pedagogia A - RGM:52259 de fevereiro de 2012 às 15:58

    Realmente a internet tem seus pontos positivos, que ajudam muito nas atividades do nosso cotidiano. Nos auxiliando nos acontecimentos do dia- a- dia, e nos deixando ligados com o mundo, mas como nem tudo é perfeito a internet também tem seus pontos fracos, por exemplo, a falta de auxilio as crianças dentro de casa, pode sim causar uma catastrofe, até mesmo porque hoje a internet é livre, e muitas pessoas tem acesso. No entanto cuidado nunca e não é demais.

    ResponderExcluir
  19. O ser humano está sendo moldado conforme a tecnologia vem surgindo, cada novidade nós seres humanos estamos no meio.
    A tecnologia esta fazendo parte do cotidiano, da rotina de todos, pois a maioria das profissões exigem o uso da tecnologia.
    Hoje a facilidade de interação com pessoas de outro mundo, as compras sem sair de casa, a facilidade de consultar algo antes de compras.
    Somos todos responsáveis pelo avanço da tecnologia.
    Giane Kamata - 3A PED - RGM 5032

    ResponderExcluir
  20. A tecnologia nos dias de hoje vem cada vez mais agragar uma grande diversidade de conhecimentos, fazendo parte do nosso cotidiano. Pois conhecemos o mundo por meio de uma tela de computador.
    O computador é a ferramenta mais usada tanto na vida pessoal como na vida profissional, portanto somos uma espécie da evolução global.

    Vanessa Campos - 4945 - 3A PED

    ResponderExcluir
  21. Beatriz C. Carnete - RGM: 5134 - 3º Pedagogia A9 de fevereiro de 2012 às 16:08

    O texto de Levy nos faz refletir sobre como estamos virtualmente e digitalmente ligados, a rede nos possibilita realizar desejos, interesses e curiosidades que antes eram impossíveis, ela nos torna transparentes por meio dos perfis nas redes sociais (que ameaçam relacionamentos, mas que servem de remédio para quem antes sofreria de saudade) e nos auxilia a ganhar tempo, tempo que gastamos mais tempo conectados... Eis ai o grande problema, estamos desconectados presencialmente a maioria das vezes.

    ResponderExcluir
  22. Portanto o mundo gira em torno da internet, o aproxima das pessoas e auxilia cada vez mais. É uma maneira mais fácil de vida na visão do mundo.
    Somos uma geração global onde você quet pesquisar algum assunto você consegue mediante a tecnologia.

    Maria Regina - 5019 - 3A PED

    ResponderExcluir
  23. RAQUEL GUERRA 3ºPED A 5185
    A tecnologia se tornou indispensável para as nossas vidas , ela ganhou um espaço mundial .
    Ela nos ajuda muito pois facilita nosso dia -a dia não vejo nenhum lado negativo nela . por exemplo se você não consegue se controlar ao consumir álcool você não vai beber .
    A tecnologia é o mesmo se você não é capaz de administrar seu acesso a rede não acesse.
    Tudo na vida tem limites , é preciso ter flexibildade e bom senso.
    obs: O maior passo para se chegar ao sucesso é respeitar a opinião do outro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza... o limite é responsabilidade de cada um, portanto se soubermos adiministrar tudo correrá muito bem...
      PARABENS

      Vanessa Gonçalves 5165 3°Pedagogia A

      Excluir
  24. Lucimara Soares Guimarães, RGM: 50239 de fevereiro de 2012 às 16:11

    A tecnologia verdadeiramente se tornou necessária, acredito que com mais pontos positivos que negativos; As vidéo conferência por exemplo para julgamentos,e um ponto positivo , porém como todo equipamento pode falhar , mas já está sendo usada com louvor.
    Mas nada foge de haver problemas , como bate papos que por algumas vezes já levou a tragédias.
    Enfim no meu ponto de vista,as oportunidades são maiores com a tecnologia.

    ResponderExcluir
  25. Thayse Ribeiro 3 ped A RGM 50969 de fevereiro de 2012 às 16:11

    A tecnologia ela está cada vez mais no nosso dia a dia, pois pela internet existem vários meios de se comunicar com pessoas distântes pelas redes sociais,temos como fazer compras sem sair de casa,pagar contas,aprender diversas coisas interessantes em sites ou seja a internet facilita muito em nossa vidas.
    Mas existe também seus malifícios que pela telinha do computador varias tragédias,roubos podem acontecer,temos que ter cuidado no site que acessamos e não viver somente diante do computador.

    ResponderExcluir
  26. Angelica Linhares Alves 51059 de fevereiro de 2012 às 16:13

    O texto mostra a realidade que a tecnologia nos oferece,que é a possibilidade de ter acesso a costumes e culturas de diferentes paises.
    Essa tecnologia nos transformou em uma geração global,ou seja uma geração com acesso facilitado a tecnologia.
    Porem hoje vivemos a era da comunicação e com o avanço da tecnologia menos pessoas se comunicam pessoalmente,fazendo aom que cada vez mais umas se afastem das outras.
    Em fim a tecnologia assim como tudo na vida tem seu lado bom e ruim,cabe a nós distinguir o que nos favorece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sislene de Souza E Salles 55999 de fevereiro de 2012 às 16:26

      O texto nos faz refletir no antes e no hoje.temos um mundo totalmente globalizado de facil acesso e de ima tecnologia ao alcance de todos
      Milhares de pessoas que deseam se relacionar, comprar,viajar em fim podemos ter acesso muitas coisas que antes não era de facil acesso.
      Em outos tempos mão poderiamos comprar, viajar,aprender tantas coisas como agora

      Excluir
  27. regina da silva barros 56979 de fevereiro de 2012 às 16:13

    Regina Barros 1°pedagogia A-5697
    Concordo com o comentario da Selma Soares.Nossa geraçao é Planetaria,porem como em todas as coisas precisamos encontrar o verdadeiro equilibrio, tomar cuidado para nao nos tornar como a selma diz:"cyber robos".

    ResponderExcluir
  28. Tatiane Santos - 5094 - PED 3A9 de fevereiro de 2012 às 16:14

    A tecnologia evoluiu muito pois, hoje em dia tudo ou melhor quase tudo é movido por meio de tecnologia, e o ser humano vive em prol desta tecnologia.
    Quando o computador para quase tudo seja na vida pessoal ou profissional.
    O mundo esta cada vez mais interligado.

    ResponderExcluir
  29. o manifesto do pierre levy mostra a nossa realidade , a tecnologia mundial da rede tem seu lado possitivo unindo cada vez mais povos e nos fazendo estar sempre em atualizaçao com a globalidade, o ponto negativo desse movimento é que para pessoas de má fé ficou mais facil agir com maldade.

    ResponderExcluir
  30. O mundo virtual ou a tecnologia em geral faz parte de nossas vidas de tal forma que nos obriga a sermos escravos da facilidade que ela nos proporciona.
    o mundo virtual é tentador, ele revoluciona, protesta, faz rir e chora, nos aproxima e nos afasta, mais o que é mais interessante é que a tecnologia se tornou algo tão necessário que se não evoluirmos junto com ela nos tornamos meros analfabetos tecnologicos.
    Afinal o futuro dos nossos alunos, filhos e crianças em geral se resume em tecnologia informatizada.

    Vanessa Gonçalves RGM 5165 3°Pedagogia A

    ResponderExcluir
  31. Karen Rocha - 5160 - 3A PED9 de fevereiro de 2012 às 16:18

    Hoje em dia tudo ou melhor tudo é movido por meio de tecnologia, e o ser humano vive em torno destes, pois tudo ficou mais fácil.
    Usamos o computador no ambiente de trabalho em casa nas escolas em todo os lugarese para as coisas, e um meio em que as pessoas tem facilidade de aproximação e comunicação.
    O mundo inteiro esta ligado nesta nova tecnologia.

    ResponderExcluir
  32. Hoje, somos um pouco de tudo e de todos, como se todos fossemos do mesmo lugar.Estamos criando pessoas "solitárias" estamos em todos os lugares, mas ao mesmo tempo sozinhos sem aquela referência das pessoas mais velhas por exemplo e tudo isso e normal para essa geração.a tecnologia tem isso seu lado positivo e negativo.
    Raquel Kim RGM- 175

    ResponderExcluir
  33. stefane domingos 3 ped A RGM:51839 de fevereiro de 2012 às 16:19

    A tecnologia tem nos beneficiados em muitas coisas,são tantas os seus benefícios,pois também tantos os malefícios.
    Se pararmos para pensar,a tecnologia esta muito presente na nossa vida que nem percebemos,por meio dela é possível conhecer o mundo todo sem sair de casa,ou seja falar com um parente que está fora,pagar contas e entre outros.
    Em quanto isto,os malefícios também está presente infelizmente,pois a internet facilita muito em questão da pedofilia,um dos maiores problemas que presenciamos nos noticiàrios.

    ResponderExcluir
  34. DAYZUNAI CASSIANA RODRIGUES DE ALMEIDA RGM:49729 de fevereiro de 2012 às 16:19

    O MUNDO EM QUE VIVEMOS SOMOS TODOS DE UM MESMO PLANETA,PORÉM IGUAIS O QUE NOS FAZ CADA VEZ MAIS PERTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS,COMO DIVERSAS CULTURAS ELAS SÃO POSSIVEIS AOS NOSSOS OLHOS DE SEREM CONHECIDAS E APRECIADAS TAIS COMO:MUSICAS,IDIOMAS,APARELHOS CADA VEZ MAIS MODERNOS E COM FACILIDADDES DE SEREM NOSSOS.
    A TECNOLOGIA É O AVANÇO MAIS AS VEZES NOS FAZ MENOS PROXIMOS DE NOSSOS FAMILIARES E FOCADOS EM APENAS UM MUNDO QUE OFERECE MUITA COISA E NOS MOSTRA O NOVO ISSO PARECE SER ATRAENTE PARA NÓS HUMANOS E MODERNOS.
    O FOCO É TECNOLOGIA É BOM MAIS VIDA ,CONVERSA E TER A CAPACIDADE DE SABER CONVIVER COM O NOVO NOS FAZ INTELIGENTES E COM MUITO CO0NHECIMENTO ANALITICO.

    ResponderExcluir
  35. Salete Reis 3º PED A 50739 de fevereiro de 2012 às 16:19

    Há numa frase que representa bem a realidade do mundo globalizado de hoje: Longe é um llugar que não existe. Munca o polo norte esteve tão perto do polo sul, basta um toque para eles se chocarem, tudo está ao alcançe de todos a toda hora. Compra-se tudo sem precisar sair de casa, inclusive conhecimento. Conhecemos o mundo em apenas 24 horas. Parece que vivemos uma realidade de biporporiedade, estamos aqui e lá ao mesmo tempo, por meio de uma feramenta cada vez mais indispensavél. Tudo se renova e o novo depois de um segundo já é antigo. Essa realidade de se descontina é fantástica e necessaria, porém temos que junto com a tecnologia pensar num mundo sustentavél onde cada ser continue sendo o único.

    ResponderExcluir
  36. Cledinéa Santos Alves Fernandes9 de fevereiro de 2012 às 16:19

    No nosso mundo atual não,podemos acho que seria até impossível vivermos sem a tecnologia, internet, pois ela é essencial na nossa vida, seja em qualquer lugar do mundo é só se conectar que ficaremos a par de tudo quem está acontecendo.
    A tecnologia é muito legal pois por meio dela conseguimos localizar até amigos perdidos e até resgatar contados antes perdidos devido a nossa correria do dia a dia.
    Mas por outro lado devemos prestar atenção nos mal intencionados que usam sites impróprios para danos nas famílias e em certos casos levam as jovens em encontros amorosos que acabam levando a morte.
    Mas essa tecnologia é tão espetacutar que até as crinçinhas e pessoas da melhor idade estão facinadas por essa máquina e viva a tecnologia.

    ResponderExcluir
  37. Cristiane souza dos santos RGM: 49629 de fevereiro de 2012 às 16:21

    A tecnologia de nossa geração hoje, e universal, somos previlegiados, pois na época de nossos pais e avós, não tinham acesso.
    Hoje temos a facilidade, pagar nossas contas sem precisar ir a bancos, comprar viagens e pesquisar valores,conversar com amigos em tempos reais e fazer amizades por sites de relacionamentos,com certeza ela está ai para mudanças; Porém tem que saber usa-la, pois infelizmente estamos em um universo onde existem pessoas que a utilizam para praticar a maldade, o desrespeito e invadir a nossa privacidade.

    ResponderExcluir
  38. Josenira Oliveira Xavier da Silva - 5022 3º Pedagogia A9 de fevereiro de 2012 às 16:21

    Com certeza o mundo está evoluindo a cada dia, e temos que,nos adaptarmos com esta evolução, procurando aperfeiçoarmos com toda a tecnologia,para que futuramente possamos repassarmos estes conhecimentos aos nossos futuros educandos.

    ResponderExcluir
  39. Rosangela Ferreira da Silva RGM 34799 de fevereiro de 2012 às 16:24

    O texto de Levy, realmente nos traz a refletir a respeito de questões que, necessita ir muito longe, há uns quarenta anos atrás não se via, e a internet nos trouxe um leque de possibilidades,podemos conhecer o mundo inteiro, e isso foi muito positivo, podermos conhecer como vivem outras pessoas no mundo.Hoje temos o previlégio de saber o que acontece do outro lado do mundo em tempo real.Há algum tempo atrás a notícia chegava até nós com alguns dias, as vezes uma semana é que ficavamos sabendo o que acontceu nos Estados Unidos por exemplo, e graças a internet isso se faz em tempo real.Acredito que uma coisa das coisas negativas é que algumas pessoas se isolaram das outras querem ficar o tempo todo vidrado na internet, não tem mais uma vida social, fazem amizades virtuais,e muitas pessoas mentem e se passam por outras.
    Devemos aproveitar para tirarmos de toda essa facilidade coisas boas que a internet nos oferece.

    ResponderExcluir
  40. Alexsandra Lima 3 PED A. 49569 de fevereiro de 2012 às 16:25

    Acredito que o avanço tecnologico nos ajuda em vários sentidos, conseguimos comprar, vender,´pagar contas, conversar com amigos e parentes em qualquer lugar do país é importante ter acesso e conhecer está feramenta que tanto nos auxilia em nossas vidas. Porém não podemos ficar somente em frente ao computador e esquecer do convívio com as outras pessoas, o contato fisico é necessário para que o carinho e o calor humano exista e são os unicos bem que a internet não consegui substituir.

    ResponderExcluir
  41. vanessa casarini RGM:50479 de fevereiro de 2012 às 16:30

    Vivemos em um mundo globalizado e a internet tem se tornado o maior meio de comunicação tecnológico mundial.è um mundo de novas descobertas mas que devemos nos policiar porque ao mesmo tempo que nos tornamos conhecedores de outras culturas , noticias comidas e etc, também muitas vezes acabamos nos afastando da família ou de outras pessoas mas nos aproximamos virtualmente de outras.È tudo muito interessante e não tem como fugir, temos que nos adaptar a esta tecnologia mundial.Fazer parte deste novo mundo.

    ResponderExcluir
  42. Dayane Mazieiro RGM:53629 de fevereiro de 2012 às 17:02

    O mundo esta cada vez mais se evoluindo e formando caminhos fantasticos na nossas vidas. As tecnologias esta crescendo com uma rapidez e facilidade que nao notamos, quando li esse texto percebi que vivemos e respiramos tecnologia, que tudo em nossa vida se desenvolve por meio dela. Levy nos mostra também a sintonia que temos com o universo inteiro por meio dessa globalização virtual.
    Mas temos que ter conciencia e sabedoria na hora de usufruir de toda essa tecnologia, pois nada é perfeito, assim como a tecnologia é um bem enorme na nossa vida, ela faz destruição na vida de mutos e tambem tem aquelas pessoas que usa ela para a violencia etc...

    ResponderExcluir
  43. Lucineia Gomes RGM:5277 FEB 9,2012
    Hoje a tecnologia esta cada vez mais presente em nossas vidas,como a "internet" uma tecnologia que sóvem se diversificando e difundindo no nosso mundo, no dia a dia,temos até escolas virtuais, será que o professor está preparado para transformar na escola esse objeto em um objeto didático em aprendizagem como explorar esse mundo de tecnologias que é fascinante onde podemos nos conectar com varias pessoas de todo mundo pesquisar lugares que nos desperte interesse,curiosidade. Mas não podemos nos esquecer dos pontos negativos que podem trazer como invasão de privacidade, vingança, ilusões,etc. Como podemos utilizar essa tecnologia para o uso pedagogico, será que as escolas ao adquirir computadores,a intenção é utiliza-los para uso didático ou para tornar uma escola mais moderna???????? Mas a teconologia é um salto para o desenvolvimento e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  44. Flavia Coutinho Honorio10 de fevereiro de 2012 às 09:51

    Flavia Coutinho 5180
    Embora hoje tudo em nossas vidas torne-se mais flexível e acessível com o uso das tecnologias disponíveis, ainda acredito que o ser humano deve sim ter contatos intrapessoais, pois relacionamentos "online" muitas vezes fazem com que nós fujamos de nossa realidade e de nossos problemas e fazem com que se perca a essência do contato visual ou dos sentidos de tocar e/ou abraçar uma pessoa distante, beijar a pessoa amada, recursos estes que nem a maquina mais moderna não é capaz de proporcionar. Por outro lado observa-se o quanto estas mesmas tecnologias tem nos ajudado vendo do ponto de vista da praticidade de se comprar, vender ou encontrar coisas, ao nos relacionar com pessoas distantes quando não há outra maneira essa ferramenta (internet) é de grande valia...
    Fazer uso de recursos naturais, tecnológicos ambientais sociais ou qual quer que seja trouxe para a sociedade inúmeras vantagens, mas como tudo em nossas vidas devemos comedir nossas ações e respeitar nossos limites e os dos outros sempre!

    ResponderExcluir
  45. O texto de Pierre Levy nos orienta para a necessidade de uma postura flexível, pois somos e agimos como muitos, e ainda na maior parte do tempo somos e agimos simultaneamente, pois somos filho, pais, amigos, estudantes, trabalhadores, vizinhos, motoristas, entre outros, tudo simultaneamente. Contudo podemos sim, ser e fazer tudo isso, dentro de uma legalidade, pois mesmo com tanta flexibilidade ainda somos regido por algo maior, para uns a religião para outros a constituição...contudo somos irônicos também, pois quase que sempre deixamos de respeitar aquilo que escolhemos como maiore ferimos certos conceitos impostos por nós mesmos.... Será que tudo isso é devido a flexibilidade? será que já estamos nos moldando de acordo com a situação? Como menciona Humberto Gessinger "somos todos iguais, uns mais iguais que os outros"?....

    ResponderExcluir
  46. Daniele Bruna 3º B 539110 de fevereiro de 2012 às 18:22

    A tecnologia está provocando mudanças em nossa vida, com tudo isso acontecendo o mundo cada dia mais se modifica.
    Com as tecnologias podemos fazer coisas diferentes, as tecnologias são infinitas assim como o carro, o avião, o telefone,a internet, a eletricidade, com tudo isso podemos nos comunicar, enviar e receber mensagens,buscar informações em tempo real, fazer propagandas, ganhar dinheiro e conhecer outras culturas, na verdade podemos vagar como curiosos no mundo das tecnologias.
    Não esquecendo que o mundo real continua, mas aprendendo a se adaptar fazendo o bom uso.

    ResponderExcluir
  47. Edilene vicente de paula (RGM: 5182)11 de fevereiro de 2012 às 10:22

    todas essas facilidades, comodidades,na vida das pessoas,em seu dia a dia, que esta presente em nossa vida 24h, existe pontos positivos e pontos negativos,temos que ter conciencia ao ultilizar os serviços que a internet nos oferecem , e monitora as crianças tem contato com a internet cada dia mais jovens.

    ResponderExcluir
  48. Aline Turquett RGM 5441 3 Pedagogia B11 de fevereiro de 2012 às 19:33

    A tecnologia é essencial para todos, pois nos permite saber o que está acontecendo no mundo em tempo real.
    Se fosse a alguns anos atras a noticias demorariam para chegar, a tecnologia é um instrumento que venho para nos ajudar e facilitar a nossa vida.
    Inclusive para se trabalhar com os pequenos que tem sede de conhecimento e tudo para eles é novo surpreendente e facionante.

    ResponderExcluir
  49. Lídia Rodrigues P. RGM:5404 3º Ped.12 de fevereiro de 2012 às 08:57

    É impressionante como todos somos planetários, atraídos pelo desejo de conhecer, experimentar, nos relacionar. Compartilhamos ideias, vendemos e compramos produtos de outras cidades, países, buscamos conhecer culturas e lugares diferentes e etc. É uma revolução tecnológica, em que o computador é o ponto de partida facilitando nossas ações. Contudo,ser planetário também é cuidar do planeta, pois problemas que acontecem aqui podem influenciar direta ou indiretamente os quatro cantos do mundo. Afinal, somos cidadãos e precisamos saber viver em sociedade.

    ResponderExcluir
  50. LILIAN FERNANDES DE NOBREGA-RGM 5074 PED 3 A12 de fevereiro de 2012 às 15:53

    O MUNDO DE TECNOLOGIA EM QUE VIVEMOS É DE MUITA IMPORTANCIA NA MINHA OPINIÃO, ACHO QUE DAQUI PRA FRENTE NÃO TEM COMO MAIS VIVER SEM ELA, HJ EM DIA TUDO É NA BASE DO SISTEMA...E SE O SISTEMA PARAR DE UMA HORA PRA OUTRA, QUASE NUNCA SE TEM O PLANO B,POR ISSO TEMOS QUE NOS ADAPTARMOS AOS NOVOS TEMPOS E TER CIENCIA Q DO MESMO JEITO QUE EXISTE O BEM DO OUTRO LADO...EXISTE O MAL TAMBEM

    ResponderExcluir
  51. Gleicelaine Alves Soares 4938 3° Ped A15 de fevereiro de 2012 às 06:42

    A tecnologia, com maiores ou menores impactos, tem conformado nossa vida. Estamos à mercê de sistemas, moldando-nos ao seu funcionamento.
    A cada dia novas ferramentas tecnológicas são criadas para benefício da sociedade, com o intuito de satisfazer desejos e necessidades, substituir, aliviar ou simplificar o esforço físico e mental, portanto o mau uso pode causar possíveis danos, como o desemprego e a destruição do meio ambiente ou até mesmo nos depararmos com trapaceadores que utilizam para praticar a violência.
    Vivemos na era da comunicação e da informação e devemos saber usufruir o que isto tem de bom para nos oferecer.

    ResponderExcluir
  52. O autor simplifica o que hoje para nós não passa de um cotidiano onde, todos correm para conquistar seu espaço, e nunca param para pensar na evolução ou regresso que vivemos. As tecnologias são ótimas realizações nas nossas vidas, mas como tudo que vem derrepente e rapido, causa alguns estragos se não usado com conscientização. Como as nossas crianças, que quase não brincam mais sem estar na frente de um computador, é certo que como o autor cita temos o mundo atraves das novas tecnologias, mas conhecer o mundo com as proprias pernas é bem melhor.

    ResponderExcluir
  53. O mundo virtual é espetacular, realmente não vamos mais conseguir viver sem ele.Mas acredito que temos que ter cautela pra viver dentro desse mundo, pois é virtual e tbm real, tendo consequencias na nossa vida.

    ResponderExcluir
  54. O mundo virtual hoje, nos ajuda muito de alguma forma mas terminamos fugindo da nossa propria realidade esquecendo até mesmo de viver .

    ResponderExcluir
  55. As tecnologias são otimas realizações nas nossas vidas, temos que usa-las com sabedoria e concientização e orientar as nossas crianças , a que brincar e jogar não e so na frente do computador temos que observalas.

    ResponderExcluir
  56. Cristiane da Paixão. RGM: 5009. 3º Ped. A17 de fevereiro de 2012 às 04:02

    Concordo com a Maria Regina a tecnologia trouxe muitas realizações para todos, porque podemos conversar e ver pessoas queridas que estão em outro país, mais também tem seus pontos negativos, todos os dias ouvidos sequestros, e outras coisas horrorosas que acontecem principalmente com jovens e crianças.Muitas crianças hoje esquecem completamente de brincar, curtir sua vida de infancia devido o computador, ficam horas na frente dele e esquecem o momento de diversão com outras crianças, adultos se separam constantemente, a falta de comunicação é grande, pois cada um quer ficar com um computador e também se esquecem do amor aconchegante. Conhece outras pessoas que por fim muitos acabam com seu relacionamento amoroso e entram em uma armardinha terrível.

    ResponderExcluir
  57. A tecnologia deve ser um apoio as tarefas do dia a dia, da velocidade na comunicação, na interatividade entre as pessoas, a tecnologia pode e deve ser utilizada para o crescimento das pessoas e não as pessoas crescerem dependendo da tecnologia.

    ResponderExcluir
  58. Rita de Cássia Pedroso 456518 de maio de 2012 às 07:28

    Vivemos hoje na "era digital", onde o virtual é a moda do momento, ter a facilidade e comodidade das informaçoes seguirem por ondas e se materiarizarem em uma maquina na nossa frente é fantástico realmente, mas ate que momento isso é bom? Felicitar um parente ou amigo distante "on line" é muito bom, porém substitui um abraço caloroso? precisamos dosar as questões.

    ResponderExcluir
  59. Concordo com a Rita, acho bárbaro podermos encontrar pessoas, "visitar" lugares que talvez nunca veríamos ao menos fotos, acho delicioso encontrar aquela amiga do ensino fundamental que foi morar em outro estado e que através das redes sociais não só encontramos noticias, mas podemos conhecer seus filhos sua casa, e o que dizer então de podermos falar, ouvir e ver a pessoa tão querida que está tão distante.......algumas coisas realmente são fantásticas e de valor imensurável, no entanto o que temos visto hoje é uma "confusão" e " Compulsão" pela chamada "era digital", acredito que perder mais tempo em frente a um computador, quando na praça do bairro esta cheio de amigos conversando e rindo, ficar em frente a tv jogando video game, enquanto os meninos estão jogando futebol no campinho, seja desperdício de tempo........temos que aproveitar o que o conhecimento e a tecnologia nos oferecem, no entanto o contato humano é essencial, é a diversidade humano e acima de tudo o contato com essa diversidade que transforma a humanidade tão rica....mais uma vez concordo que tudo que é exagerado é prejudicial.

    Andrea Dias Barbosa.....5 Ped B.....rgm 4763

    ResponderExcluir
  60. A tecnologia é uma maravilha ! Com ela podemos viajar, matar as saudades, conhecer pessoas e lugares novos, salvar vidas, fazer uma cirurgia (que é algo muito delicado e físico, ser estar fisicamente presente na sala de cirurgia) podemos aprender mais sobre tudo e sobre nós mesmo e tudo isso com a rapidez de um click, sem sair de casa. E essas são apenas algumas das facilidades e dos prazeres que a tecnologia pode nos proporcionar, pena que algumas mentes brilhantes usam toda a sua sabedoria para usar a tecnologia em beneficio próprio e assim acabam por invadir o espaço do outro e cometer alguns delitos, sejam eles físicos ou virtuais !

    ResponderExcluir
  61. Ioná Cocenzo rgm: 562526 de fevereiro de 2013 às 04:52

    Ioná Cocenzo RGM:5625
    A tecnologia tem avançado muito isso é muito bom,pois através dela temos acesso a muitas informações importantes é um mundo que sabendo utilizar nos proporsiona varios conhecimentos incriveis .Eu mesma tenho utilizado muito esse meio de comunicação e tem sido de grande importancia para aprimorar meus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  62. Thaíse Vergílio RGM:5931 3°Pedagogia Matutino

    A tecnologia é como uma espada de dois gumos,serve para aprendizagem, como também para destruição, disciplinar e pessoal. O melhor a fazer é saber utiliza-la, para uma condição de vida melhor.

    ResponderExcluir