quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ATIVIDADE DO 3º SEMESTRE DE PEDAGOGIA - 16/02/12

O QUE É O VIRTUAL?


ESTA PERGUNTA ENTITULA UM DOS LIVROS DO FILÓSOFO PIERRE LÉVY, NO QUAL SÃO DISCUTIDOS PONTOS CRUCIAIS PARA A DEFINIÇÃO DESSE FENÔMENO DO QUAL SOMOS CONTEMPORÂNEOS: A VIRTUALIZAÇÃO.
LEIA AS CITAÇÕES ABAIXO E TROQUE ALGUMAS IDEIAS COM SEUS COLEGAS A RESPEITO DESSA TEMÁTICA. REGISTRE AQUI NO NOSSO BLOG O QUE VOCÊ ENTENDE COMO "VIRTUAL".

A palavra virtual é empregada com frequência para significar a pura e simples AUSÊNCIA DE EXISTÊNCIA, a “realidade” supondo uma efetuação material, uma presença tangível.
O real seria da ordem do “tenho”, enquanto o virtual seria da ordem do “terás”, ou da ilusão, o que permite geralmente o uso de uma ironia fácil para evocar as diversas formas de virtualização.
A palavra virtual vem do latim medieval virtualis, derivado por sua vez de virtus, força, potência. Na filosofia escolástica, é virtual o que existe em potência e não em ato. A árvore está virtualmente presente na semente. É o “vir a ser”.
O virtual é um complexo problemático, o nó de tendências ou de forças que acompanha uma situação, um acontecimento, um objeto ou uma entidade qualquer. O problema da semente, por exemplo, é fazer brotar uma árvore. A semente “é” esse problema, mesmo que não seja somente isso. O que significa que ela “conhece” exatamente a forma da árvore que expandirá finalmente sua folhagem acima dela. A partir das coerções que lhe são próprias, deverá inventá-la, co-produzi-la com as circunstâncias que encontrar.
Por um lado, a entidade carrega e produz suas virtualidades: um acontecimento, por exemplo, reorganiza uma problemática anterior e é suscetível de receber interpretações variadas. Por outro lado, o virtual constitui a entidade: as virtualidades inerentes a um ser, sua problemática, o nó de tensões, de coerções e de projetos que o animam, as questões que o movem, são uma parte essencial de sua determinação.
O que é virtualização? Não mais o virtual como maneira de ser, mas a virtualização como dinâmica. A virtualização pode ser definida como o movimento inverso da atualização. Consiste em uma passagem do atual ao virtual, em uma “elevação à potência” da entidade considerada.
A virtualização não é uma desrealização (a transformação de uma realidade num conjunto de possíveis), mas uma mutação de identidade, um deslocamento do centro de gravidade ontológico do objeto considerado. Virtualizar uma entidade qualquer consiste em descobrir uma questão geral à qual ela se relaciona, em fazer mutar a entidade em direção a essa interrogação e em redefinir a atualidade de partida como resposta a uma questão particular. A virtualização é um dos vetores da criação da realidade.



NÃO ESTAR PRESENTE: A VIRTUALIZAÇÃO COMO  ÊXODO



A virtualização pode ser definida pela característica de ser um desprendimento do aqui e do agora. O senso comum faz do virtual inapreensível, o complementar do real, tangível.
Claro que é possível atribuir um endereço a um arquivo digital, mas nessa era de informações online, esse endereço seria de qualquer modo transitório e de pouca importância.
(LEMBREM-SE DE QUE HOJE O ARMAZENAMENTO DE ARQUIVOS É FEITO EM “NUVENS”)
Desterritorializado, presente por inteiro em cada uma de suas versões, de suas cópias e de suas projeções, desprovido de inércia, habitante ubíquo do ciberespaço, o hipertexto contribui para produzir aqui e acolá acontecimentos de atualização textual, de navegação e de leitura.
Quando uma pessoa, uma coletividade, um ato, uma informação se virtualizam, eles se tornam “não-presentes”, se desterritorializam. Uma espécie de desengate os separa do espaço físico ou geográfico ordinários e da temporalidade do relógio e do calendário.
(JOGAR VÍDEO GAMES COMO NINTENDO WII  E X-BOX KINECT FACILITAM ENTENDER ESSE FENÔMENO)
Ubiqüidade, simultaneidade, distribuição irradiada ou massivamente paralela. A virtualização submete a narrativa clássica a uma prova rude: unidade de tempo  sem unidade de lugar (graças à interações eletrônicas, às transmissões ao vivo, aos sistemas de telepresença), continuidade de ação apesar de uma duração descontínua (como comunicação por secretária eletrônica ou por correio eletrônico).
Além de trazer novas noções sobre tempo e velocidade, outro efeito pode ser percebido na virtualização: a passagem do interior ao exterior e do exterior ao interior. As relações entre privado e público, próprio e comum, subjetivo e objetivo, mapa e território, autor e leitor, etc.

58 comentários:

  1. Entendo que o virtual não passa daqueles termos usados em desenhos infantis de teletransportar pessoas a outras realidades, mas sem que saiam do seu local de origem. Quando eramos crianças, sonhavamos com o tal do teletransporte, e as crianças de hoje nem se dão conta, do quanto evoluimos em pouco tempo, eles usam e abusam das novas tecnologias, video games, pcs, e internet e até concordo com isso, mas que seja feito de uma forma que não vicie, e nos tire a alegria de desfrutar o real.

    ResponderExcluir
  2. NISLEINE 3ºB - PEDAGOGIA16 de fevereiro de 2012 às 14:19

    Virtual para mim é estar conectado com o mundo do modo que quiser, seja pela internet ou por games, a pessoa consegue se divertir e sair sem sair do seu determinado espaço, por meio de uma conversa na webcam, conseguimos conversar com qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo sem sairmos de casa. O avanço das tecnologias estão vindo com tanta agilidade que nos dias de hoje temos jogos como o NINTENDO WII e X-BOX KINECT onde jogamos sem utilizarmos controle... basta o movimento do nosso corpo, para jogar.Esses avanços da virtualização conquista e envolve a cada dia mais as pessoas,por proporcionar diversão e entretenimento.

    ResponderExcluir
  3. Jéssica Pereira de Aguiar 525916 de fevereiro de 2012 às 14:27

    A possibilidade que o virtual nos dá de nos comunicarmos de um modo inovador, rápido e barato, pois antigamente para se comunicar com alguém que estava distante, em outro estado ou país era bem mais complicado, e essa comuncação era feita apenas pela voz como no casos d telefonma ou pela escita no caso de cartas, ou já mais recente no prório caso da internet, porém hoje você pode ver a pessoa, falarcom ela, manterum diálogo constante e instantâneo msmo estando distante dela. A área da diversão também ganhou muito, os vídeos games evoluíram e hoje existe a possibilidade de jogar vídeo game sem utilizar controle, você joga através do sensor de movimento e além de se divertir quem joga pelo Kinect também exercita o corpo, fugindo assim do sedentárismo.

    ResponderExcluir
  4. Dayane Mazieiro RGM:536216 de fevereiro de 2012 às 14:29

    O texto é maravilhoso, o Pierre Lévy me fez viajar e perceber algo a mais sobre a NOSSA VIDA VIRTUAL...
    Percebo que esse Mundo Virtual é muito mais que imagino, e que viajamos pelo mundo todo e para varios lugares sem sair do lugar.
    O pior de tudo é que não paramos para pensar e muito menos percebemos como as coisas estão evoluindo e as mudanças estão crescendo...
    Vemos isso por meios dos jogos e dos videos games, a evolução é muito grande.

    ResponderExcluir
  5. Madalena Aeriana Ferreira dos Santos RGM533716 de fevereiro de 2012 às 14:30

    No texto o autor deixa bem claro que o mundo virtual nos ajuda a estar em contato com qualquer pessoa em qualquer lugar, mas que não devemos deixar de viver nossa realidade do aqui agora, pois devemos usar o mundo virtual com bastante cautela para que tudo ocorra de forma coerente com que diz ser as tecnologia.

    ResponderExcluir
  6. Bruna Danielle RGM: 544616 de fevereiro de 2012 às 14:31

    Penso que esse mundo virtual é muito interessante, facilita e alegra a nossa vida de diversas maneiras. Porém isso as vezes acaba afastando pais de filhos, amigas de amigas, familiares de familiares. As pessoas acabam usufruindo demais desse mundo virtual e esquecem do mundo concreto.

    ResponderExcluir
  7. Lucineia Gomes RGM 527716 de fevereiro de 2012 às 14:32

    O mundo virtual é um mundo que podemos soltar a imaginaçao, onde podemos conectar com pessoas de todos lugares,estar presentes em lugares sem precisar sair de casa, ver a outra pessoa que esta do outro lado do mundo,poder criar seu proprio avatar em jogos facinante como kinect,como se você estivesse dentro do jogo.Virtual é como sair da realidade entrar em um mundo imaginário,e no decorrer do tempo isso foi se misturando com o mundo real, que hoje a virtualidade esta presente cada vez mais no nosso mundo real.

    ResponderExcluir
  8. DayaneH Limongi 3°B Pedagogia16 de fevereiro de 2012 às 14:33

    O virtual é voce estar conectado no mundo,seja ela em jogos,rede sociais ou até mesmo em outros diversos sites,antigamente as crianças não sabiam o que era mundo virtual,se quizesse perquisar algo tinha que ir em alguma bibloteca,pois não tinham acesso a internet,e atualmente as crianças naum precisam nem ter computador em casa para fazer parte desse mundo,elas podem ter no proprio celular ou ate mesmo ir en lan houses,mas o que segura mesmo a criançada são os jogos,e isso estava prejudicando a saude de alguns pois eles só comiam e ficavam sentados jogando e ficando sedentarios,mas como a tecnologia foi avançando foi criado o NINTENDO WII e X-BOX KINECT foi uma das melhores criações na minha opinião pois alem do entreterimento e diversão há os movimentos e agilidades.

    ResponderExcluir
  9. THAYANA SILVA MASO RGM: 5455 3°B PEDAGOGIA

    Virual é aquilo que não existe, ilusório, o imaginário. Um jogo que você se imagina dentro dele, e por alguns instantes compara sua vida com o jogo. Um exemplo é o jogo The Sims onde temos que jogar de uma maneira muito parecida com a vida real.

    ResponderExcluir
  10. Lídia R.P. RGM: 5404 3º Ped. B16 de fevereiro de 2012 às 14:35

    Que sensação boa estar em lugares diferentes ao mesmo tempo. A virtualização é tão presente, tão real que equecemos que estamos diante de uma máquina.Além de proporcionar uma troca de sentimentos, descobertas, diversão, a sensação de se transportar. São os efeitos da tecnologia, o qual nos acostumamos e passou a fazer parte da nossa vida cotidiana.

    ResponderExcluir
  11. Maria Sakon 3º PED. B16 de fevereiro de 2012 às 14:37

    Entedí que virtual é como por exemplo vir a ser, potencial de ser, diferêntes em estar em uma presença material.Ubiquidade-simulteinidade de tempo e lugar.Desterritorização, significa que deixa de existir,assim como você pode ter acesso de um lugar para outro que está distante daquele de onde você está.

    ResponderExcluir
  12. Aline Turquett GM 5441 3° Pedagogia B16 de fevereiro de 2012 às 14:39

    Nos dias de hoje o virtual está na maior parte do que fazemos, nas escolas , cinemas, teatro, brincadeiras em qualquer lugar, pois se tivermos um computador ja estamos no mundo virtual , não precisa ter um computador para estarmos conectado no mundo virtual, a televisão tambem mostra um mundo virtual para as crianças a partir de filmes , desenho e jogos eltronicos, celular, o virtual é real porque nos da a possibilidade de se comunicdar com outro a partir da internet, que faz parte do nosso mundo virtual.

    ResponderExcluir
  13. Alessandra Ribeiro 3º B16 de fevereiro de 2012 às 14:39

    Entendo virtual como a presença do real, a mistura entre a realidade e o mundo virtual, onde podemos estar em dois lugares ao mesmo tempo. Exemplo: Podemos estar em casa e ao mesmo tempo estar viajando por outros países, se comunicando e conhecendo novas pessoas, encontrando amigos espalhados pelo mundo, a quilômetros de distância por meio desse mundo virtual, inclusive podemos participar de atividades online.Além disso o virtual acessado por meio do vídeo game nos dá a possibilidade de participar como personagens dos jogos, propiciando um momento de descontração e diversão, sem que haja a necessidade de sair de casa, o que na minha opinião é espetacular!

    ResponderExcluir
  14. Luciana Negrão RGM 528516 de fevereiro de 2012 às 14:39

    A virtualização já faz parte de nossas vidas querendo ou não temos que participar desse mecanismo, que moderniza e auxilia nosso cotidiano.È uma forma real e abstrata, em que misturando sentidos,sentimentos,relação e relacionamentos.

    ResponderExcluir
  15. Aliani Teixeira Costa RGM: 525016 de fevereiro de 2012 às 14:39

    Entendo pelo texto de Pierre Lévy que no mundo virtual, é quando não estamos presentes no espaço físico, é algo distante mesmo assim podemos nos comunicar como se tivessemos na realidade.
    Os games e a internet nos leva a uma virtualização incrível nos levando ao delírio e ao mesmos tempo a uma realidade mundial por meio dessa tecnologia virtual é possível comunicar e visualizar a qualquer distância tendo a sensação da realidade.

    ResponderExcluir
  16. CAMILA ROMANOSWKI RGM;539816 de fevereiro de 2012 às 14:41

    Nos tempos atuais a informatica invade a vida de todos trabalho,viagens,escola,e para Pierre Levy ,atravez da virtualização onde estamos se confundindo real e imaginario.

    ResponderExcluir
  17. Glória Maria RGM 5462 Pedagogia 3°B
    Antes existia o presencial, depois o virtual e o presencial, agora o caminho se misturou, existindo o presencial junto com o virtual simultaneamente, podendo estar sentado em sua casa e ao mesmo tempo conversando com um amigo no Japão, ou até mesmo dentro de um jogo virtualmente.
    Ouve uma transformação muito grande e não sabemos onde tudo isso pode parar, em alguns países os acessos em sites são bloqueados, mas no Brasil é tudo liberado.
    Acredito que tudo que está se ocarrendo é muito interessante e importante, facilitando a nossa vida em vários aspectos, mais também acredito que tem que ter um certo cuidado, principalmente com nossas crianças, por ser tudo muito fácil e sem limites pode haver uma descentralização em seu tempo e sua vida, em sua realidade.
    Temos que cuidar com a ubiguidade, por mover o ser humano tanto para o bem mas também podendo ser para o mal....

    ResponderExcluir
  18. O virtual esta ligado a uma realidadediferente mas real, que se encontra no mesmo tempo e lugar.
    Vivemos dentro desta realidade como Avatares consiente, pois já não ha mais uma separeção do virtual e do material mas sim uma junção até mesmo porque um depende do outro.
    Apesar de toda essa virtualização existir, e de não haver mas demarcação de território ainda existem paises onde é bloqueado essa virtualização, apesar de ser uma evolução de acontecimento em massa se deve ter os devidos cuidado.

    Daniele Bruna 3ºB RGM 5391

    ResponderExcluir
  19. luciano gomes 5299 3ºped B16 de fevereiro de 2012 às 14:55

    o mundo virtual é uma forma de possibilidade para que possamos praticar uma vivencia de mundo real.
    com tanta tecnologia podemos adimtir que essa era ja é uma realidade interessante.
    no mundo virtual podemos criar personagens que sempre idealizamos ser. como nos mostra o filme "Avatar", não podemos esquecer que vivemos em um mundo real.

    ResponderExcluir
  20. CRISTIANE SOUZA 4962 3 PED A16 de fevereiro de 2012 às 15:59

    ESTAR NO MUNDO VIRTUAL É BEM INTERESSANTE POIS NÓS POSSIBILITA A NOSSA VIVENCIA NO MUNDO REAL DO QUAL É MUITO BACANA ATRAVÉS DOS GAMES X-BOX E NINTENDO WI .É CONVERSAR COM PESSOAS DE OUTROS PAÍSES .

    ResponderExcluir
  21. Angelica linhares 5105 pedagogia 3A16 de fevereiro de 2012 às 16:01

    o virtual esta ligado a uma realidade mais real, que se encontra no mesmo tempo e espaço.
    atraves disso podemos estar em varios lugares ao mesmo tempo,podendo assim conhecer e participar de outros espaços e outros momentos em todo o mundo.
    ou seja o virtual é quando não estamos por dentro do espaço fisíco,algo distante porem real.

    ResponderExcluir
  22. SUELLEN H N MORETTI 4958 3º Ped A16 de fevereiro de 2012 às 16:01

    atualmente a tecnologia esta cada vez mais inacreditavel hj podemos acessar a internet sem cabos e ate jogar video gane se movimentando .
    nos dias atuais vivemos como se fossemos avatares interagindo com a virtualizaçao a nossa volta.

    ResponderExcluir
  23. Dayzunai R de Almeida RGM:4972 3ºPED -A16 de fevereiro de 2012 às 16:01

    por meio do mundo virtual podemos estar em diversos lugares ao mesmo tempo ,por exemplo estamos no mundo real porém manipulando o virtual isso nos proporciona um bem interior.
    essa nova era nos torna capazes de criar um novo ser humano que não fica doente por exmplo,que não morre e isso gera uma reação de avanço tecnologico.
    a importância de ser e xistir ao mesmo tempo é atraente para as pessoas no geral isso esta voltado na melhoria de comunicação interpessoal entre grupos de pessoas que se conhecem ou não isso possibilitando a elas o contato virtual.
    no entanto causa um descontrole psicologico quando as pessoas não sabem fazem um uso correto desse (novo),o ideal não é passar viver e nem ser avatar mais fazer parte desse avanço com sabedoria.
    o perigo esta na questão da mutação de identidade ou seja passar a viver apenas vontade para jogos e se fechar nisso e não viver uma vida real e que a cada dia se transforma.

    ResponderExcluir
  24. RAQUEL GUERRA RGM:5185 3 PED A
    O MUNDO VIRTUAL ESTÁ DEIXANDO DE SER VIRTUAL E SE TORNANDO REAL , NAS NOSSAS VIDAS ATRAVÉS DOS JOGOS E OUTRAS COISAS MAIS.
    NA VERDADE O PRÓPRIO NOME JÁ NOS DIZ, VIRTUAL É SER OU SEJA EXISTIR. OS RECURSOS QUE A TECNOLOGIA TEM NOS PROPORCIONADO É IMENSO CREIO QUE DAQUI UM TEMPO NÃO MUITO DISTANTE ESTAREMOS COMPLETAMENTE DEPENDENTES DELA.

    OBS: APROVEITE AS VANTAGENS COM BOM SENSO , NÃO SEJA DOMINADO DOMINE.

    ResponderExcluir
  25. O mundo virtual é realmente fantastico,pois cada dia que passa,surge novos programas e as crianças adoram.
    Fatima rgm:4966

    ResponderExcluir
  26. Lucimara Soares 5023 3º Ped a16 de fevereiro de 2012 às 16:04

    Conforme o tempo passa as tecnologias avançam e a geração atual está sempre antenada as elas , portanto os professores precisam acompanhar os avanços dia a dia.

    ResponderExcluir
  27. Giane Kamata - 3 PED A - 503216 de fevereiro de 2012 às 16:04

    Em partes podemos afirmar que o mundo virtual nos ajuda, facilita e nos diverte.
    Nos ajuda com o dia a dia do nosso cotidiano.
    Nos facilita com o acesso a tudo qu desejamos, sendo algo nacional ou internacional.
    E nos diverte pelos videogames, celulares, notebooks, jogos nas redes sociais e sites.
    A interatividade com as pessoas, a facilidade de podermos conhecer pessoas do outro mundo sob outra língua.
    É interessante, porém vejo o lado negativo também, pois muitos usam de forma errada, de forma negativa prejudicando assim, pessoas alheias.

    ResponderExcluir
  28. Beatriz C. Carnete 3º Ped. A - 513416 de fevereiro de 2012 às 16:05

    Virtual é o abstrato que concretiza, ou seja, que leva à: lugares, situações, contextos, que talvez antes eram inimagináveis na realidade e por muitas vezes (praticamente todas)inalcançáveis em tempo real...

    ResponderExcluir
  29. O mundo virtual é interessante, conforme Pierre Lévy,não como espaço físico,mas vivenciando o mundo real.

    ResponderExcluir
  30. o mundo virtual é realmente incrível nós mostra o mundo sem sairmos de casa.

    ResponderExcluir
  31. Bruna Leite 3°Ped.A - 499116 de fevereiro de 2012 às 16:10

    Entendo como virtual, algo irreal, que pode vir a ser real por meio do intocável! I N C R I V E L!

    ResponderExcluir
  32. lilian nobrega 5074 3 ped A16 de fevereiro de 2012 às 16:10

    o virtual faz parte do cotidiano de todos nós,usamos o virtual pra muitas vezes tornar algo real.

    ResponderExcluir
  33. thayse ribeiro rgm:5096 pedagogia 3 A16 de fevereiro de 2012 às 16:10

    A tecnologia hoje em dia é essencial para todos nós, e mais avançado a cada dia e nos como futuras educadoras temos que estar antenadas nos avanços que só melhoram para a educação no dia a dia .

    ResponderExcluir
  34. Rosangela Ferreira da Silva RGM 347916 de fevereiro de 2012 às 16:11

    Nós professores, temos que nos atualizarmos todos os dias temos que ler muito, e sempre estarmos atentos em tudo o que acontece no mundo.Pois como a professora Paula nos disse as crianças já vão para a escola sabendo muitas vezes mais que o professor.E temos que dar respostas que na maioria das vezes não sabemos.Por isso é importante que o professor esteja sempre se atualizando para poder fazer um trabalho com as crianças que valorize o professor.

    ResponderExcluir
  35. Sislene 5599 PEDAGOGIA 3 A16 de fevereiro de 2012 às 16:11

    O virtual envolve cada dia mais e mais as pessoas o avanço e as tecnologias estaõ acontecendo cada vez mais rápido. A forma como nos comunicamoscomas pessoas de outros paises hoje é muito mais evoluido e facil,sem contar na diversão que ficou muito mais evoluido imagina quem diria jogarmos video game sem usar controle e ainda se exercitar
    Sem dúvidas uma conquista muito bem planejada e quehoje podemos executar com tantas facilidades nos ajudando no nosso dia a dia

    ResponderExcluir
  36. para mim o mundo virtual e surpriendente euma maravilha coisa fantastica

    ResponderExcluir
  37. Vanessa Casarini RGM 504716 de fevereiro de 2012 às 16:13

    O mundo virtual hoje e suas tecnologias onde podemos conhecer pessoas do mundo inteiro, estando em um espaço e lugares simultâneos em diferentes realidades.

    ResponderExcluir
  38. tatiane santos fieto silva rgm: 5094 3 A pedagogia16 de fevereiro de 2012 às 16:14

    a tecnologia nos dias de hoje esta evoluindo cada vez mas ; ao mesmo tempo que ela nos ajuda , facilita e diverte mas devemos ter limites

    ResponderExcluir
  39. Cristiane da Paixão. RGM:5009. 3º ped. A.16 de fevereiro de 2012 às 16:15

    sabemos que todo conhecimento adquirido virtualmente só se tornará real quando passado para o papel, ou seja podemos dizer que os sonhos, nossos planos, fazemos até projetos e etc, a vida cotidiana em si se realizará através do papel, passar isso para nossa vivência.

    ResponderExcluir
  40. Cledinés Santos Alves Fernandes RGM: 4969 - 3º Ped A16 de fevereiro de 2012 às 16:15

    Não tem como dizer que o mundo virtual não faz parte dsa nossa vida, pois podemos utilizá-lo de várias formas seja para se comunicar com pessoas distantes que estão até mesmo em outros países ou até mesmo conhecê-los a distância. Pois nós futuras professoras devemos estar antenadas e atualizadas nesse mundo virtual que cresce cada vez mais. Esse mundo virtual abre várias oportunidades de conhecimentos já que estamos nessa época de tantas descobertas e globalização, e no caso dos joguinhos do passado nossa como estão ultrapassados em relação as modernidades de hoje e que cada dia vai criando coisas novas a cada momento. Por isso é bom estarmos sempre atualizadas para acompnhar essa tecnologia avançada.

    ResponderExcluir
  41. Veronica Ap. S. Souza RGM: 5225 - 3º pedagogia A16 de fevereiro de 2012 às 16:15

    Acredito que nos dias de hoje tudo seja bem mais simples, quando se fala de segurança para as crianças dentro e fora de casa, pois com o video game elas ficam mais dentro de casa e os pais por sua vez ficam mais tranquilos e despreocupados. O unico problema é que jogar demais vira vicio, e as crianças acabam deixando de conhecer outras crianças, deixam de conhecer outros tipos de brincadeiras que tenham mais contato fisico.
    Tudo isso é muito importante para a formação de um ser humano, antigamente por exemplo as brincadeiras eram mais democraticas, aprendiamos a dividir brinquedos, a compartilhar sentimentos, nos exercitavamos melhor entre outros beneficios que tinhamos. E tudo que aprendemos esta ficando no passado, isso não é lá muito bom.

    ResponderExcluir
  42. Alexsandra de Lima 4956 3º Ped A.16 de fevereiro de 2012 às 16:15

    O que seria de nossas vidas sem essa tecnologia do mundo virtual, que é tão essencial nos dias atuais, é fantástico nos transportar pelos jogos e internet, que nos possibilita a comunicação e ampliação de nossos conhecimentos com o mundo real. Temos que sempre se atualizar ao avanço tecnólogico.

    ResponderExcluir
  43. regina barros rgm:569716 de fevereiro de 2012 às 16:16

    REGINA DA SILVA BARROS 5697 1 PED A Feb 16,2012
    Quem diria hein? que chegariamos nesta era espetacular!
    O mundo virtual é realmente fantastico para ele nao há classe social,territorio fixo pois ser virtual é nao ter fronteiras é ser comunicativo participar de um mundo e da vida de pessoas que vc nao imaginou um dia conhecer.
    Achei o maximo o que o autor do texto disse "ubiguidade",simultaniedade de tempo e lugar,tambem sobre conecçao em nuvens,hoje a tecnologia esta d mais...

    ResponderExcluir
  44. Estar conectado ao mundo pela internet e games é muito prazeroso e se divertir sem sair de casa é muito maravilhoso.
    E é muito bom ver a evolução da tecnologia e poder fazer uso dela.

    ResponderExcluir
  45. karen rocha da costa santos rgm 5160 3 pedagogia A16 de fevereiro de 2012 às 16:19

    A tecnologia esta cada vez mais em nosso cotidiano,quando não é no computador e no celular que estamos acesseando a internet, o mundo virtual nos ajuda muito e nos diverte tambem !

    ResponderExcluir
  46. Josenira Oliveira Xavier da Silva - RGM 502216 de fevereiro de 2012 às 16:19

    O mundo virtual nos faz vivermos momentos inesperados como por exemplos participar de viagens, participar de jogos interessantes que nos fassa capazes de pensarmos que estamos flutuando. Isso é muito bom porém é necessario percerbermos a realidade.

    ResponderExcluir
  47. stefane domingos 3ped A RGM:518316 de fevereiro de 2012 às 16:23

    Hoje em dia o mundo virtual esta cada vez mais presente na vida de muitas pessoas,sabemos que não são todas que estão ligadas a esta realidade mas sim a maioria.
    Seja por games ou pela internet,nós temos este momento de diversão,sem ter que sair de casa.E isso só faz com o mundo virtual evolui a cada dia.

    ResponderExcluir
  48. Flavia Coutinho Honorio 518017 de fevereiro de 2012 às 07:07

    O mundo virtual hoje está em evidencia por todas suas qualidades, mas também deve ser visto com cautela assim como tudo dentro de uma sociedade...Controlar variáveis é papel do professor em sala de aula mas também deveria ser papel de quem cuida de outrem pois é notável a imensa quantidade de pessoas que por diversos motivos prendem-se ao virtual e esquecem que são seres humanos dotados de sentimentos e que estes sentimentos aflorados precisam ser compartilhados com alguém que de fato esteja presente em sua vida, alguém "de carne e osso".
    Virtual algo alem do natural do palpável......Para mim é “O Mundo e suas Modernidades” algumas vezes inexplicáveis assim como o ser humano.

    ResponderExcluir
  49. Gleicelaine Alves Soares 4938 3° Ped A17 de fevereiro de 2012 às 13:16

    Atualmente o mundo virtual está se tornando cada vez mas real no cotidiano das pessoas, seja através de games ou outras maneiras de se conectar.
    Porém o virtual está fazendo com que as pessoas fiquem mais longe fisicamente, e comecem a se conhecer apenas virtualmente.

    ResponderExcluir
  50. Edilene Vicente de Paula. RGM : 518218 de fevereiro de 2012 às 17:32

    O mundo virtual faz parte da nossa vida, facil,rapido e objetivo. porem temos que impor limites ao acessos de sites e a diversos serviço, que é oferecido apenas, por um click.

    ResponderExcluir
  51. Salete Aparecida Francisqueti21 de fevereiro de 2012 às 05:25

    Salete Francisqueti Reis. RGM 5073.
    É fantástico o que a cada minuto o homem descobre ou inventa. Esses dias a tv mostrou um garoto que analisando uma árvore de natal e seus enfeites criou um prótotipo de "árvore com muitos coletores de luz solar parecidos com os enfeites natalinos e que coletam a luz de todas as direções e em maior quantidade que os já inventados pelos cientistas adultos e formados para isso.
    Isso nos faz pensar como ainda temos tanto a explorar em todas as áreas do conhecimento.Mesmo porque utilizamos bem pouco as áreas do nosso inegmático cerébro. O que mais nos espera?
    Falar em realidade virtual na década de 70 onde as pessoas conversavam em lugares remotos à luz de lampiões, era dizer de algo como que alíenigena.
    Hoje, nossas crianças são totalmente antenadas na era digital. Eles conversam naturalmente sobre isso como se falassem do café com leite da merenda. Comprar um objeto pela internet ou falar com um amigo que está do outro lado do mundo pela tela do computador se tornou mais real que ir até a padaria.
    Tudo já é praticamente possível pelo acesso virtual, desde comprar, jogar, conversar, arrumar namorado, fazer cirurgias e pasmem, até fazer amor.
    Conquistas imensas. Com grandes ganhos. Não se perde tempo. Não se transmite DSTs, não se mata de verdade em jogos violentos, não se corta tanto a pele em cirurgias precisas e quase sem erros,no entanto, não se toca, não se olha nos olhos, corre-se para ter o último lançamento que surgiu na telinha, pois só bata um clique e sem tomar chuva!!
    Cadê as crianças na rua? Cadê as conversas entre pais e filhos sob o luar numa noite estrelada? O bate papa entre vizinhos, que aliás, mal se conhecem?
    A tecnologia, seus avanços e comodidades são necessários e sempre bem vindos, assim como a inteligente descoberta do garoto da árvore de natal que com certeza se utilizou das vantagens da internet nas suas pesquisas. É o exemplo do virtual em benefício da vida real. Somos seres corporéos, ainda não alíenigenas, precisamos de afeto, carinho e abraços, mas não podemos dispensar os avanços tecnológicos e sim, usá-los a nosso favor e a favor da vida. Sempre.


    s

    ResponderExcluir
  52. ANGELA MURAKAMI RGM 5127 3º PEDAGOGIA A
    Nos dias de hoje o mundo virtual esta muito presente dentro da nossa sociedade, principalmente na vida dos jovens. A tecnologia claro que traz muitos avanços e facilidades, porém deve ser usada com cautela para que não gere problemas. O mundo virtual é o que possivelmente pode vir existir, e isto deve ficar bem claro para que não haja ilusões. Um exemplo destes acontecimentos, são de pessoas que se cadastram em bate papo para conhecer pessoas, e acabam se iludindo com pessoas que podem nem existir. Portanto o mundo virtual é muito legal para se divertir, mas não da para acreditar em tudo que se vê.

    ResponderExcluir
  53. Adriana Pereira rodrigues da Silva RGM:5202 3º Ped A8 de março de 2012 às 10:21

    O mundo virtual está cada vez mais frequente em nossas vidas, por isso temos que sempre estar atualizados porque cada vez mais acontece mudanças boas e ruins na tecnologia.
    O mundo virtual esta muito presente na nossa sociedade principalmente entre os jovens, mas essa grande tecnologia tem que ser usada com cautela para que futuramente não venha geral grandes problemas, como por exemplo em sites de bate papos crianças inocentes acabarem encontrando com pedófilos ou até mesmo com pessoas que querem fazer apenas o mal como conseguir a confiança da criança e depois vender seus órgãos.
    Mas também tem seu lado bom como por exemplo encontrar pessoas em sites de relacionamento que há muito tempo não vemos e poder matar um pouco da saudade.

    ResponderExcluir
  54. O mundo virtual pode nos proporcionar mais do que um click, ele nos mostra o quanto nosso mundo é vasto de coisas maravilhosas e o melhor não precisamos ser ricos para termos uma facilidade assim, no nosso dia-a-dia carregamos inúmeras responsabilidades e as vezes esquecemos da quantidade de oportunidades que deixamos para trás, enfim com a tecnologia virtual conseguimos criar, viajar, sorrir e chorar na verdade temos o mundo em nossa frente.

    Vanessa Gonçalves RGM 5165 3°Pedagogia A

    ResponderExcluir
  55. HOJE EM DIA NAO CONSEGUIMOS MAIS VIVER SEM A TECNOLOGIA E TAO BOM ,PODEMOS IR PARA LONGE SEM SAIR DE CASA SO NAO PODEMOS ESQUECER QUE EXISTE UM MUNDO NO QUAL TEMOS QUE NOS SOCIALIZAR,
    CINTIA NOMURA RGM 4150 5 PED A

    ResponderExcluir
  56. TAMIRIS BRUNA NOGUEIRA 4285 PEDAGOGIA
    Concordo com cintia não conseguimos mais viver sem a tecnologia, pois podemos conhecer um pouco de cada lugar do mundo sem sair de casa, porem é necessario que utilizemos a tecnologia como um complemento sem esquecer do mundo real.

    ResponderExcluir
  57. Karla Karolina Crescini dos Santos RGM:4454
    Por fim, Pierre Lévy reconhece que a tecnociência produziu tanto a bomba atômica quanto as redes interativas, mas sendo que estas apenas comunicam. Assim, as técnicas não determinam nem a salvação e nem a perdição do homem. Estando em nossas mãos as escolhas de nossas ações.
    Por se tratar de um tema bastante atual, a cibernética e seus respectivos objetos, a ponto de não necessitar ser especialista da área ou mesmo acadêmico para absorver suas informações satisfatoriamente.

    ResponderExcluir
  58. Vanessa Casarini RGM: 5047
    O mundo virtual é algo realmente fascinante. E está presente em toda sociedade mas deve ser usado com muita cautela pois assim como traz muitos benefícios também traz malefícios. Deve sim ser utilizado de acordo com as necessidades, de vez em quando como entretenimento, ver ou conversar com alguém, para pesquisas mas não se esquecendo que o ser humano é um ser social que não deve viver isolado, ou em função de algo que o dominou ou domina.

    ResponderExcluir