terça-feira, 14 de setembro de 2010

ATIVIDADE DO 6º LETRAS - AULA DE 14/09

USANDO O BLOG PARA FALAR DE BLOGS...
...QUANTA METALINGUAGEM!!

Leia os trechos do artigo científico "BLOGS E AS PRÁTICAS DE ESCRITA SOBRE SI NA INTERNET", de Fabiana Cristina Komesu. Em seguida, clique no link sugerido e obtenha informações sobre números de usuários de recursos virtuais. A partir dessas informações, discuta os tópicos propostos com seus colegas. *


A importância das tecnologias digitais na vida humana é questão de interesse nos variados domínios de produção do saber. No domínio da Linguística, por exemplo, já existem inúmeros estudos cujo objeto são os e-mails, os bate-papos virtuais, os fóruns de discussão, as aulas virtuais, as home pages. Há, certamente, ainda, muito a ser investigado em termos da linguagem e da constituição do sujeito sob as condições de produção das tecnologias digitais.
A utilização crescente do computador e da Internet demanda pesquisas de cunho social e, dessa perspectiva, o papel da linguagem torna-se central. [...] O que revela o ambiente da tela do computador na atividade de navegação pelas páginas Web, na recepção e no envio de e-mails, nos diálogos travados em chats e em fóruns de discussão, são os elementos linguísticos que emergem do trabalho do escrevente/leitor das páginas hipertextuais.
Pode-se afirmar, portanto, que os estudos linguísticos sobre a escrita são tomados, no contexto das tecnologias digitais, com curiosidade e muito fôlego, uma vez que as produções ligadas à Internet são, fundamentalmente, baseadas na atividade de escrita (Marcuschi, 2002, p.5).
BLOGS NA REDE
Blog é uma corruptela de weblog, expressão que pode ser traduzida como "arquivo na rede". Os blogs surgiram em agosto de 1999, com a utilização do software Blogger, da empresa do norte-americano Evan Williams. O software fora concebido como uma alternativa popular para publicação de textos online, uma vez que a ferramenta dispensava o conhecimento especializado em computação. A facilidade para a edição, atualização e manutenção dos textos em redes foram - e são - os principais atributos para o sucesso e a difusão dessa chamada ferramenta de auto-expressão.
A ferramenta permite, ainda, a convivência de múltiplas semioses, a exemplo de textos escritos, de imagens (fotos, desenhos, animações) e de som (músicas, principalmente). Atualmente, a maior parte dos provedores não cobra taxa para a hospedagem de um blog.
No Brasil, estimativa divulgada pela grande imprensa em agosto de 2002 apontava para a cifra de 170.000 escreventes de blogs, considerando-se apenas os usuários que têm seus arquivos hospedados em dois sites brasileiros que oferecem o serviço (Oliveira, 2002).
Em entrevista veiculada pela Internet, Williams, um dos criadores do Blogger, afirmou que a cada dia há a inscrição média de dois mil novos usuários (Cashel, 2002). No mundo todo, acredita-se que já exista um milhão de escreventes de blogs.
Há, pelo menos, dois fatores que justificam a popularidade de uma ferramenta como o Blogger na produção dos escritos pessoais: (1) a ferramenta é popular, porque não demanda o conhecimento do especialista em informática para sua utilização e (2) a ferramenta é popular, porque gratuita, não se paga (ainda...) por seu uso ou pela hospedagem do blog no site que oferece o serviço.[...]
Sob essas condições de acesso, a parcela da população que usufrui de computador e Internet pode utilizar o software para a expressão de seus sentimentos, principalmente, na atividade de escrita - e por meio de outras semioses, como a imagem e o som. Não se trata da exibição da vida particular de celebridades, mas do cotidiano e das histórias de pessoas consideradas comuns, porque não exercem quaisquer atividades que lhes dêem destaque social, a não ser o fato de possuírem um blog na rede.
* Este artigo e muitos outros de igual relevância sobre os Gêneros Digitais encontram-se na seguinte referência:
Marcuschi, Luiz Antônio; Xavier, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
Depois de ler os fragmentos do artigo, visite o site abaixo e compare as informações sobre números de usuários e administradores de blogs, segundo pesquisas realizadas em 2010:
http://linoresende.jor.br/alguns-numeros-impressionantes

Agora que você já leu o artigo e visitou o site sugerido, discuta com seus colegas os seguintes tópicos:

  1. De que maneira os blogs podem auxiliar seus alunos nas aulas de Língua Portuguesa em diversas fases da educação básica? Dê sugestões.
  2. Em que aspectos podemos estabelecer uma relação entre a utilização dos blogs na educação e alguns princípios básicos da Linguística Aplicada como ciência híbrida, indisciplinar e libertadora? Opine.
  3. Depois dessas discussões teóricas, vamos à prática:
  • Escolha um grupo com quem deseja trabalhar até o final do semestre;
  • Este grupo deverá escolher um tema para que daqui em diante possamos trabalhar no desenvolvimento de seus próprios blogs;
  • RESUMINDO: CADA GRUPO FARÁ UMA NOVA POSTAGEM INCLUINDO: nomes dos componentes, tema escolhido e uma pequena justificativa para a escolha.

DIVIRTAM-SE!!!!!

15 comentários:

  1. O blog seria muito útil para ajudar os alunos nas produções de textos, nas interpretações e nas pesquisas. A maioria dos jovens tem blog e poder utilizá-lo também na sala de aula, faria com que o estudo fosse muito mais prazeroso, dinâmico e interativo ao mesmo tempo.
    O professor teria além de uma ferramenta diversificada ao trabalhar com o blog na sala de aula, a atenção dos alunos para trabalhar a aula do dia. Seria muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. O homem inventou o mundo virtual e hoje é quase impossível viver ser esta outra dimensão fantástica. O engraçado é pensar que inventamos algo e ficamos dependente daquilo que foi criado. O blog é a substituição dos cadernos, dos diários e do papéis. O mundo é virtual, incluímos o que seria diversos papéis de escritos em apenas uma página um único blog. O blog é um livro aberto, esperando para ser acessado e lido, um diário de todos no qual podemos opinar e deixar a nossa marca.

    ResponderExcluir
  3. Entendo que o blog pode ajudar os alunos a estudarem em grupo, porque através da internet eles podem se comunicar sem sair de casa. Assim conseguirão trabalhar dúvidas, dar sugestões, discutirem os assuntos dados em aula.

    ResponderExcluir
  4. O uso do blog na sala de aula é uma importante ferramenta para o professor de língua portuguesa. Mesmo porque, é um mundo no qual o adolescente já está inserido e o professor deve apenas intermediar e orientar essa brincadeira. Auxiliando esses alunos na leitura, interpretação e produção de textos, com a preocupação apenas, em ser um texto coeso e coerente. Revelando ser uma ótima oportunidade de fugir das tradicionais aulas do "giz e lousa".

    ResponderExcluir
  5. A utilização do blog é feita de forma democrática, todas as pessoas tem acesso, não existe discriminação. Qualquer pessoa pode ter um blog e discutir qualquer assunto, mesmo que não ,seja um especialista. É uma boa forma de interação. Os blogs, como eu disse anteriormente, permitem discussões de qualquer assunto, em qualquer linguagem, não limita a comunicação.

    ResponderExcluir
  6. Um aspecto importante para se estabelecer uma relação entre a utilização dos blogs na educação e os princípios da L.A., seria o uso da linguagem. Por meio do blog o ensino seria muito mais democratizado, todos aprenderiam, trocariam informações e até mesmo experiências e, isso tudo em tempo real. O blog também pode ser híbrido e interdisciplinar assim como é a Linguística Aplicada.

    ResponderExcluir
  7. O uso do blog entre os estudantes seria uma prática progressiva, pois o seu uso fará com que o aluno se aperfeiçoe na escrita, se socialize mais com a Língua Portuguesa e suas normas, comparando seu vocabulário oral com sua escrita. Reforçando o conhecimento básico e incentivando ao conhecimento específico por meio das interdisciplinas. O blog alavancaria um crescimento por procura de mais conhecimento científico, empírico e até religioso.

    ResponderExcluir
  8. Qualquer meio de comunicação que seja usado para auxiliar os alunos em seu trajeto escolar é sem dúvida produtivo.
    O blog é mais uma ferramenta que permeia esse acesso comunicativo entre alunos, então, por que não utilizá-lo como um instrumento educativo.
    Os alunos gostam de coisas novas, do que está na "moda", sendo assim, o blog encaixa-se perfeitamente nesse perfil de atualidades.


    Priscila e Emerson

    ResponderExcluir
  9. Fátima, Ana Paula, Quésia e Dayane14 de setembro de 2010 às 18:16

    Os componentes: Ana Paula, Dayane, Fátima e Quésia.

    Nosso tema: Construindo um leitor competente.

    Hoje, mais do que nunca, falamos da importância da leitura. Mas como nós professores devemos proceder e quais métodos devemos utilizar? Juntas tentaremos encontrar um caminho que facilite e auxilie os leitores deste blog.

    Nos aguardem!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Blogo é coisa da atualidade. Jovem gosta de tudo que é novo. O professor deve se adaptar às atualidades para fazer um trabalho diferenciado dos tradcionais. Com isto estará despertando o interesse dos alunos para o aprendizado e com certeza o trabalho do professor será mais produtivo e o aluno mais interessado.

    ResponderExcluir
  11. correção: onde se le blogo, leia-se blog.

    ResponderExcluir
  12. O blog é mais uma ferramenta de comunicação sugerida pela tecnologia que deu certo. É um espaço onde as pessoas trocam ideias, falam sobre si mesmas, discutem e criticam sobre diveros assuntos. É a rapidez com que cresce e nos coloca cada vez mais dentro desse universo tão vasto!

    ResponderExcluir
  13. Depois de ler todos os comentários de vocês, sinto-me orgulhosa de ver que, em poucos meses, todos adquiriram uma visão teórico-prática sobre essa ferramenta que estamos utilizando para falar sobre ela mesma. Fico contente de ver que o blog ainda tem uma grande aceitação por parte tanto dos jovens, nossos alunos em potencial, mas ao mesmo tempo, pode ser um recurso que também consegue cativar os professores. A tecnologia deve servir para democratizar a informação e o conhecimento, e quem pode ser o melhor mediador para que isso realmente aconteça? Claro que é o PROFESSOR!!

    ResponderExcluir
  14. Rosilda Tavares RGM:39346 de fevereiro de 2011 às 13:56

    Os blogs podem auxiliar os alunos nas aulas desde um debate de temas atuais até a divulgação de projetos escolares: em todas as disciplinas vemos que é possível utilizar o blog como ferramenta pedagógica.

    ResponderExcluir
  15. Rosilda Tavares RGM:39346 de fevereiro de 2011 às 14:02

    O professor não pode ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que os alunos dominam.
    Cabe a ele direcionar suas aulas, aproveitando o que a internete pode oferecer de melhor.

    ResponderExcluir