USANDO O BLOG PARA FALAR DE BLOGS...
...QUANTA METALINGUAGEM!!
Leia os trechos do artigo científico "BLOGS E AS PRÁTICAS DE ESCRITA SOBRE SI NA INTERNET", de Fabiana Cristina Komesu. Em seguida, clique no link sugerido e obtenha informações sobre números de usuários de recursos virtuais. A partir dessas informações, discuta os tópicos propostos com seus colegas. *
A importância das tecnologias digitais na vida humana é questão de interesse nos variados domínios de produção do saber. No domínio da Linguística, por exemplo, já existem inúmeros estudos cujo objeto são os e-mails, os bate-papos virtuais, os fóruns de discussão, as aulas virtuais, as home pages. Há, certamente, ainda, muito a ser investigado em termos da linguagem e da constituição do sujeito sob as condições de produção das tecnologias digitais.
A utilização crescente do computador e da Internet demanda pesquisas de cunho social e, dessa perspectiva, o papel da linguagem torna-se central. [...] O que revela o ambiente da tela do computador na atividade de navegação pelas páginas Web, na recepção e no envio de e-mails, nos diálogos travados em chats e em fóruns de discussão, são os elementos linguísticos que emergem do trabalho do escrevente/leitor das páginas hipertextuais.
Pode-se afirmar, portanto, que os estudos linguísticos sobre a escrita são tomados, no contexto das tecnologias digitais, com curiosidade e muito fôlego, uma vez que as produções ligadas à Internet são, fundamentalmente, baseadas na atividade de escrita (Marcuschi, 2002, p.5).
BLOGS NA REDE
Blog é uma corruptela de weblog, expressão que pode ser traduzida como "arquivo na rede". Os blogs surgiram em agosto de 1999, com a utilização do software Blogger, da empresa do norte-americano Evan Williams. O software fora concebido como uma alternativa popular para publicação de textos online, uma vez que a ferramenta dispensava o conhecimento especializado em computação. A facilidade para a edição, atualização e manutenção dos textos em redes foram - e são - os principais atributos para o sucesso e a difusão dessa chamada ferramenta de auto-expressão.
A ferramenta permite, ainda, a convivência de múltiplas semioses, a exemplo de textos escritos, de imagens (fotos, desenhos, animações) e de som (músicas, principalmente). Atualmente, a maior parte dos provedores não cobra taxa para a hospedagem de um blog.
No Brasil, estimativa divulgada pela grande imprensa em agosto de 2002 apontava para a cifra de 170.000 escreventes de blogs, considerando-se apenas os usuários que têm seus arquivos hospedados em dois sites brasileiros que oferecem o serviço (Oliveira, 2002).
Em entrevista veiculada pela Internet, Williams, um dos criadores do Blogger, afirmou que a cada dia há a inscrição média de dois mil novos usuários (Cashel, 2002). No mundo todo, acredita-se que já exista um milhão de escreventes de blogs.
Há, pelo menos, dois fatores que justificam a popularidade de uma ferramenta como o Blogger na produção dos escritos pessoais: (1) a ferramenta é popular, porque não demanda o conhecimento do especialista em informática para sua utilização e (2) a ferramenta é popular, porque gratuita, não se paga (ainda...) por seu uso ou pela hospedagem do blog no site que oferece o serviço.[...]
Sob essas condições de acesso, a parcela da população que usufrui de computador e Internet pode utilizar o software para a expressão de seus sentimentos, principalmente, na atividade de escrita - e por meio de outras semioses, como a imagem e o som. Não se trata da exibição da vida particular de celebridades, mas do cotidiano e das histórias de pessoas consideradas comuns, porque não exercem quaisquer atividades que lhes dêem destaque social, a não ser o fato de possuírem um blog na rede.
* Este artigo e muitos outros de igual relevância sobre os Gêneros Digitais encontram-se na seguinte referência:
Marcuschi, Luiz Antônio; Xavier, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
Depois de ler os fragmentos do artigo, visite o site abaixo e compare as informações sobre números de usuários e administradores de blogs, segundo pesquisas realizadas em 2010:
http://linoresende.jor.br/alguns-numeros-impressionantes
Agora que você já leu o artigo e visitou o site sugerido, discuta com seus colegas os seguintes tópicos:
- De que maneira os blogs podem auxiliar seus alunos nas aulas de Língua Portuguesa em diversas fases da educação básica? Dê sugestões.
- Em que aspectos podemos estabelecer uma relação entre a utilização dos blogs na educação e alguns princípios básicos da Linguística Aplicada como ciência híbrida, indisciplinar e libertadora? Opine.
- Depois dessas discussões teóricas, vamos à prática:
- Escolha um grupo com quem deseja trabalhar até o final do semestre;
- Este grupo deverá escolher um tema para que daqui em diante possamos trabalhar no desenvolvimento de seus próprios blogs;
- RESUMINDO: CADA GRUPO FARÁ UMA NOVA POSTAGEM INCLUINDO: nomes dos componentes, tema escolhido e uma pequena justificativa para a escolha.
DIVIRTAM-SE!!!!!
O blog seria muito útil para ajudar os alunos nas produções de textos, nas interpretações e nas pesquisas. A maioria dos jovens tem blog e poder utilizá-lo também na sala de aula, faria com que o estudo fosse muito mais prazeroso, dinâmico e interativo ao mesmo tempo.
ResponderExcluirO professor teria além de uma ferramenta diversificada ao trabalhar com o blog na sala de aula, a atenção dos alunos para trabalhar a aula do dia. Seria muito interessante.
O homem inventou o mundo virtual e hoje é quase impossível viver ser esta outra dimensão fantástica. O engraçado é pensar que inventamos algo e ficamos dependente daquilo que foi criado. O blog é a substituição dos cadernos, dos diários e do papéis. O mundo é virtual, incluímos o que seria diversos papéis de escritos em apenas uma página um único blog. O blog é um livro aberto, esperando para ser acessado e lido, um diário de todos no qual podemos opinar e deixar a nossa marca.
ResponderExcluirEntendo que o blog pode ajudar os alunos a estudarem em grupo, porque através da internet eles podem se comunicar sem sair de casa. Assim conseguirão trabalhar dúvidas, dar sugestões, discutirem os assuntos dados em aula.
ResponderExcluirO uso do blog na sala de aula é uma importante ferramenta para o professor de língua portuguesa. Mesmo porque, é um mundo no qual o adolescente já está inserido e o professor deve apenas intermediar e orientar essa brincadeira. Auxiliando esses alunos na leitura, interpretação e produção de textos, com a preocupação apenas, em ser um texto coeso e coerente. Revelando ser uma ótima oportunidade de fugir das tradicionais aulas do "giz e lousa".
ResponderExcluirA utilização do blog é feita de forma democrática, todas as pessoas tem acesso, não existe discriminação. Qualquer pessoa pode ter um blog e discutir qualquer assunto, mesmo que não ,seja um especialista. É uma boa forma de interação. Os blogs, como eu disse anteriormente, permitem discussões de qualquer assunto, em qualquer linguagem, não limita a comunicação.
ResponderExcluirUm aspecto importante para se estabelecer uma relação entre a utilização dos blogs na educação e os princípios da L.A., seria o uso da linguagem. Por meio do blog o ensino seria muito mais democratizado, todos aprenderiam, trocariam informações e até mesmo experiências e, isso tudo em tempo real. O blog também pode ser híbrido e interdisciplinar assim como é a Linguística Aplicada.
ResponderExcluirO uso do blog entre os estudantes seria uma prática progressiva, pois o seu uso fará com que o aluno se aperfeiçoe na escrita, se socialize mais com a Língua Portuguesa e suas normas, comparando seu vocabulário oral com sua escrita. Reforçando o conhecimento básico e incentivando ao conhecimento específico por meio das interdisciplinas. O blog alavancaria um crescimento por procura de mais conhecimento científico, empírico e até religioso.
ResponderExcluirQualquer meio de comunicação que seja usado para auxiliar os alunos em seu trajeto escolar é sem dúvida produtivo.
ResponderExcluirO blog é mais uma ferramenta que permeia esse acesso comunicativo entre alunos, então, por que não utilizá-lo como um instrumento educativo.
Os alunos gostam de coisas novas, do que está na "moda", sendo assim, o blog encaixa-se perfeitamente nesse perfil de atualidades.
Priscila e Emerson
Os componentes: Ana Paula, Dayane, Fátima e Quésia.
ResponderExcluirNosso tema: Construindo um leitor competente.
Hoje, mais do que nunca, falamos da importância da leitura. Mas como nós professores devemos proceder e quais métodos devemos utilizar? Juntas tentaremos encontrar um caminho que facilite e auxilie os leitores deste blog.
Nos aguardem!!!!!
Blogo é coisa da atualidade. Jovem gosta de tudo que é novo. O professor deve se adaptar às atualidades para fazer um trabalho diferenciado dos tradcionais. Com isto estará despertando o interesse dos alunos para o aprendizado e com certeza o trabalho do professor será mais produtivo e o aluno mais interessado.
ResponderExcluircorreção: onde se le blogo, leia-se blog.
ResponderExcluirO blog é mais uma ferramenta de comunicação sugerida pela tecnologia que deu certo. É um espaço onde as pessoas trocam ideias, falam sobre si mesmas, discutem e criticam sobre diveros assuntos. É a rapidez com que cresce e nos coloca cada vez mais dentro desse universo tão vasto!
ResponderExcluirDepois de ler todos os comentários de vocês, sinto-me orgulhosa de ver que, em poucos meses, todos adquiriram uma visão teórico-prática sobre essa ferramenta que estamos utilizando para falar sobre ela mesma. Fico contente de ver que o blog ainda tem uma grande aceitação por parte tanto dos jovens, nossos alunos em potencial, mas ao mesmo tempo, pode ser um recurso que também consegue cativar os professores. A tecnologia deve servir para democratizar a informação e o conhecimento, e quem pode ser o melhor mediador para que isso realmente aconteça? Claro que é o PROFESSOR!!
ResponderExcluirOs blogs podem auxiliar os alunos nas aulas desde um debate de temas atuais até a divulgação de projetos escolares: em todas as disciplinas vemos que é possível utilizar o blog como ferramenta pedagógica.
ResponderExcluirO professor não pode ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que os alunos dominam.
ResponderExcluirCabe a ele direcionar suas aulas, aproveitando o que a internete pode oferecer de melhor.