sexta-feira, 12 de março de 2010

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2010

Um novo ano letivo se iniciou e nosso espaço virtual para discussões sobre Educação se abre novamente com o tema "EDUCAR EM UM MUNDO QUE SE TRANSFORMA". Leia e discuta com seus colegas essa temática. Bom retorno!
"Ano novo, vida nova, novos desafios. A cada ano letivo que começa, os professores são testados por uma realidade que não estava presente no semestre anterior, muito menos no conteúdo estudado durante a sua formação. O mundo transforma-se, a informação chega-nos de forma cada vez mais veloz, sem que tenhamos tempo de analisá-la e absorver os novos conhecimentos disponíveis. Quem trabalha com crianças e jovens que o diga!
O novo mundo que invade a escola e que dela exige posicionamentos, decisões e atitudes é um emaranhado de novas tecnologias, novas configurações familiares e sociais, novas teorias educacionais, velhas teorias com novas roupagens. Por sua vez, o professor sente-se inseguro e sobrecarregado diante das tantas cobranças e exigências. No Brasil, em especial, vivemos um momento de grandes transformações, com a introdução de mais um ano no ensino funamental, a volta do ensino de filosofia na escola e mudanças na legislação que regulamenta a formação de professores, apenas para citar algumas. Como isso afetará o dia a dia da escola? como lidar com essas novas realidades? " (Revista Pátio)

198 comentários:

  1. Bem-vindos ao blog de 2010, façam seus comentários à vontade!!
    Paula B Pudo

    ResponderExcluir
  2. SÉRGIO CARVALHO DE SOUZA RGM-44518 de março de 2010 às 08:17

    AO MEU VER, O TEXTO RELATA A REALIDADE DO DIA A DIA DO HOMEM, NÃO SÓ NO BRASIL, MAS EM QUALQUER PARTE DO MUNDO ONDE CADA VEZ MAIS O AVANÇO TECNOLÓGICO MODIFICA A SOCIEDADE NA MAIORIA DAS VEZES DE FORMA BENÉFICA, RÁPIDA E EFICAZ.
    TRATA-SE DE UM TEXTO ONDE O PROFESSOR, DIANTE DESTA REALIDADE ACABA SE PERDENDO, POIS A EVOLUÇÃO SOCIAL É MAIS AVANÇADA DO QUE AS RETROGADAS LEIS E TEORIAS QUE APRENDERA ATÉ OS DIAS DE HOJE .
    ESTE FATOR DEMONSTRA QUE O PROFESSOR, E AS ESCOLAS, JUNTOS TERÃO QUE RENOVAR-SE A CADA DIA PARA ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO TECONOLÓGICA GLOBAL.
    SÉRGIO CARVALHO DE SOUZA RGM-445

    ResponderExcluir
  3. O texto fala da questao de como o mundo esta se transformação,de como as mudanças tão rapidas afetam a vida de todos em especial a dos professores que tem que ter muito jogo de cintura pra correr atras e estar atualizados mediante as mudanças,pra que eles proprios nao fiquem para tras,as mudanças sempre tem o lado bom e o ruim,cabe aos professores se adaptarem e encontrar a melhor forma se se habituar,e fazer a diferença!!

    *Priscila Macena - 4271......

    ResponderExcluir
  4. Realmente é um texto com a realidade vivida hoje nas escolas, mas com certeza se o
    Sandra
    professor tiver um aprendizado continuo buscando as inovaçoes das tecnologias e se atualizando conforme as coisas se modificam, não fica assim tão dificil acompanhar as mudanças que acontece.
    Um bom educador tem que falar a lingua do seu aluno para ver resultado, lógico que tudo com seus limites.

    ResponderExcluir
  5. Juliana Cunha RGM 328224 de março de 2010 às 19:18

    Esse texto realmente descreve a atual situação enfrenta hoje nas escolas, a tecnologia traz grandes armadilhas. Se pararmos para analisar, estamos até perdendo um pouco da nossa identidade. As mudanças são muito rápidas e temos que acompanhá-la, é uma tarefa difícil, mas não impossível. Temos que nos adaptar ao novo e tentarmos fazer nosso melhor.

    ResponderExcluir
  6. Cristiane Fernanda de Jesus Gomes RGM: 441931 de março de 2010 às 09:27

    Hoje essa realidade sobre a tecnologia, não esta somenta na aréa da educação mas também em todas as profissões, no caso nós educadores temos que buscar mais conhecimento e formação para poder lidar com novas realidades que estão surgino.

    ResponderExcluir
  7. Rita de Cássia Pedroso RGM 4565
    Estamos vivendo na era digital, onde a tecnologia ganha espaço á cada minuto, onde temos a obrigação e o dever de nos atualizar para garantir o melhor ensino para as novas gerações.
    Rita de Cássia RGM 4565

    ResponderExcluir
  8. Thais Evelin RGM :45785 de abril de 2010 às 07:29

    O mundo digital apresenta muitas opções de conhecimento e para garantir um ensino melhor,precisamos buscar os conhecimentos que a internet oferece, pois o mundo esta evoluindo e temos que evoluir com ele.

    ResponderExcluir
  9. O texto relata corretamente a realidade dos dias atuais, com o avanço da tecnologia dentro das escola, não é dificil trabalhar desde que o professor esteje sempre buscando novos conhecimentos, atualizando sua formação para acompanhar a sociedade de hoje
    Um professor que realmente tenha a preocupação coma educação e a formção dos seus alunos esta sempre buscando novos conhecimentos e ideias.

    ResponderExcluir
  10. Elzineide Gomes Silva Inácio13 de abril de 2010 às 10:30

    13 de abril de 2010 14:17
    Elzineide disse...
    O texto nos mostra que o mundo evoluiu muito, principalmente na área da Educação,e por esse motivo nós futuros professores devemos nos prepararmos melhor,nos aperfeiçoar cada vez mais para acompanhar a tecnologia.
    Devemos diversificar fazer a diferença, para crescer cada vez mais na nossa profissão.
    Elzineide RGM 4372

    ResponderExcluir
  11. Concordo com a cristiane, que com o vanço da tecnologia nos professores temos que buscar cada vez mais conhecimento para trabalhar, mas não é somente a raea da educação que a evoloçãu tecnologica atinge, mas todas as areas em geral, por isso todo profissional, seja qual for sua area deve sempre estra se atualizando, para acompanhar o desenvolvimento do mundo.

    ResponderExcluir
  12. Kelly Patrícia rgm:3666
    Sabemos que a tecnologia está cada vez mais presente no nosso cotidiano, de uma forma muito eficaz.
    O professor precisa cada vez mais se atualizar, para não ficar perdido da realidade, e sempre fazer o melhor.

    ResponderExcluir
  13. NANCI 3034

    Eu que o diga!!!
    A cada dia que passa a tecnologia cresce o mundo evolui em questão de segundos por isso devemos aproveitar e absorver todo o aprendizado conquistado a cada dia, e para poder diblar os problemas da educação devemos nos atualizar sempre.
    E ensinar os educandos conforme a realidade de cada um.

    ResponderExcluir
  14. Elaine (5o. pedagogia) RGM: 324920 de abril de 2010 às 19:43

    Realmente, a nossa vida passa por muitas mudanças. Tanto na vida pessoal, quanto na profissional. E quando se trata de mudar algo que para nós estava bom, dá uma sensação de insegurança, de medo do que está por vir e que não sabemos se dará certo. Porém, devemos estar preparados para este novo mundo que invade a escola . Por isso, o professor deve estar pronto para enfrentar a nova realidade com todas as suas exigências.

    ResponderExcluir
  15. Elaine (5o. Pedagogia) RGM: 324920 de abril de 2010 às 19:48

    Concordo com a Elisiane, o professor precisa se atualizar sempre, não esquecer de que somente o nosso aprendizado de hoje, não será o suficiente para ensinarmos o aluno de amanhã.

    ResponderExcluir
  16. De acordo com o texto, o bom profissional precisa estar atualizado constantemente, se superar a cada dia, para lidar com as diferenças em sala de aula e obter bons resultados.

    ResponderExcluir
  17. Elizângela Neves RGM: 333822 de abril de 2010 às 06:40

    A realidade do mundo do professor não é só ensinar e corrigir seus alunos, os professores precisam se adequar a realidade do aluno e a realidade que vem abrindo novos horizontes, que é a tecnologia, de que adianta um professor não poder participar da realidade em que toda a sociedade vem descobrindo?

    ResponderExcluir
  18. Elizângela Neves RGM: 333822 de abril de 2010 às 06:44

    Concordo com as palavras da Elaine ao tratar sobre as mudanças, se o professor não se esforçar para isso quem será que fará a diferença de nossos alunos? Somos parte importante para as mudanças na vida do aluno.

    ResponderExcluir
  19. Concordo com as palavras da Elisiane onde ela afirma que para que não seja uma missão impossivel a nova adaptação na sala de aula,o professor tem sempre que buscar novos conhecimentos,atualizar sua formação e ter uma grande preocupação com a educação e a formção dos seus alunos. É esse tipo de profissional que precisamos!!!

    ResponderExcluir
  20. Belas palavras Elaine, com certeza o novo assusta e nos amedronta e temos que ser fortes em todas as áreas de nossa vida. Para nós que estamos nos formando e não temos esse contato com a sala de aula, acredito que o medo e a insegurança sejam maiores. Mas não podemos nos esquecer que todos estão em constante fase de aprendizado e ensinamento, temos que querer aprender sempre e sempre dar o nosso melhor.

    ResponderExcluir
  21. Definitivamente a vida de professor é um eterno estudar e compreender as complexidades e diversidades humanas, pois as mudanças surgem a cada ano, a cada tempo. As insttituições familiais e educacionais devem se adequar às mudanças.

    ResponderExcluir
  22. Loeli 1º ped. A Rgm 419325 de abril de 2010 às 13:48

    Concordo com a Elaine, o professor deve estar atento para todas as mudanças, se atualizar sempre.

    ResponderExcluir
  23. Simone Higino RGM: 324025 de abril de 2010 às 14:39

    O professor deve estar preparado para as mudanças que estão ocorrendo, pois estamos nos deparando com diversos problemas.
    É necessário acreditar na Educação e ter sabedoria para trabalhar com os alunos e com a comunidade, aceitando sempre a realidade de cada um.

    ResponderExcluir
  24. Maria Santos RGM 304825 de abril de 2010 às 14:48

    O professor mesmo diante das mudanças rápidas na educação precisa se empenhar no estudo, a formação continuada para o professor pode fazer toda diferença no momento de lidar com essas novas realidades.

    ResponderExcluir
  25. Maria Santos RGM 304825 de abril de 2010 às 14:54

    A insegurança é natural em todas as profissões, o professor não é diferente pois, ele trabalha diariamente com vidas, e sabe que é espelho para muitos, principalmente jovens e crianças, por isso, o professor precisa se policiar para auxiliar aos seus alunos de modo condizente com o que se espera de um professor.

    ResponderExcluir
  26. Maria Santos RGM 304825 de abril de 2010 às 15:01

    As mudanças afetam o dia a dia nas escolas, tanto de maneira positiva quanto negativa, pois, junto com a tecnologia e toda sua força está surgindo o novo analfabetismo que poderá causar um novo divisor na sociedade, se faz necessário incluir o já excluído analfabeto digital.

    ResponderExcluir
  27. Elizângela Neves RGM:3333827 de abril de 2010 às 08:02

    ASSIM COMO A MARIA DISSE, A INSEGURANÇA FAZ PARTE DA NOSSA VIDA E EM QUALQUER PROFISSÃO, O PROFESSOR PRECISA TOMAR CUIDADO EM CERTAS ATITUDES E ESTAR BEM INFORMADO DA REALIDADE, PARA PODER AJUDAR SEUS ALUNOS.

    ResponderExcluir
  28. As mudanças nos fazem crescer profissionalmente quando assim queremos que seja, pois temos que estar nos atualizando sempre com novas formações e informaçõs.

    ResponderExcluir
  29. O texto menciona as mudanças que invadem a escola,sociedade e família. O professor deve estar preparado para lidar com as mais variadas situações, pois sabemos que as alterações ocorridas na sociedade ou na família , refletem diretamente na vida escolar da criança .

    ResponderExcluir
  30. Neste texto percebemos que o mundo se tranforma a cada dia, e cabe aos profissionais da educação se atualizarem, pois a tecnologia ganha um grande espaço na sociedade e principalmente dentro das escolas. É fato que as mudanças estão ocorrendo depressa, porém devemos acompanhá-la, afinal um bom professor é aquele bem informado e atualizado.

    ResponderExcluir
  31. Neste texto percebemos que o mundo se tranforma a cada dia, e cabe aos profissionais da educação se atualizarem, pois a tecnologia ganha um grande espaço na sociedade e principalmente dentro das escolas. É fato que as mudanças estão ocorrendo depressa, porém devemos acompanhá-la, afinal um bom professor é aquele bem informado e atualizado.

    ResponderExcluir
  32. Renata Pereira RGM 4523. 1º Ped. B
    De acordo com a temática, podemos concluir que, conforme o passar do tempo os educadores, devem manter-se informados em relação a novas leis educacionais, métodos de ensino e principalmente estar conectados a tecnologia que hoje em dia esta se tornando fundamental a todos educadores e institutos educacionais. Para poder lecionar e passar um conhecimento seguro e com bases concretas, estando sempre atualizado e bem informado.

    ResponderExcluir
  33. O texto indica que a vida de professor não é facíl,a cada ano que se inicia surgem novos desafios a serem superados.A escola é uma caixa de surpresas,algumas agradáveis outras nem tanto.O professor precisa ter saúde e nervos para enfrentar o dia a dia e ainda manter-se atualizado com tantas mudanças que surgem a cada momento

    ResponderExcluir
  34. Ana Lucia RGM:4194 1º Pedagogia A
    O texto indica que a vida de professor não é facíl,a cada ano que se inicia surgem novos desafios a serem superados.A escola é uma caixa de surpresas,algumas agradáveis outras nem tanto.O professor precisa ter saúde e nervos para enfrentar o dia a dia e ainda manter-se atualizado com tantas mudanças que surgem a cada momento

    ResponderExcluir
  35. Este texto relata as transformações tecnológicas no ambito da educação principalmente, pois envolve muitas informações inesperadas. Com isso o professor tem que se atualizar, pesquisar, com a veracidade de tanta tecnologia.

    ResponderExcluir
  36. Concordo com a Deise, pois relmente está sendo muito rápido as novas tecnologias e o professor por sua vez, tem que sempre estar atento a tanta inovação.

    ResponderExcluir
  37. São muitas informações que encontramos sobre a tecnologia, com isso a educação está tendo uma grande mudança, pois todos nós temos que estar atualizados com as novas informações tecnológicas.
    Não é fácil estar conectados as novas informações, mesmo porque hoje em dia não há tanto tempo para nos informar sobre todos acontecimentos, mas sempre deixamos de fazer algo para atualizarmos um pouco, em todos os dias.

    ResponderExcluir
  38. Percebemos neste texto que todos os dias temos uma novas informações e como diz a Raquel, muitas vezes não temos tanto tempo para tantas informações, mas...Abrimos sempre um tempo,
    (no qual não temos), para não ficar por fora de novos acontecimentos, tanto na era da tecnologia quanto nas atualizações gerais.

    ResponderExcluir
  39. No contexto da sociedade atual, marcada pelos avanços tecnológicos, pela globalização e as novas demandas que se impõem à educação brasileira. Podemos considerar que teremos muitas barreiras durante esse percurso. No entanto com esforço e determinação chegaremos lá.

    ResponderExcluir
  40. Concordo com a Simone quando ela cita:
    “O professor deve estar preparado para as mudanças que estão ocorrendo, pois estamos nos deparando com diversos problemas”
    Nesse contexto acredito que devemos nos preparar para as dificuldades que iremos encontrar durante este percurso e não devemos deixar de nos atualizar perante as novas realidades.

    ResponderExcluir
  41. jaqueline alves rgm: 215010 de maio de 2010 às 14:37

    O texto relata os acontecimentos da atualidade, a velocidade com que o mundo está mudando. Ser Professor atualmente requer muito mais quesitos do que a alguns anos, mas o segredo é não parar no tempo, assumir as dificuldades encontradas e procurar se interar para saber lidar com as situações adversas que encontramos!

    ResponderExcluir
  42. genizete Rgm 3331 5º Pedagogia10 de maio de 2010 às 17:17

    O texto nos remete a uma realidade que está presente nas escolas e nós professores devemos estar atentos a estas mudanças para que não fiquemos para trás.

    ResponderExcluir
  43. Como lidar com tais realidades? Acredito que com muito otimismo, fechando os ouvidos para os "nãos" que são apresentados todos os dias, a acreditando que a educação não é isto que temos presenciado, pelo menos não é o que me motiva ser professora. O desafio é grande!!!

    ResponderExcluir
  44. Realmente Geni, devemos estar atentas a realidade, e confeço que sinto um certo despero quando penso nela.

    ResponderExcluir
  45. Desculpe. confesso, que sinto um certo desepero ao pensar na realidade da educação Brasileira.

    ResponderExcluir
  46. Carla Petrecone 186315 de maio de 2010 às 07:04

    A Educação Escolar hoje precisa acompanhar os acontecimentos e as transformações que estão acontecendo. Não da mais pra se trabalhar como a 30 anos atrás, é preciso ter um novo olhar, um novo pensamento para assim saber enfrentar os desafios que virão, lembrando sempre que vivemos na incerteza deste mundo tão complexo....

    ResponderExcluir
  47. A cada ano que passa surgem novas formas de ensinar e aprender, nesse sentido a escola acompanha todo o processo evolutivo da sociedade, ou seja, o professor deve estar preparado para enfrentar as novas exigências do mundo contemporâneo.

    ResponderExcluir
  48. andrea dias barbosa 476315 de maio de 2010 às 23:29

    Andrea Dias Barbosa rgm 4763
    A cada dia o desafio fica maior. tenho a impressão que nos últimos 15 anos evoluímos 150 anos, acompanhar todas estas mudanças já não seria fácil, quem dirá então, se as mudanças são na educação, pois quem, além do educador, tem a missão mais aflorado de mediar o conhecimento?
    Mas o importante é acreditar sempre.....que a capacidade do educador é além de tudo adaptar-se à novos tempos>

    ResponderExcluir
  49. A tecnologia passa muito rápido e com isso temos que estar sempre por dentro de todas as tecnologias para que estejamos sempre atualizados,Para garantir o melhor ensino para as novas gerações.

    ResponderExcluir
  50. A cada ano que passa podemos nos aperfeiçoar para sermos futuros educadores, a qual podemos ultilizar diversos metodos para enriquecer o conteudo que ultilizaremos.Os professores devem estar sempre atualizados para passar melhores informaçoes aos alunos.

    ResponderExcluir
  51. JulianaVicente 422417 de maio de 2010 às 18:08

    No texto mostra a necessidade do professor se atualizar a cada dia,pois fazer com que o aluno se interesse, o professor que não se atualiza vai ficando para tras em varios aspectos,na sala de aula e na realidade da educação.

    ResponderExcluir
  52. Nos como futuros educadores temos que estar cada dia mais informados para saciar as duvidas de nossos alunos e nao ficarmos para traz temos sempre que estar atualizados.

    ResponderExcluir
  53. Concordo com a Deise no que ela diz a respeito as transformaçoes tecnológicas, realmente hoje o mundo está mundo avançado na tecnolgia, é preciso que o professor acompanhe essa evolução, pois senão ele ficará alienado!!!!

    ResponderExcluir
  54. andrea barbosar rgm 476319 de maio de 2010 às 06:06

    Andrea Dias Barbosa 4763
    Ainda que estudássemos 24 horas por dia, ainda que trabalhássemos 24 horas por dia.....nunca seria suficiente para conseguirmos acompanhar toda a evolução, toda a atualização, todas as mudanças. O importante é termos consciencia de que apesar das nossas limitações, que são inúmeras, estamos fazendo o melhor e se isso não bastar para os outros, bastará para nossa tranquilidade enquanto educadores.

    ResponderExcluir
  55. Hoje no Brasil, os professores estão muito sobrecarregados de tantas tarefas que lhe foram atribuidos. Temos que educar e cuidar dos alunos, antes o que era só tarefa da familía, "o cuidar" não é mais, agora a escola tem a obrigaçao de acolher o aluno....mas nao é só isso, mediante a tantas transformaçoes, seja ela social, tecnológica, também temos que o dever de nos engajarmos, senão ficamos para tras, e não conseguimos seguir o rítmo....Será que o profissional de hoje está preparado para tantos encargos e sobrepesos????

    ResponderExcluir
  56. jaqueline alves rgm: 215019 de maio de 2010 às 14:26

    Como disse a Dalete, sentimos mesmo um certo desespero diante da nossa atual "educação", pois estamos aqui nos preparando para essa profissão e ao mesmo tempo vemos e sabemos de tantas irregularidades, tanto trabalho mal feito por outros que acabam nos desestimulando. A única certeza do que fazer É FAZER O SEU MELHOR: estudar sempre, se dedicar, buscar além daquilo que nos é oferecido e não desistir dessa que para mim é a mais bela profissão...

    ResponderExcluir
  57. MICHELLE BOTELHO ROCHA RGM;4240 disse...
    Bom o texto afirma sobre o que estamos vivendo nesse semestre não só no Brasil e sim no mundo em que vivemos,onde a tecnologia esta cada ves mais eficaz,nas escola e na sociedade.Os professore estão se sentindo cada ves mais inseguro sobre tantas cobranças e exigências,na escolas,como tambem essa nova lei que saiu para os professores,Enfim de acordo com o aluno Sérgio Carvalho de Souza,nos futuros professores e Educadores juntos teremos que renovar-se a cada dia para acompanhar a evolução teconologica global

    ResponderExcluir
  58. cintia nomura 1 ped A21 de maio de 2010 às 10:52

    concordo plenamente com a carla os pais estao deixando as responsabilidades de educar seus filhos somente com a escola e com os professores mais isso nao e o correto educaçao vem de casa....

    ResponderExcluir
  59. Juliana vicente422421 de maio de 2010 às 12:24

    Realmente,eu também concordo com a Michelle, os futuros educadores é que vão decidir o futuro das crianças na educação,se aquele professor ficar acomodado,ou seja,já tenho o meu salario mesmo,vai ficar para tras.

    ResponderExcluir
  60. Bianca Botelho 4239 disse...
    Estamos vivendo em uma era digital, onde o mundo está apresentando conhecimentos modernos, por isso, nós futuros professores devemos estar preparados,para evoluir junto com ele.

    ResponderExcluir
  61. Aline Aparecida rgm 420925 de maio de 2010 às 16:38

    De acordo com o comentário da Sandra RGM 3334, realmente os professores tem que se preparar para dar uma aula de qualidade aos seus alunos,trazendo para o cotidiano inovações para atualizar e melhorar o ensino.

    ResponderExcluir
  62. Débora- rgm:4406- 1ºped.A26 de maio de 2010 às 19:42

    Pode-se concluir que com essa novas mudanças na área da educação o professor deve estar mais preparado, pois a exigência do ensino oferecido por ele tende a aumentar de acordo com as mudanças, acredita-se que as aulas de filosofia trabalhariam os valores morais nos estudantes não somente ensinando mas sim educando novos jovens.

    ResponderExcluir
  63. Monica Ferreira 5° Pedagogia27 de maio de 2010 às 06:06

    O papel do professor na sala de aula vai além de propor aos educandos somente os conteúdos pedagógicos da maneira mais objetiva o possível,cabe a todos professores sempre pesquisar e modificar-se,somente assim fará a diferença.

    ResponderExcluir
  64. Monica Ferreira 5° Pedagogia27 de maio de 2010 às 06:10

    Concordo com as palavras da Elaine que salienta sobre as mudanças. Objetivos educacionais de qualidade por muitas vezes só ocorrem com mudanças significativas do professor,que é um dos maiores exemplos para os alunos.

    ResponderExcluir
  65. Débora- rgm:4406- 1ºped.A27 de maio de 2010 às 08:11

    concordo com o comentario da jaqueline alves, acredito tambem que os professores não podem parar no tempo pois o mercado esta cada vez mais exigente e devemod nos atualizar sempre...evoluir junto com as tecnologias ou ficaremos sem mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  66. Raysa Estevão rgm 429127 de maio de 2010 às 19:44

    Concordo com a Juliana Vicente 4224. Há uma necessidade do professor se atualizar para que o aluno se interesse cada vez mais, pois nós futuros educadores temos o dever de estar sempre informado, e ficarmos cientes da realidade da educação brasileira.

    ResponderExcluir
  67. SOLANGE BARROS 5º PED 317828 de maio de 2010 às 06:42

    De acordo com o texto a cada ano um grande desafio temos que enfrentar na educação. Acredito que neste século XXI o maior desafio a ser enfrentado é a tecnologia, pois a educação tem perdido o seu status, seu papel na sociedade moderna. A família já não valoriza mais o ensino e nem os profissionais da educação, fazendo da escola um depósito de crianças. A formação de professores é outro aspecto relevante, pois o que se aprende na teoria não se aplica na prática.

    ResponderExcluir
  68. Solange Barros 5º Ped 317828 de maio de 2010 às 06:46

    Concordo com a Débora o professor deve procurar sempre nova preparação, novos caminhos e deve ser um pesquisador sempre, pois a sociedade tem exigido isso, apesar de não se preocupar com o ensino em si, mas sim com o que a tecnologia propõe.

    ResponderExcluir
  69. Solange Barros 5º Ped 317828 de maio de 2010 às 06:54

    Não concordo com a Carla, pois o Professor está sobrecarregado porque a família esqueceu seu papel na sociedade e cabe ao professor simplesmente educar os pais conscientizando-os aos seu papel para com seus filhos. PROFESSOR SIM TIA NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  70. Ana Paula Reis 431628 de maio de 2010 às 14:55

    Neste período de constante transformação é necessário que a escola se atualize para que esteja de acordo com este mundo moderno de informação e tecnologia.O professor deve aceitar este desafio de grandes mudanças assumindo uma postura de fazer a diferença sempre que for preciso, pois os alunos precisam de professores que saibam conviver e trabalhar com essas novas tecnologias não perdendo o objetivo principal que é formar cidadãos para este novo mundo.

    ResponderExcluir
  71. Concordo com a Ana Paula que é importamte que a escola esteja sempre atualizada,e que o professor deve fazer a diferença mediante as mudanças sem perder o objetivo que seria formar cidadãos para um mundo novo.

    ResponderExcluir
  72. O texto relata bem a realidade enfretada pelos professores com a transformações dentro do seu dia-dia, mostrando a importãncia de um professor atualizado e bem preparado para os desafios da sala de aula. Tendo uma postura correta, se atualizando dentro da nova tecnologia e proporcionando o melhor para seus aulos com a esperança de bons resultados.

    Kelly Rezende
    1º Pedagogia
    RGM: 4235

    ResponderExcluir
  73. o texto mostra uma realidade do dia dia, cada ano que passa acontece uma trasformaçao e os educadores tem que estar preparados e se adaptar com novas situações.

    Gisele Reginato RGM 4286

    ResponderExcluir
  74. concordo com a Kelly Rezende 4235, as aulas sao um grande desafio nenhuma sala de aula é igual a outra, entao os educadores precisa se preocupar em se atualizar e fazer com que as aulas estejam na altura dos aluno.É dever e obrigacao esta sempre atualizada.

    Gisele Reginato 4286

    ResponderExcluir
  75. sueli de fátima odrigues ferreira31 de maio de 2010 às 07:20

    concordo com loeli bons pofissionais fazem a diferença

    ResponderExcluir
  76. Angela Mondeck RGM:4643

    Na realidade de hoje o aluno tem mais conhecimento com as tecnologias do que o professor, onde dificulta o trabalho entre eles.

    ResponderExcluir
  77. francinalva rgm427031 de maio de 2010 às 10:03

    Hoje é indispensável que o professor conheça arealidade que o espera, estar inteirado do que esta acontecendo a sua volta, as mudanças são rápidas demais, e preparar-se para elas é fundamental para nós futuros educadores. Para alguns adaptar-se a esse novo tempo vai ser dificil, mas se não correr-mos atras, ficaremos prejudicados como bons profissionais que devemos ser.

    ResponderExcluir
  78. Concordo com a Raysa Estevão,pois os professores precisam se atualizar e caminhar junto com a tecnologia.

    ResponderExcluir
  79. Ana Paula Reis 431631 de maio de 2010 às 14:47

    Concordo com a Raysa Estevão, pois os professores precisam estar atualizados e acompanhar as novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  80. Ana Paula Reis 431631 de maio de 2010 às 14:51

    Concordo com a Raysa Estevão,pois os professores precisam se atualizar.

    ResponderExcluir
  81. Rita de Cássia Pedroso31 de maio de 2010 às 16:09

    Sim , a cada dia que passa a tecnologia evolui , para todas as profissoes, para a pedagogia nao seria diferente, nossa funçao será ajudar as crianças nos primeiros passos da tecnologia por isso devemos estar bem preparados. Rita de Cássia rgm 4565

    ResponderExcluir
  82. sim,concordo com o texto pois se não estivermos atualizado e bem preparados ficaremos fora do mercado que esta tão competitivo.

    ResponderExcluir
  83. Concordo com o comentário da Rita, pois precisamos estar preparados para ajudarmos as nossas crianças a se preparar para esta tecnologia tão avançada.

    ResponderExcluir
  84. Leila 5ºped. RGM 3171
    O texto apresenta a realidade da era digital que todos nós estamos vivendo principalmente os professores. Os professores necessitam absorver a tecnologia como sendo fonte de conhecimentos, ele necessita caminhar com a tecnolgia para que assim esteja sempre atualizado, porque o ensino que existe infelizmente não é o mesmo de amanhã.

    ResponderExcluir
  85. francinalva rgm42709 de junho de 2010 às 10:06

    adquirir conhecimento é indispensavel, não só para os professores, mas para qualquer área que você deseje ser bem sucedido. Hoje somos obrigados a correr atras de aprender e aprender com qualidade para que possamos nos destacar e ter oportunidade de competir no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  86. Maria da Conceição 3°pedagogia.9 de junho de 2010 às 20:26

    O mundo está em constante transformação, temos que acompanhar essas transformações se não quisermos ficar para trás,independente de nossa profissão devemos estar atento a essas mudanças ou seremos tratados como seres pré-históricos e desinformados, graças a essas transformações tanto na area Educacional,como na da Medicina e principalmente no papel da mulher na sociedade, que estamos conquistando nosso espaço em meio a essas mudanças, dessa maneira estamos nos transformando também.

    ResponderExcluir
  87. Maria Marin 3090
    A tecnologia esta cada vez mais avançada, por isso a importâcia de nos adaptarmos, para incentivar os nossos alunos,esta será a diferença de um professor atualizado e comprometido com o ato de educar, como comenta nossa amiga Mônica.

    ResponderExcluir
  88. MONICA 5° Pedagogia12 de junho de 2010 às 07:26

    A Educação não ocorre somente nas Instituições escolares, mas também em casa ou até mesmo nas ruas,é essencial que a criança tenha uma boa formação humana e socialização,para que isso ocorra com sucesso deve ser levado em conta uma boa estrutura da família.

    ResponderExcluir
  89. O mundo está em constante transformação, o que reflete diretamente na sala de aula. Assim a formação do professor têm que ser continua, para que seus alunos, tenham interesse na aula ministrada, o governo fez "talvez" a sua parte, agora professores, façamos a nossa.

    ResponderExcluir
  90. Roseli da Silva Santos13 de junho de 2010 às 17:48

    Roseli da Silva RGM: 4536
    concordo com o fato de que nós futuros educadores devemos buscar novos conhecimentos, pois o mundo esta evuluindo cada vez mais e é preciso estar sempre atuliazado e comprometido com a educação de nossas crianças.

    ResponderExcluir
  91. Roseli da Silva Santos13 de junho de 2010 às 18:02

    Concordo com o fato de que nós, futuros educadores devemos buscar novos conhecimentos, pois o mundo está evoluindo cada vez mais e é preciso estar sempre atualizado e comprometido com a educação de nossas crianças.

    ResponderExcluir
  92. Ana Claudia Guimarães14 de junho de 2010 às 16:13

    Esse texto relata a realidade, o professor tem que conviver com as mudanças que muitas vezes não estava esperando, como por exemplo acrescentar mais um ano no ensino fundamental. Muitos foram pegos de saia justa! E agora? Coloca-se a criança com seis anos no ensino fundamental sabendo que mesmo antes dessa decisão o ensino ja estava precario e as crianças da antiga 5º serie (que será agora o 4º ano) muitas vezes são analfabetos funcionais.
    Será que a solução para a educação é realmente acrescentar mais um ano de "ensino"?

    ResponderExcluir
  93. Realmente, o texto nos remete a relidade das mudanças educacionais no Brasil, no entanto é preciso que o professor esteja sempre atualizado e engajado á essas mudanças

    ResponderExcluir
  94. o que disse a colega Ana Claudia, esta correto.Será que um ano a mais dentro da escola é a solução? Será que o que não se consegue em oito anos, poderá ser resolvido em um ano? Creio que não.Enquanto não houver qualidade no ensino e comprometimento dos professores, nada mudará.

    ResponderExcluir
  95. Ana Claudia Guimarães16 de junho de 2010 às 15:42

    Concordo com a Juliana Cunha quando ela diz que a tecnologia traz grandes armadilhas, se pararmos para pensar é verdade, o professor tem que preparar para enfrentar a onda de tecnologia que vem por aí, pois ao iniciar o ano letivo não sabemos como nossos alunos vão chegar à sala de aula, que conteúdos trazem das férias ou que tipo de aprendizado adquiriram no tempo fora da escola. Por esse motivo o professor tem que estar sempre se atualizando para se adaptar as mudanças que eventualmente podem ocorrer.

    ResponderExcluir
  96. concordo com o que a Maria 3º pedagogia, tudo muda muito rápido cada minuto é algo novo que acontece, em todos os aspectos na saúde, econômia, tecnologia e principalmente na educação. E isso exige do educador uma postura de constante aprendizagem para acompanhar essa transformação tão acelerada, pois estamos lidando com a formação de futuros cidadãos.

    ResponderExcluir
  97. Maria da conceição R.Leandro.3°Pedagogia.19 de junho de 2010 às 17:30

    Concordo com a Nilza 3° pedagogia,pois um Educador deve assumir a postura da aprendizagem contínua principalmente porque é ele quem vai moldar os futuros cidadãos,essa responsabilidade é imensa e dificil,mas não é imposível de ser cumprida com consciência,responsabilidade,força de vontade e união,nós futuros Educadores conseguiremos acompanhar essas transformações com êxito.

    ResponderExcluir
  98. Patricia França de Lima RGM: 3726 3º Ped22 de junho de 2010 às 09:03

    concordo com a Karen 3º pedagogia, pois não devemos esquecer a realidade dos alunos. Porque eles a trazem de casa e não as deixam para conhecer uma outra realidade. Nós futuros educadores temos sempre que lembrar que os alunos até mesmo os pequeninos tem uma experiência vivida quando chegam até nós.Por isso que a nossa formação tem que ser contínua e que não podemos ficarmos desatualizados, pois é cobrado de nós pelos nossos alunos a nossa atualização formal e informal.

    ResponderExcluir
  99. A educação é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação, uma vez que, através da produção de conhecimentos um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas.
    O método de educação e as escolas são os principais elementos no processo de aprendizagem e formação das pessoas. Para se ter uma escola que possa suprir as necessidades de uma sociedade, é preciso se atentar a elementos que vão além da sala de aula, mas “para enfrentar os desafios do avanço da ciência e da tecnologia é preciso um maciço investimento na educação escolar”.
    O sistema pedagógico de ensino há tempos é questionado pelos educadores. Várias queixas dos profissionais dessa área estão relacionadas com a falta de infra-estrutura nas escolas, jornadas excessivas de trabalho e superlotação das salas de aula. Os baixos salários, a desvalorização profissional e falta de propostas pedagógicas de qualidade também são alguns dos muitos problemas enfrentados pelo sistema de ensino público do Brasil.
    Por outro lado, com a tecnologia, às informações nos chegam hoje rapidamente e o que antes demorava uma década para mudar, atualmente ocorre da noite para o dia. Muitos se entusiasmam, enquanto outros se apavoram ao serem pressionados a lidar com equipamentos eletrônicos e temem perder o emprego por causa disso. Sabemos que, mesmo com o avanço da tecnologia o professor é insubstituível, mas diante da quantidade de informações e da facilidade de acesso, o professor deve conduzir o aluno de forma que o aprendizado seja mútuo. Os docentes devem ser preparados para a arte de ensinar e também para as novas exigências que a tecnologia e a sociedade exige. Não basta ser um bom pesquisador, é necessário que seja também, um bom transmissor de conhecimentos. Existem profissionais extremamente habilitados em suas respectivas áreas e ainda munidos de profundo conhecimento, entretanto limitados quando o assunto é transmitir seus conhecimentos.
    Portanto, o professor deve ser um aliado na construção do indivíduo e não simplesmente, um transmissor de disciplinas e deve ainda estar apto às contínuas mudanças de nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  100. Um bom professor tem sempre que se atualizar, se manter informado, principalmente, na área da educação. Ler jornais, revistas, assistir bons fimes, é muito importante.

    ResponderExcluir
  101. Camila Gomes da Silva 3822 3º Ped24 de junho de 2010 às 17:06

    Tudo muda muito rápido, por tanto os professores precisam estar atualizados constantemente devido o avanço das tecnologias, e com isso faz que os professores busque novas informações.

    ResponderExcluir
  102. Izabela NOgueira RGM:3627 3ºPed25 de junho de 2010 às 16:23

    A mudança é inevitável! Não há como continuarmos com velhos conceitos ou pensar que teorias que tiveram resultado no passado poderá se converter em pontos positivos hoje.
    Uma avalanche de transformações ocorreram nas escolas, com os professores e até mesmo com as crianças, que cada vez mais estão ligadas nas novas tendências e tecnologias. Por isso é imprescindível que as escolas e os professores tenham o mínimo de recursos e informações, assim como a Camila Gomes colocou.
    Espero que muitas dessas transformações sejam para a melhoria da educação brasileira e que elas se convertam em bons frutos não somente para os alunos, mas também para nós futuros professores. E que o real objetivo seja que as escolas não sejam um local em que se reproduzam as desigualdades, mas que equalize os saberes.

    ResponderExcluir
  103. Kelly Patrícia da Costa Dantas RGM: 366626 de junho de 2010 às 18:31

    Concordo com a Karem quando ela diz que o mundo está em constante transformação, o que se reflete em sala de aula.

    ResponderExcluir
  104. Concordo com a Izabela, a escola tem que equalizar o saber, ensinar o aluno a aprender a aprender.

    ResponderExcluir
  105. Izabela NOgueira RGM:3627 3ºPed28 de junho de 2010 às 06:13

    Realmente Keli, muitas vezes e infelizmente não é o que podemos observar em muitas instituições de ensino.
    Levar o aluno a ter uma aprendizagem significativa e até mesmo fazê-lo aprender a aprender é o ápice para que a sua aprendizagem seja concretizada com maior êxito.

    ResponderExcluir
  106. Terezinha D. K. Watanabe RGM 3631 3º Ped28 de junho de 2010 às 18:07

    O professor como responsável pelo preparo da formação de futuros cidadãos,não tem como estacionar os seus saberes. O mundo continuará girando a toda velocidade, a sociedade está em constante transformação, novas profissões vão surgindo, outras desaparecerão. Pelas mãos do professor passarão futuros profissionais como médicos, cientistas, governantes e outros. Podemos notar o tamanho da responsabilidade do professor. Não dá para deixar de buscar informações e conhecimentos, seja de origem tecnológica ou não.

    ResponderExcluir
  107. Laís Anselmo RGM:3626 3° Ped.29 de junho de 2010 às 06:36

    Realmente o comentário feito pela Izabela é algo a se pensar. O texto abordado pela professora Paula Pudo neste blog, abrange sobre a grande quantidade de informações que o sistema educacional tem recibido por meio de alunos, o qual cada um tem um meio familiar, e por meio de tantas informações a serem recebidas pelas tantas informações tecnológicas, dificultando a vida de nós professores, mas ao menos devemos nos particularizar sobre tais assuntos atuais e utilizá-los diante nossa classe.

    ResponderExcluir
  108. Izabela Nogueira RGM:3627 3° Ped29 de junho de 2010 às 06:44

    A Laís disse que, como professores devemos ao menos nos particularizar em tais assuntos atuais para utilizá-los em classe. Mas e os demais assuntos que são abordados em nosso tempo? Não poderíamos ao menos tentar nos inteirar com os nossos próprios alunos? Acho isso uma boa oportunidade de interação, sendo uma forma de se atualizar também!

    ResponderExcluir
  109. Laís Anselmo RGM:3626 3° Ped.29 de junho de 2010 às 06:58

    Puxa,a Izabela me respodeu algo que com certeza serve para muitos de nossos profesores, pois muitas vezes há professores que são orgulhosos e não se sentem no direito de comunicar-se ou até mesmo de interagirem com os seus próprios alunos como se fossem amigos. Isso realmente fica algo a pensar. Por quê será existe esta certa distância entre o professor e o aluno, por que não trabalhamos juntos em rumo de uma educação melhor, em que o professor entende as necessidades dos alunos e vice versa?

    ResponderExcluir
  110. Renata Espanguer de Carvalho RGM 1058

    De acordo com esse texto, o que pode-se perceber é que o mundo muda o tempo todo. Sempre ocorrem mudanças repentinas em todos os lugares e setores. Os profissionais da educação precisam estar sempre antenados e atualizados com essas mudanças para poderem acompanhar e incentivar os alunos a atualizarem seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  111. Camila Gomes Rgm 382229 de junho de 2010 às 15:28

    Concordo com a Isabela Nogueira, que seja uma transformação para uma melhoria na educação brasileira para converter bons frutos não só para alunos mas também para nós futuros professores.

    ResponderExcluir
  112. Izabela Nogueira RGM:3627 3° Ped30 de junho de 2010 às 06:52

    Como já foi exposto por muitos, o professor é a principal fonte formadora do aluno, por isso é preciso da sua parte, uma formação contínua para melhor atender o aluno.
    E assim como a Laís expôs é imprescindível o professor também levar em conta as informações que as crianças trazem em sua bagagem. Para que haja uma ligação no conteúdo ministrado pelo professor e a realidade vivida pelo aluno.

    ResponderExcluir
  113. Gostei de saber que esta nova geração de professores têm consciência da importância de nossa futura profissão e da transformação que causaremos nas vidas dos futuros cidadaõs. Fico muito feliz ao perceber o entusiasmo de cada estudante de pedagogia em reconhecer que lidamos com seres humanos em formação e que devemos fazer o melhor, sempre, independente da profissão que escolhemos. A tecnologia só vem para nos ajudar a melhorar nossas pesquisas para ministrarmos aulas mais proveitosas.

    ResponderExcluir
  114. Como podemos ver, o mundo de hoje vem exigindo cada vez mais dos professores. Antigamente ensinar era sinonimo de transmitir conhecimento, hoje significa muito mais. Hoje em dia os professores devem ser a ponte entre o conhecimento e o aluno.
    Formar professores capacitados é mais que uma obrigação, é um dever, afinal depende dos professores a educação que os nossos filhos terão.
    É essencial exigir sim, cada vez mais dos professores para que se possa ter alguma melhora na educação do nosso país, mas não somente para essa profissão, mas sim para todas. Um mundo com profssionais bons é só tende a crescer

    ResponderExcluir
  115. Concordo com a Maria da Conceição 3°pedagogia , o mundo está mudando constantemente e precisamos nos adaptar a todas essas mudanças e mudarmos também, é impossivel viver hoje em dia com as idéias lá do passado.

    ResponderExcluir
  116. Concordo com a Maria da Conceição 3°pedagogia, o mundo esta em constante mudança, nós tambem devemos mudar e nos adaptar ao mundo de hoje em dia, já que ficar com a cabeça lá no passado não vai fazer a diferença no futuro.

    ResponderExcluir
  117. o mundo se transforma a cada dia, sabemos que tudo muda a tecnologia avança a cada dia mais, o professor tem que ficar atento para acompanhar e desenvolvimento e não ficar fichado no que só aprendeu.

    Jacqueline alvarenga RGM:3742

    ResponderExcluir
  118. eu concordo com a Isabela que a tecnologia tem que ser uma transformação para todas as pessoas e principalmente para os professores.

    Jacqueline alvarenga 3ºpedagogia
    RGM:3742

    ResponderExcluir
  119. Uma profissõa tão desvalorizada por muitas pessoas, e tão importante na vida dss pessoas. Um professor é uma das pessoss mais importante na vida das pessoas, depois dos pais, é um amigo um mestre,um companheiro de todos os dias.POr isso que o professor nunca pode para no tempo tem que sempre procurar transformações em sua vida hoje se fala muito em tecnologia e não é para todos ainda, tem que ser igual para todos principalmente para os professores.

    ResponderExcluir
  120. O texto chama a atenção sobre a globalização e o avanço da tecnologia e suas transformações.A velocidade com que a ciência avança e descobertas vão acontecendo, vão dando lugar à inovação e deixando as atuais obsoletas.
    Cabe ao professor se atualizar e pesquisar essas fontes e informações e valorizar os conhecimentos prévios de seus alunos para lhes proporcionar uma aprendizagem significativa tornando o conteúdo acessível para ele.È um trabalho em conjunto, professor/aluno.

    GABRIELE GUIOTTI DE FREITAS RGM: 4233 1ºA

    ResponderExcluir
  121. Concordo com que a Bárbara Maria de Oliveira comentou ,pois a educação de nossos filhos depende muito da atualização e capacitação do professor.
    A globalização exige estudo, formação e inovação não só na área da educação, mas em todos os segmentos da sociedade.

    GABRIELE GUIOTTI DE FREITAS-RGM 4233 - 1º A

    ResponderExcluir
  122. Telisangela RGM 3837

    Concordo com a Kelly, que um professor tem que sempre estar buscando conhecimento,quando se fala que a profissão professor é desvalorizada as pessoas não deixa de ter ração,temos que fazer algum para mudar esta concepção.Porque não podemos deixar de visar que todos vão passar pelos professores com conhecimento ou não.Seria ótimo se todos os professores se adaptace com a tecnologia de hoje.

    ResponderExcluir
  123. Telisangela RGM 3837

    Concordo com Ana Lucia que a vida do professor não é fácil a cada ano que se inicia surgem novos desafios a serem superados mas tenho certeza que seram superados.

    3° de pedagogia

    ResponderExcluir
  124. Telisangela RMG3837

    Concordo com Ana Lucia que a vida do professor não é fácil a cada ano que se inicia suergem novos desafios a serem superados.

    3° semestre de pedagogia

    ResponderExcluir
  125. Telisangela RGM 3837

    É não a duvida de que a tecnologia avança a cada dia mais e mais, mas não podemos nos estacionar no tempo , devemos procurar acompanhar o desenvolvimento do nosso país.

    ResponderExcluir
  126. Michelle RGM:4240

    Embora estamos vivendo essa evolução,teremos que nos aperfeiçoar cada ves mais,no mundo digital,os Professores sempre tera que esta correndo atraz de novas tecnologias,pois se não se atualizar,sempre tera um na frente e possa ser que ficara com sua vaga no trabalho.

    ResponderExcluir
  127. Danielle Vanessa Romasko RGM 3534


    Concordo com a Michelle a evolução é cada vez mais, mas o professor tera que se atualizar e correr atras de novas tecnologia.

    3° de pedagogia

    ResponderExcluir
  128. Danielle V ROMASKO 3534

    Pois concordo com o comentario da aluna Bárbara que a educação de nossos filhos depende muito da atualização do professor com a tecnologia que ele conheci.

    ResponderExcluir
  129. Danielle V Romasko RGM3534

    Acredito que o professor que se formar apartir de hoje, não poderar e nem ficará estacionado o tempo por causa da tecnologia que avança a cada dia mais e mais

    ResponderExcluir
  130. concordo com a Danielle, nós futuros professores devemos estar sempre atualizados,para uma educação de qualidade. Fabiana 3º pedagogia.

    ResponderExcluir
  131. Adriana Maria de Assunção - 5º Pedagogia

    Realmente a educação modifica todos os dias, sobretudo quando envolve a tecnologia, mas a única forma de acompanhar estas mudanças é a formação continuada dos professores.

    ResponderExcluir
  132. Adriana Maria de Assunção - 5º Pedagogia

    Concordo com a Maria Santos toda profissão causa um pouco de insegurança, o importante é ter a consciência que o professor está ali para fazer o melhor e nisso com a dedicação ele supera!

    ResponderExcluir
  133. Ana Paula de Oliveira Silva - RGM 4220

    Cada ano que passa, a educação vai mudando devido a tecnologia, hoje o mundo está muito avançado, o professor tem que sempre buscar por novos conhecimentos, tem que estar atualizado, como o texto fala "os professores são testados por uma realidade que não estava presente no semestre anterior". O professor não pode estacionar no que ele aprendeu, conhecimento, para o professor nuca é demais.

    ResponderExcluir
  134. Ana Paula de Oliveira Silva - 4220

    Concordo com a Adriana, a educação esta sempre mudando, se modernizando, e o professor tem que acompanhar.

    ResponderExcluir
  135. Sidnei rgm 4591
    O tema tem como abjetivo abrir os olhos dos acadêmicos principalmente de pedadgogia para uma preparação melhor fundamentada, pois além do desafio de encarar a incessante transformação tecnologica devemos lembrar que toda e qualquer mudança vem com sinônimo de rejeição ao ser humano.

    ResponderExcluir
  136. Juliane Liberati RGM: 3859 3° pedagogia5 de agosto de 2010 às 10:55

    O profesor não deve parar de estudar, sempre tem que estudar para acompanhar o mundo.
    Para ser um bom professor sempre tem que ler bom livros, ver boms filmes, e estar antenado no mundo, a familia e a escola tem que adquar as mudanças.

    ResponderExcluir
  137. Juliane Liberati RGM:3859 3°pedagogia5 de agosto de 2010 às 11:05

    A Telesangela utilizou um termo que é a pura verdade "não podemos nos estacionar no tempo ".
    Concordo plenamente se nós nos estacionarmos notempo o que sera nós ????????????

    ResponderExcluir
  138. Estarmos dispostos sempre para a renovação, buscando novos conhecimentos para podermos ser um profissional melhor seja na educação ou em qualquer outra profissão.Nunca nos acomodarmos, pois como disse a Juliane o que será de nós se estacionarmos no tempo.

    ResponderExcluir
  139. Concordo com o Sidney, pois este tema tem como objetivo de ampliar o conhecimento acadêmico dos professores, e principalmente os pedagogos, pois todas as outras profissões tem que passar por um professor.

    ResponderExcluir
  140. genizete 5º pedagogia11 de agosto de 2010 às 20:31

    Concordo com o Sidney, o professor não pode parar de estudar a preparação é fundamental, porque hoje vivemos em um mundo de mudanças constantes e precisamos estar atentos para não ficarmos para trás.

    ResponderExcluir
  141. joana pedagogia 4369. No mundo de hoje temos que estar atualizados,pois os alunos de cinco anos atras não serão os mesmo hoje em dia.devemos ler e estar sempre estudando para podemos acompanhar essa nova geração.

    ResponderExcluir
  142. joana pedagogia 4369 concordo com a juliene que os professores tem que estar semre atualizados,ara exercer sua rofição com copetencia.

    ResponderExcluir
  143. Cibelly Fernandes 4622 1° Ped. B17 de agosto de 2010 às 19:18

    A cada dia que passa surgem novidades na educação que podem assustar o corpo docente no início, porém se o professor souber se adequar a estas mudanças será um bem para todos ajudando para a melhoria do conhecimento dos alunos. Por este motivo o professor deve estar sempre atualizado.

    ResponderExcluir
  144. concordo com o texto, realmente a tecnologia veio para ficar de uma maneira veloz. Como futuras pedagogas temos que nos adequar a essa realidade maravilhosa, ao contrário que algumas pessoas pensam ela veio para facilitar nossas vidas e não causar transtorno.Para podermos acompanha-la temos que estar sempre, sempre, sempre, ATUALIZADOS.

    ResponderExcluir
  145. concordo com a telisangela não podemos jamais nos acomodar ou simplesmente pararmos no tempo, temos que continuar pesquisando, lendo,e atualizando constantemente para não pararmos no tempo. ESTE É O NOSSO GRANDE DESAFIO.

    ResponderExcluir
  146. Pois é quando se fala em formar cidadão o dificil é compreender as diferenças que existe em uma sociedade rodeada por comunicação e entreterimento, acredito que as mudanças que estão ocorrendo é necessária paea que o professores tenha em mente que temos que seguir um ritmo acelerado para acompanhar essa juventude de hoje jaqueline 3482 3º pedagogia

    ResponderExcluir
  147. Tatiane Tomaz 3916. É necessário uma conduta relevante e tentar perceber que há desafios porém eles tem que ser quebrados precisamos tornar os nossos conhecimentos em cinstante rotina para uma educação com melhorias e atualizados.

    ResponderExcluir
  148. Cincorso com a Tatiane é preciso professores com conhecimentos em educação mas num pensamento construtivista, porque é isso que precisamos na rede com apoio de tornar responsavéis na sua conduta pedagogica e abrir espaços para que os alunos facilitam seus conhecimentos porque eles trazem uma bagagem de atualização do mundo lá fora Jaqueline Carvalho 3482 3º Pedagogia

    ResponderExcluir
  149. Como doz a Neiva o importante é que a tecnologia venha com resultados qualitativo e não quantitativo as mudanças são rapidas temos que segui-las sempre Tatiane Tomaz 3916 3ºpedagogia

    ResponderExcluir
  150. Ana Carolina Gomes da Silva20 de agosto de 2010 às 14:52

    É,o mundo esta giarndo em torno da tecnologia e dando valor a aquele que que tem um bom conhecimento de mundo,professores tem sim que esta buscando conhecimento e passando a diante para um bom resultado fazendo com que seus alunos se espelhem e sigam com esse pensamento

    ResponderExcluir
  151. Tamiris Bruna Nogueira 1º Ped A

    O mundo esta em contante evolução e é dever do professores esta em constante atualização para melhorar seus conhecimentos ampliando sua visão em relação a e duacação pois hoje em dia lecionar não se resume somente em transmitir conhecimento esta muito alem disso.
    É necesario divercificar as aulas usando materiais que estimulão como a tecnologia que tanto se faz presente nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  152. TAMIRIS BRUNA NOGUEIRA 1ºPED A

    Concordo plenamente com a Barbara Maria do 1º ped A,pois é preciso exigir mais dos educadores para que a futura geração possa ter um futuro melhor.

    RGM: 4285

    ResponderExcluir
  153. Aline Leandro Bernardo Ribeiro.
    De acordo com o texto um bom profissional tem que se manter sempre atualizado.E com isto saber lidar com as diversidades e aprender com as diferenças e acima de tudo lidar com as pessoas como ser humano respeitando os limites de todos.

    ResponderExcluir
  154. Aline Leandro 1ºPED A
    Concordo com a Loeli pois um educador deve sempre manter-se atualizado.E estar sempre preparado para mudanças.

    ResponderExcluir
  155. Maria Nilma Fernandes Carvalho RGM:4399
    De acordo com o texto, o professor precisa estar atualizado e capacitado, em relação as mudanças sociais e tecnológicas,ou seja, o novo docente necessita se posicionar às novas práticas pedagógicas.

    ResponderExcluir
  156. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  157. Concordo Elzineide Gomes Silva Inácio, porque, é de grande importância que o professor seja flexível as mudanças.

    ResponderExcluir
  158. É verdade Maria o professor tem que procurar espaços na tecnologia para poder trasmitir conhecimentos da realidade e da atualidade pois o novo docente terá sempre suas propostas pedagogicas aceita pela gestão.
    Jaqueline Carvalho 3482 3°Pedagogia

    ResponderExcluir
  159. Leila 5º pedagogia RGM: 3171
    Concordo com Isabela em partes, pois o professor é uma das fontes para a formação do aluno, contudo a de se levar em conta a bagagem vinda de casa (familia que é tambem um dos fatores extremamente importante.

    ResponderExcluir
  160. LILIAM MEIRE RGM:4714

    A tecnologia passa muito rápido e com isso temos que estar sempre por dentro de todas as tecnologias para que estejamos sempre atualizados,Para garantir o melhor ensino para as novas gerações.

    ResponderExcluir
  161. nao é mesmo facil ser professor, cada dia uma coisa nova, quando o professor nem mesmo se acostumou com o antigo, aparecem novas teorias e sistemas.um exemplo é o ensino fundamental de nova anos que muitos ainda nao entenderam como funciona.

    ResponderExcluir
  162. concordo com a cintia nomura, nos como profesores temos que estar sempre por dentro das novidades, tanto para nosso conhecimento como para o dos nossos alunos

    ResponderExcluir
  163. Priscila 3257

    O educador hoje tem que procurar compreender que a necessidade de um aprendizado de qualidade e para isso é necessário renovar cursos e especializações.

    ResponderExcluir
  164. PRISCILA 3257

    CONCORDO COM A TALITA PRADO O EDUCADOR TEM SEMPRE QUE ESTA RENOVANDO, POIS A HOJE A SOCIEDADE E O MUNDO NECESSITA DE MELHORIA NA EDUCAÇAO.

    ResponderExcluir
  165. Monica Ferreira da Silva 327826 de novembro de 2010 às 05:13

    Como educadores devemos pesquisar constantemente como as mudanças ocorrem rapidamente para não nos fixarmos no comodismo dos recursos mais comuns, devemos buscar novos recursos para melhor ensinar nossos alunos.

    ResponderExcluir
  166. Monica Ferreira da Silva 327826 de novembro de 2010 às 05:16

    Não é tarefa fácil mas é necessária uma renovação que pode ter bons resultados.

    ResponderExcluir
  167. Monica Ferreira da Silva 327826 de novembro de 2010 às 05:17

    Concordo com a Talita prado realmente é difícil somente com modificação é possível melhorar a educação

    ResponderExcluir
  168. A cada dia surgem mais recursos tecnológicos, as novas gerações crescem com a proliferação de informações e conteúdos,novas aparelhos tecnológicos surgem cada vez menores e com mais funções.
    O professor encontra vários desafios que devem ser superados a cada dia na sala de aula, porém, essa figura não será substituida por uma máquina jamais, mas é necessário atualizar para modificar a sua prática pedagógica despertando o interesse do aluno para a aprendizagem significativa.

    ResponderExcluir
  169. Vivemos num mundo em constantes mudanças. Dessa forma devemos estar prontos para receber essas mudanças, pois senão elas passam por cima.
    A educação brasileira é uma incógnita. Eles preferem se preocupar com a nomenclatura das séries do que com a educação escolar. Primeiro é ginásio, depois é 1ª, 2ª série...e agora 1º, 2º ano...
    Tira filosofia, põe filosofia...
    É complicado.

    ResponderExcluir
  170. Concordo com o comentário de Aline Leandro postado no dia 25/08.
    Sim, um bom profissional deve estar sempre atualizado e isso não condiz só ao profissional de educação.
    Dentro da sala de aula encontramos uma variedade de culturas, de pessoas, de sonhos... é preciso buscar maneiras diversas de se trabalhar...pois, com uma clientela tão diferente é difícil "agradar a todos".
    O professor deve estar ligado as novas tecnologias e trazê-las para a sala de aula, pois se a sala de aula continuar em preto e branco, as crianças vão achar mais atrativo ficar fora dela.

    ResponderExcluir
  171. Juliana Francisco de Oliveira 3262

    Concordo com a Rafaela postado no dia 2 de dezembro.
    a educação se da por meio da qualidade do docente.
    O professor que não esta preparando para ensinar não é capaz de aprender.
    O mundo esta cercado de crianças analfabetas que por não terem um incentivo dos professores e até mesmo dos pais acabam por não estudarem, acreditando que a vida não procurará o que foi esquecido na escola.

    ResponderExcluir
  172. Juliana Francisco de Oliveira 3262

    Vivemos em um mundo cheio de tecnologia a serviço da humanidade, então por que não utilizá-la para auxiliar na educação?
    Muitos professores estão acomodados acreditando que o salário chegará no final do mês, e a educação vai pro lixo.
    Nós como professores devemos nos atualizar para que a educação aconteça.

    ResponderExcluir
  173. Realmente a tecnologia vem se renovando a cada dia e com isso o papel do professor em meio a sociedade é se manter atualizado e de alguma forma investir em sua formação.

    ResponderExcluir
  174. Priscila Monteiro

    Com a renovação da tecnologia a educação também se renova a fim de buscar novos conhecimentos com a utilização de recursos que possibilitam um maior desenvolvimento na aprendizagem, cabe ao professor investir em sua formação e estar preparado ao utilizar todo esse material em sala de aula

    ResponderExcluir
  175. Priscila Monteiro

    Concordo com o comentário de Liliam Meire postado no dia 27/10.
    Realmente a tecnologia se renova rapidamente e com isso a nossa atualização deve ser constante, a fim de proporcionar aos alunos um grande desenvolvimento, principalmente relacionado as novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  176. Juliana Francisco de Oliveira 3262

    ao entrar no mundo da tecnologia o aluno passa a perceber diferentes possibilidades de comunicação e aprendizagem. O professor deve estar atento a todos essas tendências tecnológicas para que a aprendizagem seja significativa

    ResponderExcluir
  177. Juliana Francisco de Oliveira 3262

    Concordo com a Priscila postado no dia 07 de dezembro quando diz que a tecnologia se renova a educação também se renova a fim de buscar novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  178. CONCORDO COM A ELIANE, O TEXTO NOS MOSTRA AS MUDANÇAS, E AS REALIDADES QUE ENCONTRAMOS NO MUNDO DA EDUCAÇÃO EM NOSSO PAÍS

    ResponderExcluir
  179. O text nos mostra, que nos tempos que estamos vivendo, é de essencial mportancia, que nos identifiquemos com a tecnologia que é cada vez mais essencial na sala de aula.
    É inevitavel que nós professores naum tenahmos contato com essa tecnologia, que não é só a internet, mas tambem o uso de celular em sala de aula, pois o celular sendo bem usado, acaba se tornando o nosso aliado mais fiel.

    ResponderExcluir
  180. KELY M. KOBAYASHI RGM 412612 de fevereiro de 2011 às 03:09

    HOJE CADA VEZ MAIS A TECNOLOGIA FAZ PARTE DA VIDA DOS EDUCANDOS,E NÓS EDUCADORES TEMOS Q ESTAR INSERIDO NESTE MUNDO...QUE PRA MIM AINDA ME ASSUSTA

    ResponderExcluir
  181. alexandra patrocinio 444812 de fevereiro de 2011 às 03:20

    Realmente o professor é muito cobrado,mas acredito que o professor tem que sempre se atualizar pois as coisas muda a todo momento

    ResponderExcluir
  182. Jacqueline S.M. Ribeiro RGM: 453212 de fevereiro de 2011 às 03:24

    Realmente concordo com o cometário relatado acima (Alexandra). O professor é muito cobrado, portanto é necessário estar sempre bem atualizado.

    ResponderExcluir
  183. As mudanças estão acontecendo em todos os momentos e áreas não apenas na área da educação e é preciso que nos preparemos para isso.
    Como educadores devemos sempre estar abtos a novas experiências e conhecimentos.Estudando sempre como lidar e trabalhar com essas mudanças em nossa sala de aula,insegurança e medos com certeza irão surgir,mais devemos nos esforçarmos para darmos um fim nisso.
    Acredito que o remédio é estudar,estudar e estudar...

    ResponderExcluir
  184. Danielle Morais - 461612 de fevereiro de 2011 às 03:40

    O texto relata a importância de professores estarem sempre atualizados, não só na didática do dia a dia, mas também na relação com o mundo tecnológico, desta forma acredito que seja essencial esta formação para o professor pois o mesmo estará inserido nessa nova realidade.

    ResponderExcluir
  185. Márcia de Jesus RGM 4481 3º PED B12 de fevereiro de 2011 às 03:46

    Ao meu ver o professor deve estar se atualizando sempre,com cursos de aperfeiçoamento e muita leitura.

    ResponderExcluir
  186. valquiria carvalho machado 440912 de fevereiro de 2011 às 05:02

    o texto relata que se não nos atualizarmos o mundo globalizado nos engole, não há espaço para quem não aceita mudanças.

    ResponderExcluir
  187. valquiria carvalho machado 440912 de fevereiro de 2011 às 05:06

    concordo com maria santos que as mudanças afetam o dia a dia nas escolas e não só nelas mas nas nossas vidas em geral

    ResponderExcluir
  188. De modo que a educação existe para aqueles que estão interessados ao mundo atual.teremos que priorizar, aprimorando seus conhecimentos para se ter uma boa educação, destes futuros pedagogos.

    ResponderExcluir
  189. Danielle dos Santos Queiroz12 de fevereiro de 2011 às 14:52

    A cada dia que passa, surgi algo novo, uma nova tecnologia, algo que trará progresso para toda a sociedade. Tecnologias que estão a disposição para serem usadas tanto dentro, quanto fora de sala de aula. Por isso, cada professor deve estar sempre se atualizando, para que possa utilizar esses recursos, e aprender a lidar com essa nova realidade. E isso tem uma grande importância pois, tudo que vem para a melhoria do ensino é de grande valor e utilidade para todos.
    Danielle dos Santos Queiroz RGM 4653

    ResponderExcluir
  190. Áurea Carolina Ferreira dos Santos 469918 de fevereiro de 2011 às 11:23

    O mundo continua girando e as coisas continuam mudando. Este é um fato imutável, quem não se movimentar na mesma velocidade com as as novidades chegam ao nosso convívio, se perderá no meio do caminho. Em todas as áreas, todas s profissões há a necessidade de renovação, de atualização. Não há muitas soluções, desde que o mundo é mundo as coisas se renovam, desde que existe a educação, há a necessidade de mudança. E somos seres humanos capacitados para isso.

    ResponderExcluir
  191. Bianca Botelho Rgm:423921 de fevereiro de 2011 às 07:06

    BIANCA BOTELHO RGM:4239
    Concordo com Maria da Conceição, que o mundo está em constante mudanças, e nós também devemos mudar junto com ele.

    ResponderExcluir
  192. Concordo, com a RAYSSA ESTEVÂO,que os profissionais da aréa da educaçâo tem que sempre estar se atualizando, pois a tecnológia esta avançada se nâo correm o risco de serem engolidos pór ela.

    ResponderExcluir
  193. Há muitas formas de compreender a tecnologia. A tecnologia é concebida, de maneira ampla, como qualquer artefato, método ou técnica criado pelo homem para tornar seu trabalho mais leve, sua locomoção e sua comunicação mais fáceis, ou simplesmente sua vida mais agradável e divertida. Podemos usa-la como forma mais agradável com os alunos para motiva-los a aprender mais.

    ResponderExcluir
  194. O professor é um dos responsáveis pela a formação do individuo, por isso, é importante que ele esteja bem preparado para utilizar as novas ferramentas tecnologicas, pois o mundo está em constante transformação, saber como usar, o que usar na aprendizagem, para contribuir efetivamente com uma educacao de qualidade e desafiadora para nossos alunos.

    ResponderExcluir
  195. Estamos na era digital, a cada dia surgem novos recursos tecnologicos, novos estudos cientificos, porém com o fácil acesso as informações, o individuo se não for bem orientado e preparado para esse novo mundo, sofrerá todas as intervenções da mídia e internet seja positiva ou negativa.

    ResponderExcluir
  196. Concordo com a Ana Karen, pois mesmo com uma formação inicial é importante que o professor continue sempre estudando e pesquisando, para melhorar a sua prática pedagógica na escola em que atua.
    O currículo muda constantemente, a forma de estudar também e principalmente as diversas formas de aprender. Nesse sentido o professor é responsável pela sua formação contínua.

    ResponderExcluir
  197. Madalena Adriana RGM:5337 2°ped.B disse todo professor é um eterno aluno e tem que ser um bom pesquisador e despertar isso em seus alunos, concordo com a Ana Karen quando diz que mesmo um professor da série inicial precisa esta atualizado e sempre se reciclando,ou seja, aprendendo tecnologia e outros.

    ResponderExcluir
  198. JOANA DA CONCEIÇÃO18 de agosto de 2012 às 12:00

    COncordo com Priscila Monteiro, os professores precisam estar atualizados e investir em sua formação para usar estes novos instrumentos na sala de aula é fundamental.


    JOANA DA CONCEIÇÃO 4369

    ResponderExcluir