quinta-feira, 7 de março de 2013

3º PEDAGOGIA - ATIVIDADE DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS


SERES HUMANOS E SUAS TECNOLOGIAS NO TEMPO E NO ESPAÇO

DESDE NOSSO PRIMEIRO ENCONTRO, TEMOS DISCUTIDO SOBRE AS RELAÇÕES DOS SERES HUMANOS COM AS TECNOLOGIAS QUE ELE MESMO CRIA, SOBRE O IMPACTO DELAS NA VIDA COTIDIANA, O QUE AUTOMATICAMENTE INCLUI NESTE ROL A REFLEXÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS INERENTES A SEU USO .

TRATA-SE DE UM ASSUNTO POLÊMICO, DE UM DEBATE NECESSÁRIO E RELEVANTE, DESDE QUE SE LEVE EM CONTA QUE PARA PENSAR NO PRESENTE E NO FUTURO, PRECISAMOS VISITAR E REVER NOSSO PASSADO SÓCIO-HISTÓRICO.

NO FRAGMENTO A SEGUIR, VOCÊ CONHECERÁ UM POUCO SOBRE O PENSAMENTO DO FILÓSOFO EDGAR MORIN QUANTO ÀS INCERTEZAS HISTÓRICAS QUE O FUTURO NOS RESERVA.

APÓS A LEITURA DO TEXTO, DISCUTA COM SEUS COLEGAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CONHECER FATOS HISTÓRICOS E REFLETIR SOBRE NOSSO PASSADO, PRESENTE E FUTURO. INCLUA EM SEU DEBATE TUDO QUE VOCÊ PENSOU OU SENTIU AO SE DAR CONTA DE QUE O FUTURO É "COMPLETAMENTE" IMPREVISÍVEL E DIFICILMENTE CONTROLÁVEL. 


OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO 

EDGAR MORIN



            Ainda não incorporamos a mensagem de Eurípedes, que é a de estarmos prontos para o inesperado. O fim do século XX foi propício, entretanto, para compreender a incerteza irremediável da história humana.

            Os séculos precedentes sempre acreditaram em um futuro, fosse ele repetitivo ou progressivo. O século XX descobriu a perda do futuro, ou seja, sua imprevisibilidade. Esta tomada de consciência deve ser acompanhada por outra, retroativa e correlativa: a de que a história humana foi e continua a ser uma aventura desconhecida. Grande conquista da inteligência seria poder enfim se libertar da ilusão de prever o destino humano. 

            O futuro permanece aberto e imprevisível. Com certeza, existem determinantes econômicas, sociológicas e outras ao longo da história, mas estas encontram-se em relação instável e incerta com acidentes e imprevistos numerosos, que fazem bifurcar ou desviar seu curso.
          
         As civilizações tradicionais viviam na certeza de um tempo cíclico, cujo funcionamento devia ser assegurado por sacrifícios às vezes humanos. A civilização moderna viveu com a certeza do progresso histórico. A tomada de consciência da incerteza histórica acontece hoje com a destruição do mito do progresso. O progresso é certamente possível, mas é incerto.


A INCERTEZA HISTÓRICA

            Quem teria pensado, na primavera de 1914, que um atentado cometido em Sarajevo desencadearia a guerra mundial que duraria quatro anos e que faria milhões de vítimas?
            Quem teria pensado, em 1916, que o exército russo se desagregaria e que um pequeno partido marxista, marginal, provocaria, contrariamente à própria doutrina, a revolução comunista em outubro de 1917?
            Quem teria pensado, em 1918, que o tratado de paz assinado trazia em si os germes da Segunda Guerra Mundial, que arrebentaria em 1939?
            Quem teria pensado, na prosperidade de 1927, que uma catástrofe econômica, iniciada em 1929, em Wall Street, se abateria sobre o planeta?
            Quem teria pensado, em 1930, que Hitler chegaria legalmente ao poder em 1933?
            Quem teria pensado, em 1940-41, afora alguns irrealistas, que o formidável domínio nazista sobre a Europa, após os impressionantes progressos da Wehrmacht na URSS até as portas de Leningrado e Moscou, seria acompanhado em 1942 pela reviravolta total da situação?
            Quem teria pensado, em 1943, durante plena aliança entre soviéticos e ocidentais, que a guerra fria se manifestaria três anos mais tarde entre estes mesmos aliados?
            Quem teria pensado, em 1980, afora alguns iluminados, que o Império Soviético implodiria em 1989?
            Quem teria imaginado, em 1989, a Guerra do Golfo e a guerra que esfacelaria a Iugoslávia?
            Quem, em janeiro de 1999, teria sonhado com os ataques aéreos sobre a Sérvia, em março de 1999, e no momento em que estas linhas são escritas, pode medir suas consequências?
            Ninguém pode responder a estas questões no momento da escrita destas linhas, que , talvez, ficarão ainda sem resposta durante o século XXI. Como dizia Patocka: 'O devenir é doravante problematizado e o será para sempre.' O futuro chama-se incerteza.


UM MUNDO INCERTO

            A aventura incerta da humanidade não faz mais do que dar prosseguimento, em sua esfera, à aventura incerta do cosmo, nascida de um acidente impensável para nós, e que continua no devenir de criações e destruições.

            Aprendemos, no final do século XX que, à visão do universo obediente a uma ordem impecável, é preciso substituir a visão na qual este universo é o jogo e o risco da dialógica/dialética (relação ao mesmo tempo antagônica, concorrente e complementar) entre a ordem, a desordem e a organização.

            A Terra,  provavelmente, em sua origem – um monte de detritos cósmicos oriundos de uma explosão solar - , ela própria se auto-organizou na dialógica entre ordem/desordem/organização e sofreu não apenas erupções e terremotos, mas também o choque violento de aerólitos, dos quais um talvez tenha provocado o desprendimento da Lua.


            ENFRENTAR AS INCERTEZAS

            Nova consciência começa a surgir: o homem, confrontado de todos os lados pelas incertezas, é levado em nova aventura. É preciso aprender a enfrentar a incerteza, já que vivemos em uma época de mudanças em que os valores são ambivalentes, em que tudo é ligado. É por isso que a educação do futuro deve se voltar para as incertezas ligadas ao conhecimento.

87 comentários:

  1. Hoje em dia temos que estar preparados para todas as ocasiôes que ocorrem em nosso cotidiano, é comum vermos grandes incertezas em nosso meio de convivio, porém, nem todas as pessoas estão preparadas para recebe-lás.
    Nosso mundo de hoje tem enfrentado grandes mudanças e devemos estar preparados pra mudar com ele, pois conseguentimente a educação futura irá mudar também.

    ResponderExcluir
  2. Ioná Cocenzo RGM: 56257 de março de 2013 às 14:37

    É verdade que vivemos em mundo incerto, mas mesmo assim devemos fazer planos e vivermos o momento da época em que estamos ,através das nossas escolhas também podemos saber como sera algumas coisas não tudo mas temos a responsabilidade de escolher sempre o melhor mesmo sem saber o que realmente vamos conseguir ou que vem pela frente o importante é prosseguir .

    ResponderExcluir
  3. Patricia Milani RGM: 5613 3°A Pedagogia7 de março de 2013 às 14:38

    Realmentenão podemos lidar com a incerteza do futuro, mas podemos enfrenta-la, assim aprendendo e acompanhando as mudanças a cada dia.

    ResponderExcluir
  4. Rosimeire RGM 5980 - 3 Ped. A7 de março de 2013 às 14:43

    Existem várias incertezas no mundo, na vida social e particular, nesta ideia, temos que levar em conta que o universo é sábio e se soubessemos com antecedencia sobre os acontecimentos, talvez não existiriamos, vamos viver um dia de cada vez e pensar que nestas incertezas historias existiram muitos fatos felizes que também foram inesperados.

    ResponderExcluir
  5. Viviane Vaculik 59327 de março de 2013 às 14:43

    Nossa educação tem enfrentado grandes mudanças devido as incertezas que passamos a cada dia, por isso temos que ter uma mente flexivel para nos adptarmos a essas incertezas do amanhã.
    Portanto temos que ter uma grande adptação no mundo que vivemos.

    ResponderExcluir
  6. Jéssica Alves, RGM 59127 de março de 2013 às 14:46

    O ser Humano desde o principio sempre teve a certeza que poderia obter todos os conhecimentos necessarios para conseguir se sebressair perante os outros e apenas pensar em si sem nem mesmo pensar no futuro e os os ricos que poderiam trazer suas atitudes.O texto acima deixa bem claro,que é preciso sempre estar repensando nossas atitudes e sempre estar aprimorando a deixar - mos de sermos menos egoistas,é um momento de reflexao para o saber o que realmente queremos para o futuro

    ResponderExcluir
  7. Adriana P S Carvalho RGM 56247 de março de 2013 às 14:47

    Vivemos em um mundo em que o futuro é uma incerteza,e sofremos por algo que nem sabemos se realmente vai acontecer.Mas não há outro jeito de ser. Nesse mundo onde nada é concreto.

    ResponderExcluir
  8. Incerteza algo que está presente em vários momentos da vida e por isso a cada dia que passa e a cada acontecimento devemos estarmos sempre preparado para as incertezas que nos aparece no caminho.

    ResponderExcluir
  9. Vanessa Slupko RGM 57027 de março de 2013 às 14:49

    Como podemos ver acima no texto do Edgar Morin, nosso futuro é incerto, não podemos prever o que irá acontecer, em alguns casos nem podemos acompanhar tamanhas mudanças, como as novas tecnologia que cada vez mais se encontra presente em nossas vidas.
    Quando menos esperamos surgi novidades e lançamentos que mal poderiamos imaginar que estaria a nossa disposição.
    o futuro é imprevisivel, constantemente iremos nos deparar com as incertezas, e precisamos educar para as mudanças.
    cada dia mais a ciência evolui, cada vez a tecnologia é comum e cada vez mais as pessoas tem acesso a ela.... porem por ser algo tão presente as pessoas tem o poder de usa - las tanto para o bem como para o mal.

    ResponderExcluir
  10. Patricia Almeida RGM 232

    A incerteza faz parte da vida, assim temos que conviver com ela.
    Como futuros educadores, temos que enfrentar todas as incertezas que ocorre em nossas vidas, assim podemos passas reais valores com conhecimento para nossos pequenos.

    ResponderExcluir
  11. Jessica de Souza 56887 de março de 2013 às 14:51

    O futuro, independe de qualquer época é mesmo imprevísivel, pois tudo esta sujeito a mudanças repentinas. A única coisa a fazer, para torna-lo menos desastroso, é agir com cautela e ter consciênca de que para cada ato, surgirá uma consequência, sendo boa ou não!

    ResponderExcluir
  12. Amanda Morais RGM: 58567 de março de 2013 às 14:51

    Temos que aprender a lidar com as incertezas do futuro, pois vivemos em um mundo incerto e tudo muda antes de mudar...

    ResponderExcluir
  13. As mudanças dos novos tempos, é a única certeza que temos, por isso devemos ser flexiveis a elas. A educação também vem sofrendo suas mudanças, e nós como educadores, devemos sempre estar atentos, para poder acompanha-las.

    ResponderExcluir
  14. As incertezas ligadas a educação do futuro começa a surgir desde que hoemem é homem,temos a necessidade de mudanças em que fatos surgem num piscar de olhos e ninguém imagina como ou porque estão acontecendo.Embora precisamos e sentimos o quanto é importante haver mudanças e novidades que serão fatos do nosso cotidiano que nos trás grandes benefícios para todos.Acredito que não dá para viver sem mudanças,elas vem para melhorar ou consertar algo que não está bom como na Educação há muito oque fazer certamente houve grandes avanços,más acredito que podemos fazer muito mais,chegando ao nosso ideal, seguindo o exemplo da Escola da Ponte. SUSY OLIVEIRA RGM 5674 3° pedagogia noturno

    ResponderExcluir
  15. Leticia Vertullo 62387 de março de 2013 às 14:54

    Com a correria, os acontecimentos do dia a dia, deixamos os novos conhecimentos a parte... nos conformando somente com o que já vivemos e aprendemos.
    Porém, devemos tomar consciencia de que somente a tecnologia e o que já passou não nos garante um futuro certo, previsivel, o que nos garante um futuro melhor é a educação do futuro, portanto, criar uma "ponte" entre o conhecimento já adquirido, aquilo que já vivemos, com aquilo que estamos vivendo, aprendendo e buscar novos conhecimentos, estudos, pesquisas para assim poder criar um novo conhecimento...
    utilizar sim os recursos tecnológicos a nosso favor, porem temos que ter ciencia de que não são verdades absolutas , nem aquilo que já vimos ou aprendemos, mas sempre buscar mais, para assim estarmos de certa forma mais preparados para o mundo e futuro. é importante termos uma visão de mundo ampla... conhecer de tudo um pouco para saber lidar com as diversidades comtemporaneas.

    ResponderExcluir
  16. Nayara de Melo RGM 49997 de março de 2013 às 14:54

    Na sociedade contemporanea julga-se "importante" estar por volta de tudo o que acontece ao nosso redor; inclusive para "não sermos pegos de surpresa". Visto como educadores, saber os fatos que ja aconteceram e estar informados sobre o que possa a vir acontecer, é necessario para que possamos fazer a diferença para aqueles que nos procuram para esclarecer duvidas ou conhecer algum novo fator.

    ResponderExcluir
  17. Vivemos num mundo cheio de novidades e de grandes mudanças . Um mundo onde os avanços tem sido frenquentimente encarados como um verdadeiro desafio. Precisamos estar sempre preparados para essas mudanças, principalmente no que diz respeito à educação.

    ResponderExcluir
  18. Joeli Pacecka RGM 56947 de março de 2013 às 14:56

    O ser humano sempre esta atraz de tecnologia e conforto,por isso a grande mudanças na vida das pessoas,mas as vezes não é da forma que cada um espera por isso é um mundo incerto.

    ResponderExcluir
  19. Cleide Ribas RGM: 5822 3°A pedagogia7 de março de 2013 às 14:57

    O futuro muda as crianças de hoje, pois já nascem "dentro" das redes sociais. Em um mundo onde a tecnologia é avançada, esperamos um futuro prospero, com escolas para todos em toda comunidade, podendo crescer mais sem incertezas no aprendizado.

    ResponderExcluir
  20. Desirée Denser Rgm 5992 3ºped7 de março de 2013 às 14:57

    A vida é incerta, assim como o mundo em nossa volta, tudo é muito flexivel, devemos sempre buscar conhecimentos e estarmos sempre atualizados para saber lidar com tudo que vem acontecendo em nosso meio social.Na educação não é diferente!

    ResponderExcluir
  21. JÉSSICA DE SOUZA - RGM: 56887 de março de 2013 às 14:58

    O futuro, independente de qualquer época é mesmo imprevísivel, pois tudo esta sujeito a mudanças repentinas. A única coisa a fazer, para torná-lo menos desastroso, é agir com cautela e ter consciênca de que para cada ato, surgirá uma consequência, sendo boa ou não!

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Nurya de Melo RGM 50007 de março de 2013 às 15:01

    O mundo ser incerto, é fato. Tudo em nossas vidas é!
    Não tem como saber ou imaginar o que pode acontecer. Temos direito de escolhas e com elas, consequências.
    Nem tudo infelizmente sai como gostariamos ou como planejamos. Temos que estar preparados para o que está por vir e antes de qualquer coisa, a certeza de querer continuar.

    ResponderExcluir
  24. Uma coisa que caracteriza os seres humanos nesse momento histórico que vivemos é a arrogância, a mediocridade e a ausência total do ingrediente principal que tornaria a humanidade muito mais evoluída: a humildade. Quando vemos nossa espécie devastando o planeta, desconsiderando completamente as consequências que virão pela frente decorrentes de nossos atos de egoísmo, só nos resta temer o futuro desconhecido. Por outro lado, há um lado positivo nisso tudo, pois a todo momento vemos seres humanos de boa vontade se mobilizando para reconstruir aquilo que realmente tem importância: A HUMANIDADE, O PLANETA.
    Como educadores, devemos sempre pensar que, embora não possamos prever ou controlar o futuro, podemos ao menos ter atitudes positivas e construtivas ao orientar nossos alunos para PRATICAR O BEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela 3º ped. not. 60177 de março de 2013 às 17:47

      ACREDITAR, esta é a palavra que me vem em mente quando penso no "mau" que as atitudes impensadas podem causar, ou até mesmo no descaso que alguns tratam o planeta em que vive, sem medir as consequências futuras para a humanidade. Eu quero ACREDITAR que ainda esta em tempo de mudar esta realidade, e tudo ser revertido em boas atitudes para garantir um mundo melhor para todos nós.

      Excluir
  25. Jenifer Roberta Batista RGM 5675 3ºA Pedagogia Noturno7 de março de 2013 às 15:03

    Boa noite...

    A unica coisa certa é a incerteza do futuro.
    Sabemos que a educação muradá rapidamente como todas as outras coisas; Tudo muda o tempo todo... Nós que fazemos parte da educaçã devemos estar preparados para lidar com as mudanças, hoje em dia ja temos lousa digital, tablets nas salas de aulas em lugar de cadernos e a pesquisa ficou muito mais fácil, os adolescentes de hoje não conhecem uma biblioteca. No momento devemos nos preocupar com o hoje, fazendo nosso melhor para que possamos ser os melhores no futuro, sabendo lidar com as tecnologias que ainda melhoram muito.

    ResponderExcluir
  26. Nilzete Santos Pegoretti - 56517 de março de 2013 às 15:05

    A educação vive em constante transformações e o futuro é incerto,realmente não da para prever o que vai acontecer, ou até mesmo que atitudes vamos tomar com relação ao que vivemos, mas penso que é preciso estar preparado para as incertezas, boas ou ruins e enfrenta-las com sabedoria para que nos acrescentem e sirva de conhecimentos para nossa vida.

    ResponderExcluir
  27. Assumir que a educação do futuro deve ter como prioridade ensinar a "ética da compreensão planetária", como reitera o quarto saber, implica entender a ética não como um conjunto de proposições abstratos, mas como atitude deliberada de todos os que acreditam, como Edgar Morin, que ainda é possível que sociedades democráticos abertas se solidarizem, mesmo que o caminho seja árduo e, por vezes, desanimador.

    Pedagogia 3º semestre 5808

    ResponderExcluir
  28. Maria do Socorro 5785 3º pedagogia7 de março de 2013 às 15:08

    Maria do Socorro
    Esses sete saberes, rubricados pelas posturas da complexidade, deverão estimular os educadores brasileiros a saírem do armário e irem à luta para garantirem às futuras gerações um mundo com mais beleza e sustentabilidade

    ResponderExcluir
  29. somos todos seres curiosos e precisamos de duvidas para conseguir respostas, o tempo passa, o futuro chega com outro esperando na porta, porem só sei que nada sei.

    ResponderExcluir
  30. A incerteza é algo com que temos que conviver,pois faz parte da vida que bom seria se pudessemos prever o futuro ,assim teríamos como agir e fazer sempre o certo .Mas como futuros educadores vamos pensar positivo e torcer que nossas crianças crescam num mundo melhor.

    ResponderExcluir
  31. A partir das incertezas o serhumano é capaz de conhecer
    coisas ainda "invisiveis" e e cada vez mais atualizar seu conhecimentos, a partir desta ideia o futuro da humanidada é realmente desconhecido porém sempre se move a melhorias, o que é esperado.

    JasonJr. RGM: 5676

    ResponderExcluir
  32. Daniela 3º ped. not. 60177 de março de 2013 às 15:13

    Realmente o futuro é incerto, tudo esta acontecendo e mudando numa constate incerteza do que será no dia de amanhã.Por isso devemos ter em mente que nós, futuros educadores temos que estar sempre acompanhando as mudanças e revoluções que acontecem neste mundo, pois depende de nós fazer a diferença para garantir uma boa educação para esta nova geração.

    ResponderExcluir
  33. Jaqueline de Paula Ortega -56647 de março de 2013 às 15:17

    Vivemos num mundo em constantes transformações a cada dia que nasce uma nova descoberta é apresentada à humanidade. Aprendemos a viver com essas mundanças, a tempos a atraz não se imaginava a febre da internet, hoje não nos imaginamos viver sem ela e concerteza no futuro surgirão novas tecnologias que seremos dependentes delas.
    Portanto nós como futuros educadores temos que saber lidar com essas incertezas do futuro, pois os alunos terão uma visão de mundo diferente da nossa geração.

    ResponderExcluir
  34. Adriana P S Carvalho RGM 56248 de março de 2013 às 10:53

    Edgar Morin afirma que temos uma incerteza em relação ao futuro, e que a consequência do futuro está ligada às escolhas dos humanos..

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. A incerteza nos aflige, não saber o que vai acontecer daqui um dia ou um ano é preocupante, mas temos que viver um dia após o outro,tentando ser feliz e respeitando o próximo, e o que tiver que acontecer simplesmente acontecerá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai Mi, nada como um dia ,após o outro.

      Excluir
    2. Leandra S. Morais 3º pedagogia matutino12 de março de 2013 às 07:05

      Concordo que o inesperado assusta, porém somos parte do presente que marcará momentos da história e acredito que temos um poder nas mãos de impactar e transformar

      Excluir
    3. Todos passamos por este mundo e acredito que deixamos de uma forma ou de outra nossa marca. Não possuimos uma bola de cristal, mas caso a tivesse-mos em nosso poder talvez não teriamos mais aquele friozinho na barriga, aquela coisa inesperada.

      Excluir
  37. Luciana Costa, 3º pedagogia matutino

    Que precisamos aprender a conviver com as incertezas do futuro é fato, mas como??
    Um vez que o novo já incomoda, o diferente assusta, imagina o incerto, o não concreto, cheio de possibilidades, o que precisamos é arriscar com propriedade,pois sem arriscar não poderemos saber se vai dar certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso ai lu, mas será que arriscar neste mundo incerto é o melhor a fazer....

      Excluir
    2. Só saberemos se arriscar Mi, este é o risco do incerto.....

      Excluir
  38. Alessandra Guedes Da Silva RGM: 610512 de março de 2013 às 06:57

    Concordo com você Adriana, o nosso futuro é incerto não podemos afirmar como ele será e por isso temos que ser cautelosos com nossas decisões, só que mesmo diante das incertezas não podemos deixar de decidir por medo das consequências. Os fatos da vida acrescenta em nós experiência e maturidade, nós humanos acreditamos que a vida está na palma das nossas mãos e que decidimos como ela será. Isso é um engano humano. A vida nos leva conforme os acontecimentos que nos rodeia.

    ResponderExcluir
  39. Josi Helen - RGM: 5725 - 3º ped manhã12 de março de 2013 às 06:58

    Nós somos seres em constante evolução, porém tem coisas que o homem não pode intervir, e isso nos trazem emoções e inseguranças por não ter em nosso dominio o inesperado. Vivamos e apendamos o previsível, e aguardemos o futuro.

    ResponderExcluir
  40. Tamiris Mª L. Ardachnikoff de Morais rgm 5727 3° Ped Mat12 de março de 2013 às 07:02

    O incerto nos assusta porque é novo, mas não podemos ter medo do futuro.
    O futuro a Deus pertence, temos que ter paciência e viver cada dia como se fosse o último.
    A tecnologia está cada vez mais avançada e isso causa medo nas pessoas porque está substituindo o homem.
    Temos que usá-la com sabedoria para que o futuro não se torne algo assustador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana 3ºM RGM 611712 de março de 2013 às 07:20

      Concondo com você Tami, com certeza o futuro a Deus pertece, porém cabe a nós estudar e se aperfeiçoar, e assim o futuro vai ser menos assustador...e vamos deixar o resto na mão de Deus.

      Excluir
  41. janaina Moura - RGM:5716- 3○ Pedagogia Matutino12 de março de 2013 às 07:06

    A cada dia nasce novas descobertas, surgem novas transformações na humanidade, e com o tempo aprendemos a conviver com essas novas mudanças. Temos que nos arriscar sem medo, mas confiante de que consiguiremos. Nós futuros educadores temos que saber lidar com essas incertezas, pois depende de nós fazermos aa difereça e proporcionar uma boa educação para essa nova geração

    ResponderExcluir
  42. MairiA C. Santos 5875 3pedagogia Mautino12 de março de 2013 às 07:07

    O mundo está em constante mudanças,saber o que vem no momento seguinte é impossível,por isso cabe a nós assimilar o que nos convém a cada episódio e tentar tirar o melhor proveito das situaçôes que aparecem .O futuro é incerto mas a vontade de ir adiante tem de nos mover ao infinito,pois as possibilidades são muitas,rincipalmente no mundo da educaçâo onde lidamos com pessoas que dependem sempre de um direionameno.

    ResponderExcluir
  43. Acredito que Edgar Morin tem muito a contribuir com este pensamento que vivemos um futuro de incertezas e que estas incertezas devem ser encaradas com uma visão para o conhecimento. Vivemos sobre mudanças, somos seres humanos a base de mudanças e transformações. Como poderiamos mediante a tantas tecnologias voltadas a segurança "Prever" o desastre em Santa Maria (RS) em Janeiro deste ano. Impossivel, temos que voltar a muitos desastres ocorridos para poder refletir sobre o que acontece e o que pode vir a acontecer no futuro, reafirmando FUTURO INCERTO.

    ResponderExcluir
  44. Katia Mendes- RGM: 5985 - 3 Pedagogia/Manhã.12 de março de 2013 às 07:11

    Concordo com Edgar Morin ao dizer que nosso futuro é incerto, todos os dias somos surpreendidos com algo inesperado, temos que enchergar o quanto somos frágeis e estar sempre preparados para algo novo, tendo sempre a humildade para ensinar e aprender com as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandra S. Morais 3º Pedagogia Matutino12 de março de 2013 às 07:24

      Amiga a palavra chave para mim em sua fala foi PREPARADOS, quanto mais buscarmos conhecimentos melhores atitudes seremos capazes de tomar nas diversas circunstâncias da vida.

      Excluir
  45. Deise 3º Pedagogia (matutino)12 de março de 2013 às 07:12

    Mudanças faz parte de nosso cotidiano, na qual temos que ter uma adaptação constante que nos leva a incertezas, incertezas são duvidas que surgem com o decorrer de nossa vida, porém não devemos deixar de lado a certeza de que a vida pode nos proporcionar momentos unicos e oportunidades unicas de mudanças constantes para um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  46. Thaíse Vergílio RGM:5931 3°Pedagogia Matutino

    Os educandos gostam de desafios, novas coisas, não tem medo de se arriscarem, seriam talvez essas as tais incertezas desafiadoras? Não sabem se o que vão fazer dará certo, mas também acreditam que se não se arriscarem não pode haver conquistas, pois para te-lás é necessário terem iniciativas.
    Acredito que o melhor a se fazer é deixar que nossos educandos decidam seus caminhos, tendo nós, professores como mediadores, seres que podem mostrar em alguns momentos caminhos, mas que não podemos tomar atitudes por eles.

    ResponderExcluir
  47. juliana pires assis 5652 pedagogia matutino12 de março de 2013 às 07:15

    concordo com a aluna jaqueline , nós como futuros pedagogos teremos que estar aptos para novas transformações , pois os alunos que passarem por nossas mãos seram os adultos de amanha e necesseriamente teram que se adaptar as novas tecnologias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Juliana mas te faço uma pergunta, quais competências você acredita que um Pedagogo(a) tem que ter para poder gerenciar estas tranformações?

      Excluir
    2. juliana pires assis pedagogia matutino12 de março de 2013 às 07:31

      acredito que seja não ter medo de se arrisacar , ou seja procurar sempre inovar mos seus conteudos e nunca se estagnar naquilo que faz ...

      Excluir
  48. Leandra S. Morais 3º pedagogia Matutino12 de março de 2013 às 07:17

    Todos os fatos apontados no texto partiram da decisão de um ser humano ou grupos que em determinado momento resultou em acontecimentos que muitas vezes fugirão dos propósitos.É preciso que os alunos percebam a interligação dos conhecimentos, que sejam preparados utilizando os avanços na área da comunicação para uma reflexão conciente tornando-os capazes de intervir e transformar.

    ResponderExcluir
  49. maíra vieira 3º ped mat rgm 594512 de março de 2013 às 07:20

    concordo com voce alessandra, o nosso futuro é totalmente incerto pois a nossa vida somente a Deus pertence,por isso que devemos viver a cada dia como se fosse o ultimo, para que o futuro nos surpreenda de forma natural e não soframos com antecedencia mais esperamos com pasciencia.

    ResponderExcluir

  50. A preocupação de que as tecnologias um dia venham a substituir o homem é realmente legítima. Hoje já utilizamos dispositivos eletrônicos para facilitar nossa vida, mas deixamos de pensar que de certa forma, ao deixarmos a tecnologia ocupar lugares que antes somente o ser humano ocupava, abrimos um precedente para que sejamos dominados por algo que antes era apenas uma ferramenta. Estamos dando ibope demais para as máquinas e esquecendo que nós é que devemos ser os protagonistas desse espetáculo, não as máquinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Carla Martins RGM:5794 3 Ped. Matutino

      Com certeza , antes tinhamos que estar num lugar e num espaço ao mesmo tempo hoje em dia nos já somos capazes de alterar isso, estar num espaço e em outro lugar , como foi dito em uma de nossas aulas , isso nos deixa com a duvida se com tanta tecnologia seremos realmente essenciais no futuro , o homem faz a propria arma que nos deixará para traz isso é realmente uma coisa curiosa , temos que ter sabedoria e ocupar com eficiencia nosso espaço para que as maquinas nao nos deixe pra traz e sim que nos sirva apenas como instrumentos para facilitar as nossas vidas.

      Excluir
  51. Lilian rgm: 5977 peda-mat 3º12 de março de 2013 às 07:23

    Temos que nos preparar para o futuro que nos espera e com a tecnologia se avançando cada vez mais nos assusta, mas a realidade é que não podemos fugir do que há de vir, porém, nós futuros educadores temos de nos preocupár com a nova geração que é nossos futuros alunos e mostrar que somos capazes de fazer a diferença na educação.

    ResponderExcluir
  52. o mundo está em constante movimento, a todo instante estamos se modificando e transformando nossas vidas, e por isso devemos sempre estar preparados para viver intensamente cada momento, esse texto me fez refletir sobre essa nova era de educação onde a tecnologia move nossas vidas.Quanto ao futuro ele é osbcuro, podemos até imaginar como ele será ,mas não temos certezas serão apenas suposições.

    ResponderExcluir
  53. cilene rodrigues da silva 5799 pedagogia matutino12 de março de 2013 às 07:24

    Percebo que com a tecnologia avançada, cada dia que passa temos que nos policiar p/ que não fiquemos para traz. nós como futuros educadores devemos procurar melhores caminhos, para que possamos tomar novas atitudes.

    ResponderExcluir
  54. Renata Siqueira RGM 6121 Pedagogia matutino12 de março de 2013 às 07:25

    O incerto nos deixa inseguros, não somos previsiveis e tornar o futuro previsível é impossível. Antecipar-se aos acontecimentos tornaria o mundo sem graça e sem expectativas, sem contar com o crescimento como pessoa que perderíamos sem experiências tão marcantes ao longo de nossas vidas.
    Como diz o Adorável professor Marco Aurélio "estamos na crista da onda" não conseguimos ver o que vem pela frente, mas estamos no melhor dos tempos. As mudanças e transformações contribuem para o nosso conhecimento, se a educação transforma, estaremos sempre nos preparando para uma melhor e amadurecida reflexão sobre novos acontecimentos.

    ResponderExcluir
  55. Amanda Girotti matutino 613912 de março de 2013 às 07:25

    O futuro é mesmo incerto e o mundo esta em constante transformação.....o importante e não ter medo dessas mudanças e se permitir sempre o aprendizado...ao contrario cairemos no marasmo e entraremos no ciclo da ignorancia!

    ResponderExcluir
  56. TAYZA RHETUGYA 3 MAT RGM 572812 de março de 2013 às 07:29

    o mundo está em constante movimento, a todo instante estamos se modificando e transformando nossas vidas, e por isso devemos sempre estar preparados para viver intensamente cada momento, esse texto me fez refletir sobre essa nova era de educação onde a tecnologia move nossas vidas.Quanto ao futuro ele é osbcuro, podemos até imaginar como ele será ,mas não temos certezas serão apenas suposições.

    ResponderExcluir
  57. Devemos ter consciência de que a tecnologia pode ser sempre uma aliada para auxiliar nós, educadores, em nosso trabalho, como instrumento que facilite a mediação de nossos alunos com o conhecimento. Mas para isso o educador tem que ter clareza sobre seu papel, de formador, de conselheiro, de facilitador. Saber que as incertezas do futuro estão irremediavelmente ligados ao uso da tecnologia é fundamental, mas planejar a ação educativa para gerar um mundo melhor, torna-se mais importante ainda.

    ResponderExcluir
  58. Leila RGM 5827 (Matutino)12 de março de 2013 às 11:05

    Nós somos futuros educadores e temos sempre que estarmos prontas para mudanças,temos saber lidar com incertezas pois os nossos alunos não terão a mesma visão que nós temos deste mundo.E nós que fazemos parte da educação de hoje vamos tentando nos adaptar a este mundo novo de onde a tecnologia prevalece cada vez mais presente em nosso cotidiano.Sabemos que a tecnologia nos ajuda e muito em nosso dia a dia ainda mais nós que estamos nos formandos futuros educadores...

    ResponderExcluir
  59. adriana 3º M Rgm 611712 de março de 2013 às 13:30

    Estamos em constante mudança, onde a tecnologia vem avançando a passos largos, por isso como futuros educadores não devemos temer as mudanças nem pensar nas incertezas do futuro, vamos acreditar em nosso potencial, trabalho e dedicação, assim as crianças de hoje não vão ser só maquinas no futuro, vão ser pessoas de bem que vai saber respeitar os outros e a si mesmo, com essa qualidade vai poder desfrutar de toda a tecnologia que está na palma de nossas mãos.

    ResponderExcluir
  60. Carla Andressa Martins RGM: 5794 3ºPedagogia Matutino

    Com certeza a tecnologia tem que ser usada para nos auxiliar nao para nos substituir temos que ter consciencia que essa nova era , tem que fazer parte de nossas vidas e dos nossos futuros alunos mediando a relaçao professor aluno , não adianta tambem nos fechar para esses novos acontecimentos temos que estar antenado a todas as novidades e usar isso a nosso favor.temos que conduzir da melhor maneira possivel para que possamos melhor a cada dia e gerar mundo melhor com foi dito pela a professora e não esquecer que isso faz parte de nossas vidas e que tambem temos outros meios para construir uma otima educação e não nos dexarmos levar pela as incertezas do futuro.

    ResponderExcluir
  61. Selma F.M. Maida RGM 5665 3º pedagogia matutino12 de março de 2013 às 14:39

    Nos seres humanos estamos em constante mudança, não aceitar que as tecnologias fazem parte dessa mudança é se trancar em um mundo previsível. Mudar é querer melhorar e facilitar o conhecimento. Quanto as imprevisibilidade que nos reserva, cabe a cada um nós fazendo a nossa parte respeitando o planeta e uns aos outros. Vamos todos nos abrir e fazer da tecnologia ferramenta de grandes conhecimentos e partilhar tudo que nos faz bem e olhemos para um futuro comprometido com a formação de pessoas que melhorarão ainda mais o nosso planeta.

    ResponderExcluir
  62. Laís Passarelli RGM: 5779 3º Pedagogia-Matutino12 de março de 2013 às 18:01

    Como todos sabemos a previsão do desenvolvimento relacionado a tudo aquilo que nos cercam é incerto, por isso é inevitável que um bom profissional da educação esteja ciente desta situação e seja flexível para atualizar constantemente seu conteúdo pedagógico e práticas. Para que seus educandos também estejam preparados para se adaptar as mudanças repentinas de um futuro próximo.

    ResponderExcluir
  63. o futuro é mesmo incerto, por isso devemos viver cada momento intensamente,sempre estarmos atualizados a estas constante mudanças, pois como futuros educadores, teremos que está aptos a trabalhar com esse mundo de tecnologia.

    ResponderExcluir
  64. Camila Wieck rgm:5831 3°Pedagogia Matutino13 de março de 2013 às 15:31

    Acredito que ninguém no mundo sabe o que irá acontecer futuramente, mas todos sabem que as máquinas e as técnologias estão quase dominando o mundo, por isso não podemos deixar que eles dominem, mas sim nós os dominar, para que o mundo fique cada vez melhor e não sejamos substituídos por máquinas, pois do jeito que as coisas andam não considero que isso seja impossível.Efim temos que nos superar e aprender todos os dias para sermos insubistituíveis.

    ResponderExcluir
  65. O futuro é sem duvida incerto, pois esta sendo tomado por o ritmo desenfreado das tecnologias e de informações que são passadas cada vez mais rápidas por meio da internet e demais meios de comunicação. A globalização já faz parte da nossa rotina a escola e os educadores devem exercer o papel de mediadores e apropriar-se dessas tecnologias para conduzir jovens e crianças a uma reflexão do bom uso dessas novas ferramentas para que não só a internet, mas outras tecnologias a qual nos cercam sejam utilizadas de forma saudável. Não repetindo os erros do passado na qual o texto nos remete. RGM: 5972 3°pedagogia noite

    ResponderExcluir
  66. Diane Bertula rgm 597920 de março de 2013 às 11:10

    oooii boa tarde o mundo está todo globalizado já faz parte da nossa vida a tecnologia.... cada vez mais faz parte do novo mundo que surgiu em 2000 da nova era digital.Precisamos execer mais o papel de mediador na parte da tecnologia na sala de aula hoje os aluno estão cada vez mais ligado nessas telinha.....

    ResponderExcluir
  67. LIDIANE STEFANI S. COUTO - 565022 de março de 2013 às 18:06

    O mundo passou e vem passando por varias transformações, das quais são impossíveis de serem previstas, e se fossem previstas nos dariam condições prever o futuro e assim poder nos preparar para tal. Mas nao é assim que de fato acontece, e ainda sim temos capacidade de nos adaptar a essa mudanças e aproveitar o que a tecnologia tem de bom para nos oferecer, e descartar aquilo que nao é bom, sendo possível ensinar nossas crianças,aproveitar com conciencia tudo o que o mundo junto com a tecnologia tem a oferecer no futuro dos qual essas crianças fazem parte..

    ResponderExcluir
  68. Valéria de jesus silva rgm 5668 pedagogia matutino25 de março de 2013 às 16:36

    O mundo realmente está passando por diversas transformações,não podemos prever o futuro mas sabemos que a tecnologia está cada dia mais avançada,por isso devemos nos tornar ótimos profissionais da educação nos capacitando e evoluindo junto com as constantes mudanças.

    ResponderExcluir
  69. Jéssica Martins dos Santos RGM 61061 de abril de 2013 às 09:32

    As pessoas vivem tentando imaginar o que vai acontecer no futuro, mas o futuro é algo incerto que não pertence a ninguém. A única coisa que sabemos é que o futuro nos trará surpresas boas ou ruins.
    Quem poderia imaginar um negro sendo presidente dos Estados Unidos? Quem imaginaria o Rio de Janeiro sendo pacificado? Quem pode imaginar até onde a tecnologia ira chegar? Quais serão as conseqüências das nossas escolhas para o futuro da Educação, e nós como futuros professores deveremos estar abertos para as mudanças.

    ResponderExcluir
  70. KAREN SILVA LIMA RGM 59563 de abril de 2013 às 13:37

    A Todos, Boa Tarde!

    A Tecnologia não pode ser utilizada como meio de substituição dos seres humanos, incertezas claro, sempre existirão, porem os futuros educadores deste país devem se dedicar, mostrar o potencial. A tecnologia deve ser utilizada para o aprimoramento em geral, e os futuros educadores devem saber utilizar da tecnologia para melhor qualidade no ensino aplicado, como por exemplo, ao montar uma aula o professor pode pesquisar junto a internet métodos de ensino.

    ResponderExcluir
  71. Maria Vieira Lins RGM 563310 de abril de 2013 às 20:33

    Que o mundo esta em constante transformação, e o futuro é incerto, isso é fato. Precisamos estar sempre em busca de novos conhecimentos e adaptarmos as possíveis mudanças e fazer da tão avançada tecnologia um instrumento para o desenvolvimento das tarefas educativas.

    ResponderExcluir
  72. Dulcinéia Fátima rgm 595214 de abril de 2013 às 15:35

    O futuro é algo incerto, a tecnologia vem melhorando à cada dia, e temos que nós adaptar as essas mudanças, nós melhorando cada vez mais como educadores, para assim acompanhar esta tecnologia no futuro proximo.

    ResponderExcluir
  73. O futuro e incerto, e feito de escolhas, como futuros educadores devemos nos preparar para novas descobertas e lidar com diversas situações.

    ResponderExcluir
  74. Kelly Cristina 1ºB pedagogia noturno.

    Nós como futuro professore, devemos sim pensar no futuro de nossos e alunos, e fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  75. Mônica RGM 5184
    Todos somos passíveis a mudanças, mas com a tecnologia que já faz parte do nosso dia a dia,futuros educadores devem preparar-se pois é uma excelente ferramenta para o conhecimento.

    ResponderExcluir