quinta-feira, 3 de maio de 2012

VIAJAR É A SOBREMESA DA VIDA, MEU AMIGO TIAGO DE MOURA!!!

As palavras...

...não há nada mais definitivo, mais documental do que usar as palavras para registrar nossos pensamentos e compartilhar alvíssaras!!!

Hoje este blog presta uma homenagem a um de seus maiores colaboradores, que está partindo para a maior aventura de sua vida, mas apenas a primeira de muitas.

Professor Tiago de Moura!!

Já inicio meu texto registrando como sou uma pessoa de sorte, afinal, tive nestes últimos dois anos como assistente um de meus melhores amigos. Este fato torna nosso trabalho melhor e, dialeticamente, o trabalho aprimora as amizades verdadeiras.

Desde que iniciei minhas aulas com sua turma, o Tiago, ainda um aluno de Letras, no 2º semestre,  sempre conservou uma de suas mais valiosas qualidades, quiçá, arriscaria eu dizer,  sua essência: HUMILDADE. 

Participava das aulas do curso, sempre atento e vigilante, esforçado para sanar suas dificuldades e apoiando os amigos quando tinha maiores facilidades em alguma disciplina. 

Aos poucos o artista foi se revelando, em todos os eventos do curso, tocando violão, abrilhantando os momentos artísticos e poéticos de nosso universo letrado, graças a Deus, não totalmente acadêmico, muito mais poético e revolucionário, híbrido, indisciplinado.

No último ano do curso, eis que chega a disciplina que revelaria o Professor Universitário Tiago de Moura: LINGUAGEM E TECNOLOGIAS. Tenho um imenso orgulho de dizer que, como em Avatar, eu "vi" o Professor Tiago.

Durante as aulas no laboratório de informática, sem obrigação nenhuma, apenas por solidariedade, outra de suas grandes qualidades, quando eu menos esperava, estava lá meu colega de trabalho, deixando de ser aluno, forjando-se em meio a sua humildade e fome de aprender, auxiliando seus amigos nas tarefas virtuais, além de me ensinar muito sobre hardware e otras cositas más que perpassam a vida de nós, habitantes do Ciberespaço.

Ali já tive certeza de que algo muito grande estava reservado para você, Tiago!! Como diz o heterônimo Ricardo Reis: "Em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive."

Desde então, contei com a sorte imensurável de ter seu apoio técnico quando as máquinas, servidor e todas as outras habituais "zicas do pântano" nos traziam probleminhas técnicos e praticamente impossibilitavam nosso trabalho. Aprendi muito sobre as máquinas e também, sobre como manter a calma quando tudo parece desabar sobre nossa cabeça, quando uma chuva de canivetes, monitores, mouses e teclados está prestes a cair sobre nós. Auto-controle, equilíbrio, sensatez, tudo isso fez parte desses últimos dois anos de convívio, amizade e aprendizado, e não há palavras para agradecê-lo por isso.

A atenção e educação "britânicas" dispensadas aos nossos alunos, a busca por solucionar os problemas educacionais com extrema dedicação, praticidade e profissionalismo já estavam te direcionando para  as terras da rainha e você nem estava percebendo, a Inglaterra já queria você, agora, ela mandou te buscar para brilhar por lá, para levar lições de cordialidade, humildade e amizade para o hemisfério norte!!

Desejo de todo coração, com toda a sincera amizade que temos, que Deus abençoe e acompanhe cada passo seu em Londres e por toda a Europa, que em cada pedacinho de chão que você pise por lá, vidas se iluminem junto à sua vida. 

Viva cada momento intensamente, corra riscos saudáveis, entregue-se à aventura da vida, sem medo de ser feliz!!! Speak English a loooooooooooooooot and come back very soon, but just to have a new visa to go to the next trips!!! 

Muitíssimo obrigada por tudo, amigo Tiago de Moura. E, assim como minha mãe fez por mim antes de meu embarque para viver no Canadá, faço o mesmo por você, te passando a PRECE PELA BOA VIAGEM!!

Ó Deus, eu te agradeço pela oportunidade de viajar.
Creio em tua onipresença, porque és luz que orienta todos os destinos pelas estradas da vida. 
Por isso, peço-te segurança durante o percurso. 
Guia todos os passageiros e protege-nos dos perigos ou em alguma emergência.
Preserva nossas vidas, Senhor, para que possamos atingir nossas metas com alegria e tranquilidade. 
Enfim, permite-nos fazer uma boa viagem. Amém!

SALMO 120
O Senhor é o teu guarda, o teu vigia, é uma sombra protetora à tua direita. Não vai ferir-te o sol durante o dia, nem a lua através de toda a noite.
O Senhor te guardará de todo o mal, ele mesmo vai cuidar de tua vida! 
Deus te guarda na saída e na chegada. 
Ele te guarda desde agora e para sempre!
Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!

BOA VIAGEM!!! 


E NÃO SE ESQUEÇA DE NÓS!!!

Turma do 3º B de Pedagogia - Unisuz

Turma do 3º B mais completa, rs.

Turma do 3º A - Pedagogia - Unisuz
Meus fiéis escudeiros! Rafael e Tiago! Amigos iluminados!!

61 comentários:

  1. O que falar quando a melhor das melhores, Paula Pudo, usa de toda sua genialidade, qualidade, coração, carisma e humildade, para nos fazer viajar com tão intensas e verdadeiras palavras? Fica difícil completar, mas pelo Tiago, creio que cada um de nós, irá encontrar algo para falar dele. Eu, na minha humilde pessoa, que ainda tenho um longo caminho a percorrer, para chegar à unha do pé deste, que considero uma pessoa formidável. Caráter, humildade, se nasce, mas depende de cada um de nós, saber para qual lado queremos moldar estas duas dádivas que DEUS nos dá...Nascemos humildes, pois nascemos pelados e sem dentes. Caráter puro, de toda uma criança, sem maldade. E repito que independente da situação (na minha humilde opinião) é algo que moldamos com o passar do tempo. As palavras da Paula sobre meu Brother Tiago caem exatamente no que escrevi acima. Ele se despiu de toda a genialidade que DEUS lhe deu, para ajudar aqueles que estavam ao seu lado. Ser olhar classe social, cor, credo, time, absolutamente nada. E caráter? Ele escolheu ser do bem. Enfrentou toda e qualquer dificuldade, passou por toda e qualquer pedra que o caminho lhe impôs, sem perder sua essência. E o resultado? Glórias, vitórias, conquistas, e um emaranhado de seres humanos do bem ao seu lado, visando sempre o crescimento. Digo, que sozinhos, nada somos, mas juntos somos muitos. E com prazer, posso dizer que Eu - Rafael Bueno - tive a honra e a oportunidade de estar ao lado, ouvir, falar, escrever, trocar ideias com este gênio. Com este poço de humildade e caráter integro. Reforço que tudo isso só foi possível graças a Paula, pois ela tem todas as mesmas qualidades, porém, só foi possível, por que ele - Tiago de Moura contagia tudo que está ao lado dele e para o bem. Com grande felicidade no coração e tristeza também, pois te verei menos, menos e menos, te desejo toda a sorte do mundo, pois você merece. E se a distância nos fará sentir sua falta, seu nome nos dará orgulho, pois assim como os grandes de Roma, ele ecoará pela eternidade, e fique certo de que - "A verdadeira amizade, nem mesmo a força do tempo, irá destruir". Deste seu eterno amigo!!!!! Rafael Bueno - Rafão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte da unha do pé e "que nascemos pelado e sem dente" foi muito boa, meu amigo kkkkkk

      Mas o que posso falar sobre o que tu escreveu? NADA, pois não tem como definir, palavras são poucas, pois seu texto é digno de impressão e guardar com carinho...

      Muito obrigado, Rafa... Todos os elogios ao meu respeito é recíproco, você também é um cara que tá aí na luta, usando o bem para crescer como pessoa. Energia do bem só traz positividade, sou grato por ser seu brother... Tamo junto, meu amigo. Um abraço e OBRIGADO!

      Excluir
  2. Boa viagem Professor e não se esqueça de nós rs.. Um grande e forte abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Beatriz... Com certeza não esquecerei, estarei sempre em contato.

      Excluir
  3. Alessandra Ribeiro Ped 3B3 de maio de 2012 às 11:33

    É isso aí Paula, belas palavras.

    Tiago

    Só venho a acrescentar td isso que já está escrito, pois pelo pouco tempo de convívio já pude perceber que és um jovem inteligente e esforçado, portanto desejo toda a sorte pra vc nesse novo tempo.
    Que Deus abençoe e guarde a sua vida e que as portas do sucesso e das melhores conquistas se abram sobre a tua vida. Aliás...

    "Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer."
    Mahatma Gandhi

    Vc já está dando o primeiro passo, portanto vc já é um vencedor!!!

    Vai nessa Fé e que Deus te acompanhe, abençoando todos os dias da sua vida...Felicidades!!!

    Alessandra Ribeiro Ped 3B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Alessandra... Turminha vai ficar marcada kkkkk, vamos com tudo sim, e obrigado pelas suas palavras..

      Bjos

      Excluir
  4. Bruna Danielle Ped 3b3 de maio de 2012 às 11:49

    Depois de tudo que foi escrito pela professora Paula, só tenho a agradecer pela presença do Tiago em nossas vidas apesar de pouco tempo que passou conosco mostrou que é uma pessoa humilde, desposta a aprender e ensinar.
    Boa viagem!
    Que Deus te abençoe nessa nova etapa da sua vida!
    Desejo que você seja muito feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruna... Pode ter certeza que vou lembrar sempre de vocês.

      Bjos

      Excluir
  5. Professor, que essa viagem seja repleta de ralizações e de alegrias, que vc consiga atingir todos seus objetivos e com isso ser uma homem de sucesso.
    Parabém por essa conquista, e aqui nós vamos sentir sua a falta, porém com grande orgulho.
    Boa viagem e não se esqueça de que não importa o que aconteça, vc é muito querido aqui no Brasil por uma frota de alunos admiradores seus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADOOOO Aline, pode ter certeza que levo todos comigo :D

      A turma de vocês foi muito especial, nunca esquecerei viu!!

      Grande bjo e vamos manter contato.

      Excluir
  6. Talita 3ºB Pedagogia3 de maio de 2012 às 13:03

    Talita Moreira 3°B Pedagogia

    Tiago,

    Tudo de maravilhoso nessa nova etapa da sua vida, confie que tudo dará certo, essa batalha não será em vão!!!

    Toda sorte do mundo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Sou grato pelas suas palavras e vamos manter contato,

      Abraços

      Excluir
  7. Dayane Mazieiro 3°B Pedagogia3 de maio de 2012 às 15:21

    Dayane Mazieiro 3°B Pedagogia

    Thiago,

    Que Deus continue iluminando sua vida e abrindo cada vez mais oportunidade pra você crescer...
    Te desejo tudo de bom, felicidades, nessa nova epata da sua vida....
    E nunca esqueça de nós!!!

    :)

    Bjos
    Boa Viagem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dayane.

      Pode ter certeza que nunca esquecerei, já são inesquecíveis viu! Grande bjo e vamos manter contato.

      Excluir
  8. Aline Turquett 3° Pdg B3 de maio de 2012 às 15:32

    Professor, parabéns por essa nova etapa da sua vida, que você consiga realizar todos os seus sonho e objetivos, que Deus guie os seus passos e esteja sempre ao seu lado, tenha uma boa viagem e não se esqueça de nós aqui no Brasil pois não nos esquecermos de você.

    Boa Viagem

    Aline Turquett

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Aline... Com certeza também não vou esquecer de você, manteremos contato. Bjos

      Excluir
  9. CAMILA ROMANOSWKI 3 PED
    PROFESSOR QUE SEUS NOVOS CAMINHOS SEJAM GUIADOS PELA MÃO DE DEUS.
    É ISSO AI PROFESSOR VIDA NOVA!!!!!!!!!!!!
    BOA VIAJEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Vamo que vamo kkkk

      Muito obrigado, Camila (agora já sei falar seu sobrenome russo kkk)

      Vamos manter contato,

      Grande bjo

      Excluir
  10. Boa sorte Tiago, boa viagem!
    Se empenhe nos estudos e em alcançar seus objetivos profissionais e continue levando a diante o conhecimento, mediando a aprendizagem.
    Pense também em você e reflita. Existe em cada dia uma simples e pura alegria de viver.

    Deus te abençõe, boa viajem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Jéssica.

      Com certeza levarei comigo essa alegria de viver.

      Nunca esquecerei vocês.

      Grande bjo

      Excluir
  11. Madalena Adriana 3º "B" Pedagogia3 de maio de 2012 às 15:55

    Madalena 3ºB pedagogia :
    Tiago que Deus te acompanha em todo teu caminho,que seus sonhos se realizem e que você consiga atingir suas metas!

    Boa viagem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Madalena.

      Com certeza lembrarei de você sempre, e não é pq eu vi você lendo o texto kkkkkk (quem estava na sala vai entender), mas pq cada um ficou marcado na lembrança.

      Grande bjo

      Excluir
    2. Obrigado professor!ñ era para ter acontecer isso, fiquei com muita vergonha kkkkk,logo eu, kkk. Tudo vai dar certo, pois nós colhemos o que plantamos, e vc plantou coisas boas, tive pouco tempo de convivência com vc ,mas posso afirmar que vc fez muito pelos seus alunos, por isso terás vitória na sua história.

      Excluir
  12. Aliani teixeira 3º Pedagogia B3 de maio de 2012 às 16:08

    Boa sorte Tiago que Deus abençõe essa nova etapa da sua vida, e você consiga alcançar todos seus objetivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Aliani..

      Desejo um excelente ano letivo pra você, manteremos contato,

      Um abraço

      Excluir
  13. Em tão pouco tempo fazendo parte da nossa turma 3°B Pedagogia, pude perceber a ótima pessoa que você é.

    "Deus não escolhe os capacitados, ele capacita seus escolhidos".

    Vai lá Tiago, essa é sua vez, a Inglaterra te espera. Boa Viagem. E Parabéns por mais uma conquista.

    Thayana Silva Maso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadooooooooooooooooo facebuquiana kkkkk

      Suas palavras são marcantes e calorosas... Agradeço o carinho e vamos manter contato viu (num tal de facebook que vc conhece bem kkk)

      Um bjo

      Excluir
  14. Faça uma boa viajem Professor! Que Deus ti abençõe muito!!!! Se cuida por lá!
    Um beijo de quem lhe deseja muitas felicidades seja onde vc estiver!
    Priscila Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Priscila.

      Desejo um excelente ano para você, e continue estudando, pois logo será uma excelente pedagoga.

      Bjo

      Excluir
  15. Olá,só venho acrescentar as ricas palavras da Paula, e dizer que a rainha te espera de braços abertos assim como nós estaremos até sua volta!!!
    Tenha uma excelente viagem e que Deus te abençoe!
    Jéssica Lima dos Santos 3ºb Pedagogia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Jéssica.

      vocês já são especiais, manteremos contato nesse período... Agradeço imensamente pelas palavras que escreveste.

      Um abraço

      Excluir
  16. Cristiane Buke 3º Pedagogia

    Thiago,
    Espero que seus objetivos sejam alcançados nessa nova etápa, curta muito, passeie, conheça pessoas novas se divirta nunca esquecendo do principal objetivo.

    Beijos boa viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cristiane.

      Serão dias muito proveitosos sim, mas sempre lembrarei de vocês, turminha muito especial

      Grande bjo e obrigado

      Excluir
  17. Boa viagem Tiago!!!!!! Aproveite muuuuuuitooooo curta cada momento, e não esqueça de nós!!!!
    Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que legal ver a Carol por aqui!!!! Parece que voltei no tempo!!! Saudades!!!

      Excluir
    2. Obrigaduuuuuuuuuu Carolzitaaa.. Saudades de você, fiquei feliz em ver seu comentário aqui no blog, como a Paulinha disse, nos fez recordar os velhos e saudosos tempos kkk

      Grande bjo

      Excluir
  18. Que Deus abençõe esta nova etapa de sua vida.
    Faça uma boa viagem e não esqueça de nos um grande Abraço.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, VAnessa

      Com certeza jamais esquecerei de vocês, levo no coração..

      grande bjo

      Excluir
  19. Que Deus te abençõe hoje e sempre, e que seus caminhos seja iluminados pelo divino .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado (não sei quem é, rs ANONIMO)

      Mas sei que é uma pessoa muito especial, afinal, é das turminhas de pedagogia rs.

      Grande bjo

      Excluir
  20. Bom, citando as palavras do Rafael

    "...O que falar quando a melhor das melhores, Paula Pudo, usa de toda sua genialidade, qualidade, coração, carisma e humildade, para nos fazer viajar com tão intensas e verdadeiras palavras? ..."

    Realmente bem dificil falar quando a Paula Pudo já disse tudo não é mesmo?! haha

    só posso lhe desejar uma ótima viajem, que seja inesquecivelmente maravilhosa, casa experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, zenten, assim fico encabulada, rsrs, bjks

      Excluir
    2. Obrigado, Selma... A Paula rasgou literalmente a seda kkkkkk, me deixou emocionado e o carinho de vocês só complementou ainda mais...

      Selma, tenha certeza que a turma ficará no coração, quando retornar visitarei a turminha hehe..

      Vamos manter contato.

      Grande bjo

      Excluir
  21. MUITA SERENIDADE,CONQUISTAS NESSA NOVA ETAPA DA SUA VIDA TIAGO TUDO DE MAIS PERFEITO ,QUE DEUS TE ILUMINE A CADA DIA,PESSOAS PASSAM E DEIXAM SOMENTE COISAS BOAS E VC DEIXOU MUITO PRA GENTE !!!
    MUITA ENERGIA POSITIVA PRA VC TIAGO .

    DAYZUNAI CASSIANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigaduuuuuuuu Dayzunai..

      Energia positiva sempre hehe...

      Grande bjo e vamos manter contato

      Excluir
  22. Que Deus te abençõe hoje e sempre, e que seus caminhos seja iluminados pelo divino .


    MARIA REGINA 3 PEDAGOIGA A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Maria.

      Amém, que Deus posso estar sempre conosco.

      Abraços

      Excluir
  23. Verônica Ap. S. Souza3 de maio de 2012 às 17:34

    Tiago desejo a você toda felicidade do mundo, que do outro lado do mundo você possa realizar todos os seus sonhos mais desejados. Que seja uma boa viagem, para adquirir grandes experiências, seja sempre essa pessoa humilde, esforçado, e cheia de vontade para conquistar seus objetivos. Enfim boa viagem!!! Seja feliz.
    Grandes beijos, da sua aluna e vizinha Verônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Veronica..

      Tenha certeza que lembrarei sempre de vocês, são especiais e carregarei no coração.

      Hasta luego e muchas gracias :D

      Excluir
  24. Boa viagem aproveite cada minuto de sua estadia pois passa rapido,que os bons ventos que te acompanhem te traga de volta! Sentiremos saudades professor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, a Kely no pedaço de novo!!! bjs

      Excluir
    2. Obrigadoooo.. Que felicidade ler suas palavras, Kely.. Fazia tempo que não via seu nome aqui no blog kkkk

      Grande bjo e obrigado pelo carinho

      Excluir
  25. Agora sim, no post certo...

    A Professora Paula já falou tudo, e usou um termo que eu adorava usar para me referir ao Tiago, ainda que em brincadeiras sem maldade alguma, devido a um erro do face, mas isso é uma outra história, né, rapaz HUMILDE e boa praça?!

    Por mais que a minha convivência com o Tiago tenha sido pouca, ou quase nenhuma, pude receber amostras de sua luminosidade como ser humano... Certamente isto é uma das coisas que um profissional da Educação precisa. Espero que a Rainha seja HUMILDE o bastante para curvar-se diante de um professor, como fazem lá no Japão... rsrsrsrs :P

    Que todas as coisas boas possíveis e impossíveis estejam na sua mala para a Inglaterra, porque com esta sua mala, este será somente o seu primeiro "pulo" para longe e muitos outros virão, pode ter certeza...

    Como vc vai para a terra da Rainha, e de lá, vêm os celtas, objetos de minha admiração desde muy jovem, uns versinhos que eu copiei (pq eu sou péssima em poemas, e tudo que não seja prosa e prosear... rsrsrs):

    PRECE IRLANDESA

    “Que a estrada se abra à sua frente,
    Que o vento sopre levemente às suas costas,
    Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
    Que a chuva caia de mansinho em seus campos...
    E, até que nos encontremos de novo,
    Que a vida lhe guarde na palma de Suas mãos.”

    É meio gay, mas é sincero, e HUMILDE!!! ^^

    Abraços,
    Agatha.

    PS: Quero um mapa do metrô de Londres, qdo vc voltar, te explico pra quê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca, Agatha, chorei de novo!!! Que lindooooo!! Bom te ver aqui no nosso blog novamente!!!! Saudades, bjs

      Excluir
    2. Sem palavras :O

      Agathaa, o que vou dizer pra você? me deixou sem palavras... quando lemos coisas assim (escritas com carinho e amizade) nos faz perceber como temos amigos verdadeiros... Mesmo quando era aluno de letras já frequentava sua turma, sempre me divertia com vc, que afinal é uma verdadeira doutora (ajeite os óculos para dar mais realidade rsrs)... Estarei na terra dos celtas e de muitos vikings... Lembrarei de você quando ver a planície verde e os montes brandos... Você é especial, pois fez parte de duas das principais fases da minha vida, quando eu estudava e depois como professor assistente..

      Trarei o mapa do metro de London, mas fiquei curioso para que vc o quer kkkkkkk...

      Um grande bjo, minha amiga e vamos se falando pelo facebook :D

      Excluir
  26. E aqui estou eu, prestes a mandara uma humilde mensagem para uma pessoa que apesar de por pouco tempo ter convivido, digo que foi e será de grande importância, pois como a nossa mestra mesma disse, ele usou de toda a sua humildade para passar aos alunos o que sabia, e estava sempre disposto a tirar uma duvida, qualquer que fosse, e por obra do destino, descobri que você já conhecia a minha irmã, e segundo o que ela mesma me relatou, você continua a mesma pessoa, adorável como sempre.
    Claro que o Brasil estará mais triste sem a sua presença, mas estamos aqui na torcida de que seja a melhor viagem que possa fazer, e que volte logo para nos alegrar com sua presença.
    um super beijo...
    Boa viagem Thiago di Moura
    e nunca se esqueça, precisando estaremos aqui dispostos a te ajudar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa..

      Que bom ver seu comentário viu!! Assim como sua irmã, você ficou no coração, sempre lembrarei de você... Simpatia é de familia kkk, sua irmã é uma grande amiga, fez parte de uma época boa da vida, quando éramos guarda mirim rs..

      Grande bjo e obrigado (vamos manter contato viu)

      Excluir
  27. Tiago, meu querido, faça uma boa viagem, aproveite muuuito todos os momentos e que Deus ilumine sempre o seu caminho!!!

    Com carinho

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  28. Cristiane souza dos Santos pedag 3A7 de maio de 2012 às 12:54

    Professor Tiago faça desse momento uma grande historia.Que Deus lhe proteja por onde você for,te iluminando e guiando pelo caminho do bem.Nunca esqueça de sua origem ,humildade essa e a palavra de carinho e afeto para uma pessoa muito especial como você,nunca se esqueça daqueles que um dia fizeram parte de sua vida.Seja muito feliz.

    ResponderExcluir
  29. TAYZA RHETUGYA RGM;5728 3°PEDAGOGIA MATUTINO

    O mundo está na era da tecnologia, se não nos adaptarmos a esses meios tecnologicos ficaremos parados no tempo.O computador é algo maravilhoso que podemos utilizar nas escolas,fazendo com que as crianças vá buscar seus próprios conhecimentos.

    ResponderExcluir