quarta-feira, 18 de maio de 2011

Descaso do governo obriga professores e alunos das Etecs e Fatecs a aderir a movimento grevista

http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/professores-das-etecs-e-fatecs-rejeitam-aumento-e-mantem-greve-20110513.html


À cada eleição vemos os políticos utilizarem dados e estatísticas sobre alguns parcos resultados positivos na área da educação para se beneficiarem nas urnas, no entanto, basta passar a farra do período eleitoral para que suas máscaras caiam rapidamente e mostrem suas verdadeiras intenções. A notícia acima diz respeito à decisão de professores e alunos das Fatecs e Etecs de aderir ao movimento grevista, uma vez que o governo faz piadas de mau gosto com os profissionais extremamente qualificados do estado mais rico da nação ao oferecer apenas 11% de reajuste salarial em anos e anos de pasmaceira. Inflação subindo, cidadãos sendo assaltados em postos de gasolina cada vez que tem que abastecer seus carros, preços cada vez mais caros da cesta básica, e o salário dos educadores altamente qualificados é a única coisa congelada nesse contexto...

..proteste, indigne-se e, se concordar, passe adiante...

32 comentários:

  1. Sinceramente querida Paula, acho que estamos perdidos mesmo. Estamos em um barco sem fundos. As coisas estão cada vez piores. E fico vendo investimentos que não condizem com nada. Que não irão levar o jovem a lugar nenhum. Enquanto aquele professor que se qualifica, que busca algo melhor para si e para aqueles que eles estão ensinando, não tem um pingo de valorização. Ah fala sério..Sinceramente, quanto mais eu entendo de política mais eu prefiro a Bicicleta..

    aloha

    ResponderExcluir
  2. prof.daniel@msn.com18 de maio de 2011 às 16:31

    Professora, eu tenho que compartilhar o meu "case".
    Após, me formar (Administração) em Dez/10 na UNISUZ, comecei a procurar a melhor maneira de ingressar na carreira acadêmica.

    Há dois meses eu iniciei no ETEC de Itaquera e de SUZANO. E agora quem sabe realizar um dos meus sonhos.

    Lá encontrei excelentes profissionais e super dedicados. Fico pensando, como é que uma empresa (governo) que tem nas mãos profissionais tão dedicados paga tão pouco...

    Acredito que somente após termos eleitos que realmente se importem é que poderemos repensar em educação. Quem sabe agora o JN não mexe um pouco com as reportagens em escolas pelo Brasil...

    ResponderExcluir
  3. Angela(5127) 1A Pedagogia
    Nossa realidade infelizmente é um absurdo. O descaso com a educação e com os professores é um problema tão presente que acredito que a cada dia mais pessoas desistiram da profissão.

    A ETEC proporciona aos alunos uma grande oportunidade para que eles tenham uma profissão, porem é muito difícil para um professor ter tanta responsabilidade em suas mãos e não ser bem recompensado e valorizado por isso.

    Por mais que a greve atrase as aulas, eu concordo plenamente com a decisão dos professores, eles devem sim lutar pela sua valorização.

    ResponderExcluir
  4. realmente é triste ver tanto descaso por parte de nossos governantes que em época eleitoral ao pedirem voto PARA SE ELEGEREM parecem uns cordeiros , donos da verdade e salvadores da pátria, quando eleitos esquecem seus projetos e promessas que tanto falaram durante campanha eleitoral talvez por terem algum tipo de amnésia pós eleição, se nós professores não nos unirmos para reivindicarmos nossos direitos quem o fará?afinal todos os cidadãos e até mesmo os políticos um dia passaram pela competência de um PROFESSOR.

    ResponderExcluir
  5. concordo com o professor Daniel,realmente temos excelentes e competentes professores recebendo esse vergonhoso salário, pena que em nosso país os governantes não se preocupam com o que teria que ser primordial A EDUCAÇÃO E SAÚDE

    ResponderExcluir
  6. suellen h n moretti 495820 de maio de 2011 às 14:30

    É ridiculo esse discasso do governo com os professores, impressinante como tudo aumenta menos os salarios de bons profissionais, eu estudei tecnico na ETec e sei como os profissionais do centro paula souza são bons , mas infelismente so os governantes nao veem isso.

    ResponderExcluir
  7. è muito lastimavel os politicos fazem a grande propaganda antes da politica ,ajudam todo mundo, são companheiros e amigos depois de se elegerem faz o que esta falando o texto acima faz piada com a profissão dos professores , penso que essa profissão tem ser respeitada e bem remunerada é um abisurdo a educação esta do geito que esta as pessoas não tendo segurança nas ruas mais isso é até a politica porque quando for epoca de votação eles mascaram tudo.


    JaCQUELINE ALVARENGA rgm: 3742

    ResponderExcluir
  8. Promessas são características principais de candidatos em eleições e nós brasileiros na maioria das vezes nos iludimos com esse tipo fala. E na verdade quem sofre mais com tudo isso é a população.
    Sabemos que hoje em dia o profissional da área da educação não é valorizado, e 11% é uma piada perto do que os bons profissionais têm feito pela melhoria da educação no Brasil. Devemos pensar também que se hoje a educação brasileira esta desta forma sendo mal visto lá fora o principal culpado é o governo que não valoriza os nossos professores.
    As FATECS e as ETECS eram para ser modelo de desenvolvimento no Brasil qualificando nossos jovens para o mercado de trabalho e hoje se transformaram em mais uma polemica, na qual o principal objetivo é conquistar a valorização do profissional qualificado.

    VANESSA GONÇALVES RGM: 5165

    ResponderExcluir
  9. Juliane Liberati 3859 5° pedagogia
    Em cada eleição é sempre a mesma, os politicos sempre prometendo alguma coisa, deixando todos com esprerança de melhoria na educação, saude e etc., mas quando ganha as nossas expctativas vão por agua abaixo, pois as promesas numca sai do papel, as melhorias que acotecem são para eles mesmos, por exemplo o aumento de salario e entre outras coisas mais.
    Mas quando diz respeito o povo , a resposta é vamos ver, vamos votar e assim vai.
    Mas quem sabe um dia isso muda, mas mudar para melhor.

    ResponderExcluir
  10. JACQUELINE ALVARENGA rgm: 374223 de maio de 2011 às 11:15

    concordo com a neiva belan, realmente os políticos depois de eleitos esquecem o que prometeram só pensam em ganhar com promessas em vão, como eles querem que os professores transformem o país com esse salário ridículo e vergonhoso, eles com certeza não sobreviveriam com esse vergonhoso e ridículo salário, para concertar a educação tem que começar com salários dignos aos PROFESSORES.

    ResponderExcluir
  11. Neiva Belan-5ªped-386323 de maio de 2011 às 11:26

    concordo com a jacqueline alvarenga, realmente os políticos são mascarados, depois de eleitos essas mascaras tende a cair, esquecem com muita facilidade suas promessas, apoio a greve desses profissionais e respeito à decisão de professores e alunos das Fatecs e Etecs de aderir ao movimento grevista é um absurdo o governo conceder reajuste salarial de apenas 11% aos professores que tanto fazem para nosso País.

    ResponderExcluir
  12. Juliana C.F Nunes-1°pedg rgm:542626 de maio de 2011 às 11:37

    Os problemas que vêm acontecendo com a educação na cidade de São Paulo não é mais novidade, pois vários políticos sem nenhuma consciência social prometem mundos e fundos para os eleitores, e sempre conseguem o que querem, ou seja, o seu próprio proveito.
    Esta polêmica envolvendo os professores só mostra como a educação do país anda de mal a pior, sendo apresentados vários casos envolvendo o descaso na educação tanto no colegial como no ensino superior, não havendo soluções.

    ResponderExcluir
  13. Falar que a educação no país está melhorando é muito fácil,principalmente em época de eleição, quando os ânimos se voltam para outros problemas como - saúde, segurança e habitação, mas o povo se esquece que o maior problema no país, é justamente o descaso com o sistema educacional, que está falido, com professores ganhando um salário ridículo, que faz com que muitos deles abandonem a profissão. Por isso eu apóio a greve, que infelizmente ainda é a melhor forma de reivindicação dos direitos do cidadão.

    ResponderExcluir
  14. Falar que a educação no país está melhorando é muito fácil,principalmente em época de eleição, quando os ânimos se voltam para outros problemas como - saúde, segurança e habitação, mas o povo se esquece que o maior problema no país, é justamente o descaso com o sistema educacional, que está falido, com professores ganhando um salário ridículo, que faz com que muitos deles abandonem a profissão. Por isso eu apóio a greve, que infelizmente ainda é a melhor forma de reivindicação dos direitos do cidadão.

    ResponderExcluir
  15. eliana rgm 4998 1A

    Sabemos do descaso que é tratada a educação no nosso País,mas agora mais do que nunca, como futuras pedagogas devemos conscientizar nossas crianças para um futuro prospero.Não dá para se conformar com o jeitinho brasileiro,na educação não né,a consciêntização tem que partir de algun lugar,então que seja nós.

    ResponderExcluir
  16. Carla A. Petrecone RGM:18632 de junho de 2011 às 08:00

    É muito triste ver que a Educação neste país esta cada vez pior, onde infelizmente professores acabam aderindo a greve por falta de opçao, por este ser o último recurso que se tem a recorrer. A Educação precisa ser vista como prioridade, pois sem ela não tem como existir "cidadãos cosmopolitanos", que tanto é usado esse termo hoje em dia pelos autores.....

    ResponderExcluir
  17. Carla A. Petrecone RGM:18632 de junho de 2011 às 08:07

    Concordo com o Rafael quando ele diz "Enquanto aquele professor que se qualifica, que busca algo melhor para si e para aqueles que eles estão ensinando, não tem um pingo de valorização".... pode se observar que a educação é vista com muito descaso pelos nossos governanntes, por ganhar muito pouco, o professor precisa na maioria das vezes dobrar ou até duplicar sua jornada, com isso ele fica estressado,cansado, sem tempo de preparar sua aula e até mesmo de se atualizar e melhorar sua formação.....

    ResponderExcluir
  18. observação/ errata:o professor precisa na maioria das vezes dobrar ou até "TRIPLICAR" sua jornada....

    ResponderExcluir
  19. Só de ler os comentários de todos vocês, pessoas conscientes e maduras, vejo que ainda vale a pena continuar batalhando na área da Educação, afinal, é isso que tenho feito há 16 anos, que por sinal, tem sido sempre preenchidos por momentos felizes. Mas acima de qualquer coisa, percebo que continuar trabalhando com afinco na formação reflexiva dos professores ainda na universidade é o que fará a diferença, somente os educadores que tiverem dimensão de sua importância para a evolução deste país é que serão capazes de mudar esta realidade.

    ResponderExcluir
  20. JULIANE LIBERATI 3859 5° PEDAGOGIA
    Concordo com a Carla Petrecone, pois a educação tem que ser vista com outos olhos, se o professor esta fazendo greve é por um motivo, e tem que ser revisto esse motivo.
    A Carla disse tudo professor ter um salario bom ele tem que dobrar sua jornada de trabalho

    ResponderExcluir
  21. Pois é, Carla e Juliane, acho riquíssimo que vocês estejam participando desse debate com pontos de vistas tão lúcidos e maduros sobre a triste realidade da educação no nosso país. Essa condição para o professor ser bem remunerado, ou seja, triplicar sua jornada de trabalho, tem sido o plano maquiavélico dos governantes do nosso país há tempos, pois é a receita infalível para o fracasso da educação: se um professor precisa trabalhar mais de 40 horas semanais nas escolas, supõem-se que em casa trabalhará pelo menos mais umas 30 horas, corrigindo trabalhos e preparando aulas. Com isso, não lhe sobrará tempo de descanso, de lazer com a família, muito menos tempo e dinheiro para fazer cursos de atualização e pós, ou mesmo comprar livros. Portanto, enquanto a realidade continuar assim, a educação também não mudará...lamentável!

    ResponderExcluir
  22. Estamos vivendo e vendo essa realidade que minhas amigas acima citaram, na sala de aula com professores sem paciência com aluno, disperso da realidade que vive, afinal de conta quando o professor tem que dobrar dobra - se também as correções de trabalhos e preparações de aula, e avida do professor onde fica,sua família, seu lazer. Fabiana 6º ped
    o salário do professor deveria ser baseado no salário de médicos, juizes, advogados, pois ambos tem a mesma responsabilidade, lembrando que todos eles passaram por vários professores até se profissionalizar.

    ResponderExcluir
  23. realmente é uma falta de respeito por parte dos governantes para com os profissionais da educação, tão importantes para o desenvolvimento intelectual e educacional de todos

    ResponderExcluir
  24. concordo com a Neiva, realmente é triste ver tanto descaso por parte de nossos governantes para com os professores quando eleitos esquecem seus projetos e promessas que tanto falaram durante campanha eleitoral e que os políticos um dia passaram pela competência de um PROFESSOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente Irislene os professores são obrigados a aderir a greve, pois os governantes tratam os professores como sub-profissionais pagando pouco, sendo assim só resta ao professor lutar por um salário digno e uma educação de qualidade.
      VANESSA BATISTA RGM: 4438

      Excluir
  25. Concordo com a Irislene é muita falta de respeito com os professores por parte dos governantes,pagando esses salários vergonhosos, como se eles sobreviveriam com o mesmo.

    ResponderExcluir
  26. Concordo com a Irislene, realmente é uma falta de respeito por parte dos nossos governantes para com os professores, pagando esses salários vergonhosos e acham que fazem muito, cobrando dos profissionais o salvamento da pátria.

    ResponderExcluir
  27. Neiva Belan-3863 disse...
    Concordo com a Irislene realmente é muito triste a falta de respeito por parte dos nossos governantes para com os professores que tanto fazem por nosso País.

    ResponderExcluir
  28. concordo com a irislene, realmente é muito triste a falta de respeito por parte de nossos governantes para com os profissionais da educação.

    ResponderExcluir
  29. concordo com a neiva com a irislene professor deveria ser um dos profissionais mais bem pagos no mundo , pois nenhum profissional passa por qualquer ensino sem antes passar por um professor.IVONETE DOS SANTOS RGM:3490

    ResponderExcluir
  30. completando o que eu disse, os professores deveria ser o profissional mais bem pago no mundo, pois todos nós fomos alfabetizados em uma sala de aula, que são poucos os pais que tem paciência para ensinar seu filho a ler e a escrever. Muitas vezes não é por falta de vontade e sim por falta de tempo mesmo. Com a correria do dia-a-dia, deixam essa tarefa para os professores, que-o execultam com o maior prazer.

    ResponderExcluir
  31. concordo com a ivonete são poucos os pais que tem paciência ou tempo disponível para ajudar seu filho. deixam essa responsabilidade para o professor, pois realmente somos responsáveis pelo processo de alfabetização dos aluno. Por isso deveriamos ser reconhecidos.

    ResponderExcluir