sexta-feira, 29 de abril de 2011

AULA DO 3º PEDAGOGIA - REDES SOCIAIS E EDUCAÇÃO - 30/04/11

LEIA O ARTIGO A SEGUIR E COMENTE COM SEUS COLEGAS:



 REDES SOCIAIS E EDUCAÇÃO CONSTRUINDO JUNTAS O FUTURO

As redes sociais da Internet estão cada vez mais presentes no dia-a-dia de alunos, professores e das pessoas em geral. No entanto, essas ferramentas ainda são muito pouco exploradas em sala de aula. Muitas vezes o acesso a esse tipo de recurso é vetado nas escolas, em função do “medo” de que o aluno se interesse por assuntos que não estejam diretamente ligados ao conteúdo pedagógico.

Para Vanessa Bohn, mestranda da Faculdade de Letras da UFMG e professora de inglês do Colégio Militar de Belo Horizonte, sobre o uso de recursos da web 2.0 nas aulas de língua inglesa, essa preocupação das escolas não procede. “Atualmente é quase impossível não associarmos tecnologia à Educação. Nossos filhos pertencem à geração Web ou WWW, já nasceram contextualizados com a Internet, download, celular, aparelhos de MP3, vídeo-games, entre outros recursos tecnológicos. Dessa forma fica mais fácil para os professores utilizarem essas novas tecnologias na Educação”.
Vanessa acrescenta que um dos maiores obstáculos para a utilização de novas tecnologias na Educação está justamente na resistência dos professores. “Sabemos que tem professor que não se adapta quando o assunto é tecnologia. Mas isso, a meu ver, tem mudado graças aos fóruns de discussão, blogs e congressos sobre o uso das Tecnologias da Informação”.
A historiadora e Doutora em Educação Lilian Starobinas, também defende uma maior proximidade dos professores com as novas tecnologias disponíveis. “A melhor forma do professor se preparar é começar a lidar com essa variedade de recursos. Se ele tornar-se usuário da Internet em sua vida pessoal e profissional, participar de fóruns com outros colegas, pesquisar blogs que relatem experiências e teçam reflexões, em breve se sentirá em condições de ter suas próprias iniciativas”.

Já o professor de Física e blogueiro Sérgio Lima acredita que essas novas tecnologias devem funcionar como “catalisadores da reinvenção da escola”. “Elas não são a tábua de salvação da Educação, mas também não devem ser evitadas a todo custo pelos educadores”, ressalta.

Segundo ele, numa sociedade em que tudo muda muito rápido, todos os profissionais, e não seria diferente para os professores, devem ficar atentos à sua própria formação para sondar as novas tecnologias, filtrar as ferramentas que não acrescentam mudanças positivas nas práticas educativas e se apropriar daquelas que podem catalisar uma nova escola, adequada à Era da Informação e do Conhecimento.

Sobre a utilização das redes sociais pelos professores, Vanessa Bohn destaca que elas podem favorecer o ensino e ampliar o que é aprendido em sala de aula. Dentro das redes sociais a palavra chave é colaboração. Dessa forma, professores e alunos assumem o papel de colaboradores para a troca de conhecimento. 


“Um aspecto positivo é a participação ativa dos alunos na construção de sua própria aprendizagem e colaborando com os seus pares. O uso das redes sociais pode ser feito na própria escola, caso exista um laboratório de informática, nas lan houses ou na casa dos alunos. Se eu fosse trabalhar redes sociais com meus alunos e tivesse de escolher entre o Orkut e a rede Ning, eu escolho o Ning pelo fato dela ter mais características de um ambiente virtual de aprendizagem com mais recursos de interação”, explica a professora de inglês.

Já para a jornalista, professora e Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Raquel Recuero, não existe uma fórmula pronta para se trabalhar o conceito de redes sociais em sala de aula. 

“Acho que não há fórmula pronta. A rede é um espaço social e, como todo o espaço social, é também um espaço de Educação e aprendizado. Acho que cabe aos professores explorarem essas potencialidades com criatividade, procurando entender como seus alunos utilizam essas ferramentas e, a partir desse uso, inserir-se no processo e propor atividades que também estejam inseridas. A rede é um meio, nunca um fim”, analisa Raquel.


60 comentários:

  1. O texto acima nos mostra que as redes sociais hoje é uma realidade.....estamos cada vez mais ligados nessa "teia", o professor tem por obrigação usar essa nova ou melhor não tão nova, mas devastadora utilidade sem medo, e preconceito, fazendo com que os alunos tenham uma visão aberta mas responsavel sobre as redes sociais onde se conhece o mundo sem sair do lugar.
    rgm 4851

    ResponderExcluir
  2. O texto acima trata as redes sociais como uma ferramenta importante para ser trabalhada em sala de aula, porém os professores ainda sentem receio ao aplicar este conteúdo com as crianças e jovens, acreditando que o aluno pode desviar sua atenção e se desvincular da parte pedagógica.
    Porém, a geração de hoje necessita de tecnologia, pois o mundo está diretamente ligado a ela, e o uso de sites e redes sociais devem conter no currículo do professor. O Professor assim deve se atualizar e fazer desta tecnologia uma ferramenta para suas aulas.
    Danielle 4616 3°ped b

    ResponderExcluir
  3. Acredito estarmos vivendo um periodo de mutação social, onde naturalmente as redes sociais ditam o os movimentos de massa, é inevitavel todos os professores atuantes devem acompanhar o desenvolvimento pleno do aluno, portanto deve estar plugado a ele de modo a poder propor desafios e descobertas, dando a ele condições de desafiar o mundo sem sair de sua casa.

    ResponderExcluir
  4. Na atualidade nossos alunos estão muito ligados a tecnologia cabe a nós professores colocá-la em nosso cotidiano escolar,buscando mostrar para o aluno formas saudáveis para seu uso.
    Concordo com a professora e Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Raquel Recuero,que não existe uma fórmula pronta para se trabalhar o conceito de redes sociais em sala de aula e que o professor deve ter criatividade para usá-la.
    O professor deve também estar aberto a aprender com os alunos Já que na atualidade nossos alunos estão mais ligados no ciberespaço do que seus próprios professores.

    ResponderExcluir
  5. KELY KOBA RGM:41267 de maio de 2011 às 05:21

    o TEXTO ACIMA TRATA DE UM ASSUNTO QUE VEM SENDO MUITO DISCUTIDO,TRABALHAR A INFORMATICA EM SALA DE AULA ,COMO? OS PROFESSORES NAO SE SENTEM PREPARADOS PARA TAL UMA VEZ QUE NAO SE ATUALIZAM NAO VISITAM BLOGS,SALAS DE DEBATES,LUGARES ONDE O ALUNO SE SENTE TOTALMENTE AVONTADE POR FAZER PARTE DESTE UNIVERSO,PRECISAMOS CUIDAR DE NOSSA FORMAÇAO NOS ANTENAR A NOVIDADES PARA AO CHEGAR EM SALA DE AULA PREPARADOS PARA ESTA REALIDADE A INFORTMATICA NA EDUCAÇAO.

    ResponderExcluir
  6. RITA DE CÁSSIA PEDROSO RGM 45657 de maio de 2011 às 05:25

    As redes sociais são itens obrigatórios para grande parte dos jovens hoje, por isso trazer para sala de aula é de grande importância. A ferramenta é uma linguagem jovem e divertida onde o aluno tem maior motivação para aprender. Com essas ferramentas o aluno tambem tem a pratica de aprender a aprender , pois eles conseguem discutindo entre si transmitir e rebeber conhecimentos infinitos.

    ResponderExcluir
  7. Vejo que o texto acima mostra um novo conceito de professor "o colaborador", porém a educação brasileira ainda está gatinhando na mudança de tradicionalismo para um professor mediador no método construtivista. Acredito que em mais alguns anos pode ser possível assimilar todas estas mudanças, porém hoje essas novidades trazem receios a alunos, professores e a todos que utilizam destas ferramentas...

    ResponderExcluir
  8. Denise - RGM 1088 - 3º B Ped.7 de maio de 2011 às 05:29

    As redes sociais, já faz parte da vida de muitas pessoas em suas casas ou trabalho, e conforme o texto acima está começando a fazer parte do curriculo escolar,o que é fundamental, afinal esta ferramenta é algo que veio para ficar... Cabe ao professor se adequar e usar a tecnologia a seu favor para facilitar o seu dia-a-dia e proporcionar ao aluno esta oportunidade de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  9. Como tudo na vida a internet tem seu lado negativo e seu lado positivo, no texto acima vimos os dois pontos, não podemos negar a importância da informatização nos dias de hoje, onde desde o nascimento já estamos conectados, afinal conseguimos ver o recém nascido ainda na maternidade atraves do site do hospital,por exemplo.
    Não há como negar o inevitável, a evolução tecnológica não vai parar, muito pelo contrário, evoluirá cada dia mais rapidamente. Neste momento seria apropriado usar a frase de nossas avós: " O que não tem remédio, remediado está", se não podemos barrar o avanço então nos adaptemos!
    Obviamente com cautela e responsabilidade conseguiremos usar toda a tecnologia a nosso favor, até porque não é só a internet pode ser perigosa se mal usada.
    Na educação é imprescindível o uso das redes como ferramenta, uma vez que isso tudo já faz parte do universo da criança, cabe ao professor estar atualizado para guiar o aluno da melhor maneira.
    Andrea D Barbosa rgm: 4763

    ResponderExcluir
  10. a tecnologia já faz parte do nosso cotidiano,e as crianças de hoje já estão bastante interessadas nesse assunto,acredito que os professores devem se atualizar para poder ajudar o aluno a usar a internet da melhor maneira.

    ResponderExcluir
  11. o assunto tratado no texto acima fala sobre as redes sociais e tecnologias utilizadas na sala de aula, pois ainda os professores apresentam um certo medo e preconceito em implatar isto em sua aula.Mas este tabú deve ser quebrado e a inclusão dessas ferramentas devem ser constantes no currilo do professor, por que as novas gerações necessitam desta interação e também tornam as aulas mais proveitosas.
    Simara RGM 4620 3° Pedagogia B

    ResponderExcluir
  12. A SOCIEDADE ATUAL ESTÁ MERGULHADA E TECNOLOGIA, DESSE MODO É NECESSARIO A INTERAÇÃO COM A TECNOLOGIA PARA INTERAGIR COM A SOCIEDADE.
    NA EDUCAÇÃO NÃO É DIFERENTE O ALUNO QUE NASCE EM MEIO A ESSE TURBILHÃO DE INFORMAÇÕES PRECISA PARTICIPAR DA CONSTRUÇÃO DE SUA PRÓPRIO CONHECIMENTO, E A INTERNET APROCIMA O EDUCANDO DO MUNDO SEM SAÍR DA SALA.

    ResponderExcluir
  13. O texto trata de uma ferramenta importantissima para os professores trabalharem com seus alunos,as redes sociais e uma ferramenta para o ensino/aprendizagem em sala de aula pois os professores devem explorar esse recurso e levar o seus alunos a motivação desse desenvolvimento tecnologico.
    Andreia 4687 3°ped b

    ResponderExcluir
  14. Os professores tem uma resistência a tudo o que é novo, criam mil e uma barreiras para não aplicar o novo em sua vida.
    Temos professores na Educação que não possuem conhecimento de informática (são despreparados) ou aqueles que possuem pouco conheciemnto, mas é inseguro em aplicar a tecnologia em suas aulas, por medo do aluno saber mais que ele.
    Os alunos de hoje ficam muito tempo em contato com as tecnologias (video-game, computador, televisão, celular). Não dá para fingir que as crianças são uma caixinha vazia, onde depositamos o conhecimento passado pelos professores. Nos tempos de hoje a criança vem com uma bagagem muito rica. E para dar conta de ensinar coisas novas para elas sem anular o que ela já traz, os professores devem estar constantemente em capacitação.

    ResponderExcluir
  15. Como não existe uma formula pronta para trabalharmos o conceito de redes sociais em sala de aula, levando em conta que elas podem favorecer o ensino e ampliar o conhecimento dos alunos. Nós professores devemos tomar muito cuidado para que os alunos não percam, nem mesmo desvie a sua atenção.
    Por outro lado a formação do professor é de suma importância para ampliar o conhecimento do aluno, e até mesmo apresentar as redes sociais para os que ainda não a conhecem. Lembrando sempre utilizar com consciência, para agregar conhecimento.

    ResponderExcluir
  16. Michele 2148 3° Pedagogia B7 de maio de 2011 às 05:39

    As redes sociais são fundamentais para obter informações com maior facilidade. Os professores devem instigar o interesse de seus alunos para que os mesmos procurem obter novos conhecimentos. É importante também que esta ferramenta seja utilizada com responsabilidade.

    ResponderExcluir
  17. Cristiane RGM:44197 de maio de 2011 às 05:40

    A rede é um espaço social e,como um espaço social, é também um espaço educacional ,devemos usar esse espaço a favor da educação já que podemos aprender sem sair do lugar.
    As próprias crianças já tem essa facilidade de mexer em tecnologias, já nasceram sabendo mexer agora só falta perder o medo de aplicar em sala de aula ou a escola ter esses recursos.

    ResponderExcluir
  18. As crianças esão cada vez se interagindo através da internet. O professor deve estar atualizado a todo momento com o uso da tecnologia e redes socias,pois o aluno espera muito do professor, que é o espelho dentro da sala de aula.

    Márcia Rgm 4481

    ResponderExcluir
  19. Quando se fala de tecnologia é algo que poucas pessoas têm acesso, principalmente nas escolas, pois alguns professores ainda tem medo de levar seus alunos a sala de informática, na maioria das vezes o aluno vai a sala de informática somente para mexer em outros assuntos que não seja de interesse escolar.
    Na realidade de hoje o professor deve está preparado para a nova realidade tecnologica e assim se atualizar e aprimorar as suas aulas fazendo que o aluno tenha essa variedade de recursos.

    ResponderExcluir
  20. nos dias de hoje pode-se afirmar que a tecnolgia esta muito mais presente na vida das pessoas porem ainda existem muita carencia desses espaços nos ambiemtes educacionais sem cotar com outro agravante, que alguns educadores ainda não possuem habilidades suficienrtes tanto em questoes tecnologicas quanto em conduzir essas aulas de forma produtiva. Mr. Fabricio Vitalicio
    mas sem duvida a ultilização desses espaços é muito enriquecedor não só na vida dos alunos e professores como tambem de todas as pessoas

    ResponderExcluir
  21. nos dias de hoje pode-se afirmar que a tecnolgia esta muito mais presente na vida das pessoas porem ainda existem muita carencia desses espaços nos ambiemtes educacionais sem cotar com outro agravante, que alguns educadores ainda não possuem habilidades suficienrtes tanto em questoes tecnologicas quanto em conduzir essas aulas de forma produtiva. Mr. Fabricio Vitalicio
    mas sem duvida a ultilização desses espaços é muito enriquecedor não só na vida dos alunos e professores como tambem de todas as pessoas

    ResponderExcluir
  22. cintia nomura rgm 41507 de maio de 2011 às 06:36

    O que acontece é uma violencia simbolica nas escolas pois ficam varios computadores em salas fechadas e os alunos ficam sem o conhecimento,pois encontra-se varios professores que por não saber lidar com a informatização privam seus alunos do conhecimento.

    ResponderExcluir
  23. Raysa Estevão 4291 3°ped A7 de maio de 2011 às 06:52

    Hoje as redes sociais são indispensáveis em nossas vidas, no qual as tecnologias podem ser utilizadas de forma positivas ou negativas. Na educação, é preciso que o professor ofereça a oportunidade dos alunos usarem essa tecnologia, o que não acontece, pois muitas escolas não possibilitam que os alunos tenham esse acesso. Diante esse universo de tecnologia, é preciso que os alunos tenham mais contato com as redes sociais e fazer uso dos computadores dentro do ambiente escolar.

    ResponderExcluir
  24. TAMIRIS BRUNA RGM:42857 de maio de 2011 às 06:54

    TAMIRIS BRUNA RGM:4285

    O mundo evoluiu e esta evoluindo grademente na questão tecnologia com isso vemos que a internete e todos e os seus meios são indispensaveis para a nossa vida com mais evidencia nos estudos.
    Mas temos que tomar cuidado para não viver somente no mundo virtual esquecendo assim do contato fisíco, por isso devemos medir e dividir o tempo para estar no mundo virtual e vivenciar o que estudamos e assim enriquecer nosso conhecimento e tornalo completo e saudavel.

    ResponderExcluir
  25. Acredito que hoje em dia há um certo preconceito em relação às redes sociais.Muitos professores acreditam que as mesmas servem somente para quem não tem mais o que fazer da vida.Muitos alunos passam horas em redes sociais deixando o estudo de lado. Na verdade esses professores mal percebem a importância que as mesmas possuem no papel da educação.
    Houve-se falar muito sobre aprendizagem significativa. Utilizar as redes sociais como parte do processo de aprendizagem torna possivel uma aula muito mais interessante, ligada ao cotidiano do aluno.
    Uma forma de acabar com esse preconceito e com o mau uso das redes socias é trazê-la para a educação e mostrar como a mesma pode ser usada positivamente, ajudando na aprendizagem e despertando no aluno um interesse de pesquisar, de estudar, de buscar novos conhecimentos por meios mais interessantes .

    ResponderExcluir
  26. Acredito que a interação do professor com as novas tecnologias é de suma importância, pois assim pode-se preparar aulas mais dinâmicas e interessantes, não se pode ignorar o envolvimento que os estudantes têm com as redes sociais, cabe ao professor tentar interligar o conteúdo a elas, ensinar os alunos a explorar as redes sociais de maneira diferente, com mais propriedade cultural, como o skoob e o scrib, por exemplo.

    Débora 4406 3º PED A

    ResponderExcluir
  27. Elzineide RGM 4372 3º A7 de maio de 2011 às 07:01

    É possível afirmar que nos dias atuais a tecnologia está presente na vida de professores e estudantes, assim como na vida de muitas pessoas.
    Mesmo com algumas dificuldades até mesmo pessoas de baixa enda hoje pode ter acesso a internet, a tecnologia vem tomando conta do mundo, tudo gira m torno da tecnologia.
    Cabe aos professores usufruirem de seus conhecimentos para planejar uma aula diversificada através da internet, transmitindo os seus conhecimentos e aprendendo também com os seus alunos.
    Alguns professores não são muito fãs de computadores mas é um bem necessário nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  28. acredito que a redes sociais cooperam e facilitam a vida dos estudantes,embora exista alguns conteudos impropios a grande maioria usa de forma inadequada apenas para bater papo e não para estudar.
    Aline Ap. rgm:4209

    ResponderExcluir
  29. Juliana 3º Ped A 42247 de maio de 2011 às 07:09

    O texto retrata um assunto que tem preocupado muito os profesores que estão formado a muito tempo,a tecnologia tem sido explorada na educação,como os sites de relacionamento,blogs tem contribuido,na aprendizagem no convivio a sociedade,na troca de opiniões,conhecimentos.Mas existem sites que têm sido utilizado de forma indevida que é necessário ter uma atenção maior.Mas o professor deve estar atualizado e também conhecer o universo dos seus alunos levando em consideração o seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  30. O texto nos mostra, uma realidade inevitavél,que na verdade a internet já está, por aí nas mochilas e nos bolsos, da grande maioria da população. E a portabilidade e mobilidade de computadores e conexões podem ser aproveitadas em aplicações educacionais.
    A educação não pode, evitar o acesso a computador e filtrar sites como Orkut,pois educar é preparar para usar bem, com critério, ética e responsabilidade,pois nos dias de hoje
    as redes sociais são consideradas o futuro da internet,que tem atraido muita mudanças e facilidade para o nosso dia-dia.
    O futuro, portanto, chegou.

    ResponderExcluir
  31. A tecnologia veio pra ficar e nos ajudar,mas muito temos para aprender sobre o tema,pois se não entendermos sobre o assunto,fica difícil ensinar, os professores tem que se reciclar para desemvolver um bom trabalho,as crianças desde
    muito cedo ja são antenadas,e ja vão pra escola sabendo mexer com o computador e chegam na escola e não tem segmento do que ja sabem.

    ResponderExcluir
  32. acredito que a tecnologia,vem crescendo muito dentro da sociedade, e inevitavel este contato com as redes sociais.
    E isso contribui sim dentro da educação,hoje essa redes sociais estão presentes no cotidiano dos jovens,e os professores tem sim,que se adequar a essa novidade,explorando suas vantagens como a possibilidade de conhecer pessoas de diversas cultura.
    Por isso não deveria ser bloqueado as redes sociais dentro de escolas,deveria sim ser proporcionado a todos os jovens o contato com essas redes sociais.

    ResponderExcluir
  33. Gabriele RGM:4233 3ºPedagogia A7 de maio de 2011 às 07:16

    Antigamente as pessoas não tinham acesso ao meio de comunicação.Nos dias de hoje todas as pessoas tem oportunidades de terem acesso aos meios de comunicação.E com o avanço a tecnologia conseguimos aprimorar nossos conhecimentos e trasmitir tudo aquilo que aprendemos pelo meio de comunicação.
    Cabe ressaltar que os professores com o avanço da tecnologia possa transmitir para os alunos os conhecimentos por meio da interação social

    ResponderExcluir
  34. ANA-LÚCIA, LOELI, VALQUIRIA7 de maio de 2011 às 07:21

    Para nós não há dúvida que a tecnologia é presente e auxiliadora em nossas vidas hoje.
    Na área da educação tornou-se uma das ferramentas indispensáveis no processo de construção do conhecimento. Portanto é indiscutivel que a técnologia é um dos meios mais importantes no auxilio do processo de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  35. A tecnologia veio para nos ajudar a entender o meio social, e ajudar também as crianças que elas precisam de um educador para que a oriente.

    ResponderExcluir
  36. francinalva 3A ped rgm42707 de maio de 2011 às 10:50

    Com atecnologia que temos a nossa disposição é inaceitavel quem se recusa apelomenos conhecer o básico,afinal o mundo exige que tenhamos este conhecimento. Para profissionais de todas as areas, e para nós da area de educação, onde as crianças estão ligadas em tudo o que acontece não tem como o professor manter resistencia ao computador, ou ficara para trás.É uma pena que em algumas escolas publicas tenham computadores e por causa de umamá gestão escolar as crianças não desfrutem dessa ferramenta que seria de grande valiano seu aprendizadoe para o mundo que os espera e que cada dia aparecem mais e maisnovidades, como o blog skoob que dá a oportunidade de discutimos sobre livros, o que poderia enriquecer muitoo conhecimento de todos. Mas como,se muitos não tem acesso, nem mesmo pode pagar para utilizar a lan house.Professores teremos que fazer a diferença e tentar mudar este quadro para que todos tenham acesso ao conhecimento.

    ResponderExcluir
  37. Eliene Santana RGM 4503, 3PED B7 de maio de 2011 às 14:57

    O texto acima mostra que as redes sociais hoje é uma realidade,está em nosso dia -a-dia em nosso trabelho em nossa casa, enas escola. Temos que nos adaptar, o mundo está evoluindo e temos que acompanha a evolução e a modernidade . Os professores tem uma certa resistencia em relação no que é novo , pois os mesmo tem que se capacitar e adequar, para transmiicr esse comhecimento para seus alunos.

    ResponderExcluir
  38. É fato que hoje a tecnologia esta totalmente presente no dia a dia das pessoas, por isso é tão importante que os professores tentem se adaptar a essa nova forma de trabalho. As crianças aprendem muito com redes sociais, é na internet que fazem seus trabalhos e buscam novos conhecimentos. Juntar educação e tecnologia é uma boa maneira de ensinar nossos alunos e fazer com que desperte cada vez mais curiosidade neles.
    Gabriela B Soares 3º ped B

    ResponderExcluir
  39. Aline Leandro RGM:430614 de maio de 2011 às 06:09

    O texto acima nos mostra que a internet hoje é uma realidade e que está no dia a dia de todas as pessoas,e que de alguma forma temos que nos adaptar e inseri-lo em nosso cotidiano.
    A alguns professores que ainda possuem uma certa resistencia em relação o que é novo e o que chega de novo,e o mesmo tem que se adaptar e se capacitar para transmitir esse conhecimento a seus alunos de uma forma clara e objetiva.

    Aline Leandro Rgm: 4306

    ResponderExcluir
  40. Karla Karolina RGM445414 de maio de 2011 às 06:17

    Estamos na era da tecnológica e os professores devem se atualizar para tornar as aula mais significativa e prazerosa. os alunos estão acostumados a usar as redes sociais como forma de divertimento mais precisamos orienta-los para usar esses recursos a nosso favor.

    ResponderExcluir
  41. Elaine M. 4899
    Atualmente a tecnologia está em tudo ao nosso redor, no campo pedagógico não pode ser diferente. Os professores, têm que tentar trabalhar a informatização, as redes sociais, de acordo com o conhecimento de cada sala, de cada turma, escola, meio socio econômico. Mas é fundamental que o professor faça uso dessas tecnologias, para que seus alunos não fiquem defasados diante de outros com maiores estruturas socio cultural e econômica.

    ResponderExcluir
  42. Estamos na era da tecnologia e nós futuros professores devemos está preparados para está tecnologia avançada.Pois devemos ajudar aos nossos futuros alunos a saber lidar com esse meio de comunicação para não ficarem defasados e desorientados.

    ResponderExcluir
  43. Concordo que atualmente a internet esta cada vez mais presente nas escolas, mas acho que de certa forma atrapalha o aprendizado do aluno. Fica tudo muito fácil, já encontramos respostas prontas para todas nossas dúvidas. O Aluno já não usa seu cérebro, ele não tem trabalho de pensar.A letra da grande maioria é um lixo as vezes nem o próprio aluno entende o que escreveu, as redações tem muitas abreviações e erros grotescos de ortográfia.
    É necessário acompanharmos a tecnologia o que o mundo moderno nos oferece , mas temos que dar esta liberdade e vigiar. Temos que continuar com os métodos antigos também pois um vai complementar o outro.

    ResponderExcluir
  44. Jacqueline Ribeiro RGM 45321 de junho de 2011 às 17:26

    Concordo plenamente com a profº e doutora aem comunicação Raquel Decerero, não existe uma fórmula certa para de trabaljha o conceito de redes sociais em sala de aula e o prfessor devce ter muita asabedoria e criatividade.
    Acredito que dentro de alguns anos havera possibilidade para muitas mudanças, pois cabe ao professor utilizar feramentas e adequar a usar a tecnologia a seu favor para facilitar a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  45. Sou a favor da utilização das redes sociais pelos professores, acredito ser esse um recurso importante e que faz parte também da inclusão digital, presente em nossa vida atual. Hoje com o recurso da tecnologia em nossas mãos podemos melhorar a qualidade das nossas aulas, incentivando a leitura, a pesquisa, a interação e estimulando o aluno na construção da sua própria aprendizagem também por meio da tecnologia.

    Parabéns pelo Blog, adorei!

    ALESSANDRA RIBEIRO DA SILVA RGM 5324
    PEDAGOGIA 1ºB

    ResponderExcluir
  46. michelle botelho 42404 de outubro de 2011 às 07:18

    É evidente que os alunos sempre iram ultrapassar os limites nas redes sociais, porém o acesso deve ser bloqueado, e também os professores sempre tem que estar atentos sobre essa questão. Mas para isso acontecer tem que ter computadores nas escolas a quais ainda muitas escolas não têm como as estaduais, caso tenha nas municipais os alunos tem que ser orientados aos devidos ricos de acesso. Também tem alunos que já tem em suas residências esse tipo de tecnologia e dentre outras, como celular, vídeo game etc. Porém os professores também têm que se adaptar com as novas tecnologias, para poder estar orientando os alunos, de falto é bem interessante que todos utilizem nas salas de aulas de forma agradável e eficaz

    ResponderExcluir
  47. michelle botelho 42404 de outubro de 2011 às 07:29

    O interessante é que todos nos vemos a tecnologia de forma igual, concordo com a Andreia que diz. Que é um ferramenta para se trabalhar em sala de aula com alunos, uma rede social que faz com que nos se comunicamos em tão pouco minutos, uma forma de conhecimento do aprendizado adquirido conforme o tempo

    ResponderExcluir
  48. È fundamental que o professor esteja atualizado e capacitado para unir a educação com as tecnologias da informação,é possível que as crianças aprendam com a junção dos dois, o aprendizado será bem mais proveitoso e divertido.

    ResponderExcluir
  49. Concordo com a Cintia Nomura os professores por não saberem usar, privam seus alunos de conhecer e aprender a mexer nos computadores,o que falta e atitude e froça de vontade dos professores para correr atras de capacitação,pois quem sofre depois são os alunos!

    ResponderExcluir
  50. BIANCA BOTELHO- 4239
    Concordo com a Priscila, o professor deve saber ser um bom educador, para que seus alunos tenha um melhor conhecimento em tecnologia.

    ResponderExcluir
  51. BIANCA BOTELHO- 423916 de março de 2012 às 11:35

    Concordo com a Priscila, o professor tem que ser um educador, para que seus alunos tenha um melhor conhecimento em tecnologia.Para que se torne divertido e não cansativo a aula.

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. Maria Nilma Fernandes Carvalho- 4399

    O professor deve lidar com a tecnologia, como um meio de inovação e auxilio para o conteúdo de sua aula, Tornando-a assim algo mais dinâmico e divertido, pois a internet quando está sendo bem usada traz ótimas informações e conhecimentos.

    ResponderExcluir
  54. Maria Nilma- 4399

    Concordo com Priscila Macena, pois é possível que o professor una a educação com a tecnologia.

    ResponderExcluir
  55. Realmente é importantíssimo que o professor esteja preparado para as mudanças no cotiano, principalmente em relação as novas tecnologias, tornando o aprendizado do aluno cada vez mais eficaz, e interessante. A utilização dos recursos tecnológicos proporcionam isso e muito mais.

    ResponderExcluir
  56. Concordo com a Maria Nilma Carvalho, pois o professor pode e deve utilizar a internet como um recurso promissor e importante para a formação de cada aluno.

    ResponderExcluir
  57. Karla Karolina Crescini dos Santos RGM:4454
    O texto relata a utilização dos novos recursos tecnológicos que estão cada vez mais evidente na vida das crianças e o professor deve estar atualizados para que adaptar as novas tecnologias, para poder orientar os alunos.

    ResponderExcluir
  58. O avanço da tecnologia é cada vez maior e não tem como fugir da realidade, o educador tem que se adaptar e buscar inovar-se no conhecimento destas novas tecnologias, sendo assim, estará mais preparado e capacitado para orientar os alunos no melhor uso destes recursos e adquirindo, com isso, benefícios tanto para sua formação contínua quanto para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
    Vanessa RGM:5047 23/05/2013

    ResponderExcluir