sexta-feira, 7 de maio de 2010

SARAU DE POESIA DO 3º DE PEDAGOGIA 2010

A aula de hoje pode se caracterizar como uma atividade colaborativa e lança mão de diversos recursos disponíveis na internet. . Divirtam-se.


SARAU DE POESIA
Sarau é uma reunião de pessoas interessadas em poesia e música. Quando essas pessoas se encontram para este fim, declamam poemas e ouvem ou tocam músicas que emocionam geralmente os ouvintes. Na escola, podemos fazer uma adaptação do sarau com as crianças, como nas seguintes sugestões:- O professor prepara uma coletânea de poemas dos mais variados, no mesmo número de alunos da sala, de modo que todos participem. As cópias dos poemas serão colocadas numa caixinha ou em algum recipiente que deixe os alunos curiosos para saber o que terão para ler.-
O professor deverá explicitar para os alunos que um sarau serve para que as pessoas compartilhem a arte, seja em forma de poesia ou de música, onde cada qual apresenta seu poema ou música favoritos. Valem tanto poemas seus, como de poetas conhecidos.- Cada aluno escolherá aleatoriamente um poema e, sentados em um grande círculo, lerão os textos.- Após o sarau, vale a pena levá-los a comparar os diversos poemas lidos, quanto a sua forma e seu conteúdo. Depois disso, exponha os poemas, de acordo com suas semelhanças, agrupados em um cartaz.-
Ao final dessa atividade, os alunos devem ser solicitados a produzir seus próprios poemas para o “próximo sarau” na escola”. COMO ESTAMOS NO MUNDO VIRTUAL, E FUTURAMENTE SEUS ALUNOS TAMBÉM, NOSSO SARAU SERÁ ON-LINE E COLABORATIVO:- cada um de vocês escolherá um poema em qualquer site da internet- escolhido o poema, vocês vão colá-lo no local destinado aos comentários- ao colar ou copiar o poema, já acrescente seu comentário sobre o motivo da escolha.- além disso, cada um deverá escolher o poema de outro colega para comentar. - ao final do nosso sarau, cada pessoa deverá ter feito uma pesquisa e dois comentários ao menos.Como dizia Galileu Galilei: " Ó manhã dos inícios!"

68 comentários:

  1. Paula Barbosa Pudo7 de maio de 2010 às 18:29

    Ao escolher esse poema para inaugurar o sarau de poesia da turma do 3º, passaram duas coisas pela minha cabeça: Pablo Neruda merece ser conhecido pelo máximo de pessoas que eu encontrar, rsrs, e devido ao fato de este soneto ser uma das formas mais claras e realísticas de se entender o amor.
    Esse poema é lido no filme PATCH ADAMS, O AMOR É CONTAGIOSO, em momentos muito marcantes, vale a pena assistir também!!

    Soneto XVII

    Não te amo como se fosses rosa de sal, topázio
    ou flecha de cravos que propagam o fogo:
    te amo como se amam certas coisas obscuras,
    secretamente, entre a sombra e a alma.

    Te amo como a planta que não floresce e leva
    dentro de si, oculta, a luz daquelas flores,
    e graças a teu amor vive escuro em meu corpo
    o apertado aroma que ascendeu da terra.

    Te amo sem saber como, nem quando, nem onde,
    te amo diretamente sem problemas nem orgulho:
    assim te amo porque não sei amar de outra maneira,

    senão assim deste modo em que não sou nem és
    tão perto que tua mão sobre meu peito é minha
    tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho.

    Pablo Neruda

    ResponderExcluir
  2. Pra Você Guardei o Amor
    Nando Reis
    Composição: Nando Reis

    Pra você guardei o amor
    Que nunca soube dar
    O amor que tive e vi sem me deixar
    Sentir sem conseguir provar
    Sem entregar
    E repartir

    Pra você guardei o amor
    Que sempre quis mostrar
    O amor que vive em mim vem visitar
    Sorrir, vem colorir solar
    Vem esquentar
    E permitir

    Quem acolher o que ele tem e traz
    Quem entender o que ele diz
    No giz do gesto o jeito pronto
    Do piscar dos cílios
    Que o convite do silêncio
    Exibe em cada olhar

    Guardei
    Sem ter porque
    Nem por razão
    Ou coisa outra qualquer
    Além de não saber como fazer
    Pra ter um jeito meu de me mostrar

    Achei
    Vendo em você
    E explicação
    Nenhuma isso requer
    Se o coração bater forte e arder
    No fogo o gelo vai queimar

    Pra você guardei o amor
    Que aprendi vendo meus pais
    O amor que tive e recebi
    E hoje posso dar livre e feliz
    Céu cheiro e ar na cor que arco-íris
    Risca ao levitar

    Vou nascer de novo
    Lápis, edifício, tevere, ponte
    Desenhar no seu quadril
    Meus lábios beijam signos feito sinos
    Trilho a infância, terço o berço
    Do seu lar

    Guardei
    Sem ter porque
    Nem por razão
    Ou coisa outra qualquer
    Além de não saber como fazer
    Pra ter um jeito meu de me mostrar

    Achei
    Vendo em você
    E explicação
    Nenhuma isso requer
    Se o coração bater forte e arder
    No fogo o gelo vai queimar

    Pra você guardei o amor
    Que nunca soube dar
    O amor que tive e vi sem me deixar
    Sentir sem conseguir provar
    Sem entregar
    E repartir

    Quem acolher o que ele tem e traz
    Quem entender o que ele diz
    No giz do gesto o jeito pronto
    Do piscar dos cílios
    Que o convite do silêncio
    Exibe em cada olhar

    Guardei
    Sem ter porque
    Nem por razão
    Ou coisa outra qualquer
    Além de não saber como fazer
    Pra ter um jeito meu de me mostrar

    Achei
    Vendo em você
    E explicação
    Nenhuma isso requer
    Se o coração bater forte e arder
    No fogo o gelo vai queimar

    ResponderExcluir
  3. REGINA RAMOS rgm: 41068 de maio de 2010 às 06:40

    FILTRO SOLAR

    "Senhoras e senhores, usem filtro solar.

    Se eu pudesse dar um conselho em relação ao futuro, diria: "Usem filtro solar". Os benefícios, a longo prazo, do uso do filtro foram cientificamente provados. Os demais conselhos que dou baseiam-se unicamente em minha própria experiência.

    Eis aqui um conselho:

    Desfrute do poder e da beleza de sua juventude. Oh, esqueça. Você só vai compreender o poder e a beleza de sua juventude quando já tiverem desaparecido. Mas, acredite em mim. Dentro de vinte anos, você olhará suas fotos e compreenderá, de um jeito que não pode compreender agora, quantas oportunidades se abriram para você e como você era realmente incrível.

    Você não é tão gordo (a) quanto você imagina.

    Não se preocupe com o futuro. Ou se preocupe, se quiser, sabendo que a preocupação é tão eficaz quanto resolver uma equação de álgebra mascando chiclete. É quase certo que os problemas que realmente tem importância em sua vida são aqueles que nunca passaram por sua mente, tipo aqueles que tomam conta de você às 4 da tarde em alguma terça-feira ociosa.

    Todos os dias, faça alguma coisa que te assusta. Cante.

    Não trate os sentimentos alheios de forma irresponsável. Não tolere aqueles que agem de forma irresponsável em relação a você. Relaxe. Não perca tempo com a inveja. Algumas vezes você ganha, algumas vezes você perde. A corrida é longa, e no final, tem que contar só com você.

    Lembre-se dos elogios que recebe. Esqueça os insultos. (Se conseguir fazer isso, me diga como).

    Guarde suas cartas de amor. Jogue fora seus velhos extratos bancários.

    Estique-se. Não tenha sentimento de culpa se não sabe muito bem o que quer da vida. As pessoas mais interessantes que eu conheço não tinham, aos 22 anos, nenhuma idéia do que fariam da vida. Algumas das pessoas interessantes de 40 anos que conheço ainda não sabem.

    Tome bastante cálcio. Cuide de seus joelhos. Você sentirá falta deles quando não funcionarem mais.

    Talvez você case, talvez não. Talvez tenha filhos, talvez não. Talvez se divorcie aos quarenta, talvez dance uma valsinha quando fizer 75 anos de casamento.

    O que quer que faça, não se orgulhe nem se critique demais. Todas suas escolhas têm 50% de chances de dar certo. Como as escolhas de todo mundo.

    ResponderExcluir
  4. NÃO DEIXE O AMOR PASSAR

    Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
    Se os olhares se cruzarem e, neste momento,houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
    Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
    Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.

    Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR.
    Carlos Drummond de Andrade

    ResponderExcluir
  5. Curta seu corpo da maneira que puder. Não tenha medo dele, ou do que as outras pessoas pensam dele. Ele é seu maior instrumento.

    Dance, mesmo que o único lugar que você tenha para dançar seja sua sala de estar. Leia todas as instruções, mesmo que você não as siga. Não leia revistas de beleza. A única coisa que elas fazem é mostrar você como uma pessoa feia.

    Saiba entender seus pais. Você nunca sabe a falta que vai sentir quando eles partirem. Seja agradável com seus irmãos. Eles são seu melhor vínculo com o passado e aqueles que, no futuro, provavelmente nunca te deixarão na mão.

    Entenda que amigos vão e vem, mas que os que realmente importam, você mantém. Trabalhe duro para transpor os obstáculos geográficos e da vida, porque quanto mais você envelhece mais precisa das pessoas que conheceu na juventude.

    More em Nova York, mas mude-se antes que a cidade transforma você em uma pessoa dura. More no Norte da Califórnia, mas mude-se antes de tornar-se uma pessoa muito mole. Viaje.

    Aceite certas verdades eternas: os preços sempre vão subir; os políticos vão mentir; você também vai envelhecer. E quando envelhecer vai fantasiar que, quando você era jovem, os preços eram acessíveis, os políticos eram nobres de alma e as crianças respeitavam os mais velhos. Respeite as pessoas mais velhas.

    Não espere o apoio de ninguém. Talvez você tenha uma aposentadoria. Talvez tenha um cônjuge rico. Mas, você nunca sabe quando um ou outro pode desaparecer.

    Não mexa muito em seu cabelo. Senão, quando tiver quarenta anos, vai ficar com a aparência de oitenta e cinco.

    Tenha cuidado com as pessoas que lhe dão conselhos, mas seja paciente com elas. Conselho é uma forma de nostalgia. Dar conselho é uma forma de resgatar o passado da lata de lixo, limpá-lo, esconder as partes feias e oferecê-lo por um preço maior do que realmente vale.

    Mas acredite em mim quando falo do filtro solar."

    ResponderExcluir
  6. Karen, Kelly Dantas8 de maio de 2010 às 06:42

    "Tomara
    Que a tristeza te convença
    Que a saudade não compensa
    E que a ausência não dá paz
    E o verdadeiro amor de quem se ama
    Tece a mesma antiga trama
    Que não se desfaz

    E a coisa mais divina
    Que há no mundo
    É viver cada segundo
    Como nunca mais..."
    Como Eu Quero Viver com Você....o Verdadeiro Amor..que Não Se Desfaz .....!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Vinícius de Moraes


    A saudade é um sentimento, que traduz o que o coração sente. pois quando se está perto, não se nota a falta que um alguém fará.

    ResponderExcluir
  7. JAQUELINE CARVALHO8 de maio de 2010 às 06:45

    "Se eu fosse tu e tu fosse eu era tu e tu era eu,mas como eu sou eu e tu é tu, eu amo tu e tu ama eu!!!"


    Para finalizar EU AMO TU E TU AMA EU KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  8. Escolhi este texto porque de fato a vida real nos mostra a cena exatamente que foi exposta no poema de Carlos Drummond, espero que todos leiam e se identifiquem com o poema e com isso possam saber o real sentido do amor.

    ResponderExcluir
  9. Karen, Kelly Dantas8 de maio de 2010 às 06:46

    A Talita está amando, o amor faz com que a vida pare, fazemos loucuras, que quando passam deixam saudades....

    ResponderExcluir
  10. Laís Anselmo RGM:36268 de maio de 2010 às 06:48

    ESTE POEMA É ESPECIALMENTA PARA MINHA MÃE QUERIDA, POIS ELE DIZ MUITAS COISAS REFERENTES A SUA PESSOA EM MINHA VIDA DIARIAMENTE.
    FELIZ DIA DAS MÃES PARA TODAS, MAS PRINCIPALMENTE PARA MINHA MÃE LINDA!!!
    TE AMOOOOOOOOO MUUUUUUUITOOO!!

    Não só hoje, mas todos os dias
    Penso em ti com meu carinho
    Ao ver-me forte cheio de vida
    Devo a ti que me guiaste.

    Deu-me a vida
    Ensinou-me a vivê-la
    Dos problemas resolvê-los
    Dos medos me deste as mãos
    Fazendo calmo meu coração.

    Muitas vezes
    Não só Mãe foste pra mim
    Pai, amigo, irmão, companheira das brincadeiras.

    Sempre davas um jeitinho
    De poder me acompanhar.
    Segurou as minhas mãos
    Me mostrando o caminho a seguir

    Hoje sei como sofreste
    Quando enfim soltou-me as mãos
    Para que eu seguisse em frente.

    Hoje sei
    Que aplaude meus sucessos
    Se entristece com meu pranto
    Sei também que sempre estás
    Braços abertos a me esperar.

    Quero hoje minha
    Mãe Te dizer de coração
    Peço a Deus que te abençoe
    Sempre em minha oração

    E te abraço hoje e sempre
    Com muito Amor e Gratidão.

    ResponderExcluir
  11. jacqueline alvarenga8 de maio de 2010 às 06:48

    Meteoro
    Luan Santana


    Idioma original: POR
    Te dei o Sol,
    Te dei o Mar pra ganhar seu coração;
    Você é raio de saudade;
    Meteoro da paixão;
    Explosão de sentimento que eu não pude acreditar;
    Aaaahh...
    Como é bom poder te amar;

    Depois que eu te conheci;
    Fui mais feliz;
    Você é exatamente oquê eu sempre quiz;
    Ela se encaixa perfeitamente em mim;

    O nosso quebra-cabeça teve fim;
    Se for sonho, nao me acorde;
    Eu preciso flutuar;
    Pois só quem sonha,
    Consegue alcançar.

    Te dei o Sol,
    Te dei o Mar pra ganhar seu coração;
    Você é raio de saudade;
    Meteoro da paixão;
    Explosão de sentimento que eu não pude acreditar;
    Aaahh...
    Como é bom poder te amar;

    Depois que eu te conheci;
    Fui mais feliz;
    Você é exatamente oquê eu sempre quiz;
    Ela se encaixa perfeitamente em mim;

    O nosso quebra-cabeça teve fim;
    Se for sonho, nao me acorde;
    Eu preciso flutuar;
    Pois só quem sonha,
    Consegue alcançar;

    Te dei o Sol;
    Te dei o Mar pra ganhar seu coração;
    Você é raio de saudade;
    Meteoro da paixão,
    Explosão de sentimento que eu não pude acreditar;
    Aaahh...
    Como é bom poder te amar.

    Tão veloz quanto a luz;
    No Universo eu viajei;
    Vem me guia, me conduz;
    Que pra sempre te amarei;

    (Refrao 2x)
    Te dei o Sol;
    Te dei o Mar pra ganhar seu coração;
    Você é raio de saudade;
    Meteoro da paixão,
    Explosão de sentimento que eu não pude acreditar;

    Aaahh...
    Como é bom poder te amar.
    Aaahhh...
    Como é bom poder te amar.

    eu escolhi essa musica porque tem tudo a ver comigo e meu noivo e ela é muito linda e fala de sentimento verdadeiro.

    ResponderExcluir
  12. Quer saber tudo tem um por que
    Tô legal, quero mais é viver
    Antes só, do que ser infeliz
    Sei que vou encontrar diretriz pro meu coração...


    Enquanto não encontro vou curtindo a vida
    Enquanto não encontro vou tirando onda
    Enquanto não encontro eu vou beijando em boca
    Enquanto não encontro eu vou badalando
    Enquanto não encontro eu vou pagodeando
    Enquanto não encontro eu sou da boemia



    Enquanto eu não encontro um amor, eu aproveito o lado bom da vida!!!!

    ResponderExcluir
  13. Cometarios.

    Realmente viva o hoje para que no amanhã não se lamente das coisas que poderia ter vividos, das coisas que gostaria de feito, dos amores que deveria ter tido, porém viva com responsabilidade, com a proteção de seu FILTRO SOLAR!!!
    viva intensamente, viva agora, o hoje!
    curta seu momento, pare de reclamar seus problemas, ao invés de reclamar procure suas possiveis soluções!!!!

    ResponderExcluir
  14. Karen, Kelly Dantas8 de maio de 2010 às 06:50

    A Jaqueline Car..., concordo com a Jaque que se tú fosse tú, tú seria tú, e eu seria eu.

    ResponderExcluir
  15. Izabela Nogueira RGM:36278 de maio de 2010 às 06:50

    Bom, eu lembro desse poema desde de pequena. Ele é de um autor desconhecido, mas sua essência é belíssima, mostra o quanto somos desacreditados em certos momentos e como esquecemos que temos alguém que nos guia nas horas mais difíceis!

    Uma noite eu tive um sonho...
    Sonhei que estava andando na praia com o Senhor
    e através do Céu, passavam cenas da minha vida.
    Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados
    dois pares de pegadas na areia;
    Um era meu e o outro do Senhor.
    Quando a última cena da minha vida passou
    Diante de nós, olhei para trás, para as pegadas
    Na areia e notei que muitas vezes, no caminho da
    Minha vida havia apenas um par de pegadas na areia.
    Notei também, que isso aconteceu nos momentos
    Mais difíceis e angustiantes do meu viver.
    Isso entristeceu-me deveras, e perguntei
    Então ao Senhor.
    "- Senhor, Tu me disseste que, uma vez
    que eu resolvi seguir-Te, Tu andarias sempre
    comigo, todo o caminho. Contudo, notei que
    durante as maiores atribulações do meu viver
    havia na areia dos caminhos da vida,
    apenas um par de pegadas. Não compreendo
    porque nas horas em que mais necessitava de Ti,
    Tu me deixaste sozinho."
    O Senhor me respondeu:
    "- Meu querido filho. Eu te amo e
    jamais te deixaria nas horas de provação
    e sofrimento.
    Quando viste na areia, apenas um par
    de pegadas, foi exactamente aí que nos braços te carreguei."

    ResponderExcluir
  16. HOJE SIM

    Ontem passado.

    Amanhã futuro.

    Hoje agora.

    Ontem promessa.

    Amanhã probabilidade.

    Hoje ação.

    Ontem parecia.

    Amanhã quem sabe?

    Hoje sem dúvida.

    Ontem anseio.

    Amanhã mudança.

    Hoje oportunidade.

    Ontem sementeira.

    Amanhã colheita.

    Hoje seleção.

    Ontem não mais.

    Hoje sim.

    Ontem foi.

    Amanhã será.

    Hoje é.

    Ontem experiência adquirida.

    Amanhã lutas novas.

    Hoje, porém, é a nossa hora de fazer e de construir.

    COMENTARIOS

    VIVA O HOJE POIS AMANHÃ SERÁ UMA ETERNA INCERTEZA, E O ONTEM JÁ SE FOI!

    ResponderExcluir
  17. "Pra você guardei o amor que nunca soube dar",é isso que vou dizer quando me deparar com o verdadeiro amor.
    Essa música do Nando Reis é maravilhosa

    ResponderExcluir
  18. Karen, Kelly Dantas8 de maio de 2010 às 06:55

    A Jaqueline Car..., concordo com a Jaque que se tú fosse tú, tú seria tú, e eu seria eu.

    ResponderExcluir
  19. Maria da Conceição.8 de maio de 2010 às 06:56

    Soneto a Quatro Mãos (Paulo Mendes Campos/ Vinicius de Morais)

    Tudo de amor que existe em mim foi dado.
    Tudo que fala em mim de amor foi dito.
    Do nada em mim o amor fez o infinito
    Que por muito tornou-me escravizado.
    Tão pródigo de amor fiquei coitado
    Tão fácil para amar fiquei proscrito.
    Cada voto que fiz ergueu-se em grito
    Contra o meu próprio dar demasiado.
    Tenho dado de amor mais que coubesse
    Nesse meu pobre coração humano
    Desse eterno amor meu antes não desse.
    Pois se por tanto dar me fiz engano
    Melhor fora que desse e recebesse
    Para viver da vida o amor sem dano.
    Tenho uma profunda adimiração por Vinicius de Moraes seus poemas são intensos e parece transparecer a alma, escolhi este também porque sou muito romântica e acredito que a mulher sempre ama mais do que recebe amor, espero que gostem. Beijos Maria da Conceição 3°Pedagogia.

    ResponderExcluir
  20. Para Sempre

    Por que Deus permite
    que as mães vão-se embora?
    Mãe não tem limite,
    é tempo sem hora,
    luz que não apaga
    quando sopra o vento
    e chuva desaba,
    veludo escondido
    na pele enrugada,
    água pura, ar puro,
    puro pensamento.

    Morrer acontece
    com o que é breve e passa
    sem deixar vestígio.
    Mãe, na sua graça,
    é eternidade.
    Por que Deus se lembra
    - mistério profundo -
    de tirá-la um dia?
    Fosse eu Rei do Mundo,
    baixava uma lei:
    Mãe não morre nunca,
    mãe ficará sempre
    junto de seu filho
    e ele, velho embora,
    será pequenino
    feito grão de milho.

    Carlos Drummond de Andrade

    Escolhi esse poema em homenagem a todas as mães maravilhosas e amadas.....ETERNAMENTE.... MÃES

    ResponderExcluir
  21. Canção da Mamãe
    Num berço embalando uma criancinha
    A mãe carinhosa cantando está
    E sonha com o seu tesouro
    Quando seu filhinho crescido será

    coro
    Só o amor de Deus é maior
    Que o teu amor mamãe tão querida
    Tua mão ampara e segura
    Os passos do filho na estrada da vida


    Mamãe que docê missão
    Aqui neste mundo o Senhor te deu
    A canção de ninar que tu sempre cantas
    Faz parte dos sonhos desse filho teu

    Na minha lembrança eu ainda guardo
    Saudades da linda canção de ninar
    No silêncio da noite ainda parece
    Que estou ouvindo mamãe a cantar

    ResponderExcluir
  22. Miriam das Graças8 de maio de 2010 às 06:59

    Essa Noite Eu Quero Ir Mais Além
    Nila Branco
    Composição: Nila Branco

    Já tô cheia de problemas
    E você mandando assim
    De repente esquece quem sou eu
    Vê se enxerga que talvez
    Eu saiba o que é melhor prá mim
    Meu coração não morreu...

    Pode crer!
    Pode crer que quem sonhar um dia o sonho vem
    Ah! eu não desisto dessa idéia de poder comemorar
    Você vai ver, que tudo vai mudar...

    Essa noite eu quero ir mais além
    Eu não devo nada prá ninguém
    Vamos dar um tempo prá nós dois
    Que a saudade vem melhor depois..

    Olhe bem para os meus olhos
    Tente ver o brilho qu'eles tem
    Eles vão mostrar o meu amor
    Você sabe que eu sou uma mulher
    Minha parte eu faço bem
    Meu coração não mudou, mudou não...

    Amanhã quem sabe até te pago um cinema
    Mas é que hoje eu já chamei
    Minhas amigas prá sair
    E se eu puder
    Eu vou me divertir...

    Essa noite eu quero ir mais além
    Eu não devo nada prá ninguém
    Vamos dar um tempo prá nós dois
    Que a saudade vem melhor depois..

    Pode crer!
    Pode crer que quem sonhar um dia o sonho vem
    Ah! eu não desisto dessa idéia de poder comemorar
    Você vai ver, que tudo vai mudar...

    Olhe bem para os meus olhos
    Tente ver o brilho qu'eles tem
    Eles vão mostrar o meu amor
    Você sabe que eu sou uma mulher
    Minha parte eu faço bem
    Meu coração não mudou, mudou não...

    Amanhã quem sabe até te pago um cinema
    Mas é que hoje eu já chamei
    Minhas amigas prá sair
    E se eu puder
    Eu vou me divertir...

    (2x)
    Esta noite eu quero ir mais além
    Eu não devo nada prá ninguém
    Vamos dar um tempo prá nós dois
    Que a saudade vem melhor depois..

    Essa música tem tudo a ver comigo,eu não devo nada pra ninguém mesmo,sempre procuro aproveitar a vida da melhor maneira possivel.

    ResponderExcluir
  23. Carla Petrecone RGM:18638 de maio de 2010 às 06:59

    Posso ter defeitos, viver ansioso
    e ficar irritado algumas vezes mas
    não esqueço de que minha vida é a
    maior empresa do mundo, e posso
    evitar que ela vá à falência.
    Ser feliz é reconhecer que vale
    a pena viver apesar de todos os
    desafios, incompreensões e períodos
    de crise.
    Ser feliz é deixar de ser vítima dos
    problemas e se tornar um autor
    da própria história. É atravessar
    desertos fora de si, mas ser capaz de
    encontrar um oásis no recôndito da
    sua alma.
    É agradecer a Deus a cada manhã
    pelo milagre da vida.
    Ser feliz é não ter medo dos próprios
    sentimentos.
    É saber falar de si mesmo.
    É ter coragem para ouvir um "não".
    É ter segurança para receber uma
    crítica, mesmo que injusta.
    Pedras no caminho?
    Guardo todas, um dia vou construir
    um castelo…
    Fernando Pessoa
    Escolhi este poema, pois ele me fez refletir na vida,e pensar no que é melhor para mim, como posso ser feliz, o que serve o que nao me serve!!!!!
    Além disso o poema é muito bonito e ao mesmo tempo complexo

    ResponderExcluir
  24. Homenagem às mães

    Mãe, amor sincero sem exagero.
    Maior que o teu amor, só o amor de Deus...
    És uma árvore fecunda, que germina um novo ser.
    Teus filhos, mais que frutos, são parte de você...

    És capaz de doar a própria vida para salva-los.
    E muito não te valorizam...
    Quando crescem, de te esquecem.
    São poucos, os que reconhecem...

    Mas, Deus nunca lhe esquecerá.
    E abençoará tudo que fizerdes aos seus...
    Peço ao Pai Criador que abençoe você.
    Um filho precisa ver o risco que é ser mãe...
    Tudo é cirurgia, mas ela aceita com alegria.
    O filho que vai nascer...

    Obrigado é muito pouco, presente não é tudo.
    Mas, o reconhecimento, isso! Sim, é pra valer...
    Meus sinceros agradecimentos por este momento.
    Maio, mês referente às mães, embora é bom lembrar...
    Dia das mães, que alegria é todo dia.

    ESTE POEMA É EM ESPECIAL A TODAS AS MÃES
    MÃE TI AMUUUUU

    ResponderExcluir
  25. Graziele Nascimento 38828 de maio de 2010 às 07:01

    Metade
    Oswaldo Montenegro
    Composição: Oswaldo Montenegro

    Que a força do medo que tenho
    Não me impeça de ver o que anseio

    Que a morte de tudo em que acredito
    Não me tape os ouvidos e a boca
    Porque metade de mim é o que eu grito
    Mas a outra metade é silêncio.

    Que a música que ouço ao longe
    Seja linda ainda que tristeza
    Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada
    Mesmo que distante
    Porque metade de mim é partida
    Mas a outra metade é saudade.

    Que as palavras que eu falo
    Não sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor
    Apenas respeitadas
    Como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos
    Porque metade de mim é o que ouço
    Mas a outra metade é o que calo.

    Que essa minha vontade de ir embora
    Se transforme na calma e na paz que eu mereço
    Que essa tensão que me corrói por dentro
    Seja um dia recompensada
    Porque metade de mim é o que eu penso mas a outra metade é um vulcão.

    Que o medo da solidão se afaste, e que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável.

    Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso
    Que eu me lembro ter dado na infância
    Por que metade de mim é a lembrança do que fui
    A outra metade eu não sei.

    Que não seja preciso mais do que uma simples alegria
    Pra me fazer aquietar o espírito
    E que o teu silêncio me fale cada vez mais
    Porque metade de mim é abrigo
    Mas a outra metade é cansaço.

    Que a arte nos aponte uma resposta
    Mesmo que ela não saiba
    E que ninguém a tente complicar
    Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
    Porque metade de mim é platéia
    E a outra metade é canção.

    E que a minha loucura seja perdoada
    Porque metade de mim é amor
    E a outra metade também.

    acho Oswaldo Montenegro um grande compositor e as letras das musicas que ele faz tocam a alma.

    ResponderExcluir
  26. ADOREI a postagem da Izabela, muitas vezes esquecemos de que para termos nossos alicerces á sobre nós uma força, um apoio divino no qual caminha conosco sempre, tanto no momento de angústias quanto de felicidades, quando estamos angustiados e infelizes achamos que estamos sozinhos e que até Jesus nos abandona, ficamos cegos e perdemos nossas essencias!

    ResponderExcluir
  27. Carla Petrecone RGM:18638 de maio de 2010 às 07:02

    Adorei o poema que a Neiva postou....."Para Sempre"
    Realmente as maes jamais deveriam morrer, eu nao imagino viver sem a minha mae, ela é o bem mais precioso que tenho na vida!!!!

    ResponderExcluir
  28. JAQUELINE CARVALHO8 de maio de 2010 às 07:03

    Quando tiveres algum problema, me diga. Quero fazer parte da sua vida. Seus problemas também serão os meus, não dormirei pensando naquilo que teria tirado seu sono. Assim morre o EU e nasce NÓS!!!


    Pessoal estou vivendo um grande AMOR por isso o poema dito bjinhos bjihnos thau thauuuuuuuu

    ResponderExcluir
  29. Vamos aproveitar o amor, porque um dia ele se apaga igual o fogo.

    Soneto de Fidelidade

    De tudo ao meu amor serei atento
    Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
    Que mesmo em face do maior encanto
    Dele se encante mais meu pensamento.

    Quero vivê-lo em cada vão momento
    E em seu louvor hei de espalhar meu canto
    E rir meu riso e derramar meu pranto
    Ao seu pesar ou seu contentamento

    E assim, quando mais tarde me procure
    Quem sabe a morte, angústia de quem vive
    Quem sabe a solidão, fim de quem ama

    Eu possa me dizer do amor (que tive):
    Que não seja imortal, posto que é chama
    Mas que seja infinito enquanto dure.
    Vinícius de Moraes

    ResponderExcluir
  30. Pais e Filhos
    Renato Russo
    Idioma original: POR
    Estátuas e cofres
    E paredes pintadas
    Ninguém sabe o que aconteceu

    Ela se jogou da janela do quinto andar
    Nada é fácil de entender

    Dorme agora hmhmhmhm...
    É só o vento lá fora

    Quero colo
    Vou fugir de casa
    Posso dormir aqui
    Com vocês?

    Estou com medo tive um pesadelo
    Só vou voltar depois das seis

    Meu filho vai ter nome de santo
    Quero o nome mais bonito

    REFRÃO
    É preciso amar as pessoas
    Como se não houvesse amanhã
    Por que se você parar,pra pensar
    Na verdade não há

    Me diz por que que o céu é azul?
    Explica a grande fúria do mundo

    São meus filhos que tomam conta de mim
    Eu moro com a minha mãe
    Mas meu pai vem me visitar
    Eu moro na rua não tenho ninguém
    Eu moro em qualquer lugar
    Já morei em tanta casa que nem me lembro mais
    Eu moro com os meus pais huhuhuhu

    REFRÃO
    É preciso amar as pessoas
    Como se não houvesse amanhã
    Por que se você parar,pra pensar
    Na verdade não há

    Sou uma gota d'água
    Sou um grão de areia
    Você me diz que seus pais não lhe entendem
    Mas você não entende seus pais

    Você culpa seus pais por tudo
    Isso é absurdo
    São crianças como você
    O que você vai ser
    Quando você crescer?

    A letra da musica parece trazer o pensamento de muitos adolescente, parece um grito quem vem de dentro como se pedisse uma auxilio no entendimento do seu proprio "Eu".

    ResponderExcluir
  31. Carla Petrecone RGM:18638 de maio de 2010 às 07:06

    O poema que a Talita postou "Nao deixe o amor passar", é muito comovente, ele faz as pessoas refletirem realmente no verdadeiro amor, é um poema muito lindo"""

    ResponderExcluir
  32. Acredite é hora de vencer
    Essa força vem
    De dentro de você
    Você pode
    Até tocar o céu se crer...

    Acredite que nenhum de nós
    Já nasceu com jeito
    Prá super-herói
    Nossos sonhos
    A gente é quem constrói..

    É vencendo os limites
    Escalando as fortalezas
    Conquistando o impossível
    Pela fé...

    Campeão, vencedor
    Deus dá asas, faz teu vôo
    Campeão, vencedor
    Essa fé que te faz imbatível
    Te mostra o teu valor...

    Acredite que nenhum de nós
    Já nasceu com jeito
    Prá super-herói
    Nossos sonhos
    A gente é quem constrói..

    É vencendo os limites
    Escalando as fortalezas
    Conquistando o impossível
    Pela fé...

    Campeão, vencedor
    Deus dá asas, faz teu vôo
    Campeão, vencedor
    Essa fé que te faz imbatível
    Te mostra o teu valor...

    Tantos recordes
    Você pode quebrar
    As barreiras
    Você pode ultrapassar
    E vencer...

    Campeão, vencedor
    Deus dá asas, faz teu vôo
    Campeão, vencedor
    Essa fé que te faz imbatível
    Te mostra o teu valor...

    Jamily!!!

    Diante todas as dificuldades em Jesus somos mais que vencedores!!!! Bjus!!!

    ResponderExcluir
  33. jacqueline alvarenga8 de maio de 2010 às 07:10

    musica muito linda, da graziela otima escolha

    ResponderExcluir
  34. OLHA A PROFESSORA AI GENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE


    Rosas De Ouro - Samba-enredo 2010

    É tão doce sonhar
    E recordar a própria história
    Eu, que já fui dádiva celestial
    Em misteriosas civilizações
    Fui batizado de cacau
    Caminhei entre Maias e Astecas
    Consagrei o meu “valor”
    Caí na graça e no gosto
    Na taça do imperador

    A nobreza da Europa, eu conheci
    E num tal “mexe-mexe”, eu me vi
    Ganhei um gosto especial
    A mistura “deu carnaval”!

    Sou rei entre os presentes
    Se for falar de paixão
    Nos sentidos dessa gente
    Posso tocar um coração
    Agradeço a cada sonhador
    Que me deu forma, brilho e cor
    Estou aqui pra festejar
    Hoje sou o símbolo da vida,
    Renasci nessa avenida
    Na escolha popular

    Tá na boca do povo:
    “O Cacau é Show”!
    Sou Rosas, Rosas de Ouro
    Meu sabor te consquistou!!!

    ResponderExcluir
  35. Vailza 3492
    Esse poema é para todos que tem um(a)grande amigo(a) e conhecem a importância deste sentimento (amizade)em todos os momentos de nossas vidas.

    Soneto do amigo

    Enfim, depois de tanto erro passado
    Tantas retaliações, tanto perigo
    Eis que ressurge noutro o velho amigo
    Nunca perdido, sempre reencontrado.

    É bom sentá-lo novamente ao lado
    Com olhos que contêm o olhar antigo
    Sempre comigo um pouco atribulado
    E como sempre singular comigo.

    Um bicho igual a mim, simples e humano
    Sabendo se mover e comover
    E a disfarçar com o meu próprio engano.

    O amigo: um ser que a vida não explica
    Que só se vai ao ver outro nascer
    E o espelho de minha alma multiplica...
    Vinicius de Moraes

    ResponderExcluir
  36. jacqueline alvarenga8 de maio de 2010 às 07:12

    isto ai miriam vai em frente, não devendo nada para ninguem.linda musica.

    ResponderExcluir
  37. Joyce 3953 3º Pedagogia8 de maio de 2010 às 07:12

    Soneto de fidelidade
    Vinicius de Moraes
    Composição: Vinicius de Moraes / Capiba

    De tudo, ao meu amor serei atento
    Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
    Que mesmo em face do maior encanto
    Dele se encante mais meu pensamento

    Quero vivê-lo em cada vão momento
    E em seu louvor hei de espalhar meu canto
    E rir meu riso e derramar meu pranto
    Ao seu pesar ou seu contentamento

    E assim quando mais tarde me procure
    Quem sabe a morte, angústia de quem vive
    Quem sabe a solidão, fim de quem ama

    Eu possa me dizer do amor (que tive):
    Que não seja imortal, posto que é chama
    Mas que seja infinito enquanto dure

    eu escolhi esse poema porque acho ele muito bonito =D

    ResponderExcluir
  38. É isso aí Miriam, aproveite a vida, mas vai com calma, todos nós temos limites.

    ResponderExcluir
  39. Quem diz que Amor é falso ou enganoso,
    ligeiro, ingrato, vão, desconhecido,
    Sem falta lhe terá bem merecido
    Que lhe seja cruel ou rigoroso.

    Amor é brando, é doce e é piedoso;
    Quem o contrário diz não seja crido:
    Seja por cego e apaixonado tido,
    E aos homens e inda aos deuses odioso.

    Se males faz Amor, em mi se vêem;
    Em mim mostrando todo o seu rigor,
    Ao mundo quis mostrar quanto podia.

    Mas todas suas iras são de amor;
    Todos estes seus males são um bem,
    Que eu por todo outro bem não trocaria.
    Luis Camões

    Esse soneto quer dizer que as vezes o amor é falso,mas ao mesmo tempo é doce e piedoso.

    ResponderExcluir
  40. Paula Barbosa Pudo8 de maio de 2010 às 07:16

    Agradeço a sensibilidade poética das pessoas que realmente me conhecem e sabem o quanto a Rosas de Ouro me faz bem.....obrigada pelo samba enredo campeão do carnaval 2010, o cacau é show!!

    ResponderExcluir
  41. Muito bem Jacqueline, musica muitoooo Romantica.Tem tudo a ver comigo também, casal apaixonado.

    ResponderExcluir
  42. Sabe Taiane qdo acreditamos em Deus e em nos mesmos sempre seremos vencedores....bjs

    ResponderExcluir
  43. Maria da Conceição.8 de maio de 2010 às 07:18

    Adorei o poema da Neiva,também gostaria que essa Lei fosse revogada,não há nehum ser mais especial e angelical que a mãe, de todos os anjos que Deus nomeu essa com certeza á mais pefeita de todas as verções.Amo minha mãe mais que tudo nesse mundo e choro só de pensar que um dia ela irá embora desse mundo, gostaria de ir antes só para não sofrer a dor de sua ausência,mas dentro de mim ela nunca morrerá.
    A Todos os filhos que ainda não observaram o valor dessa reliquea(Mâe). observe,aprecie,valorize,cuide com muito amor e carinho, porque depois que lhe for tirado este bem precioso e de valor inestimável, não há,nem nunca haverá nada que possa substituir.Então abrace,beije,olhe em seus olhos e diga:Mãe eu te amo,muito obrigada por me doar a vida e por se doar sem pedir nada em troca, por me amar incondicionalmente,você é o que tenho de mais precioso e valioso.Beijos a todas as mães,em especial para minha.

    ResponderExcluir
  44. COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ
    Roberto Carlos

    Eu tenho tanto
    Prá lhe falar
    Mas com palavras
    Não sei dizer
    Como é grande
    O meu amor
    Por você...

    E não há nada
    Prá comparar
    Para poder
    Lhe explicar
    Como é grande
    O meu amor
    Por você...

    Nem mesmo o céu
    Nem as estrelas
    Nem mesmo o mar
    E o infinito
    Não é maior
    Que o meu amor
    Nem mais bonito...

    Me desespero
    A procurar
    Alguma forma
    De lhe falar
    Como é grande
    O meu amor
    Por você...

    Nunca se esqueça
    Nem um segundo
    Que eu tenho o amor
    Maior do mundo
    Como é grande
    O meu amor
    Por você...

    Mas como é grande
    O meu amor
    Por você!...

    Escolhi a letra dessa musica porque me identifico muito com ela. A letra é linda e fala do semtimento mais bonito que um ser humano pode sentir "O AMOR"

    ResponderExcluir
  45. Joyce 3953 3º Pedagogia8 de maio de 2010 às 07:19

    Enquanto não encontro vou curtindo a vida
    Enquanto não encontro vou tirando onda
    Enquanto não encontro eu vou beijando em boca
    Enquanto não encontro eu vou badalando
    Enquanto não encontro eu vou pagodeando
    Enquanto não encontro eu sou da boemia

    concordo plenamente com a Tati, acho que enquanto nao encontramos alguma coisa que nos complete (em qualquer sentido) devemos aproveitar a vida.... rsrsrsrs ;)

    ResponderExcluir
  46. Soneto de Fidelidade

    De tudo ao meu amor serei atento
    Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
    Que mesmo em face do maior encanto
    Dele se encante mais meu pensamento.

    Quero vivê-lo em cada vão momento
    E em seu louvor hei de espalhar meu canto
    E rir meu riso e derramar meu pranto
    Ao seu pesar ou seu contentamento

    E assim, quando mais tarde me procure
    Quem sabe a morte, angústia de quem vive
    Quem sabe a solidão, fim de quem ama

    Eu possa me dizer do amor (que tive):
    Que não seja imortal, posto que é chama
    Mas que seja infinito enquanto dure.
    Vinícius de Moraes

    Escolhi esse soneto por falar,como diz o Vinicius de Moraes ''que seje infinito enquanto dure''.
    Só me falta o Amor!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  47. O poema enviado por Kelly e Karen mostra, realmente, o sentimento que temos quando alguém que amamos já não está próximo. Devemos amar e nos entregar enquanto tivermos a pessoa ao nosso lado sem medir os esforços para sermos felizes e fazermos a pessoa feliz

    ResponderExcluir
  48. Música linda Grazi vc fez uma ótima escolha. Se prestarmoa atenção na letra notaremos que ela fala profundamente em nossos sentimentos

    ResponderExcluir
  49. Jaqueline Alves RGM:21508 de maio de 2010 às 07:22

    "Nunca lhe dão um desejo sem também lhe darem
    o poder de realizá-lo.
    Você pode ter de trabalhar por ele, porém."
    Richard Bach

    Esta é uma frase que sempre escrevo para não esquecer e desanimar dos meus objetivos... Somos capazes de termos aquilo que desejarmos, mas devemos que persistir e trabalhar por isto!!

    ResponderExcluir
  50. Pela Luz dos Olhos Teus

    Quando a luz dos olhos meus
    E a luz dos olhos teus
    Resolvem se encontrar
    Ai que bom que isso é meu Deus
    Que frio que me dá o encontro desse olhar
    Mas se a luz dos olhos teus
    Resiste aos olhos meus só p'ra me provocar
    Meu amor, juro por Deus me sinto incendiar
    Meu amor, juro por Deus
    Que a luz dos olhos meus já não pode esperar
    Quero a luz dos olhos meus
    Na luz dos olhos teus sem mais lará-lará
    Pela luz dos olhos teus
    Eu acho meu amor que só se pode achar
    Que a luz dos olhos meus precisa se casar.

    Vinícius de Moraes

    ResponderExcluir
  51. Miriam das Graças8 de maio de 2010 às 07:22

    A musica da Vanessa é especialmente para todas as maes, muito bela adorei.

    ResponderExcluir
  52. Miriam...a música que você postou é surpreendente.....muito interessante seu gosto musical, essa música é muito legal, aproveite seu momento!!

    ResponderExcluir
  53. Graziele Nascimento 3882 3º Pedagogia8 de maio de 2010 às 07:23

    Saiba entender seus pais. Você nunca sabe a falta que vai sentir quando eles partirem. Seja agradável com seus irmãos. Eles são seu melhor vínculo com o passado e aqueles que, no futuro, provavelmente nunca te deixarão na mão.

    Compreender as pessoas é uma dadiva pena só nos darmos conta o quanto elas são importantes quando não estão mais ao nosso lado.

    ResponderExcluir
  54. Bela escolha Vailza.A amizade é um dos sentimentos mais puro...Quisera eu que todos entendessem o seu real significado.Bjs

    ResponderExcluir
  55. Sou como você me vê.
    Pode ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania.
    Depende de quando e como você me vê. Clarice Lispector

    ResponderExcluir
  56. Fecho os olhos pra não ver passar o tempo, sinto falta de você

    Anjo bom, amor perfeito no meu peito, sem você não sei viver

    Então, vem que eu conto os dias conto as horas pra te ver

    Eu não consigo te esquecer

    Cada minuto é muito tempo sem você, sem vocêeeeee

    Os segundos vão passando lentamente, não tem hora pra chegar

    Até quando te querendo, te amando, coração que te encontrar

    Então, vem que nos seus braços esse amor é uma canção

    E eu não consigo te esquecer

    Cada minuto é muito tempo sem você, sem vocêeeeee

    Eu não vou saber me acostumar

    Sem suas mãos pra me acalmar

    Sem seu olhar pra me entender

    Sem seu carinho, amor sem você

    Vem me tirar da solidão

    Fazer feliz meu coração

    Já não importa quem errou

    O que passou, passou, então vem

    A musica fala de amor.....
    dificil viver sem amor, sem carinho
    acredito que a pessoa torna-se duro de coração,. não sabe perdoar. Acredito que tudo que fazemos temos um anjo para nos iluninar o que passou....passou, não podemos esquecer de tudo que passou, mas o que passou não volta mais.

    ResponderExcluir
  57. Mãe

    Renovadora e reveladora do mundo
    A humanidade se renova no teu ventre.
    Cria teus filhos,
    não os entregues à creche.
    Creche é fria, impessoal.
    Nunca será um lar
    para teu filho.
    Ele, pequenino, precisa de ti.
    Não o desligues da tua força maternal.

    Que pretendes, mulher?
    Independência, igualdade de condições...
    Empregos fora do lar?
    És superior àqueles
    que procuras imitar.
    Tens o dom divino de ser mãe.
    Em ti está presente a humanidade.

    Mulher, não te deixes castrar.
    Serás um animal somente de prazer
    e às vezes nem mais isso.
    Frígida, bloqueada, teu orgulho te faz calar.
    Tumultuada, fingindo ser o que não és.
    Roendo o teu osso negro da amargura.

    Cora Coralina

    Como a Neiva escolhi este poema em homenagem a todas as maes maravilhosas......

    ResponderExcluir
  58. Obrigado Senhor!

    Obrigado , Senhor , pela mãe que você me deu ...
    ... por todas as Mães do mundo
    ... pelas mães brancas , de pele alvinha ...
    ... pelas pardas , morenas ou bem pretinhas ...
    ... pelas ricas e pelas pobrezinhas ...
    ... pelas mães - titias , pelas mães -vovós , pelas madrastas -mães ,
    ... pelas professoras - mães ...
    ... pela mãe que embala ao colo o filho que não é seu ...
    ... pela saudade querida da mãe que já partiu ...
    ... pelo amor latente em todas as mulheres , que
    desperta ao sentir desabrochar em si uma nova vida ...
    ... pelo amor , maravilhoso amor que une mães e filhos ...
    Eu lhe agradeço , Senhor !


    Escolhi este poema, porque ser mae e ser abençoada por Deus!

    ResponderExcluir
  59. Camila 3822 juliane 38598 de maio de 2010 às 07:30

    Talita seu poema foi profundo as vezes nem percebemos que nosso amor esta ao nosso lado.

    ResponderExcluir
  60. Jaqueline Alves RGM:21508 de maio de 2010 às 07:31

    O poema que a Vailza postou "Soneto do Amigo" é muito bonito e importante, nada como um grande amigo que nos diga umas verdades, nos acolha, nos dê momentos de diversão etc. Precisamos valorizá-los, a amizade supera as distâncias...

    ResponderExcluir
  61. Grazi concordo com o que disse, pois nossa familia é a melhor coisa do mundo, independente dos nossos defeitos essas pessoais estão do nosso lado sempre nos apoiando e nos amando.

    ResponderExcluir
  62. Soneto da separação

    De repente do riso fez-se o pranto
    Silencioso e branco como a bruma
    E das bocas unidas fez-se a espuma
    E das mãos espalmadas fez-se o espanto.
    De repente da calma fez-se o vento
    Que dos olhos desfez a última chama
    E da paixão fez-se o pressentimento
    E do momento imóvel fez-se o drama.

    De repente, não mais que de repente
    Fez-se de triste o que se fez amante
    E de sozinho o que se fez contente.

    Fez-se do amigo próximo o distante
    Fez-se da vida uma aventura errante
    De repente, não mais que de repente.
    Vinícius de Moraes

    Este soneto acho triste, mas marcou para mim porque foi um dos primeiros poemas trabalhado em sala de aula e que consegui entender. Eu estava cursando o ensino fundamental. Reflitam sobre isto, sejam professoras sempre lembradas por boas lembraças e emoções.

    ResponderExcluir
  63. A letra desta música me emociona demais. Não tenho minha mãe há muitos anos(de corpo presente),porém sempre a senti junto a mim e jamais esquecrei tudo que vivemos juntas. Pode passar o tempo que for, a imagem e saudade dela estarão sempre comigo. Agradeço a Deus por ter sido ela a minha mãe, tinha que ser ela. ELA foi, e será para sempre, a MELHOR MÃE DO MUNDO.
    Maria e todas ainda têm suas mães, aproveitem todos os momentos ao lado delas e falem com o coração que as amam e nunca deixarão de amá-las.
    Desculpem o meu coração apertado (lágrimas de saudade).

    FOGÃO DE LENHA

    Chitãozinho & Xororó
    Composição: Carlos Colla / Maurício Duboc / Xororó

    Espere minha mãe estou voltando
    QUE FALTA FAZ PRA MIM UM BEIJO SEU
    O orvalho da manhã cobrindo as flores
    Um raio de luar que era tão meu
    O sonho de grandeza, ó mãe querida
    Um dia separou você e eu
    Queria tanto ser alguém na vida
    Apenas sou mais um que se perdeu
    Pegue a viola, e a sanfona que eu tocava
    Deixe um bule da café em cima do fogão
    Fogão de lenha, e uma rede na varanda
    Arrume tudo mãe querida, que seu filho vai voltar
    Mãe eu lembro tanto a nossa casa
    As coisas que falou quando eu saí
    Lembro do meu pai que ficou triste
    E nunca mais cantou depois que eu partí
    HOJE EU JÁ SEI, Ó MÃE QUERIDA
    Nas lições da vida eu aprendi
    O que eu vim procurar aqui distante
    EU SEMPRE TIVE TUDO E TUDO ESTÁ AÍ.

    ResponderExcluir
  64. Reflexões matinais de uma caminhante...
    Seres humanos nasceram para se movimentar, para percorrer caminhos, para agitar moléculas e átomos, para auxiliar o planeta a completar suas incessantes voltas em viagem ainda desconhecida. Tudo está em movimento, cada elemento compõe um personagem do cenário da existência e tudo flui em harmonia planetária quando há sintonia entre os viventes da esfera. Pés testemunham um caminho que se refaz a cada percurso, cada parte da cena já estivera ali em outros momentos, mas os pés que já não são os mesmos de ontem, nem serão os mesmos de amanhã, conduzem uma ópera na qual sua comandante observa a sincronia plena: uma garça branca voando livremente, um jovem cãozinho branco correndo levemente, minha alma existindo plenamente, ladeada por pés de romã, um pé de café e amoreiras silvestres. Minha paz de espírito tingiu este quadro com novas nuances e luzes, como nunca antes se viu por ali. Plenitude. Beatitude.
    (Paula B. Pudo)

    ResponderExcluir
  65. Olha que coisa mais linda
    Mais cheia de graça
    É ela menina
    Que vem e que passa
    Num doce balanço,a caminho do mar.
    Moça do corpo dourado
    Do sol de Ipanema
    O seu balançado é mais que um poema
    É a coisa mais linda
    Que eu já vi passar.

    Ah,porque estou tão sozinho
    Ah,porque tudo é tão triste
    Ah,a beleza que existe
    A beleza que não é só minha
    Que tambem passa sozinha.
    Ah,se ela soubesse
    Que quando ela passa
    O mundo inteirinho se enche de graça
    E fica mais lindo
    Por causa do amor.

    Vinicius de Moraes e Tom Jobim
    Garota de Ipanema

    ResponderExcluir
  66. AS FLORES DA PRIMAVERA
    PRIMAVERA! PRIMAVERA
    MAS QUE LINDA ESTAÇÃO,
    E COM O SOM DA NATUREZA
    NÓS OUVIMOS ESTA CANÇÃO.

    PRIMAVERA! PRIMAVERA
    QUE BELA A ESTAÇÃO
    MUITAS FLORES NESTE TEMPO,
    ISTO É UMA PAIXÃO.

    AS FLORES JÁ ESTÃO CRESCENDO,
    E O SOL JÁ ESTÁ NASCENDO,
    O GIRASSOL VIVE VOANDO,
    E AS PESSOAS, PELAS RUAS, VÃO PASSANDO.
    Jõao Pedro 6 anos

    ResponderExcluir
  67. Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho e na ação reflexão.
    PAULO FREIRE

    ResponderExcluir
  68. DE REPENTE, CALIFÓRNIA

    Garota eu vou pra Califórnia
    Viver a vida sobre as ondas
    Vou ser artista de cinema
    O meu destino é ser star...

    O vento beija os meus cabelos
    As ondas lambem as minhas pernas
    O sol abraça o meu corpo
    Meu coração canta feliz...

    Eu dou a volta, pulo o muro
    Mergulho no escuro
    Sarto de banda
    Na Califórnia é diferente, irmão
    É mais do que um sonho...

    A vida passa lentamente
    E a gente vai tão de repente
    Tão de repente que não sente
    Saudades do que já passou...

    Lulu SANTOS
    Composição: Lulu Santos e Nelson Motta

    ResponderExcluir