sábado, 17 de abril de 2010

ATIVIDADE DO 3º DE PEDAGOGIA

Leia abaixo trechos do livro "OS SETE SABERES NECESSÁRIOS PARA A EDUCAÇÃO DO FUTURO", de Edgar Morin, em que são discutidos pontos fundamentais sobre a consciência planetária como ponto de partida para um novo momento histórico.
Após a leitura, discuta com seus colegas as semelhanças entre os pressupostos do autor e o uso das tecnologias na educação.


"Ainda não incorporamos a mensagem de Eurípedes, que é a de estarmos prontos para o inesperado. O fim do século XX foi propício, entretanto, para compreender a incerteza irremediável da história humana.
Os séculos precedentes sempre acreditaram em um futuro, fosse ele repetitivo ou progressivo. O século XX descobriu a perda do futuro, ou seja, sua imprevisibilidade. Esta tomada de consciência deve ser acompanhada por outra, retroativa e correlativa: a de que a história humana foi e continua a ser uma aventura desconhecida. Grande conquista da inteligência seria poder enfim se libertar de ilusão de prever o destino humano. O futuro permanece aberto e imprevisível. Com certeza, existem determinantes econômicas, sociológicas e outras ao longo da história, mas estas encontram-se em relação instável e incerta com acidentes e imprevistos numerosos, que fazem bifurcar ou desviar seu curso.
As civilizações tradicionais viviam na certeza de um tempo cíclico cujo funcionamento devia ser assegurado por sacrifícios às vezes humanos. A civilização moderna viveu com a certeza do progresso histórico. A tomada de consciência da incerteza histórica acontece hoje com a destruição do mito do progresso. O progresso é certamente possível, mas é incerto. [...]


A INCERTEZA HISTÓRICA

Quem teria pensado, na primavera de 1914, que um atentado cometido em Sarajevo desencadearia a guerra mundial que duraria quatro anos e que faria milhões de vítimas?
Quem teria pensado, em 1916, que o exército russo se desagregaria e que um pequeno partido marxista, marginal, provocaria, contrariamente à própria doutrina, a revolução comunista em outubro de 1917?
Quem teria pensado, em 1918, que o tratado de paz assinado trazia em si os germes da Segunda Guerra Mundial, que arrebentaria em 1939?
Quem teria pensado, na prosperidade de 1927, que uma catástrofe econômica, iniciada em 1929, em Wall Street, se abateria sobre o planeta?
Quem teria pensado, em 1930, que Hitler chegaria legalmente ao poder em 1933?
Quem teria pensado, em 1940-41, afora alguns irrealistas, que o formidável domínio nazista sobre a Europa, após os impressionantes progressos da Wehrmacht na URSS até as portas de Leningrado e Moscou, seria acompanhado em 1942 pela reviravolta total da situação?
Quem teria pensado, em 1943, durante plena aliança entre soviéticos e ocidentais, que a guerra fria se manifestaria três anos mais tarde entre estes mesmos aliados?
Quem teria pensado, em 1980, afora alguns iluminados, que o Império Soviético implodiria em 1989?
Quem teria imaginado, em 1989, a Guerra do Golfo e a guerra que esfacelaria a Iugoslávia?
Quem, em janeiro de 1999, teria sonhado com os ataques aéreos sobre a Sérvia, em março de 1999, e no momento em que estas linhas são escritas, pode medir suas consequências?
Ninguém pode responder a estas questões no momento da escrita destas linhas, que , talvez, ficarão ainda sem resposta durante o século XXI. Como dizia Patocka: 'O devenir é doravante problematizado e o será para sempre.' O futuro chama-se incerteza."

100 comentários:

  1. Carla A. Petrecone Rgm:186317 de abril de 2010 às 06:56

    Vivemos num mundo complexo e cheio de incertezas, na qual temos que nos adaptar e saber viver nele.
    Para que haja uma educação com eficacia diante deste mundo globalizado, é necessários que os educadores estejam preparados para lidarem com essa situação, ou seja, é preciso que os mesmos saibam mediar as aulas, e saibam ainda trabalhar com a tecnologia que está inserida neste contexto.
    É preciso ainda que os educadores mobilizem a as estruturas cognitivas de seus educandos, de uma forma sistemática e que os mesmos utilizem da práxis, para assim formar cidadãos cosmopolitanos!!!!

    ResponderExcluir
  2. SÉRGIO.C.SOUZA RGM:44517 de abril de 2010 às 06:58

    O TEXTO DE RELATA,SOBRE A VIDA NO MUNDO INTEIRO E SUAS INCERTEZAS,ÉPOCAS DIFERENTIS COM OCORRIDOS JAMAIS IMAGINADO.
    NARRA , SOBRE COISAS QUE NUNCA IMAGINARIA-MOS QUE SERIA POSSÍVEL, OU FATOS NO MUNDO TODO QUE PUDESSEM ACONTECER, E ACONTECERAM DE UMA HORA PARA OUTRA ,MUDANDO TOTALMENTE O RUMO PREVISTO NA HISTÓRIA.
    POR ESTES MOTIVOS , NÃO PODEMOS TER CERTEZA DE NADA NO FUTORO,E O QUE NOS ESPERA .

    ResponderExcluir
  3. é uma pena que as grandes conquistas e realizações humanas com suas tecnologias
    não podem prever ou advinhar o que acontecera com nosso futuro visto que estaõ acontecendo varias catrastrofes em nosso paíé e ninguem pode advinhar. Seria genial ter certeza antes dos acontecimentos, mas isso é imposssível.

    ResponderExcluir
  4. Penso que: se o futuro fosse uma coisa certa, seria intediante ou se tudo que imaginamos pudesse acontecer e acontecesse, haveria muitas desgraças, temos uma tendências em sermos negativos diante dos problemas.

    ResponderExcluir
  5. "SÓ SEI QUE NADA SEI" SOCRÁTES.
    COMO DIZ O NOSSO GRANDE FILOSOFO SOCRÁTES, ASSIM É O NOSSO MUNDO, QUE NÃO TEMOS CERTEZA DE NADA, NÃO PODEMOS PREVER O FUTURO.

    ResponderExcluir
  6. É preciso que cada individuo tenha a consciência planetária, pois a atitude de cada um irá refletir de forma positiva ou negativa em nosso planeta.
    O nosso mundo é cheio de incertezas, portanto, é necessário desenvolver em nossos alunos saberes essenciais para o convivio em sociedade, e que cada um consiga contribuir para um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  7. Danielle Vanessa Romasco17 de abril de 2010 às 07:08

    É muito dificil entender e falar sobre os buracos que aparece na educação e tentar mudar, Edgard Moran cita sobre as gavetas da educação e ao dizer deve haver uma mistura. Ai aonde traz as incertezas porque não da para pensar no futuro sem ter as incertezas..... exemplo enchentes, terremotos e varias ortras catrástrofe que vem ocorrendo.

    ResponderExcluir
  8. Telisangela F da Silva17 de abril de 2010 às 07:12

    Sim o futuro é realmente uma incerteza, ao mesmo tempo que temos certeza do que vamos fazer esquecemos que o conhecimento tem valor em uma época e em outra não mais. Tecnologia avança cada vez mais em questão de minutos, como podemos ter certeza do futuro?Por esse motivo o futuro passa a ser uma incerteza.

    ResponderExcluir
  9. acredito que em partes o futuro é imprevisível e incerto, pois algumas atitudes tomadas por grande parte da população gera consequencias totalmente previsíveis para o futuro das próximas geracções, uma delas é o aquecimento global.

    ResponderExcluir
  10. Sabemos que estamos na era da tecnologia avançada, inovadora, mas não é esta tecnologia que nos informará o que vai acontecer no futuro, pois com base no Eurípedes sabemos que o futuro é incerto, por mais tecnologia exista.

    ResponderExcluir
  11. PENSAMOS QUE SABEMOS TUDO MAS O SER HUMANO NÃO PERCEBE O QUANTO DESCONHECE A SUA EXISTÊNCIA. É PRECISO ESTIMULAR O PENSAMENTO QUESTIONADOR, ASSUMIR SUA FRAGILIDADE FRENTE A NATUREZA...

    ResponderExcluir
  12. No século XIX acontecu fatos históricos que numca imagianriamos que iria acontecer .
    No mundo de hoje ainda pode acontecer coisas que naõ esperamos,por isso que o mundo é cheio de incertezas.

    ResponderExcluir
  13. Patricia França de Lima17 de abril de 2010 às 07:27

    Hoje sabemos que não temos certeza de mais nada, apenas que é tudo incerto com a tecnologia inserida em nossa vida cotidiana e assim os acontecimentos históricos serão sempre modificado pela incerteza.

    ResponderExcluir
  14. Laís Anselmo 3626 Izabela Nogueira 362717 de abril de 2010 às 07:30

    A incerteza realmente é um fato que assola a humanidade e também o rumo das qeustões mundiais. Como foi apresentado no texto, os imprevistos acontecidos na humanindade eram outras expectativas para a concepção e também de vida.
    Portanto, como futuros professores, temos que ter a consciência de que tudo neste mundo é incerto. O que podemos usufruiur hoje nao será o mesmo no amanhã, pois este estará com novas tendências, por isso não devemos nos acomodar, mas sim nos adptar com as novas demandas deste mundo globalizado.

    ResponderExcluir
  15. O mais irônico nisso tudo é que como a incerteza é a tradução mais aproximada do futuro, até mesmo no uso das tecnologias, quando se programa uma atividade colaborativa em ambiente virtual, como FARÍAMOS hoje, a incerteza e a imprevisibilidade se fizeram presentes... fomos atropelados pela desatualização das máquinas, rsrs, como diria Morin, o futuro se chama incerteza...rsrs

    ResponderExcluir
  16. É engraçado como nós, chamos que sabemos o que o futuro nos prepara...
    Esse texto nos mostrar que cada vez mais o nosso futuro é incerto, de que nada temos a certeza que irá acontecer!
    Precismos urgentimente mudar nosso conceito de futuro, e pensarmos mais no nosso presente, o que vivemos hoje!

    ResponderExcluir
  17. Em meio a tanta tecnologia, o futuro é uma incerteza, pois se faz planos, estratégias,
    metas a se cumprir, mas no meio do caminho,
    algo de inesperado acontece e então muda se
    tudo que estava traçado, a própria história
    do mundo, deixa uma interrogação no que há
    de vir, pensava-se que o mundo era quadrado,
    porém descobriu se que é redondo...

    ResponderExcluir
  18. Caso houvesse uma chance de prever algo,
    o sujeito que por ventura o conseguisse,
    estaria rico.

    ResponderExcluir
  19. Rosilda Tavares 393417 de abril de 2010 às 15:50

    A capacidade de armazenamento de informações mutiplicou-se astronomicamente. A quantidade de conhecimento produzido dobra em espaços cada vez mais curtos de tempo. As gerações mais novas passam a raciocinar,confrontando explicitamente a lógica tradicional. Paralelamente, descobre-se que as pessoas aprendem de formas diferentes:auditivos,visuais ou cinestésicos e que há várias mútiplas de ser inteligente.É preciso conhecer o passado para poder entender o presente e vislumbrar o futuro das relações entre sociedade,tecnologia e escola.

    ResponderExcluir
  20. No mundo determinista a ciência moderna tem que negociar com o incerto. A incerteza faz parte da história humana.

    ResponderExcluir
  21. Temos certeza apenas dos acontecidos e não podemos mudá-los, porém estas certezas agora nos servem de exemplos para como agir. Como professores devemos aproveitar as experiências de outros que obtiveram sucesso e ministrá-las em nosso "trabalho". Ou não, não tenho certeza.
    Acho que devo tentar outras opções, também, conforme a necessidade.

    ResponderExcluir
  22. Ivani Lucena do Nascimento Valentin19 de abril de 2010 às 16:42

    O futuro amedronta,nada é certo,a sede do progresso não possui o sabor esperado.E o preço esta aí e temos que pagá-lo.NADA É CERTO.

    ResponderExcluir
  23. Sabrina do Prado Paixão19 de abril de 2010 às 16:52

    Na vida a unica certeza que temos é que vamos morrer um dia.Com o avanço da tecnologia estamos esquecendodo que é importate viver porque não sabemos o amanhã, o tempo esta cada vez mais curto e so pensamos no futuro esquecemos o hoje. Então viva cada dia como se fosse o ultimo...

    ResponderExcluir
  24. Keli Brazuti 3473 3° Pedagogia22 de abril de 2010 às 10:21

    Quem poderia imaginar os atentados que ocorreram nos EUA, em 2001. Se tivéssemos previsto o tisuname, em 2004. E mais recentemente, o desbarrancamento do morro no Rio de Janeiro.
    Se nós pudéssemos prever todos esses acontecimentos e outros que ocorreram durante toda nossa história, quantas catástrofes não teriam sido evitadas? Mas, a incerteza que temos do amanhã, é a certeza que realmente sabemos.

    ResponderExcluir
  25. Infelizmente muitas catástrofes foram presenciadas, muitas delas por famílias que fizeram apenas uma visita como por exemplo no Rio de Janeiro, mas de uma certeza nós cidadãos temos, "a incerteza do que nos pode acontecer"

    ResponderExcluir
  26. Concordo, muitos dos acontecimentos catastróficos são causados por humanos. Pois o aquecimento global está relacionado ao aumento da queima de combustíveis e também alguns processos de origem industrial que são causados pela humanidade. Seria ótimo se conseguíssemos evitar todos estes acontecimento, mas não temos certeza do nosso futuro.

    ResponderExcluir
  27. Tudo o que acontece ao nosso redor, é fruto do nosso esforço, pois sem ele seriamos incapazes de viver em um mundo tão complicado como é o nosso ...

    ResponderExcluir
  28. hoje temos as necessidades de vivenciar momentos unicos e históricos.Então é necessário que vivemos num clima de harmonia e ao mesmo tempo sem esquecer da duras realidade que vivemos.Jaqueline Carvalho

    ResponderExcluir
  29. Com poucas palavras a Kelly falou tudo, a humanidade vive na incerteza.

    ResponderExcluir
  30. Concordo com a Kelly Patricia, realmente a incerteza faz parte da historia humana

    ResponderExcluir
  31. Izabela 3627 and Laís 362624 de abril de 2010 às 06:46

    Realmente o que a Sabrina comentou é um fato que vivenciamos diariamente, pois temos deixado de viver o agora e nos preocupando com o futuro que, provalvelmente, pode ser incerto.

    ResponderExcluir
  32. Concordo com a Karen, quando ela diz: que o futuro é uma incerteza. Porém a Patrícia comenta que não temos certeza de nada.

    ResponderExcluir
  33. Vivemos num mundo cheio de incertezas, de certa forma isso naõ é negativo, pois o ser humano precisa esta sempre se atualizando e aprendendo, por meio de grandes feitos históricos é que nossa sociedade está evoluindo.

    ResponderExcluir
  34. Vivemos em um mundo acelerado, desenfreado tudo acontece muito rápido, somos empurrados a trabalhar freneticamente, sem pararmos, sem refletirmos sobre o futuro. E o futuro é tão incerto, nos reserva surpresas que nem sempre são agradáveis. Será que realmente existe uma receita para prepararmos o aluno para encarar as surpresas do futuro?

    ResponderExcluir
  35. Maria da conceição24 de abril de 2010 às 06:49

    Desde que o mundo é mundo, vivemos em meio as incertezas, tudo muda a todo instante, agradeço à Deus por isso, pois somente assim podemos sonhar e quem sabe realizar os nossos sonhos,se nosso futuro fosse previsível a vida não teria graça.

    ResponderExcluir
  36. Concordo com a Carla quando ela fala que vivemos uma educação cercada de muitas incertezas e para enfrentar essa situação é necessários que os educadores estejam preparados para lidarem com esse problema.

    ResponderExcluir
  37. Pois é keli Brasuti, quem poderia imaginar que diante de tantas castastrófes que diante do mundo que vivemos aconteceram.
    São situações inesperadas, porém devemos nos daar conta que tudo é possível de ser acontecer e por inclivel que pareça todas com mortes e mesmo assim cada fato que mexe com os nossos sentimentos que é a morte nunca para por aí.Vamos ficar mais atentos a tudo porque as coisas acontecerão de formas cada vez mais trágicas.

    ResponderExcluir
  38. Acredito que as pessoas estão se distanciando de suas famílias por causa da tecnologia, que está dentro de nossas casas, ao acordar até a hora de dormir. Pais deixam de sentar-se à mesa com seus filhos para discutir sobre o seu dia.
    A tecnologia veio para a auxiliar a vida do ser humano, não para aliená-lo...

    ResponderExcluir
  39. Concordo com a Brazuti, se soubessemos do dia de amanhã, muitas coisas seriam evitadas, o melhor é aproveitar o dia de hoje e ser feliz!!!

    ResponderExcluir
  40. Concordo com vc Neiva,mas que bom que as coisas são assim,já imaginou ter certeza do futuro... não termos oportunidade da surpresa,é verdade que estas surpresas nem sempre são boas no entanto será sempre um aprendizado.

    ResponderExcluir
  41. EXISTEM VÁRIAS INCERTEZAS NO MUNDO, BASTA SABERMOS COMO INTERPRETA-LAS E CONCILIAR COM O NOSSO COTIDIANO.
    ASSIM CONCILIANDO PODEMOS TRAÇAR METAS PARA SOLUCIONAR ALGUMAS DAS INCERTEZAS, QUE PODEM SER RESOLVIDAS, PARA ISSO TAMBÉM É NECESSÁRIO O RESPEITO MÚTUO COM A SOCIEDADE

    ResponderExcluir
  42. keite santos gonçalves24 de abril de 2010 às 06:54

    concordo com a Sabrina nós temos que viver o hoje e esquer um pouco a tecnologia porque tudo que a contece ao nosso redor é o fruto que nós plantamos, a tecnologia é umas delas

    ResponderExcluir
  43. Bem,Kelly não é só a Patricia que não tem certeza de nada, todos nós vivemos o incerto.....

    ResponderExcluir
  44. Concordo com a keli e a karen, vivemos num futuro de incertezas e ao mesmo tempo num futuro que nos avisa do que estar por vim. bjinhos thau thauuuuuu

    ResponderExcluir
  45. danielle vanessa romasko. 353424 de abril de 2010 às 06:55

    concordo com a Telisangela, como ter certeza do futuro se em segundos tudo é possível de se mudar.É impossível ter certeza do futuro.

    ResponderExcluir
  46. Laís 3626 and Izabela 362724 de abril de 2010 às 06:56

    Concordo com a Terezinha quando ela havia dito que nossas vidas seria um tédio se soubéssemos tudo o que aconteceria, pois temos uma grande tendência a nos revoltarmos com o que dá errado!

    ResponderExcluir
  47. juliane liberati 385924 de abril de 2010 às 06:56

    Concordo com a Patrcia Fança porque não tamos mais ceteza de nada, o mundo é incerto.

    ResponderExcluir
  48. A Giane tem toda razão quando diz que devemos ter consciência planetária e passarmos isso aos alunos.
    A tecnologia está aqui, presente em nosso cotidiano, aproximando as pessoas (virtualmente)e facilitando nossas vidas.

    ResponderExcluir
  49. Carla A. Petrecone RGM:186324 de abril de 2010 às 06:57

    Concordo com a Vailza, "Temos certeza apenas dos acontecidos e não podemos mudá-los, porém estas certezas agora nos servem de exemplos para como agir", ou seja, o que passou passou, nao adianta questionar nem reclamar, temos apenas que entender o que aconteceu, pois para aquela época,para aquele período aquele acontecimento, aquele fato foi considerado como uma certeza, e hoje podemos tê-lo como exemplo para as nossas vidas.................

    ResponderExcluir
  50. JAQUELINE ALVES RGM : 215024 de abril de 2010 às 06:57

    É PERTINENTE O QUE A REGINA ESCREVEU, CHEGA DE QUESTIONAR O FUTURO E ESQUECER DO HOJE. É DE TANTO SE PROJETAR NAS EVOLUÇÕES FUTURAS QUE A HUMANIDADE ESTÁ DESSA FORMA: INDIVIDUALISTA, ACOMODADA E APRISIONADA AOS SERVIÇOS DAS TECNOLOGIAS ALCANÇADAS.
    AS REFLEXÕES DEVEM OCORRER SOBRE O PRESENTE, SÓ ASSIM O FUTURO SERÁ DIFERENTE...

    ResponderExcluir
  51. Concordo com voce, Nilza,mas acredito também que a curiosidade em saber o que poderá acontecer no futuro, faz com que aprendamos muito, pois não nos preparamos somente para uma única coisa.

    ResponderExcluir
  52. Isso mesmo tati, é preciso vivenciar o hoje, até porque o mais gostoso é fazer algo ja planejado e até mesmo o mais inesperado se sobressai muito bem né. Adoluuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  53. Maria da conceição24 de abril de 2010 às 07:00

    Concordo com a Nilza quando ela pergunta será que existe uma receita para preparar nossos alunos para o mundo?, acredito que não porque somos diferentes e sendo assim a receita não deve ser a mesma para todos.
    Cada um aprende de um jeito e de maneira contínua,cada um a seu ritimo,estar preparado para o mundo é antes de mais nada saber e respeitar as diferenças.

    ResponderExcluir
  54. Isto ai Bruna,também nada sei, neste mundo de tantas incertezas...

    ResponderExcluir
  55. Sabrina do Prado Paixão24 de abril de 2010 às 07:00

    Eu concordo um pouco com a Teli, o futuro é uma incerteza, nós vivemos na incerteza, se soubessemos o que iria aconter não teria graça.
    O mundo em que vivemos é viciado em tecnologia e ela na maoria das vesez é usada para fazer o mal é como a "Guerra" ela e uma droga, Onde A sociedade está viciada que infelismente não tem como mudar.....

    ResponderExcluir
  56. O comentário da Maria tem fundamento pois, se todos nos soubessemos o futuro a vida não teria mais graça. O mundo sofre as transformações, as mudanças e a humanidade se adequa a essas transformações. E o futuro cabe somente a Deus.

    ResponderExcluir
  57. De acordo com a Camila Dantas,as pessoas não fazem bom uso das tecnologias,pois esse meio de interação pode nos proporcionar disponibilidade de tempo para vivermos melhor.

    ResponderExcluir
  58. camila 3822 juliane 355924 de abril de 2010 às 07:02

    Terezinha disse tudo se soubéssemos de tudo ficariamos doido, pois o mundo é cheio de incerteza.

    ResponderExcluir
  59. concordo com a Deise, por mais que a tecnologia evolua, não poderá prever o futuro.

    ResponderExcluir
  60. Realmente Vanessa não somente os professores mas também nossos governantes,pois são eles que estão a frente e poderão proporcionar esse preparo.

    ResponderExcluir
  61. A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia, pois é difícil manter distância desta evolução que é a informação tecnológica.

    ResponderExcluir
  62. Laís 3626 and izabela 3627 kelly Patricia24 de abril de 2010 às 07:04

    Enquanto cada um tem suas incertezas uma coisa é certa, dificilmente uma pessoa não possuí crenças ou ideais na qual possam se basear. A minha já tenho e creio que ela é certa!!! xD
    Os que são já sabem!

    ResponderExcluir
  63. Como falar do futuro sem vivenciar o presente, que até o momento temos que nos preoucupar mais é com o que estar acontecendo.

    ResponderExcluir
  64. concordo com os comentários em geral,não poderemos ter certeza de nada em relação ao futuro. O futuro é incógnita.

    ResponderExcluir
  65. Isso mesmo Sabrina, temos que viver o hoje, até que a vida chegue ao fim..

    ResponderExcluir
  66. Carla A. Petrecone RGM:186324 de abril de 2010 às 07:08

    Realmente o que a Irislene disse é real, é impossível no mundo de hoje viver sem a tecnologia. Temos que nos adaptar a ela, e saber conviver com a mesma, pois neste mundo complexo, cheio de incertezas, é importante vivermos de uma forma consciente nesta "teia"...

    ResponderExcluir
  67. Atitudes tem consequencias. Portanto nem tudo é imprevisivel!

    ResponderExcluir
  68. É ISSO AI JAQUELINE ALVES DEVEMOS RFLETIR O QUE FAZEMOS HOJE E O AMANHÂM, DEIXA PARA AMANHAM, SÓ ASSIM AS INCERTEZAS SERÃO BEM RECEPTIVAS E ESPECIAS EM NOSSAS VIDA.

    ResponderExcluir
  69. concordo com a Neiva, não é possivel ter certeza , mas uma coisa temos certeza a internet nos aproxima cada vez mais uns dos outros.

    ResponderExcluir
  70. DA ATENÇÃO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  71. eu,assim como a Sabrina, acredito que a unica certeza que temos é a de que um dia morreremos.
    A vida, assim como diz Clarisse Lispectcor,é um risco ,e sem o quaL, a vida nâo teria graça;ENTÃO é importante sabermos que mesmo a incerteza sendo uma certeza hoje,o movimento,a ação,são necessarios.Só o que morre para nós, é o que deixa de existir.Movimente-se!!!

    ResponderExcluir
  72. É interessante o comentário da Nilza, pois não teria graça se soubessemos nosso futuro.

    ResponderExcluir
  73. Quado a Nilza diz que o futuro a DEUS pertence, ela tem razão. Acredito que o único que tem certeza do futuro é ELE, porém só nos resta confiar NELE e nos adequarmos as transformações. E principalmente, aproveitarmos das facilidades que nos são proporcionadas.

    ResponderExcluir
  74. novamente volto a dizer que o futuro nao é tão imprevisível como muitos estão dizendo, outro exemplo é a precoce formação que recebem os alunos de cursos como o de pedagogia, que futuramente serão professores e não estarão suficientemente capacitados para exercer sua função. Acredito que só não temos como "prever" fenômenos cataclismos.

    ResponderExcluir
  75. Resumindo, vamos todos curtir porquê o momento0 é hoje, porquê amanha eu tenho que estar as 09:00 da manha na escola.Então penso só no que farei hoje, porquê a amanhã minha agenda estar lotada.
    Bom final de semana para todas e todos.

    ResponderExcluir
  76. Concordo com a Neiva quando diz que nosso futuro é imprevisivél, mas cada individuo tem responsabilidades sobre suas acões, pois, se queremos viver num mundo melhor temos que contribuir para isso.

    ResponderExcluir
  77. Há aproximadamente vinte anos, seria inimaginável uma cena como a que estou contemplando neste momento, a formação de professores num curso de nível superior, na área da educação, tornando realidade a premissa atual de que a tecnologia já é parte fundamental desse processo. Estudantes de pedagogia, futuros educadores,trabalhando colaborativamente no debate de Edgar Morin, lidando com as incertezas do futuro, com a imprevisibilidade da própria existência, na frente de uma máquina de comportamento muitas vezes indomável. O aluno do presente e do futuro já nasce com a tecnologia no DNA, logo, os professores do presente e do futuro, devem se adaptar a essa nova geração com quem temos muito a aprender. Como diria Galileu, "ó manhã dos inícios!!!!"

    ResponderExcluir
  78. keite santos gonçalves24 de abril de 2010 às 07:16

    nós não sabemos para onde vamos e porque que temos que aceitar mutas coisas nesse mundo como a tecnologia ficamos com muitas incerteza de muitas coisa porque se sabemos que algo vai prejudicar nós ,nós não faz ,mas a vida não avisa assim como a tecnologia.

    ResponderExcluir
  79. Sabe Camila, acredito que esta distância entre os membros da familia aconteça mais pela falta de diálogo, que já não ocorria,que propriamente pelos avanços tecnologicos.bjs

    ResponderExcluir
  80. Com tantos acontecimentos que estamos presenciando fica complicado a sociedade saber do que irá acontecer, pois se soubéssimos do nosso futuro a humanidade ficaria em estado de alerta e todos iriam ter medo de viver o amanhã. Por isso concorde com a Nilza que o futuro só pertence a Deus.

    ResponderExcluir
  81. Vivemos uma educação que está constantemente sendo renovada, sendo assim, ela é cercada de muitas incertezas, uma educação que está sempre sendo discutida mas que nunca chegam a uma solução. É preciso termos esperança de um mundo melhor, de uma educação mais concreta, sem exclusão, uma escola que realmente seja para todos.

    ResponderExcluir
  82. concordo com a Camila gomes, quando comenta que no mundo de hoje,, pode acontecer coisas que não esperamos, o futuro a Deus pertence..

    ResponderExcluir
  83. Concordo com a professora. Eu não imaginaria, uns anos atrás, estar aqui hoje, trocando ideias via blog.

    ResponderExcluir
  84. SÉRGIO C.SOUZA RGM 445
    OBSERVANDO OS COMENTARIOS ,PERCEBI QUE QUE QUASE UNANIMIMENTE TEMOS CONCIÊNCIA DE QUE O HOMEM , SUAS TECNOLOGIAS , E O QUE SERA DO AMANHÃ ,A GLOBALIZAÇÃO ,E OUTROS FATORES ,NOS LEVÃO AO OBVIO,QUE É A INCERTEZA SOBRE TUDO .
    OS AVANÇOS SERÃO REALMENTE BONS PARA OS NOSSOS SUSSESSORES ?
    A MESMA TECNOLOGIA , E AVANÇOS ,SERÃO MAIS BENEFICOS DO QUE MALEFICOS ?
    PODEMOS PREVER O QUE NOS PRESERVA A TECNOLOGIA?
    E COMO A BRUNA DISSE , E TECEU UMA COMPARAÇÃO COM SOCRATES ,QUE NA VERDADE NADA SABEMOS !
    E EU FAÇO UMA COMPARAÇÃO COM O NOSSO INCOMPARAVEL CANTOR E COMPOSITOR "RAUL DOS SANTOS SEIXAS) EM SUA MISICA , QUE HOJE SE UMA CRIÃNÇA DESCUBRIR O CALCANHAR DE AQUILES,COM UM SÓ PALITO PARA O MOTOR.

    ResponderExcluir
  85. Carine-2731
    A incerteza faz parte da vivencia humana,onde a idéia de algo desconhecido propícia uma reflexão sobre as nossas concepções de vida e até mesmo sobre nossas atitudes.Provavelmente,se pudessemos ter certeza dos acontecimentos eles seriam evitados,no entanto não haveria o aprendizado por meio do erro,comprovado como uma importante forma de aprendizagem para o índividuo.

    ResponderExcluir
  86. Realmente concordo com a Giane quando ela diz que nosso futuro é imprevivel e com base no texto a única certeza que temos é a "incerteza".

    ResponderExcluir
  87. ... uma certeza a humanidade pode ter: se não soubermos fazer bom usofruto das tecnologias, sofreremos, cada vez mais, as consequências de nossas ações, e quando acordarmos pode ser tarde!

    ResponderExcluir
  88. AS INCERTEZES DA VIDA
    Nasce o homem. Vir ao mundo já é uma incerteza;
    Cresce na dúvida de poder aquinhoar seu espaço;
    Vive na esperança de alcançar melhores dias;
    Sonha todo tempo em seu sono, não ao embaraço.
    Persegue uma vida que lhe dê muitas alegrias,
    Mas sempre na incerteza do amanhã que virá,
    Esquece em viver o hoje, o ontem se apagará,
    É a certeza que temos; tudo um dia terá seu fim.
    Verdade é a certeza da incerteza que está em mim;
    Se estivermos no amanhã é dúvida de todos,
    a incerteza com certeza permanecerá.

    ResponderExcluir
  89. JAQUELINE ALVES RGM: 215024 de abril de 2010 às 07:26

    A ÍRIS TEM RAZÃO QUANDO DIZ QUE É DIFÍCIL MANTER DISTÂNCIA DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA, DE FATO CHEGAMOS AO PONTO DE NÃO PODERMOS NOS NEGAR A UTILIZAR ESSES RECURSOS. MAS JUNTO COM OS BENEFÍCIOS VIERAM TANTOS MALES (PEDOFILIA, GOLPES POR MEIO DA INTERNET, DIVULGAÇÃO DESENFREADA DE IMAGENS IMPRÓPRIAS, FALTA DE ATIVIDADES CORPORAIS DEVIDO A "IPNOTIZAÇÃO" DO COMPUTADOR E JOGOS ELETRÔNICOS ETC), TODOS ESSES FATORES DEVEM SER PENSADOS PARA QUE A TECNOLOGIA SEJA NOSSA ALIADA E NÃO MAIS UMA ARMA CONTRA NÓS...

    ResponderExcluir
  90. a Joyce tem toda a razão quando diz que a formaçao do professor é muito precária.
    Precisamos mudar essa realidade, porque assim o futuro é previsível e não será imcerto.

    ResponderExcluir
  91. Hoje vou pesquisar os preços de uma geladeira para comprar para a minha casa. Olha só: não preciso ir até a loja, posso fazer a pesquisa e a compra em casa, pelo computador. Tenho a opção de ir à loja também. Fica ao meu critério, posso escolher o que melhor me convém.
    Hmmmm. Acho que vou na loja...mas primeiro vou pesquisar neste computador. FUI.

    ResponderExcluir
  92. No mundo globalizado temos vários servicos que estão ai para facilitar nossas vidas, mas não podemos esquecer de praticar hábitos saudavéis como: praticar atividade física, cuidar das nossas familias, dos nossos amigos, do nosso emprego, do nosso bairro, da nossa cidade, do nosso país, e do nosso planeta, para vivermos com plenitude.

    ResponderExcluir
  93. Fiquei impressionada com a beleza do texto postado pela aluna Janaina Santos, poema das incertezas, sintetiza a sensação dos seres de que só a morte é certeza num infinito de incertezas da existência humana....parabéns!

    ResponderExcluir
  94. concordo com a professora Paula o texto das incertezas em que a Janaina postou é lindo. Realmente Janaina a certeza é uma incerteza

    ResponderExcluir
  95. REGINA RAMOS rgm: 4106 (REFERENTE A 24/04)8 de maio de 2010 às 06:29

    A CERTEZA É INCERTA, TEMOS QUE VIVER UM DIA DE CADA VEZ, COMO SE ESTE DIA FOSSE O ULTIMO, NÃO DEIXEI O QUE VOCÊ PODE E DEVE FAZER HOJE PARA O AMANHÃ, O AMANHÃ É INCERTO, A OPORTUNIDADE DE HOJE NÃO É AQUELA QUE VOCÊ TERÁ NO AMANHÃ, FAÇA DA TECNOLOGIA UMA FERRAMENTA DE TRABALHO E NÃO PERMINTA QUE ELA TE USE COMO ESCRAVA(O).
    O MAIS IMPORTANTE DE TUDO VIVA O HOJE!.

    ResponderExcluir
  96. Cinara RGM; 2661

    o texto mostra que o mundo é cheio de incertezas, epocas diferentes é que acontece coisas que jamais imaginamos que podesse acontecer. Por esse motivo ninguem tem certeza de nada para o futuro.

    ResponderExcluir
  97. KELY M. KOBAYASHI RGM 412612 de fevereiro de 2011 às 03:26

    a internet fez maravilhas nas nossas vidas poder matar saudades dos meus amigos,ve-los em tempo real,sabendo que estao do outro lado do mundo,e diante das incertezas do mundo que nos cercam,nao sei se irei reve-los,mas sei que nao perderemos o contato...

    ResponderExcluir
  98. Vivemos a incerteza do amanhã,o amanhã pertence a Deus,mas o presente que são as nossas atitudes onde estão arraigados os nossos valores pertencem a nós.Vamos refletir quais sao as nossas atitudes no presente para um futuro incerto.

    ResponderExcluir