sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Nossa, os blogueiros andam inspiradíssimos!!!

Mais uma indicação de blog, pessoal, divirtam-se:

http://explosaodeideias.spaceblog.com.br/

Mais poesia para colorir o cotidiano!

Outra sugestão de boa leitura, com cultura e sentimento, visitem este blog e comemorem a vida!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Música popular brasileira aqui na nossa região!

Segue o link de uma música genial, de compositores de Mogi, quando me deparei com essa canção, lembrei-me de questões teóricas que discutimos tanto em Pedagogia como em Letras, teorias linguísitcas que embasam nosso conhecimento de área, saboreiem, divirtam-se:

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Publicação de trabalhos no Scribd

Recomendo a leitura do seguinte trabalho que acaba de ser publicado no Scribd, principalmente para os interessados em conhecer as possibilidades e a abrangência dos trabalhos em Linguística Aplicada na atualidade. Boa leitura!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

CURSO DE LETRAS NO PROJETO RUMO

NO DIA 16 DE NOVEMBRO REALIZAMOS NA UNISUZ UMA PALESTRA DIVULGANDO O CURSO DE LETRAS PARA OS JOVENS QUE PRETENDEM ADENTRAR A ÁREA DA EDUCAÇÃO. CASO TENHA INTERESSE EM SABER UM POUQUINHO MAIS SOBRE AS MARAVILHAS DESSA ÁREA TÃO ENCANTADORA DAS LINGUAGENS, DÊ UMA OLHADINHA!!

BLOGS PRODUZIDOS PELA TURMA DO 6º LETRAS

COMO EM TODOS OS SEMESTRES, A PROLIFERAÇÃO DAS IDEIAS CIBERCULTURAIS POSSIBILITA QUE ALUNOS DE LETRAS CRIEM MATERIAL CULTURAL E PEDAGÓGICO, A FIM DE DEMOCRATIZAR O CONHECIMENTO. A SEGUIR, OS LINKS DOS BLOGS CRIADOS POR ELES. PARTICIPE E CONVIDE SEUS COLEGAS PARA O MUNDO DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI:

LITERATURA:



OS VLOGS E LINGUAGEM DA PUBLICIDADE:


LINGUAGEM E TECNOLOGIA:


ESTRANGEIRISMOS:


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

TAREFA FINAL DO MINI-CURSO "AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM - NOVAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E O USO DA INTERNET"

Já que vocês acessaram o link e vieram para o blog, aproveitem para conhecer mais uma possibilidade pedagógica de interação e comunicação no Ciberespaço. Divirtam-se postando comentários sobre os tópicos já existentes e enviem mensagens com sugestões de novos temas de discussão!

Agora o grupo poderá postar o resultado da atividade colaborativa sobre a criação de um slogan de uma nova escola, fruto do trabalho desenvolvido por diversas pessoas no ambiente wiki.

PARABÉNS PELO BOM TRABALHO REALIZADO!!!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

ATIVIDADE DO 6º LETRAS - AULA DE 14/09

USANDO O BLOG PARA FALAR DE BLOGS...
...QUANTA METALINGUAGEM!!

Leia os trechos do artigo científico "BLOGS E AS PRÁTICAS DE ESCRITA SOBRE SI NA INTERNET", de Fabiana Cristina Komesu. Em seguida, clique no link sugerido e obtenha informações sobre números de usuários de recursos virtuais. A partir dessas informações, discuta os tópicos propostos com seus colegas. *


A importância das tecnologias digitais na vida humana é questão de interesse nos variados domínios de produção do saber. No domínio da Linguística, por exemplo, já existem inúmeros estudos cujo objeto são os e-mails, os bate-papos virtuais, os fóruns de discussão, as aulas virtuais, as home pages. Há, certamente, ainda, muito a ser investigado em termos da linguagem e da constituição do sujeito sob as condições de produção das tecnologias digitais.
A utilização crescente do computador e da Internet demanda pesquisas de cunho social e, dessa perspectiva, o papel da linguagem torna-se central. [...] O que revela o ambiente da tela do computador na atividade de navegação pelas páginas Web, na recepção e no envio de e-mails, nos diálogos travados em chats e em fóruns de discussão, são os elementos linguísticos que emergem do trabalho do escrevente/leitor das páginas hipertextuais.
Pode-se afirmar, portanto, que os estudos linguísticos sobre a escrita são tomados, no contexto das tecnologias digitais, com curiosidade e muito fôlego, uma vez que as produções ligadas à Internet são, fundamentalmente, baseadas na atividade de escrita (Marcuschi, 2002, p.5).
BLOGS NA REDE
Blog é uma corruptela de weblog, expressão que pode ser traduzida como "arquivo na rede". Os blogs surgiram em agosto de 1999, com a utilização do software Blogger, da empresa do norte-americano Evan Williams. O software fora concebido como uma alternativa popular para publicação de textos online, uma vez que a ferramenta dispensava o conhecimento especializado em computação. A facilidade para a edição, atualização e manutenção dos textos em redes foram - e são - os principais atributos para o sucesso e a difusão dessa chamada ferramenta de auto-expressão.
A ferramenta permite, ainda, a convivência de múltiplas semioses, a exemplo de textos escritos, de imagens (fotos, desenhos, animações) e de som (músicas, principalmente). Atualmente, a maior parte dos provedores não cobra taxa para a hospedagem de um blog.
No Brasil, estimativa divulgada pela grande imprensa em agosto de 2002 apontava para a cifra de 170.000 escreventes de blogs, considerando-se apenas os usuários que têm seus arquivos hospedados em dois sites brasileiros que oferecem o serviço (Oliveira, 2002).
Em entrevista veiculada pela Internet, Williams, um dos criadores do Blogger, afirmou que a cada dia há a inscrição média de dois mil novos usuários (Cashel, 2002). No mundo todo, acredita-se que já exista um milhão de escreventes de blogs.
Há, pelo menos, dois fatores que justificam a popularidade de uma ferramenta como o Blogger na produção dos escritos pessoais: (1) a ferramenta é popular, porque não demanda o conhecimento do especialista em informática para sua utilização e (2) a ferramenta é popular, porque gratuita, não se paga (ainda...) por seu uso ou pela hospedagem do blog no site que oferece o serviço.[...]
Sob essas condições de acesso, a parcela da população que usufrui de computador e Internet pode utilizar o software para a expressão de seus sentimentos, principalmente, na atividade de escrita - e por meio de outras semioses, como a imagem e o som. Não se trata da exibição da vida particular de celebridades, mas do cotidiano e das histórias de pessoas consideradas comuns, porque não exercem quaisquer atividades que lhes dêem destaque social, a não ser o fato de possuírem um blog na rede.
* Este artigo e muitos outros de igual relevância sobre os Gêneros Digitais encontram-se na seguinte referência:
Marcuschi, Luiz Antônio; Xavier, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
Depois de ler os fragmentos do artigo, visite o site abaixo e compare as informações sobre números de usuários e administradores de blogs, segundo pesquisas realizadas em 2010:
http://linoresende.jor.br/alguns-numeros-impressionantes

Agora que você já leu o artigo e visitou o site sugerido, discuta com seus colegas os seguintes tópicos:

  1. De que maneira os blogs podem auxiliar seus alunos nas aulas de Língua Portuguesa em diversas fases da educação básica? Dê sugestões.
  2. Em que aspectos podemos estabelecer uma relação entre a utilização dos blogs na educação e alguns princípios básicos da Linguística Aplicada como ciência híbrida, indisciplinar e libertadora? Opine.
  3. Depois dessas discussões teóricas, vamos à prática:
  • Escolha um grupo com quem deseja trabalhar até o final do semestre;
  • Este grupo deverá escolher um tema para que daqui em diante possamos trabalhar no desenvolvimento de seus próprios blogs;
  • RESUMINDO: CADA GRUPO FARÁ UMA NOVA POSTAGEM INCLUINDO: nomes dos componentes, tema escolhido e uma pequena justificativa para a escolha.

DIVIRTAM-SE!!!!!