terça-feira, 14 de setembro de 2010

ATIVIDADE DO 6º LETRAS - AULA DE 14/09

USANDO O BLOG PARA FALAR DE BLOGS...
...QUANTA METALINGUAGEM!!

Leia os trechos do artigo científico "BLOGS E AS PRÁTICAS DE ESCRITA SOBRE SI NA INTERNET", de Fabiana Cristina Komesu. Em seguida, clique no link sugerido e obtenha informações sobre números de usuários de recursos virtuais. A partir dessas informações, discuta os tópicos propostos com seus colegas. *


A importância das tecnologias digitais na vida humana é questão de interesse nos variados domínios de produção do saber. No domínio da Linguística, por exemplo, já existem inúmeros estudos cujo objeto são os e-mails, os bate-papos virtuais, os fóruns de discussão, as aulas virtuais, as home pages. Há, certamente, ainda, muito a ser investigado em termos da linguagem e da constituição do sujeito sob as condições de produção das tecnologias digitais.
A utilização crescente do computador e da Internet demanda pesquisas de cunho social e, dessa perspectiva, o papel da linguagem torna-se central. [...] O que revela o ambiente da tela do computador na atividade de navegação pelas páginas Web, na recepção e no envio de e-mails, nos diálogos travados em chats e em fóruns de discussão, são os elementos linguísticos que emergem do trabalho do escrevente/leitor das páginas hipertextuais.
Pode-se afirmar, portanto, que os estudos linguísticos sobre a escrita são tomados, no contexto das tecnologias digitais, com curiosidade e muito fôlego, uma vez que as produções ligadas à Internet são, fundamentalmente, baseadas na atividade de escrita (Marcuschi, 2002, p.5).
BLOGS NA REDE
Blog é uma corruptela de weblog, expressão que pode ser traduzida como "arquivo na rede". Os blogs surgiram em agosto de 1999, com a utilização do software Blogger, da empresa do norte-americano Evan Williams. O software fora concebido como uma alternativa popular para publicação de textos online, uma vez que a ferramenta dispensava o conhecimento especializado em computação. A facilidade para a edição, atualização e manutenção dos textos em redes foram - e são - os principais atributos para o sucesso e a difusão dessa chamada ferramenta de auto-expressão.
A ferramenta permite, ainda, a convivência de múltiplas semioses, a exemplo de textos escritos, de imagens (fotos, desenhos, animações) e de som (músicas, principalmente). Atualmente, a maior parte dos provedores não cobra taxa para a hospedagem de um blog.
No Brasil, estimativa divulgada pela grande imprensa em agosto de 2002 apontava para a cifra de 170.000 escreventes de blogs, considerando-se apenas os usuários que têm seus arquivos hospedados em dois sites brasileiros que oferecem o serviço (Oliveira, 2002).
Em entrevista veiculada pela Internet, Williams, um dos criadores do Blogger, afirmou que a cada dia há a inscrição média de dois mil novos usuários (Cashel, 2002). No mundo todo, acredita-se que já exista um milhão de escreventes de blogs.
Há, pelo menos, dois fatores que justificam a popularidade de uma ferramenta como o Blogger na produção dos escritos pessoais: (1) a ferramenta é popular, porque não demanda o conhecimento do especialista em informática para sua utilização e (2) a ferramenta é popular, porque gratuita, não se paga (ainda...) por seu uso ou pela hospedagem do blog no site que oferece o serviço.[...]
Sob essas condições de acesso, a parcela da população que usufrui de computador e Internet pode utilizar o software para a expressão de seus sentimentos, principalmente, na atividade de escrita - e por meio de outras semioses, como a imagem e o som. Não se trata da exibição da vida particular de celebridades, mas do cotidiano e das histórias de pessoas consideradas comuns, porque não exercem quaisquer atividades que lhes dêem destaque social, a não ser o fato de possuírem um blog na rede.
* Este artigo e muitos outros de igual relevância sobre os Gêneros Digitais encontram-se na seguinte referência:
Marcuschi, Luiz Antônio; Xavier, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
Depois de ler os fragmentos do artigo, visite o site abaixo e compare as informações sobre números de usuários e administradores de blogs, segundo pesquisas realizadas em 2010:
http://linoresende.jor.br/alguns-numeros-impressionantes

Agora que você já leu o artigo e visitou o site sugerido, discuta com seus colegas os seguintes tópicos:

  1. De que maneira os blogs podem auxiliar seus alunos nas aulas de Língua Portuguesa em diversas fases da educação básica? Dê sugestões.
  2. Em que aspectos podemos estabelecer uma relação entre a utilização dos blogs na educação e alguns princípios básicos da Linguística Aplicada como ciência híbrida, indisciplinar e libertadora? Opine.
  3. Depois dessas discussões teóricas, vamos à prática:
  • Escolha um grupo com quem deseja trabalhar até o final do semestre;
  • Este grupo deverá escolher um tema para que daqui em diante possamos trabalhar no desenvolvimento de seus próprios blogs;
  • RESUMINDO: CADA GRUPO FARÁ UMA NOVA POSTAGEM INCLUINDO: nomes dos componentes, tema escolhido e uma pequena justificativa para a escolha.

DIVIRTAM-SE!!!!!

sábado, 4 de setembro de 2010

Cirque du Soleil