terça-feira, 6 de outubro de 2009

6º DE LETRAS - REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A EXPERIÊNCIA DO SARAU VIRTUAL


CONFORME COMBINADO, ESTE ESPAÇO SERVIRÁ PARA REGISTRO DOS COMENTÁRIOS REFLEXIVOS SOBRE A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO SARAU VIRTUAL. COLOQUEM SEUS COMENTÁRIOS JÁ PENSANDO COMO FUTUROS PROFESSORES, AVALIANDO A ABORDAGEM DE ENSINO PRESENTE, A VISÃO DE LINGUAGEM QUE EMBASA ESTA ATIVIDADE, O PAPEL DO EDUCADOR E DO APRENDIZ NESSE CONTEXTO.

6º de Letras - SARAU DE POESIA VIRTUAL




A aula de hoje pode se caracterizar como uma atividade colaborativa e lança mão de diversos recursos disponíveis na internet. A finalidade maior desta interação entre o grupo é que vocês possam tanto realizar as tarefas propostas como, depois, possam refletir sobre ela. Para tanto, haverá divisão da atividade em duas partes, cada uma em uma postagem diferente. Divirtam-se.



SARAU DE POESIA

Sarau é uma reunião de pessoas interessadas em poesia e música. Quando essas pessoas se encontram para este fim, declamam poemas e ouvem ou tocam músicas que emocionam geralmente os ouvintes. Na escola, podemos fazer uma adaptação do sarau com as crianças, como nas seguintes sugestões:- O professor prepara uma coletânea de poemas dos mais variados, no mesmo número de alunos da sala, de modo que todos participem. As cópias dos poemas serão colocadas numa caixinha ou em algum recipiente que deixe os alunos curiosos para saber o que terão para ler.-

O professor deverá explicitar para os alunos que um sarau serve para que as pessoas compartilhem a arte, seja em forma de poesia ou de música, onde cada qual apresenta seu poema ou música favoritos. Valem tanto poemas seus, como de poetas conhecidos.- Cada aluno escolherá aleatoriamente um poema e, sentados em um grande círculo, lerão os textos.- Após o sarau, vale a pena levá-los a comparar os diversos poemas lidos, quanto a sua forma e seu conteúdo. Depois disso, exponha os poemas, de acordo com suas semelhanças, agrupados em um cartaz.-

Ao final dessa atividade, os alunos devem ser solicitados a produzir seus próprios poemas para o “próximo sarau” na escola”. COMO ESTAMOS NO MUNDO VIRTUAL, E FUTURAMENTE SEUS ALUNOS TAMBÉM, NOSSO SARAU SERÁ ON-LINE E COLABORATIVO:- cada um de vocês escolherá um poema em qualquer site da internet- escolhido o poema, vocês vão colá-lo no local destinado aos comentários- ao colar ou copiar o poema, já acrescente seu comentário sobre o motivo da escolha.- além disso, cada um deverá escolher o poema de outro colega para comentar. - ao final do nosso sarau, cada pessoa deverá ter feito uma pesquisa e dois comentários ao menos.Como dizia Galileu Galilei: " Ó manhã dos inícios!"