terça-feira, 22 de setembro de 2009

Internet: novos valores e comportamentos

Este post traz pontos relevantes do artigo abaixo. Comente os conceitos e dialogue com os outros participantes do blog sobre o tema, enriquecendo nosso espaço virtual de discussão.

INTERNET: NOVOS VALORES E NOVOS COMPORTAMENTOS

SÉRGIO FERREIRA DO AMARAL

} A maioria das pessoas não está sendo educada digitalmente, ou melhor, não tem sequer a possibilidade de ser educada -> desigualdade social/digital -> exclusão social/digital.

} A alfabetização para as novas tecnologias é condição fundamental para que algo de realmente produtivo seja construído a partir de sua utilização.

} São as crianças as que melhor dominam um novo aparato tecnológico e estão na ponta de um processo transformador que atinge áreas da vida cotidiana.

} As crianças têm utilizado a internet para brincar, para aprender e principalmente para se comunicar formar relacionamentos, incluindo, nesse processo, inteligência, raciocínio, criatividade e personalidade.

} Essa nova cultura flui das experiências no ciberespaço -> formação de comunidades virtuais -> experiência social diferenciada -> ambiente interativo.

} Ao nos conectarmos com as informações por meio da Internet estão ocorrendo mudanças externas e internas -> novo ambiente cognitivo.

} Pierre Lévy (1999): “A multimídia interativa ajusta-se particularmente aos usos educativos[...]que mais ativamente uma pessoa participar da aquisição de um conhecimento, mais ela irá integrar e retomar aquilo que aprender...a multimídia interativa, graças a sua dimensão reticular ou não-linear, favorecer uma atitude exploratória, ou mesmo lúdica, face ao material a ser assimilado.”

Novo processo de aquisição de conhecimento: possibilidade de diminuir as diferenças historicamente estabelecidas entre diversão e educação.